Visitante
VI Semana de Engenharia Química (SEMEQ) e III Semana de Engenharia Mecânica (MecWeek) da UFVJM
Sobre a Ação
202203000468
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
28/07/2023
07/10/2023
Dados do Coordenador
anamaria de oliveira cardoso
Caracterização da Ação
Engenharias
Educação
Tecnologia e Produção
Educação Profissional
Regional
Sim
Não
Não
Dentro do campus
Integral
Sim
Membros
A SEMEQ) e a MecWeek da UFVJM são eventos de cunho científico e tecnológico promovidos pela Escola Piloto de Engenharia Química e Starkbotz e serão realizados de forma conjunta neste ano. Ambos tem como principal finalidade valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma,comprometido com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e da região, para atender as demandas da sociedade e alimentar o potencial de seus alunos.
Engenharia Química; Engenharia Mecânica; Evento; Mostra Científica; Palestras; Minicursos
A SEMEQ é um evento de cunho científico e tecnológico idealizado por um grupo de professores vinculados ao curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da referida Universidade, diante da necessidade de possibilitar aos nossos alunos uma oportunidade de vivenciar os diversos campos de atuação do Engenheiro Químico. Da mesma forma, a Mecweek foi idealizada pelos discentes que compunham a equipe da Starkbotz, criando um evento que possibilitasse o intercâmbio Universidade/Mercado de Trabalho. Atualmente, o Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM, localizado em Diamantina -MG, mantém os cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Geológica além do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. A SEMEQ, em sua 1ª edição (2015), contou com palestras, minicursos e mesas redondas com 17 colaboradores em áreas como Química Forense, Simulação de Processos, Energia Nuclear, etc. Além disso, foram realizadas 3 visitas técnicas e a mostra de trabalhos científicos com premiação. Esta edição contou com 110 inscritos e financiamento da FAPEMIG ao evento. A 2ª edição (2017) contou com 120 inscritos, 12 colaboradores de áreas consideradas “não convencionais” para a Engenharia Química como Editoração, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, etc. A mostra científica contou com a apresentação de 32 trabalhos científicos, além da oferta de 3 visitas técnicas. A III SEMEQ (2020), teve seu formato tradicional alterado em virtude da pandemia do coronavírus, sendo a 1ª versão online do evento e a também a primeira com a Escola Piloto de Engenharia Química da UFVJM à frente da comissão organizadora. O evento contou com a participação de 28 colaboradores, 14 palestras e 7 minicursos, além de uma mesa redonda. O evento contou com 341 participantes de todo o país. A 4ª edição (2021), ainda em formato online, contou com a participação de 241 inscritos das mais diversas instituições do país. Mantendo o padrão de qualidade e diversidade, contamos com 18 colaboradores que ministraram 11 palestras e 6 minicursos. A 5ª edição (2022), foi realizada de forma híbrida, considerando que o custo do evento seria muito alto, tornando-o inviável financeiramente para o público-alvo. A estrutura física da Universidade foi utilizada para ministrar minicursos com colaboradores orientando virtualmente as atividades e as palestras transmitidas pelo YouTube. Esta edição contou com 70 inscritos, 10 palestras e 4 minicursos. A I Mec Week, promovida em 2019, contou com a participação de cerca de 50 inscritos, com a oferta de 7 palestras e minicursos. Já a segunda versão do evento foi realizada no formato online, contando com 10 palestras e 7 minicursos, ofertados para 333 participantes. A VI SEMEQ e III MecWeek estão programada para serem realizadas de forma conjunta, considerando a grande interface entre os cursos e possibilitando maior alcance do evento e otimização de recursos para sua realização. A palestras temáticas e os minicursos ocorram de forma interligada com apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos por discentes da graduação e pós-graduação da comunidade acadêmica e por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras Instituições do Brasil. Esta forma de organização, possibilita que participantes assistam às palestras e minicursos além da apresentação de trabalhos o que permite promover debates e conhecimentos na área de Engenharia Química e Engenharia Mecânica, fortalecendo o ensino/aprendizagem dos profissionais desta área.
A UFVJM é identificada pelo seu potencial para a pesquisa a partir de um histórico de projetos apresentados em seus eventos científicos e tecnológicos e, a cada ano, busca aprimorar essas práticas incentivadoras e promotoras da iniciação científica. Diamantina está localizada no Vale Jequitinhonha, mesorregião de vários matizes culturais, mas que anseia por desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. A criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas trouxe novas perspectivas para essa localidade. A SEMEQ e a MecWeek da UFVJM são eventos que tem como principal finalidade valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma, comprometido com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e da região do Vale do Jequitinhonha, para atender as demandas da sociedade e alimentar o potencial de seus alunos para pesquisa, valorizando o ensino. A partir de solicitações dos próprios alunos, identificou-se a necessidade de eventos específicos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica que, em virtude da localização geográfica do campus de Diamantina, possuem pouco contato com a prática industrial. Dessa forma, sensível a necessidade de unir o conhecimento teórico a prática profissional, o ICT vem se empenhando na busca de soluções para a valorização da Engenharia, criando alternativas através da participação da comunidade externa para a integração dos acadêmicos com representantes da indústria, órgãos públicos e instituições de pesquisa e ensino, além de profissionais da área, que possibilitem a identificação de demanda locais e nacionais por tecnologia e desenvolvimento para formação de profissionais atualizados e engajados com as necessidades do mercado. Sabe-se que eventos científicos tem papel de extrema importância na formação estudantil, reunindo profissionais e estudantes para a troca de ideia e transmissão de informações (Lacerda et al., 2008). Tachibana, Pavani e Bariani (2004) destacam a importância das atividade e experiências vividas fora de sala de aula, desenvolvendo nos participantes não apenas o conhecimento técnico mas também segurança, autoestima e valores altruístas. A instituição destaca-se por contribuir de forma relevante com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional e regional e, criar oportunidades para consolidar sua atuação na região (abrangendo também Montes Claros, Sete Lagoas e Belo Horizonte, grandes polos industriais, deve ser uma das prioridades da Instituição. Além disto, os cursos de Engenharia Química e Mecânica da UFVJM necessitam criar oportunidades para que os discentes aqui formados possam vivenciar, ainda durante a graduação, a realidade da profissão escolhida e identificar as necessidades por desenvolvimento tecnológico e científico no mercado de trabalho, fazendo com que este profissional esteja apto aos desafios da vida profissional e da sociedade. Neste cenário, o evento contribuirá para a troca entre comunidade acadêmica e externa, identificando tendências tecnológicas e contextos nos quais os profissionais das áreas podem atuar, gerando propostas de soluções de problemas reais, de forma transversal e interdisciplinar.
- Integrar os discentes do Curso das Engenharias Química e Mecânica da UFVJM, através das atividades como palestras e curso melhorando a formação dos egressos; - Promover a interlocução entre graduandos, pós-graduandos, docentes e pesquisadores da UFVJM e demais participantes do evento; -Apresentar um panorama atualizado do mercado de trabalho e cenário científico. - Promover o aperfeiçoamento prático, intelectual e ético de seus participantes. - Apresentar as demandas do setor acadêmico e Industrial em termos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e o papel que o futuro engenheiro deverá desempenhar; - Difundir e constituir o Vale do Jequitinhonha como atrativo ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Meta: 1 - Receber 200 inscrições no evento Meta:2 - Ofertar 18 palestras científicas e/ou profissionais presenciais Meta: 3 - Ofertar 12 minicursos presenciais com, no mínimo, 4 ou 8 horas de duração cada Meta: 4 - Realizar 1 mesa redonda para debate técnico-profissional Meta: 5 - Receber a submissão de 30 trabalhos científicos e realizar a apresentação destes
O evento será organizado de modo a contemplar os diversos participantes, com atividades distribuídas na manhã, tarde e noite dos dias 02 a 02/10/2023. Os palestrantes serão selecionados de forma a abranger as diversas temáticas de interesse das duas áreas. As palestras e minicursos serão ministrados de forma presencial. Tais atividades permitem que o público-alvo, através da troca de experiências, construa o conhecimento sobre determinado assunto com o expert da temática, através do diálogo e interação. Além disso, nos minicursos, o conhecimento também é construído a partir de atividades práticas, nas quais os participantes conseguem aprender através de experiências reais. As listas de presença serão disponibilizadas durante a atividade para controle e emissão dos certificados. Todas as atividade serão avaliada através de formulário online disponibilizado aos participantes, permitindo o aperfeiçoamento das atividades subsequentes e das próximas edições do evento.
Lacerda, A. L.; Weber, C., Porto, M.P.; Silva, R.A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.130-144, jan./jun., 2008 TACHIBANA, Miriam; PAVANI, Renatha; BARIANI, Isabel Cristina Dib. Participação em eventos científicos e formação do universitário. Psico, Porto Alegre: v. 35, n. 1, p. 89-96, jan./jun., 2004
A interação dialógica na ação em questão é caracterizada pela troca de saberes entre participantes e palestrantes, principalmente durante os minicursos que serão ministrados para um número menor de participantes, sendo que a construção do saber é feita de forma conjunta, através do diálogo e discussão de atividades que contemplam de forma prática o conhecimento teórico, como estudos de casos, nas quais o palestrante apenas orienta o processo a partir do seu conhecimento na área, possibilitando aos participantes a contribuição na articulação do processo de compreensão e discussão de tópicos relevantes
O evento contará com participantes de todo o país e diversas áreas, incluindo relações humanas e gestão, o que contribui de forma ativa para a interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os convidados atuam não apenas nas Engenharias Química e Mecânica mas em outras profissões que dialogam com esta, seja no desenvolvimentotécnico ou de competências e habilidades necessárias ao egresso do curso.
O evento coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica, através da troca com profissionais renomados, e de sua formação pessoal, na qual pode perceber a importância de sua atuação na comunidade a qual está inserida e o impacto social de seu direcionamento profissional, o que associa a extensão, ensino e pesquisa de forma ativa e clara. Aqui é possível estender os conceitos obtidos em sala de aula para a atuação prática e social, tendo a possibilidade de investigação e tomada de decisões a partir dos problemas apresentados em cada uma das atividades do evento. O caráter multidisciplinar do evento permite que se compreenda que ensinar está além da transmissão de conhecimentos e que a atuação profissional é baseada na instigação de a investigação, associando este conhecimento à prática, que pode sim surgir de uma curiosidade intelectual mas que realmente tem relevância quando não se restringe ao âmbito pessoal. O evento científico é um espaço que articula de forma eficiente realidade, vida, conhecimento e saber acadêmico
Os eventos acadêmico-científicos tem grande impacto na formação discente sendo possibilidades de integração desses no mundo profissional, a difusão de conhecimento científico, o trabalho de incentivo nos futuros profissionais, a busca por melhores formas de tratamento usando o embasamento científico e todo e qualquer estimulo ao ensino, à extensão e à pesquisa. Tais eventos são oportunidades únicas de desenvolvimento de network além das chamadas soft e hard skills, imprescindíveis para o desenvolvimento profissional e pessoal e definições de estratégias de carreira além de possibilitarem ao estudante conhecer diversas áreas de atuação do profissional
Os eventos acadêmico-científicos tem grande relevância na transformação social, uma vez que permite a interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes, sendo fonte de produção de novos conhecimentos e atualização constante dos participantes envolvidos, o que estimula o avanço tecnológico e científico do país.
A divulgação será realizada por meio das redes sociais da Escola Piloto de Engenharia Química, da Starkbotz, além do site do ICT e da UFVJM. Além disso, o convite será enviado às demais instituições de Ensino através de email para divulgação e no site da Associação Brasileira de Engenharia Química
A programação ainda está em fase de elaboração e será disponibilizada previamente aos participantes. A proposta não conta com nenhum recurso, não sendo necessário a aprovação pelo COEXC.
Anais de eventos
Programação do Evento
Campus Jk
02/10/2023
18:00
21:00
Palestra de abertura . A programação ainda está em fase de elaboração e será disponibilizada previamente aos participantes. A proposta não conta com nenhum recurso, não sendo necessário a aprovação pelo COEXC.
Público-alvo
Profissionais de Engenharia Química, Engenharia Mecânica e áreas correlatas que tenham interesse nas temáticas abordadas
Discentes de graduação, pós graduação e docentes de Engenharia Química, Engenharia Mecância ou áreas correlatas UFVJM e de outras instituições de ensino superior
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Montes Claros - MG
Serro - MG
Sete Lagoas - MG
Guanhães - MG
Datas - MG
Conceição do Mato Dentro - MG
Gouveia - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 340 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Acompanhamento dos conferencistas nas palestras e minicursos, resolvendo possíveis demandas que surgirem
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração da programação, contato com os possíveis palestrantes e definição do cronograma do evento
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Criação de material de divulgação do evento, elaboração de postagens para redes sociais, envio do material para diversos canais de divulgação e divulgação das atividades realizadas durante o evento
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Reuniões para deliberações sobre o evento da comissão organizadora geral e dos comitês
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Busca e efetivação de patrocínios, parcerias e apoio financeiro para realização do evento (brindes, coffe break, envio de representantes de empresas, etc)