Detalhes da ação

VI Semana de Engenharia Química (SEMEQ) e III Semana de Engenharia Mecânica (MecWeek) da UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000468

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

28/07/2023

Data Fim

07/10/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

anamaria de oliveira cardoso

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Resumo

A SEMEQ) e a MecWeek da UFVJM são eventos de cunho científico e tecnológico promovidos pela Escola Piloto de Engenharia Química e Starkbotz e serão realizados de forma conjunta neste ano. Ambos tem como principal finalidade valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma,comprometido com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e da região, para atender as demandas da sociedade e alimentar o potencial de seus alunos.


Palavras-chave

Engenharia Química; Engenharia Mecânica; Evento; Mostra Científica; Palestras; Minicursos


Introdução

A SEMEQ é um evento de cunho científico e tecnológico idealizado por um grupo de professores vinculados ao curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da referida Universidade, diante da necessidade de possibilitar aos nossos alunos uma oportunidade de vivenciar os diversos campos de atuação do Engenheiro Químico. Da mesma forma, a Mecweek foi idealizada pelos discentes que compunham a equipe da Starkbotz, criando um evento que possibilitasse o intercâmbio Universidade/Mercado de Trabalho. Atualmente, o Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM, localizado em Diamantina -MG, mantém os cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Geológica além do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. A SEMEQ, em sua 1ª edição (2015), contou com palestras, minicursos e mesas redondas com 17 colaboradores em áreas como Química Forense, Simulação de Processos, Energia Nuclear, etc. Além disso, foram realizadas 3 visitas técnicas e a mostra de trabalhos científicos com premiação. Esta edição contou com 110 inscritos e financiamento da FAPEMIG ao evento. A 2ª edição (2017) contou com 120 inscritos, 12 colaboradores de áreas consideradas “não convencionais” para a Engenharia Química como Editoração, Empreendedorismo, Gestão de Pessoas, etc. A mostra científica contou com a apresentação de 32 trabalhos científicos, além da oferta de 3 visitas técnicas. A III SEMEQ (2020), teve seu formato tradicional alterado em virtude da pandemia do coronavírus, sendo a 1ª versão online do evento e a também a primeira com a Escola Piloto de Engenharia Química da UFVJM à frente da comissão organizadora. O evento contou com a participação de 28 colaboradores, 14 palestras e 7 minicursos, além de uma mesa redonda. O evento contou com 341 participantes de todo o país. A 4ª edição (2021), ainda em formato online, contou com a participação de 241 inscritos das mais diversas instituições do país. Mantendo o padrão de qualidade e diversidade, contamos com 18 colaboradores que ministraram 11 palestras e 6 minicursos. A 5ª edição (2022), foi realizada de forma híbrida, considerando que o custo do evento seria muito alto, tornando-o inviável financeiramente para o público-alvo. A estrutura física da Universidade foi utilizada para ministrar minicursos com colaboradores orientando virtualmente as atividades e as palestras transmitidas pelo YouTube. Esta edição contou com 70 inscritos, 10 palestras e 4 minicursos. A I Mec Week, promovida em 2019, contou com a participação de cerca de 50 inscritos, com a oferta de 7 palestras e minicursos. Já a segunda versão do evento foi realizada no formato online, contando com 10 palestras e 7 minicursos, ofertados para 333 participantes. A VI SEMEQ e III MecWeek estão programada para serem realizadas de forma conjunta, considerando a grande interface entre os cursos e possibilitando maior alcance do evento e otimização de recursos para sua realização. A palestras temáticas e os minicursos ocorram de forma interligada com apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos desenvolvidos por discentes da graduação e pós-graduação da comunidade acadêmica e por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras Instituições do Brasil. Esta forma de organização, possibilita que participantes assistam às palestras e minicursos além da apresentação de trabalhos o que permite promover debates e conhecimentos na área de Engenharia Química e Engenharia Mecânica, fortalecendo o ensino/aprendizagem dos profissionais desta área.


Justificativa

A UFVJM é identificada pelo seu potencial para a pesquisa a partir de um histórico de projetos apresentados em seus eventos científicos e tecnológicos e, a cada ano, busca aprimorar essas práticas incentivadoras e promotoras da iniciação científica. Diamantina está localizada no Vale Jequitinhonha, mesorregião de vários matizes culturais, mas que anseia por desenvolvimento sócio-econômico-ambiental. A criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas trouxe novas perspectivas para essa localidade. A SEMEQ e a MecWeek da UFVJM são eventos que tem como principal finalidade valorizar a atitude científica e a inovação gerando, dessa forma, conhecimento que transforma, comprometido com o desenvolvimento científico e tecnológico do país e da região do Vale do Jequitinhonha, para atender as demandas da sociedade e alimentar o potencial de seus alunos para pesquisa, valorizando o ensino. A partir de solicitações dos próprios alunos, identificou-se a necessidade de eventos específicos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Mecânica que, em virtude da localização geográfica do campus de Diamantina, possuem pouco contato com a prática industrial. Dessa forma, sensível a necessidade de unir o conhecimento teórico a prática profissional, o ICT vem se empenhando na busca de soluções para a valorização da Engenharia, criando alternativas através da participação da comunidade externa para a integração dos acadêmicos com representantes da indústria, órgãos públicos e instituições de pesquisa e ensino, além de profissionais da área, que possibilitem a identificação de demanda locais e nacionais por tecnologia e desenvolvimento para formação de profissionais atualizados e engajados com as necessidades do mercado. Sabe-se que eventos científicos tem papel de extrema importância na formação estudantil, reunindo profissionais e estudantes para a troca de ideia e transmissão de informações (Lacerda et al., 2008). Tachibana, Pavani e Bariani (2004) destacam a importância das atividade e experiências vividas fora de sala de aula, desenvolvendo nos participantes não apenas o conhecimento técnico mas também segurança, autoestima e valores altruístas. A instituição destaca-se por contribuir de forma relevante com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional e regional e, criar oportunidades para consolidar sua atuação na região (abrangendo também Montes Claros, Sete Lagoas e Belo Horizonte, grandes polos industriais, deve ser uma das prioridades da Instituição. Além disto, os cursos de Engenharia Química e Mecânica da UFVJM necessitam criar oportunidades para que os discentes aqui formados possam vivenciar, ainda durante a graduação, a realidade da profissão escolhida e identificar as necessidades por desenvolvimento tecnológico e científico no mercado de trabalho, fazendo com que este profissional esteja apto aos desafios da vida profissional e da sociedade. Neste cenário, o evento contribuirá para a troca entre comunidade acadêmica e externa, identificando tendências tecnológicas e contextos nos quais os profissionais das áreas podem atuar, gerando propostas de soluções de problemas reais, de forma transversal e interdisciplinar.


Objetivos

- Integrar os discentes do Curso das Engenharias Química e Mecânica da UFVJM, através das atividades como palestras e curso melhorando a formação dos egressos; - Promover a interlocução entre graduandos, pós-graduandos, docentes e pesquisadores da UFVJM e demais participantes do evento; -Apresentar um panorama atualizado do mercado de trabalho e cenário científico. - Promover o aperfeiçoamento prático, intelectual e ético de seus participantes. - Apresentar as demandas do setor acadêmico e Industrial em termos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e o papel que o futuro engenheiro deverá desempenhar; - Difundir e constituir o Vale do Jequitinhonha como atrativo ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.


Metas

Meta: 1 - Receber 200 inscrições no evento Meta:2 - Ofertar 18 palestras científicas e/ou profissionais presenciais Meta: 3 - Ofertar 12 minicursos presenciais com, no mínimo, 4 ou 8 horas de duração cada Meta: 4 - Realizar 1 mesa redonda para debate técnico-profissional Meta: 5 - Receber a submissão de 30 trabalhos científicos e realizar a apresentação destes


Metodologia

O evento será organizado de modo a contemplar os diversos participantes, com atividades distribuídas na manhã, tarde e noite dos dias 02 a 02/10/2023. Os palestrantes serão selecionados de forma a abranger as diversas temáticas de interesse das duas áreas. As palestras e minicursos serão ministrados de forma presencial. Tais atividades permitem que o público-alvo, através da troca de experiências, construa o conhecimento sobre determinado assunto com o expert da temática, através do diálogo e interação. Além disso, nos minicursos, o conhecimento também é construído a partir de atividades práticas, nas quais os participantes conseguem aprender através de experiências reais. As listas de presença serão disponibilizadas durante a atividade para controle e emissão dos certificados. Todas as atividade serão avaliada através de formulário online disponibilizado aos participantes, permitindo o aperfeiçoamento das atividades subsequentes e das próximas edições do evento.


Referências Bibliográficas

Lacerda, A. L.; Weber, C., Porto, M.P.; Silva, R.A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.130-144, jan./jun., 2008 TACHIBANA, Miriam; PAVANI, Renatha; BARIANI, Isabel Cristina Dib. Participação em eventos científicos e formação do universitário. Psico, Porto Alegre: v. 35, n. 1, p. 89-96, jan./jun., 2004


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica na ação em questão é caracterizada pela troca de saberes entre participantes e palestrantes, principalmente durante os minicursos que serão ministrados para um número menor de participantes, sendo que a construção do saber é feita de forma conjunta, através do diálogo e discussão de atividades que contemplam de forma prática o conhecimento teórico, como estudos de casos, nas quais o palestrante apenas orienta o processo a partir do seu conhecimento na área, possibilitando aos participantes a contribuição na articulação do processo de compreensão e discussão de tópicos relevantes


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O evento contará com participantes de todo o país e diversas áreas, incluindo relações humanas e gestão, o que contribui de forma ativa para a interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os convidados atuam não apenas nas Engenharias Química e Mecânica mas em outras profissões que dialogam com esta, seja no desenvolvimentotécnico ou de competências e habilidades necessárias ao egresso do curso.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica, através da troca com profissionais renomados, e de sua formação pessoal, na qual pode perceber a importância de sua atuação na comunidade a qual está inserida e o impacto social de seu direcionamento profissional, o que associa a extensão, ensino e pesquisa de forma ativa e clara. Aqui é possível estender os conceitos obtidos em sala de aula para a atuação prática e social, tendo a possibilidade de investigação e tomada de decisões a partir dos problemas apresentados em cada uma das atividades do evento. O caráter multidisciplinar do evento permite que se compreenda que ensinar está além da transmissão de conhecimentos e que a atuação profissional é baseada na instigação de a investigação, associando este conhecimento à prática, que pode sim surgir de uma curiosidade intelectual mas que realmente tem relevância quando não se restringe ao âmbito pessoal. O evento científico é um espaço que articula de forma eficiente realidade, vida, conhecimento e saber acadêmico


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os eventos acadêmico-científicos tem grande impacto na formação discente sendo possibilidades de integração desses no mundo profissional, a difusão de conhecimento científico, o trabalho de incentivo nos futuros profissionais, a busca por melhores formas de tratamento usando o embasamento científico e todo e qualquer estimulo ao ensino, à extensão e à pesquisa. Tais eventos são oportunidades únicas de desenvolvimento de network além das chamadas soft e hard skills, imprescindíveis para o desenvolvimento profissional e pessoal e definições de estratégias de carreira além de possibilitarem ao estudante conhecer diversas áreas de atuação do profissional


Impacto e Transformação Social

Os eventos acadêmico-científicos tem grande relevância na transformação social, uma vez que permite a interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes, sendo fonte de produção de novos conhecimentos e atualização constante dos participantes envolvidos, o que estimula o avanço tecnológico e científico do país.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio das redes sociais da Escola Piloto de Engenharia Química, da Starkbotz, além do site do ICT e da UFVJM. Além disso, o convite será enviado às demais instituições de Ensino através de email para divulgação e no site da Associação Brasileira de Engenharia Química


Informações Complementares

A programação ainda está em fase de elaboração e será disponibilizada previamente aos participantes. A proposta não conta com nenhum recurso, não sendo necessário a aprovação pelo COEXC.


Propriedade(s) Intelectual

Anais de eventos

Programação do Evento

Local

Campus Jk

Data

02/10/2023

Horário de Início

18:00

Horário de Término

21:00


Descrição

Palestra de abertura . A programação ainda está em fase de elaboração e será disponibilizada previamente aos participantes. A proposta não conta com nenhum recurso, não sendo necessário a aprovação pelo COEXC.

Público-alvo

Descrição

Profissionais de Engenharia Química, Engenharia Mecânica e áreas correlatas que tenham interesse nas temáticas abordadas

Descrição

Discentes de graduação, pós graduação e docentes de Engenharia Química, Engenharia Mecância ou áreas correlatas UFVJM e de outras instituições de ensino superior

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Serro - MG

Município

Sete Lagoas - MG

Município

Guanhães - MG

Município

Datas - MG

Município

Conceição do Mato Dentro - MG

Município

Gouveia - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 340 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Acompanhamento dos conferencistas nas palestras e minicursos, resolvendo possíveis demandas que surgirem

Carga Horária 80 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração da programação, contato com os possíveis palestrantes e definição do cronograma do evento

Carga Horária 150 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Criação de material de divulgação do evento, elaboração de postagens para redes sociais, envio do material para diversos canais de divulgação e divulgação das atividades realizadas durante o evento

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reuniões para deliberações sobre o evento da comissão organizadora geral e dos comitês

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Busca e efetivação de patrocínios, parcerias e apoio financeiro para realização do evento (brindes, coffe break, envio de representantes de empresas, etc)