Detalhes da ação

Massagem Shantala: integrando a família nos cuidados e saúde do bebê

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000469

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

15/08/2023

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

murilo xavier oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Resumo

O objetivo deste projeto é ensinar a técnica de massagem Shantala para pais, familiares e cuidadores de bebês entre 2 e 12 meses, instruindo sobre os benefícios da técnica e estreitando os laços entre a família e o bebê. Além disso, objetiva-se desenvolver ações de orientação e educação em saúde, observar as implicações da massagem no comportamento e na saúde física do bebê, além das repercussões e benefícios no vínculo mãe-criança.


Palavras-chave

Massagem Shantala. Relações mãe-filho. Saúde da criança. Desenvolvimento infantil.


Introdução

A Shantala é uma técnica de massagem para bebês que foi descrita por Fréderick Leboyer, médico obstetra, o qual introduziu no dia a dia de muitas mães, a arte hindu de massagear crianças. Em 1970, Leboyer durante uma viagem à Índia encontrou uma mulher paralítica sentada no chão em meio a uma enorme favela, em Calcutá, com seu bebê entre as pernas. Admirado com a cena que observava, por alguns dias fotografou “Shantala” nome da mulher que realizava massagem em seu bebê todas as manhãs, aproveitando a luz do sol, percebia o carinho e a concentração daquela mãe e a expressão de seu bebê, tendo um vínculo imensamente afetivo. A partir deste fato Leboyer começou a pesquisar e aprofundar cada vez mais no assunto percebendo que a arte de massagear era costume cultural das mães daquele lugar (BRÊTAS, 1999). Com base em estudos realizados, comprovam a eficácia da técnica de massagem Shantala. Sendo uma técnica milenar, praticada na Índia e passada de geração para geração (CAMPEDELLO, 2000). Quando as mães começam e têm o costume de massagear seus filhos desde os primeiros dias de vida, a técnica de massagem Shantala continua aprimorando cada vez mais o vínculo materno, favorecendo um relacionamento entre mãe e filho ainda melhor (AUKETT, 1983). A técnica compreende-se de uma sequência de movimentos por todo o corpo da criança, estimulado e beneficiando os sistemas músculo esquelético, nervoso e circulatório, bem como a estimulação da digestão e do sistema respiratório (BRÊTAS; SILVA; 1998; CRUZ; CAROMANO, 2005). Permite estimular e ampliar no bebê um vínculo intensamente afetivo entre a mãe/bebê, ademais a criança obtém um maior relaxamento, um sono mais tranquilo e diminui-se a ocorrências de cólicas, tendo um melhor bem-estar (FIELD, et al., 1996) (ONOZOWA, et al., 2001). Nos primeiros meses de vida há um processo de lentificação e restrição no ritmo do desenvolvimento da criança, gerado por grandes mudanças e desvantagens ambientais que contribuem negativamente para a evolução do aprendizado infantil (BEE, 2003). Melhorias na função motora e coordenação do bebê podem ser observadas através da técnica de massagem Shantala. Com isto, o mesmo ganha peso de forma rápida, e sua imunidade se mantém mais forte. Ademais, quando cresce, a criança torna-se extrovertida e criativa (BRÊTAS, 1999). A técnica de massagem Shantala é um recurso terapêutico de baixo custo e de fácil aprendizado, sendo capaz de produzir uma série de efeitos fisiológicos, psicomotores, e comportamentais que são benéficos para a saúde da criança (CRUZ, 2008). Contudo, são escassos os estudos na literatura que fundamentam a utilização da técnica Shantala e não está claro quais são seus efeitos sobre o desenvolvimento infantil e sobre o vínculo afetivo materno.


Justificativa

O presente projeto de extensão “Massagem Shantala: integrando a família nos cuidados e na saúde do bebê.” busca capacitar os cuidadores de bebês para aplicação da técnica e retratar os benefícios binômio mãe-bebê através da técnica Shantala. Com base em alguns estudos, pode-se observar que a técnica de massagem Shantala é muito de fácil aprender e de executar, tendo uma aplicabilidade de baixo custo, qualquer pessoa que queira aprender consegue aplica-la em qualquer criança, se doando intensamente e a partir de estudos realizados ajuda e proporciona um melhor desenvolvimento infantil (BARBOSA et al., 2011). A aplicação da técnica terapêutica não gera efeitos dolorosos, levando sempre a criança uma sensação de bem-estar e profundo relaxamento (CAMPADELLO, 2000). Além disso, o vínculo da mãe com o bebê nos primeiros anos de vida da criança é fundamental para sua formação, quanto maior for esse vínculo, maior será o desenvolvimento individual do bebê. A aplicação da técnica de massagem Shantala proporciona diversas vantagens ao bebê, obtendo uma melhora no aspecto físico, emocional e psíquico. Ao tocar o corpo do filho, a mãe aprimora o contato físico, beneficiando a criança o que é mais importante: afeto, amor e carinho, tendo uma intensa comunicação com as mãos e a pele. (LEBOYER, 1995).  Lima (2004), em seu estudo, retrata que o método Shantala intensifica estimulação precoce, uma vez que motiva a saúde infantil fortalecendo ainda mais a relação da mãe com o filho.


Objetivos

Objetivo geral: O objetivo deste projeto é ensinar a técnica de massagem Shantala para pais, familiares e cuidadores de bebês entre 2 e 12 meses, residentes na cidade de Diamantina-MG. Objetivos específicos: - Capacitar os alunos integrantes do proejto para a aplicação da massagem Shantala. - Capacitar os pais e cuidadores de bebês para a aplicação da massagem Shantala. - Desenvolver ações de orientação e educação em saúde aos pais e cuidadores de bebês. - Observar a melhora do vínculo afetivo materno e da integração da família nos cuidados com o bebê; - Descrever quais são os benefícios e os efeitos que a Shantala pode proporcionar na melhora vínculo afetivo materno. - Observar as implicações da massagem no comportamento e na saúde física do bebê. - Inserir alunos do curso de fisioterapia na prática da fisioterapia.


Metas

A meta deste projeto é promover a capacitação de pais, familiares e cuidadores de bebês entre 2 e 12 meses para que eles possam aplicar regularmente a técnica de massagem Shantala em seus bebês, e, dessa forma, ambos possam ser beneficiados dos efeitos desta técnica milenar. ●Impacto direto: Pelo menos 100 crianças receberão a massagem Shantala no período de 2 anos. ●Impacto indireto: Pais, famíliares e cuidadores - promover aumento da integração da família no cuidado do bebê, aumentando o vinculo familiar, favorecendo a educação em saúde e a disseminação da aplicação da técncia massagem Shantala.


Metodologia

Capacitação dos estudantes Antes de iniciar o prjeto, a cada semeste, será realizada uma capacitação e treinamento dos alunos para aplicação da técnica de massagem Shantala. Sempre que entrar um novo aluno ele deverá realizar a capacitação. O treinamento será realizado pelo docente responsável pelo projeto. Shantala Na primeira semana, será realizado um treinamento com as mães para que as mesmas possam se sentir seguras na aplicação do método nos próximos encontros. A técnica será exclusivamente aplicada pelas mães, pais e/ou cuidadores em seus bebês. A técnica será realizada com o bebê mais desnudo possível em um local calmo, livres de ruídos externos, climatizado e coberto para que ele não sinta frio em nenhum momento. Pode-se colocar uma música tranquila de fundo para que tanto o bebê quanto a mãe sintam-se relaxados, naquele momento.  Para massagear a criança a mãe deverá sentar-se no chão sobre algum colchonete com a coluna ereta, colocando uma manta ou toalha no meio de suas pernas. A mãe deve encontrar a posição mais confortável para os dois. A criança ficará deitada sobre as pernas das mães, de tal forma que o mesmo fique com a cabeça próxima do joelho da mãe e as pernas próxima da barriga. Para facilitar a realização da técnica de massagem deverá ser usado um óleo natural para melhor deslizamento das mãos da mãe no corpo do bebê, como por exemplo: óleo de amêndoas, óleo de camomila ou óleo de semente de uva, pois estes são extraídos de fontes naturais, proporcionando ao bebê um bem estar e alto poder relaxante. As mães neste momento não poderão usar nenhum objeto como: pulseiras, relógio e anéis evitando que machuque o bebê.  As etapas da realização da técnica de massagem seguirão as etapas descritas no livro Shantala: uma arte tradicional, massagem para bebês (LEBOYER, 1995). As descrições das etapas estão disponíveis no anexo 6.      - Procedimentos 1º Encontro: em um primeiro momento será realizada uma conversa com as mães nos postos de saúde ou na clínica escola de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri onde iremos informar os riscos e benefícios da Shantala tanto para a mãe quanto para o bebê e explicaremos como será a dinâmica do projeto e da aplicação da técnica. Iremos realizar o treinamento prévio para as mães. O treinamento será demonstrado e realizado utilizando bonecas. Será entregue também um impresso a cores com as orientações e explicações da aplicação de cada etapa da técnica (anexo 1). 2º encontro: será realizada a primeira sessão da técnica de massagem Shantala na criança, durante a realização desta primeira sessão serão novamente realizadas as orientações e demonstrações da técnica para a mãe, afim de que aprenda e consiga ter independência na realização da mesma. A técnica de massagem Shantala será aplicada pelas mães em seus bebês, 2 vezes por semana. Demais sessões: as mães deverão comparecer aos encontros semanaia para aplicação e para que seja verificado se a aplicação da técnica está sendo realizada de forma correta. Ação educativa com os pais Ao final de cada semestra será realizada uma alção educativa com os pais. A ação educativa será focada em orientar os pais sobre o desenvolvimento dos bebês, em cada fase de desenvolvimento, relatando os principais fatos observados durante as sessões de Shantala. A sessãoes edutavias serão conduzidas por um docente do curso de fisiotarapia, com a presença e participação dos alunos do projeto. Inserção dos estudantes O plano de ensino da disciplina recursos fisioterapêuticos (4o período) ofertada pelo curso de fisioterapia da UFVJM, aborda a intervenção fisioterapêutica por meio da massagem. Também trata da avaliação, prevenção, promoção e recuperação da função baseados em evidências. Desta maneira, o aluno que já tenha concluído a disciplina detém do conhecimento básico da Anatomia, fisiologia, cinesioterapia e da aplicação de recursos terapêuticos manuais. Do mesmo modo, o projeto poderá oferecer uma troca de conhecimento, já que os alunos poderão vivenciar na prática as aplicações dos conhecimentos teóricos e práticos aprendidos e executar ações para promover melhora da saúde da população. Para potencializar e garantir uma maior abordagem na realização do projeto será realizada uma capacitação dos alunos. Os alunos realizarão 08 horas semanais de atividades.


Referências Bibliográficas

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Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Desde a instalação e criação da universidade ela esteve inserida no contexto social e político. Nessa lógica, a realidade local e a exigência da comunidade impulsionam a instituição a uma maior atuação social. Uma das formas de realizar atividades é desenvolver relações entre a universidade a população. Como é o caso deste projeto que estabelece diálogo para a construção de ações mais efetivas, ação de troca de experiência e conhecimento entre os acadêmicos e os pais, familiares e cuidaddore de bebês na cidade de Diamantina.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As ações educativsa, preventivas e que promovem melhora da condição de saúde de uma população específica, como é o caso deste projeto, auxilia indiretamente o trabalho dos demais profissionais da saúde, como pediatras, psicólogos e enfermeiros no tratamentos de patologias que podem ser instauradas. Essa ação integrada no paciente e a junção entre conteúdos auxilia na redução de despesas com saúde e do setor público.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A maioria da sociedade acha que a faculdade é uma instituição responsável pela formação de profissionais para o mercado de trabalho. Na realidade, ela é um espaço educacional-social de produção e divulgação de conhecimentos científicos. Logo, para atingir esse objetivo é importante ter em mãos o ensino, a pesquisa e a extensão. Tal integração reflete na efetividade das atividades propostas quando estão vinculadas a formação de pessoas e geração de conhecimento. O projeto abarca a tríade ensino, pesquisa e extensão uma vez que em sua estrutura metodológica contém o aprendizado do aluno sobre a temática, a coleta de dados e informações sobre o estado de saúde de uma população específica e a ação preventiva realizada com a comunidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Esta extensão pode gerar um impacto positivo no aprendizado dos graduandos de Fisioterapia, uma vez que poderão colocar em prática o que foi ensinado nas disciplinas do curso que envolvem a técnica de massagem Shantala, Materno infantil e Saúde da Criança e do Adolescente. Além disso, o discente poderá inserir em práticas educativas e de orientação às mães sobre a própria Shantala, bem como, sobre o desenvolvimento infantil. Tais ações contribuem para a formação acadêmica desses estudantes, sobretudo, na ação do futuro fisioterapeuta nas condutas educativas e terapêuticas em relação às crianças.


Impacto e Transformação Social

A ação extensionista deste projeto oferece contribuições relevantes tanto para o vínculo entre pais/cuidadores e os bebês quanto para o vínculo entre as próprias mães, promove melhora do desenvolvimento infantil, proporcionando redução de adoecimentos e gastos públicos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população.


Divulgação

Os voluntários serão convidados por meio de anúncios em redes sociais, por meio de cartazes de divulgação fixados em postos de saúde e na clínica escola de Fisioterapia da UFVJM.


Informações Complementares

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Público-alvo

Descrição

Serão atendidos anualmente aproximadamente 50 bebês entre 2 e 12 meses residentes em Diamantina-MG.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 22 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Capacitação e treinamento dos alunos para aplicação da técnica de massagem Shantala.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os alunos aplicarão 2 vezes por semana a técnica de massagem Shantala para bebês

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ação educativa com os pais