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Projeto “Rádio Zói d’Água”: memória, música e poesia dos Vales
Sobre a Ação
202203000470
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
16/06/2023
31/12/2023
Dados do Coordenador
jose carlos freire
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Comunicação
Música
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
O Projeto tem como propósito contribuir para a divulgação de conteúdos artísticos e filosóficos relevantes para a região em que se encontra o Campus do Mucuri da UFVJM, bem como em outras regiões. Os objetivos para o ano de 2023 são: a) Promover o programa semanal “Prosa de Domingo” com conteúdo musical e poético dos Vales; b) Promover o programa quinzenal “Prosa Filosófica”, como forma de apresentação da filosofia como ferramenta de interpretação crítica da realidade.
Música, poesia, cultura, filosofia, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri
O presente Projeto se baseia na experiência realizada ao longo dos anos de 2021 e 2022. Seu histórico tem relação com uma iniciativa que remonta ao ano anterior, quando o atual coordenador do projeto organizou o “Prosa de Domingo”, um pequeno programa disponibilizado por um canal do Youtube nas manhãs dominicais, fazendo referência às rádios antigas. A partir do retorno positivo dos ouvintes, essa iniciativa foi incorporada dentro de um projeto de extensão encaminhado à PROEXC da UFVJM, no final de 2020. A proposta foi aprovada no Edital Proexc 02/2021 e também no Edital Proexc 02/2022 sob o título “Projeto ‘Rádio Zói d’Água’: memória, música e poesia dos Vales”, tendo como objetivos a valorização e divulgação da cultura popular e regional, além de contribuir para o sentimento de pertencimento dos habitantes da região de abrangência da UFVJM, em especial por meio da música e da poesia. O projeto, após se tornar atividade de extensão, aumentou seu grupo de trabalho, contando com uma Equipe Executora, voluntários e uma discente bolsista da mesma Universidade. Com isso, passou a se estruturar em três programas: o “Prosa de Domingo”, que foi ao ar nas manhãs dominicais; o “Prosa Literária”, toda terça-feira às 18hs; e o “Prosa de Cultura”, divulgado de três em três semanas. Além disso, o Projeto teve como propósito a construção de um registro por escrito com dados biográficos e produção de artistas divulgados(as) nos programas. Após um período de interrupção, em razão de afastamento para pesquisa por parte do docente que propusera originalmente o Proejto, apresenta-se novamente a proposta, com um conteúdo mais modesto, no Fluxo Contínuo da Proexc. A ideia é, ao longo de 2023, recompor a equipe com discentes e colaboradores(as) para, em 2024, amplias as ações do Projeto. A motivação principal para esta retomada é a constatação de que o canal do Projeto no YouTube e perfil do mesmo no Instagram propiciaram contribuíram para o conhecimento da cultura da região por parte de moradores de outras partes do país e até mesmo de fora do Brasil, com ouvintes assíduos e também novas pessoas que se interessam e se inscrevem nos canais do Projeto de Extensão.
Compreende-se que a renovação do Projeto contribuirá para a valorização da cultura da região de abrangência da UFVJM, visto que a música e poesia, em seu contexto histórico, expressa sentimentos e valores de um povo. Devido ao processo de mercantilização e padronização do que se convencionou nomear de indústria cultural (HORKHEIMER & ADORNO, 1997), é muito comum que a chamada música regional fique em segundo plano. Nesse sentido, um projeto como o aqui proposto tem como intuito divulgar a musicalidade e a produção literária dos Vales que encontra dificuldade de veiculação mesmo nas rádios convencionais presentes nestas regiões. É importante lembrar que existe uma relação direta entre a história, a formação social e o tipo de música encontrada em uma região (LEANDRO, 2011). É o que pesquisadores sobre a música em geral, como Tinhorão (2010) ou sobre o horizonte da viola caipira de modo específico (VILELA, 2004/5; 2010; 2017) enfatizam. Há um processo educativo de gerações novas que aprendem com as mais antigas (DIAS, 2010). Elementos como o instrumento, a música/texto e o público configuram uma elaboração permanente (GARCIA, 2007; VILELA, 2010). O mesmo se aplica à literatura. A produção dos programas deste projeto de extensão pode ser pensada a partir das ideias de Fernandes (2013), quando trata das mídias alternativas. Diferente das mídias tradicionais, as alternativas apresentam-se a partir da busca da comunicação como um bem comum. O maior acesso à internet tem sido um facilitador de tais mídias, contribuindo com a democratização da informação. Vale ressaltar que os conteúdos produzidos não atingem apenas a comunidade universitária, pois estão disponíveis para toda a comunidade com acesso à rede de internet. É possível notar como o “Projeto ‘Rádio Zói d’Água’: memória, música e poesia dos Vales” não só evoluiu como projeto vinculado à Universidade, mas ultrapassou os limites do ambiente acadêmico, conectando-se num nível mais profundo com os Vales. Essa conexão se dá não só porque ele se propõe a valorizar a cultura regional e popular, mas também se coloca como um espaço de divulgação do trabalho de artistas que não costumam receber reconhecimento nos meios de comunicação tradicionais. O Projeto é, portanto, um exemplo da importância da extensão universitária, uma parte necessária no tripé “ensino, pesquisa e extensão” para a formação integral dos cidadãos, que não se limita à sala de aula. Além disso, demonstra a necessidade da afirmação e defesa do direito à educação pública e gratuita, contra os seus cada vez mais constantes ataques. Para Sousa (2000, p.207) “está nas mãos da Extensão Universitária fazer com que a própria Universidade seja relevante socialmente”. E isso se coloca por meio de uma práxis que permite não só que a sociedade e a academia se influenciem, mas que elas sejam intrínsecas e essenciais uma a outra. Desse modo, o Projeto se afina com a proposta do Plano Nacional de Cultura, preconizado de forma sintética em sua 4ª. meta, em que se propõe uma Política nacional de “proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais” (BRASIL, 2011, p.11). Ao se inspirar nos programas de rádio, pretende ser uma forma de manutenção do enraizamento que a música faz (VILELA, 2017). Além disso, coloca-se em sintonia com a Política Cultural da UFVJM ao promover a interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência/tecnologia e arte.
O Projeto tem como objetivo geral divulgar a produção musical e literária de artistas oriundos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujo conteúdo se oriente pela valorização e desenvolvimento da cultura dessas regiões. Como objetivos específicos apresentam-se os seguintes: a) Propiciar a interlocução entre artistas e população dos Vales por meio de programas veiculados pela internet; b) Promover a memória e a divulgação da produção musical dessas regiões que esteja registrada em trabalhos gravados em disco, CD ou em mídias digitais; c) Promover a memória e a divulgação da produção literária dessas regiões que esteja publicada em livros ou similares, bem como em blogs ou redes sociais; d) Promover a visão crítica sobre a cultura e a sociedade por meio de programas que apresentem a filosofia na perspectiva da educação popular. Os objetivos estão intimamente articulados, visto que o levantamento e o mapeamento possibilitarão dar visibilidade ao que já existe em torno da música das regiões, bem como incentivar a população a reconhecer e valorizar essa produção musical.
O Projeto terá as seguintes metas: a) Promover o programa semanal “Prosa de Domingo” durante os meses de julho a novembro de 2023, com a estimativa de 25 (vinte e cinco) edições; b) Promover o programa quinzenal “Prosa Filosófica” durante os meses de junho a dezembro de 2023, com a estimativa de 14 (quatorze) edições.
Serão adotados os seguintes procedimentos: a) Mapeamento e levantamento da produção musical e literária de artistas dos Vales: terá como referência a produção musical dessas regiões registrada em trabalhos gravados em disco, CD ou em mídias digitais, bem como a produção literária publicada em livros ou similares, além de blogs ou redes sociais; b) Divulgação musical e literária: serão realizados programas com conteúdo musical e literário dos Vales utilizando-se do canal do Projeto no YouTube. c) Difusão da crítica cultural e social: serão realizados, no mesmo canal, programas com conteúdo filosófico sobre temas diversos, a fim de propiciar a visão crítica sobre os desafios de nossa sociedade e nosso tempo histórico. O público-alvo participará da programação por meio do canal do projeto, que disponibilizará permanentemente a forma de contato. Haverá acompanhamento quantitativo do número de inscritos no canal e de mensagens enviadas e também acompanhamento qualitativo a partir da avaliação feita pelo público-alvo. O Projeto prezará pela indicação da autoria de composição e gravação do conteúdo musical divulgado nos programas, bem como a autoria dos textos literários divulgados. Ao longo de sua execução o Projeto buscará estreitar contatos com associações e iniciativas no campo da música e da literatura dos Vales, bem como de veículos de comunicação comunitários com o intuito de estabelecer parcerias que fortaleçam e aperfeiçoem os objetos propostos em uma futura edição do Projeto.
ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: Notas de literatura I. Tradução de Jorge M. B. Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34: 2003, p. 55-64. BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119. _________. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Ministério da Cultura. Metas do Plano nacional de cultura. 2011. CANDIDO, Antônio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Ouro sobre azul, 1995, p. 169-91. DIAS, Saulo Sandro Alves. O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano moda e identidades. 2010. 244 p. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. FERNANDES, Vivian de Oliveira Neves. Panorama da mídia alternativa no Brasil e na América Latina. 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Ouro Preto-MG, 2013. Disponível em: panorama-da-midia-alternativa-no-brasil-e-na-america-latina (ufrgs.br). Acesso em 22 jul. 2021. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. GARCIA, Rafael Marin da Silva. A volta que o mundo dá. Monografia (Bacharelado em Instrumento). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LEANDRO, José Dário. Da poesia épica à moda-de-viola : uma aliança inseparável entre literatura e música. Dissertação (Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, Brasília, 2011. SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2000. TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. Editora 34, Ed. 1, 1990. UFVJM. Assessoria de Assuntos Estratégicos e Institucionais. Portal UFVJM. Disponível em: http://portal.ufvjm.edu.br/page/aaei. Acesso: 06 de agosto de 2021. VILELA, Ivan. “Na toada da viola”. REVISTA USP. São Paulo, n.64, p. 76-85, dezembro/fevereiro 2004-2005. __________. “Vem, viola vem tocando”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 24 (69), p. 323-347, 2010. __________. “Caipira: cultura, resistência e enraizamento”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 31 (90), p. 267-282, 2017.
A participação do público será permanente e, considerando que as atividades serão veiculadas de forma virtual, será possível o contato por meio dos canais do Projeto no YouTube e no Instagram. A troca entre conteúdo acadêmico e sociedade será permanente e mutuamente importante.
As atividades exigirão permanente esforço interdisciplinar e a articulação com diversos saberes uma vez que a arte integra diversos aspectos da vida e da sociedade.
Quanto aos discentes que venham a se incorporar ao Projeto, seu processo de seleção levará em conta a afinidade com a proposta, bem como em que medida sua formação na graduação ou experiência prévia à Universidade podem contribuir para o Projeto. Os discentes serão capacitados para o trabalho de pesquisa e levantamento da produção musical da região de abrangência do Projeto, bem como de domínio de técnicas de mídia digital para o suporte na construção dos programas semanal e mensal.
Os discentes que venham a participar da proposta terão como principais atividades: a) levantamento da produção musical e literária das regiões; b) organização do material por escrito para registro; c) preparação do material para os programas; d) elaboração de trabalho para apresentação em evento acadêmico com os resultados parciais do Projeto; e) participação em evento acadêmico para a apresentação de trabalho relacionado ao Projeto; f) elaboração do relatório parcial no final do primeiro semestre e do relatório final no término do prazo do Projeto. Quanto aos demais discentes da Universidade, bem como demais integrantes da comunidade acadêmica, receberão divulgação das atividades do Projeto, a fim de que possam acessar o conteúdo produzido, bem como participar da programação.
Entende-se que a divulgação da música dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, bem como o conteúdo crítico sobre a cultura e a sociedade, podem ser um fator de grande relevância social, promovendo, por meio da arte, a integração do indivíduo na sociedade. Lançando mão de um veículo contemporâneo como a internet, o Projeto busca resgatar o princípio que norteava os antigos programas de rádio: a interlocução entre artistas e público.
A divulgação será feita por meio dos canais do Projeto no YouTube e no Instagram, considerando as edições realizadas nos anos de 2021 e 2022.
Público-alvo
A equipe inicial é formada por um docente coordenador e dois discentes a serem selecionados após o registro do Projeto pela Proexc.
Haverá articulação com artistas das regiões dos Vales para fins de levantamento do acervo musical para o programa semanal bem como o convite para a participação destes mesmos artistas no programa mensal. Considerando artistas e produtores culturais, estima-se que cerca de 20 (trinta) pessoas serão envolvidas no processo.
Além dos artistas, produtores culturais e demais que contribuirão para a formação do acervo, considera-se como público-alvo todos os ouvintes dos programas. Uma vez que estes serão veiculados por canal de youtube, será possível mensurar pelo número de visualizações e inscrições no canal, além do perfil do instagram que permite também verificação do número de acessos. Partindo da experiência realizada em 2021 e 2022 estima-se que, em média mensal, cerca de 150 (cento e cinquenta) pessoas acessarão o conteúdo dos programas semanais e 100 (cem) pessoas acessarão o conteúdo programas quinzenais.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Em sua fase inicial o Projeto ainda não conta com parcerias com grupos artístico-culturais, no entanto, ao longo de sua execução pretende-se construir estas parcerias, em especial com a Rádio Comunitária Impacto de Teófilo Otoni, com a qual já se iniciaram as conversas, com vistas à continuidade dos trabalhos no ano de 2024, aperfeiçoando a proposta e ampliando os resultados.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 290 h
- Manhã;
Levantamento da produção musical e literária dos artistas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Preparação, gravação e Publicação
01/06/2023
20/12/2023
- Manhã;
- Tarde;
Preparação, gravação e publicação dos programas.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Apresentação dos resultados parciais do Projeto por meio de publicação em periódicos ou apresentação em eventos acadêmicos.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Elaboração do relatório final do Projeto para envio à Proexc.