Detalhes da ação

Projeto “Rádio Zói d’Água”: memória, música e poesia dos Vales

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000470

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

16/06/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jose carlos freire

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Música

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

O Projeto tem como propósito contribuir para a divulgação de conteúdos artísticos e filosóficos relevantes para a região em que se encontra o Campus do Mucuri da UFVJM, bem como em outras regiões. Os objetivos para o ano de 2023 são: a) Promover o programa semanal “Prosa de Domingo” com conteúdo musical e poético dos Vales; b) Promover o programa quinzenal “Prosa Filosófica”, como forma de apresentação da filosofia como ferramenta de interpretação crítica da realidade.


Palavras-chave

Música, poesia, cultura, filosofia, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri


Introdução

O presente Projeto se baseia na experiência realizada ao longo dos anos de 2021 e 2022. Seu histórico tem relação com uma iniciativa que remonta ao ano anterior, quando o atual coordenador do projeto organizou o “Prosa de Domingo”, um pequeno programa disponibilizado por um canal do Youtube nas manhãs dominicais, fazendo referência às rádios antigas. A partir do retorno positivo dos ouvintes, essa iniciativa foi incorporada dentro de um projeto de extensão encaminhado à PROEXC da UFVJM, no final de 2020. A proposta foi aprovada no Edital Proexc 02/2021 e também no Edital Proexc 02/2022 sob o título “Projeto ‘Rádio Zói d’Água’: memória, música e poesia dos Vales”, tendo como objetivos a valorização e divulgação da cultura popular e regional, além de contribuir para o sentimento de pertencimento dos habitantes da região de abrangência da UFVJM, em especial por meio da música e da poesia. O projeto, após se tornar atividade de extensão, aumentou seu grupo de trabalho, contando com uma Equipe Executora, voluntários e uma discente bolsista da mesma Universidade. Com isso, passou a se estruturar em três programas: o “Prosa de Domingo”, que foi ao ar nas manhãs dominicais; o “Prosa Literária”, toda terça-feira às 18hs; e o “Prosa de Cultura”, divulgado de três em três semanas. Além disso, o Projeto teve como propósito a construção de um registro por escrito com dados biográficos e produção de artistas divulgados(as) nos programas. Após um período de interrupção, em razão de afastamento para pesquisa por parte do docente que propusera originalmente o Proejto, apresenta-se novamente a proposta, com um conteúdo mais modesto, no Fluxo Contínuo da Proexc. A ideia é, ao longo de 2023, recompor a equipe com discentes e colaboradores(as) para, em 2024, amplias as ações do Projeto. A motivação principal para esta retomada é a constatação de que o canal do Projeto no YouTube e perfil do mesmo no Instagram propiciaram contribuíram para o conhecimento da cultura da região por parte de moradores de outras partes do país e até mesmo de fora do Brasil, com ouvintes assíduos e também novas pessoas que se interessam e se inscrevem nos canais do Projeto de Extensão.


Justificativa

Compreende-se que a renovação do Projeto contribuirá para a valorização da cultura da região de abrangência da UFVJM, visto que a música e poesia, em seu contexto histórico, expressa sentimentos e valores de um povo. Devido ao processo de mercantilização e padronização do que se convencionou nomear de indústria cultural (HORKHEIMER & ADORNO, 1997), é muito comum que a chamada música regional fique em segundo plano. Nesse sentido, um projeto como o aqui proposto tem como intuito divulgar a musicalidade e a produção literária dos Vales que encontra dificuldade de veiculação mesmo nas rádios convencionais presentes nestas regiões. É importante lembrar que existe uma relação direta entre a história, a formação social e o tipo de música encontrada em uma região (LEANDRO, 2011). É o que pesquisadores sobre a música em geral, como Tinhorão (2010) ou sobre o horizonte da viola caipira de modo específico (VILELA, 2004/5; 2010; 2017) enfatizam. Há um processo educativo de gerações novas que aprendem com as mais antigas (DIAS, 2010). Elementos como o instrumento, a música/texto e o público configuram uma elaboração permanente (GARCIA, 2007; VILELA, 2010). O mesmo se aplica à literatura. A produção dos programas deste projeto de extensão pode ser pensada a partir das ideias de Fernandes (2013), quando trata das mídias alternativas. Diferente das mídias tradicionais, as alternativas apresentam-se a partir da busca da comunicação como um bem comum. O maior acesso à internet tem sido um facilitador de tais mídias, contribuindo com a democratização da informação. Vale ressaltar que os conteúdos produzidos não atingem apenas a comunidade universitária, pois estão disponíveis para toda a comunidade com acesso à rede de internet. É possível notar como o “Projeto ‘Rádio Zói d’Água’: memória, música e poesia dos Vales” não só evoluiu como projeto vinculado à Universidade, mas ultrapassou os limites do ambiente acadêmico, conectando-se num nível mais profundo com os Vales. Essa conexão se dá não só porque ele se propõe a valorizar a cultura regional e popular, mas também se coloca como um espaço de divulgação do trabalho de artistas que não costumam receber reconhecimento nos meios de comunicação tradicionais. O Projeto é, portanto, um exemplo da importância da extensão universitária, uma parte necessária no tripé “ensino, pesquisa e extensão” para a formação integral dos cidadãos, que não se limita à sala de aula. Além disso, demonstra a necessidade da afirmação e defesa do direito à educação pública e gratuita, contra os seus cada vez mais constantes ataques. Para Sousa (2000, p.207) “está nas mãos da Extensão Universitária fazer com que a própria Universidade seja relevante socialmente”. E isso se coloca por meio de uma práxis que permite não só que a sociedade e a academia se influenciem, mas que elas sejam intrínsecas e essenciais uma a outra. Desse modo, o Projeto se afina com a proposta do Plano Nacional de Cultura, preconizado de forma sintética em sua 4ª. meta, em que se propõe uma Política nacional de “proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais” (BRASIL, 2011, p.11). Ao se inspirar nos programas de rádio, pretende ser uma forma de manutenção do enraizamento que a música faz (VILELA, 2017). Além disso, coloca-se em sintonia com a Política Cultural da UFVJM ao promover a interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência/tecnologia e arte.


Objetivos

O Projeto tem como objetivo geral divulgar a produção musical e literária de artistas oriundos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujo conteúdo se oriente pela valorização e desenvolvimento da cultura dessas regiões. Como objetivos específicos apresentam-se os seguintes: a) Propiciar a interlocução entre artistas e população dos Vales por meio de programas veiculados pela internet; b) Promover a memória e a divulgação da produção musical dessas regiões que esteja registrada em trabalhos gravados em disco, CD ou em mídias digitais; c) Promover a memória e a divulgação da produção literária dessas regiões que esteja publicada em livros ou similares, bem como em blogs ou redes sociais; d) Promover a visão crítica sobre a cultura e a sociedade por meio de programas que apresentem a filosofia na perspectiva da educação popular. Os objetivos estão intimamente articulados, visto que o levantamento e o mapeamento possibilitarão dar visibilidade ao que já existe em torno da música das regiões, bem como incentivar a população a reconhecer e valorizar essa produção musical.


Metas

O Projeto terá as seguintes metas: a) Promover o programa semanal “Prosa de Domingo” durante os meses de julho a novembro de 2023, com a estimativa de 25 (vinte e cinco) edições; b) Promover o programa quinzenal “Prosa Filosófica” durante os meses de junho a dezembro de 2023, com a estimativa de 14 (quatorze) edições.


Metodologia

Serão adotados os seguintes procedimentos: a) Mapeamento e levantamento da produção musical e literária de artistas dos Vales: terá como referência a produção musical dessas regiões registrada em trabalhos gravados em disco, CD ou em mídias digitais, bem como a produção literária publicada em livros ou similares, além de blogs ou redes sociais; b) Divulgação musical e literária: serão realizados programas com conteúdo musical e literário dos Vales utilizando-se do canal do Projeto no YouTube. c) Difusão da crítica cultural e social: serão realizados, no mesmo canal, programas com conteúdo filosófico sobre temas diversos, a fim de propiciar a visão crítica sobre os desafios de nossa sociedade e nosso tempo histórico. O público-alvo participará da programação por meio do canal do projeto, que disponibilizará permanentemente a forma de contato. Haverá acompanhamento quantitativo do número de inscritos no canal e de mensagens enviadas e também acompanhamento qualitativo a partir da avaliação feita pelo público-alvo. O Projeto prezará pela indicação da autoria de composição e gravação do conteúdo musical divulgado nos programas, bem como a autoria dos textos literários divulgados. Ao longo de sua execução o Projeto buscará estreitar contatos com associações e iniciativas no campo da música e da literatura dos Vales, bem como de veículos de comunicação comunitários com o intuito de estabelecer parcerias que fortaleçam e aperfeiçoem os objetos propostos em uma futura edição do Projeto.


Referências Bibliográficas

ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: Notas de literatura I. Tradução de Jorge M. B. Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34: 2003, p. 55-64. BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119. _________. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Ministério da Cultura. Metas do Plano nacional de cultura. 2011. CANDIDO, Antônio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas cidades; Ouro sobre azul, 1995, p. 169-91. DIAS, Saulo Sandro Alves. O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano moda e identidades. 2010. 244 p. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. FERNANDES, Vivian de Oliveira Neves. Panorama da mídia alternativa no Brasil e na América Latina. 9º Encontro Nacional de História da Mídia. Ouro Preto-MG, 2013. Disponível em: panorama-da-midia-alternativa-no-brasil-e-na-america-latina (ufrgs.br). Acesso em 22 jul. 2021. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. GARCIA, Rafael Marin da Silva. A volta que o mundo dá. Monografia (Bacharelado em Instrumento). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LEANDRO, José Dário. Da poesia épica à moda-de-viola : uma aliança inseparável entre literatura e música. Dissertação (Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, Brasília, 2011. SOUSA, Ana Luiza Lima. A história da extensão universitária. Campinas: Ed. Alínea, 2000. TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. Editora 34, Ed. 1, 1990. UFVJM. Assessoria de Assuntos Estratégicos e Institucionais. Portal UFVJM. Disponível em: http://portal.ufvjm.edu.br/page/aaei. Acesso: 06 de agosto de 2021. VILELA, Ivan. “Na toada da viola”. REVISTA USP. São Paulo, n.64, p. 76-85, dezembro/fevereiro 2004-2005. __________. “Vem, viola vem tocando”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 24 (69), p. 323-347, 2010. __________. “Caipira: cultura, resistência e enraizamento”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 31 (90), p. 267-282, 2017.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A participação do público será permanente e, considerando que as atividades serão veiculadas de forma virtual, será possível o contato por meio dos canais do Projeto no YouTube e no Instagram. A troca entre conteúdo acadêmico e sociedade será permanente e mutuamente importante.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As atividades exigirão permanente esforço interdisciplinar e a articulação com diversos saberes uma vez que a arte integra diversos aspectos da vida e da sociedade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Quanto aos discentes que venham a se incorporar ao Projeto, seu processo de seleção levará em conta a afinidade com a proposta, bem como em que medida sua formação na graduação ou experiência prévia à Universidade podem contribuir para o Projeto. Os discentes serão capacitados para o trabalho de pesquisa e levantamento da produção musical da região de abrangência do Projeto, bem como de domínio de técnicas de mídia digital para o suporte na construção dos programas semanal e mensal.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes que venham a participar da proposta terão como principais atividades: a) levantamento da produção musical e literária das regiões; b) organização do material por escrito para registro; c) preparação do material para os programas; d) elaboração de trabalho para apresentação em evento acadêmico com os resultados parciais do Projeto; e) participação em evento acadêmico para a apresentação de trabalho relacionado ao Projeto; f) elaboração do relatório parcial no final do primeiro semestre e do relatório final no término do prazo do Projeto. Quanto aos demais discentes da Universidade, bem como demais integrantes da comunidade acadêmica, receberão divulgação das atividades do Projeto, a fim de que possam acessar o conteúdo produzido, bem como participar da programação.


Impacto e Transformação Social

Entende-se que a divulgação da música dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, bem como o conteúdo crítico sobre a cultura e a sociedade, podem ser um fator de grande relevância social, promovendo, por meio da arte, a integração do indivíduo na sociedade. Lançando mão de um veículo contemporâneo como a internet, o Projeto busca resgatar o princípio que norteava os antigos programas de rádio: a interlocução entre artistas e público.


Divulgação

A divulgação será feita por meio dos canais do Projeto no YouTube e no Instagram, considerando as edições realizadas nos anos de 2021 e 2022.


Público-alvo

Descrição

A equipe inicial é formada por um docente coordenador e dois discentes a serem selecionados após o registro do Projeto pela Proexc.

Descrição

Haverá articulação com artistas das regiões dos Vales para fins de levantamento do acervo musical para o programa semanal bem como o convite para a participação destes mesmos artistas no programa mensal. Considerando artistas e produtores culturais, estima-se que cerca de 20 (trinta) pessoas serão envolvidas no processo.

Descrição

Além dos artistas, produtores culturais e demais que contribuirão para a formação do acervo, considera-se como público-alvo todos os ouvintes dos programas. Uma vez que estes serão veiculados por canal de youtube, será possível mensurar pelo número de visualizações e inscrições no canal, além do perfil do instagram que permite também verificação do número de acessos. Partindo da experiência realizada em 2021 e 2022 estima-se que, em média mensal, cerca de 150 (cento e cinquenta) pessoas acessarão o conteúdo dos programas semanais e 100 (cem) pessoas acessarão o conteúdo programas quinzenais.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Em sua fase inicial o Projeto ainda não conta com parcerias com grupos artístico-culturais, no entanto, ao longo de sua execução pretende-se construir estas parcerias, em especial com a Rádio Comunitária Impacto de Teófilo Otoni, com a qual já se iniciaram as conversas, com vistas à continuidade dos trabalhos no ano de 2024, aperfeiçoando a proposta e ampliando os resultados.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 290 h

Carga Horária 50 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Levantamento da produção musical e literária dos artistas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Carga Horária 200 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação, gravação e publicação dos programas.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Apresentação dos resultados parciais do Projeto por meio de publicação em periódicos ou apresentação em eventos acadêmicos.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final do Projeto para envio à Proexc.