Detalhes da ação

Aulão de redação para o ENEM/SASI

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000472

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

26/05/2023

Data Fim

18/10/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

simone de paula dos santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@rpletras

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Resumo

Esta ação extensionista, em parceria com a COPESE, a Residência Pedagógica e a empresa Korus, visa promover aulas de redação para estudantes do Ensino Médio, como forma de conscientiza-los para a importância da produção escrita nas práticas sociais, sobretudo, as relacionadas ao ingresso na Universidade. A aulas ocorrerão nos dias em que a UFVJM recebe estudantes do Ensino Médio para aprensenta-los aos cursos e aos espaços presentes no Campus JK.


Palavras-chave

Produção escrita, ENEM, Universidade


Introdução

Diante dos desafios ligados ao letramento de jovens na Educação Básica e a falta de motivação para ingressar na universidade, alguns residentes do Programa de Residência Pedagógica, ao perceberem esta realidade latente, criaram o "Korus Redações", um projeto para ensino de produção escrita desenvolvido na E.E Leopoldo Miranda. A falta de habilidade de muitos alunos em escrever textos no padrão exigido pelo Enem acendeu um alerta que motivou os residentes a desenvolverem técnicas para o ensino de redação . Logo, o Korus se tornou um projeto fixo na escola e também se expandiu para a iniciativa privada. Nesse caso, levando em consideração que esses problemas estão presentes na maioria das escolas de educação básica, surge a proposta de realizar um aulão que atenda estudantes do Ensino Médio das demais escolas de Diamantina. Como a COPESE tem se dedicado a organizar visitas guiadas de estudantes secundaristas na universidade, encontramos nessa parceria uma forma de integrar as ações da Residência Pedagógica, às ações da UFVJM.


Justificativa

O Programa de Residência Pedagógica é um projeto de extrema relevância para os discentes da UFVJM, pois possibilita a imersão de licenciando nas escolas da rede pública de Diamantina. O aulão de redação, tendo nascido no interior desse programa, se mostra como aliado, não só para o desenvolvimento do letramento dos estudantes, como também um incentivo a mais para motivá-los a escolher ingressar em um curso superior via ENEM. O medo da redação paralisa muitos estudantes, que acabam desistindo do processo seletivo no meio do caminho. Além disso, a redação tem relevante pontuação no ENEM, de modo que é urgente preparar os estudantes secundaristas de Diamantina e região para esse importante desafio, a fim de que possam ser inseridos na Universidade que foi criada para que eles possam se profissionalizar. A interiorização da universidade se deu para que os estudantes do Vale possam ter a chance de estudar e, sem cursinho popular, ou um preparo maior para enfrentar os processos seletivos, seja SASI ou ENEM, os estudantes acabam desistindo, deixando a vaga para estudantes de foram do Vale e até mesmo de outros estados.


Objetivos

a) Reforçar para a população diamantinense e da região a importância da prática da escrita para a realização do Enem/SASI. b) Ministrar aulas de redação para estudantes que estejam em visita ao campus JK. c) Possibilitar aos residentes participantes aprimorar estratégias didáticas para o ensino de produção escrita. d) Fortalecer parceria entre Universidade e Escola, a fim de garantir uma melhor formação inicial de licenciandos.


Metas

a) Motivar estudantes secundaristas a prestarem o SASI/ENEM. b) Aprimorar o letramento dos estudantes, habilitando-os a produzir redações para processos seletivos. c) Fortalecer parceria Universidade/Escola, por meio de ações do Programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa (CAPES)


Metodologia

Aula expositiva, baseada em técnicas de produção de texto, voltadas para processos seletivos (ENEM/SASI), e proposta prática de produção textual.


Referências Bibliográficas

IORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender O Texto: Leitura E Redação. 18 ed. São Paulo: Ática, 2007. GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação Em Prosa Moderna: Aprenda A Escrever, Aprendendo A Pensar. 24. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. GERALDI, João Wanderley. O Texto Na Sala De Aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007. _______________________; CITELLI, Beatriz (Coord.). APRENDER E ENSINAR COM TEXTOS DE ALUNOS. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O aulão será ministrado para estudantes secundaristas de escolas públicas de Diamantina e região.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade da ação se dará por meio do diálogo entre a área de Letras, por meio do ensino de técnicas de redação, e a Pedagogia, por meio da didática para o ensino de Línguas. Além disso, a parceria com a COPESE irá contribuir para a conscientização para a importância da inclusão de estudantes do Vale do Jequitinhonha nos processos seletivos da UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O Programa de Residência Pedagógica é, constitutivamente, um programa que prima pela relação entre ensino-pesquisa-extensão, na medida em que ocorre nas escolas (extensão), a partir de ações de planejamento didático-pedagógico (pesquisa), os quais serão executadas nas escolas (ensino). Como o aulão é parte dessa realidade, ele já contemplará a tríade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os residentes do PRP irão ministrar os aulões, com base na orientação que vêm recebendo dos professores preceptores da Educação Básica e dos professores orientadores da UFVJM, participantes do Programa. Além de terem a oportunidade de ministrar aulas, o que se configura como parte obrigatória para a formação docente, estarão contribuindo para a preparação de estudantes da educação básica para o ingresso em cursos superiores na UFVJM.


Impacto e Transformação Social

O impacto e transformação social dessa ação é visível, à medida que auxilia a inclusão de estudantes em cursos superiores via processo seletivo. (ENEM/SASI).


Divulgação

Divulgaremos a programação via Instagram da Residência Pedagógica e portal da Universidade.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

25

Conteúdo Programático

1) Técnicas de redação para processos seletivos. 1.1)Estruturação textual (introdução, desenvolvimento, conclusão) 1.2) Tematização 1.3) Coesão e coerência 1.4) Argumentação

Atividades Específicas

Serão oferecidos 3 aulões durante a visita que os estudantes do ensino médio fazem à Universidade . O primeiro aulão ocorrerá no dia 26/05. Os demais dias serão definidos junto à COPESE, de acordo com disponibilidade na programação.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

A coordenação da ação irá acompanhar os aulões e os residentes serão avaliados in loco, de acordo com os seguintes critérios: a) exposição do conteúdo. b) estratégias didático-pedagógicas utilizadas. c) recursos didáticos utilizados. d) postura e domínio do processo de ensino.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Avaliaremos o curso, de acordo com as redações que serão produzidas pelos cursistas.

Público-alvo

Descrição

Estudantes do ensino médio que farão ENEM ou SASI.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Capelinha - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Mendanha - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O Korus participará ministrando os aulões para os estudantes.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 25 h

Carga Horária 5 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aulão de redação para ENEM/SASI

Carga Horária 5 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aulão de redação para estudantes do Ensino Médio que farão Enem ou Sasi.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aulão de redação para estudantes do Ensino Médio que farão Enem ou Sasi.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aulão de redação para estudantes do Ensino Médio que farão Enem ou Sasi.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aulão de redação para estudantes do Ensino Médio que farão Enem ou Sasi.