Visitante
Aulão de redação para o ENEM/SASI
Sobre a Ação
202203000472
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
26/05/2023
18/10/2023
Dados do Coordenador
simone de paula dos santos
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Educação
Comunicação
Formação Docente
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
Esta ação extensionista, em parceria com a COPESE, a Residência Pedagógica e a empresa Korus, visa promover aulas de redação para estudantes do Ensino Médio, como forma de conscientiza-los para a importância da produção escrita nas práticas sociais, sobretudo, as relacionadas ao ingresso na Universidade. A aulas ocorrerão nos dias em que a UFVJM recebe estudantes do Ensino Médio para aprensenta-los aos cursos e aos espaços presentes no Campus JK.
Produção escrita, ENEM, Universidade
Diante dos desafios ligados ao letramento de jovens na Educação Básica e a falta de motivação para ingressar na universidade, alguns residentes do Programa de Residência Pedagógica, ao perceberem esta realidade latente, criaram o "Korus Redações", um projeto para ensino de produção escrita desenvolvido na E.E Leopoldo Miranda. A falta de habilidade de muitos alunos em escrever textos no padrão exigido pelo Enem acendeu um alerta que motivou os residentes a desenvolverem técnicas para o ensino de redação . Logo, o Korus se tornou um projeto fixo na escola e também se expandiu para a iniciativa privada. Nesse caso, levando em consideração que esses problemas estão presentes na maioria das escolas de educação básica, surge a proposta de realizar um aulão que atenda estudantes do Ensino Médio das demais escolas de Diamantina. Como a COPESE tem se dedicado a organizar visitas guiadas de estudantes secundaristas na universidade, encontramos nessa parceria uma forma de integrar as ações da Residência Pedagógica, às ações da UFVJM.
O Programa de Residência Pedagógica é um projeto de extrema relevância para os discentes da UFVJM, pois possibilita a imersão de licenciando nas escolas da rede pública de Diamantina. O aulão de redação, tendo nascido no interior desse programa, se mostra como aliado, não só para o desenvolvimento do letramento dos estudantes, como também um incentivo a mais para motivá-los a escolher ingressar em um curso superior via ENEM. O medo da redação paralisa muitos estudantes, que acabam desistindo do processo seletivo no meio do caminho. Além disso, a redação tem relevante pontuação no ENEM, de modo que é urgente preparar os estudantes secundaristas de Diamantina e região para esse importante desafio, a fim de que possam ser inseridos na Universidade que foi criada para que eles possam se profissionalizar. A interiorização da universidade se deu para que os estudantes do Vale possam ter a chance de estudar e, sem cursinho popular, ou um preparo maior para enfrentar os processos seletivos, seja SASI ou ENEM, os estudantes acabam desistindo, deixando a vaga para estudantes de foram do Vale e até mesmo de outros estados.
a) Reforçar para a população diamantinense e da região a importância da prática da escrita para a realização do Enem/SASI. b) Ministrar aulas de redação para estudantes que estejam em visita ao campus JK. c) Possibilitar aos residentes participantes aprimorar estratégias didáticas para o ensino de produção escrita. d) Fortalecer parceria entre Universidade e Escola, a fim de garantir uma melhor formação inicial de licenciandos.
a) Motivar estudantes secundaristas a prestarem o SASI/ENEM. b) Aprimorar o letramento dos estudantes, habilitando-os a produzir redações para processos seletivos. c) Fortalecer parceria Universidade/Escola, por meio de ações do Programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa (CAPES)
Aula expositiva, baseada em técnicas de produção de texto, voltadas para processos seletivos (ENEM/SASI), e proposta prática de produção textual.
IORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender O Texto: Leitura E Redação. 18 ed. São Paulo: Ática, 2007. GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação Em Prosa Moderna: Aprenda A Escrever, Aprendendo A Pensar. 24. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. GERALDI, João Wanderley. O Texto Na Sala De Aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007. _______________________; CITELLI, Beatriz (Coord.). APRENDER E ENSINAR COM TEXTOS DE ALUNOS. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
O aulão será ministrado para estudantes secundaristas de escolas públicas de Diamantina e região.
A interdisciplinaridade da ação se dará por meio do diálogo entre a área de Letras, por meio do ensino de técnicas de redação, e a Pedagogia, por meio da didática para o ensino de Línguas. Além disso, a parceria com a COPESE irá contribuir para a conscientização para a importância da inclusão de estudantes do Vale do Jequitinhonha nos processos seletivos da UFVJM.
O Programa de Residência Pedagógica é, constitutivamente, um programa que prima pela relação entre ensino-pesquisa-extensão, na medida em que ocorre nas escolas (extensão), a partir de ações de planejamento didático-pedagógico (pesquisa), os quais serão executadas nas escolas (ensino). Como o aulão é parte dessa realidade, ele já contemplará a tríade.
Os residentes do PRP irão ministrar os aulões, com base na orientação que vêm recebendo dos professores preceptores da Educação Básica e dos professores orientadores da UFVJM, participantes do Programa. Além de terem a oportunidade de ministrar aulas, o que se configura como parte obrigatória para a formação docente, estarão contribuindo para a preparação de estudantes da educação básica para o ingresso em cursos superiores na UFVJM.
O impacto e transformação social dessa ação é visível, à medida que auxilia a inclusão de estudantes em cursos superiores via processo seletivo. (ENEM/SASI).
Divulgaremos a programação via Instagram da Residência Pedagógica e portal da Universidade.
Caracterização do Curso ou Oficina
Iniciação
25
1) Técnicas de redação para processos seletivos. 1.1)Estruturação textual (introdução, desenvolvimento, conclusão) 1.2) Tematização 1.3) Coesão e coerência 1.4) Argumentação
Serão oferecidos 3 aulões durante a visita que os estudantes do ensino médio fazem à Universidade . O primeiro aulão ocorrerá no dia 26/05. Os demais dias serão definidos junto à COPESE, de acordo com disponibilidade na programação.
A coordenação da ação irá acompanhar os aulões e os residentes serão avaliados in loco, de acordo com os seguintes critérios: a) exposição do conteúdo. b) estratégias didático-pedagógicas utilizadas. c) recursos didáticos utilizados. d) postura e domínio do processo de ensino.
Avaliaremos o curso, de acordo com as redações que serão produzidas pelos cursistas.
Público-alvo
Estudantes do ensino médio que farão ENEM ou SASI.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Capelinha - MG
Gouveia - MG
Mendanha - MG
Parcerias
O Korus participará ministrando os aulões para os estudantes.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 25 h
- Tarde;
Aulão de redação para ENEM/SASI
- Tarde;
Aulão de redação para estudantes do Ensino Médio que farão Enem ou Sasi.
- Tarde;
Aulão de redação para estudantes do Ensino Médio que farão Enem ou Sasi.
- Tarde;
Aulão de redação para estudantes do Ensino Médio que farão Enem ou Sasi.
- Tarde;
Aulão de redação para estudantes do Ensino Médio que farão Enem ou Sasi.