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Biotecnologia: uma abordagem com foco na melhoria da educação básica
Sobre a Ação
202203000480
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
29/05/2023
31/07/2023
202104000125 - Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional
Dados do Coordenador
leida calegário de oliveira
Caracterização da Ação
Ciências Biológicas
Educação
Tecnologia e Produção
Espaços de ciência
Nacional
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
Estamos vivenciando novos tempos. Ciência, Educação e Saúde se interlaçam de forma mais explícita do que nunca. Assuntos relativos às Ciências estão no cotidiano das pessoas. Entretanto, de forma interessante, muitos debatem o tema, mas têm dificuldades de contrapor argumentos anticientíficos. A biotecnologia está presente no nosso dia-a-dia e permite o desenvolvimento de tecnologias e produtos para facilitar e melhorar a vida e a saúde das pessoas.
Popularização da ciência, Biotecnologia, Educação Básica, Desenvolvimento regional
O país tem enfrentado uma grave situação de saúde e educacional. Tem-se visto o agravamento de uma situação de saúde em virtude do negacionismo em relação à ciência. Tem-se visto os jovens abandonarem a escola por falta de motivação e perspectivas. Esse cenário só agrava a situação. Os indicadores de participação dos estudantes brasileiros no exame do Pisa demonstram que, apesar de avançarem nas séries escolares, nossos estudantes têm graves problemas de leitura e compreensão/aplicação da matemática e ciências. Eles têm sido formados para memorizar, mas têm dificuldades quando o assunto é aplicar esse conhecimento em situações cotidianas. Assim, criar mecanismos para engajar os estudantes em seu processo educacional, motivando-os na busca pelo conhecimento, dando perspectivas de um futuro na área de ciências e biotecnologia, munindo-os de conhecimentos para conseguirem questionar e argumentar em favor da ciência pode ser um diferencial que os traga de volta aos rumos formativos, evitando a evasão escolar, melhorando a qualidade da educação básica ofertada. Assim, este projeto propõe-se à oferta de um curso de Biotecnologia, focado em questões práticas, interdisciplinares, contextualizadas com questões do cotidiano do estudante, com foco na melhoria da qualidade da educação básica e no engajamento do participante com seu processo educacional, provendo inclusive de informações quanto às possibilidade de continuidade formativa em nível técnico e superior.
Trata-se de uma ação de extensão, tendo em vista que, segundo a Resolução 07/2018 CNE/CES do Ministério da Educação do Brasil: A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (BRASIL, 2018). Aliado a isso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) traz como papel da Educação Superior "atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares". A comunicação dos profissionais da educação básica e de seus estudantes com a universidade abre horizontes mais amplos, amplia perspectivas de acesso e favorece a apropriação da educação superior como um objetivo mais próximo e factível. A ação de extensão será ofertada a estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundametal II (oitavo e nono anos), bem como no Ensino Médio (primeiro, segundo e terceiros anos), séries escolares em que tem ocorrido as maiores quedas dos números de matrículas, bem como maiores infrequências escolares e maiores taxas de evasão, buscando o aprendizado na área de biotecnologia como ferramenta para aumentar a motivação e engajamento destes jovens com seu processo educacional, assim como o enfrentamento ao movimento anticiência. Trata-se de uma ação integrada com o ensino e a pesquisa, tendo, inclusive, o envolvimento de discentes da graduação e da pós-graduação. Assim, garante-se a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a soma de esforços para que a via de mão-dupla necessária às ações de extensão realmente seja efetivada.
i. Objetivo geral Contribuir para a melhoria da educação básica nacional, por meio do estímulo à aprendizagem de biotecnologia que leve ao aumento da motivação dos estudantes, à redução da evasão escolar, a busca por novas oportunidades, ao crescimento individual e o enfrentamento ao movimento anticiência. ii. Objetivos específicos • Promover o ensino de Biotecnologia, por meio de um curso ofertado gratuitamente, online, 100% EaD e assíncrono; • Despertar nos jovens matriculados nos anos finais do ensino fundamental, bem como do ensino médio, o interesse pelas disciplinas das áreas de ciências, mais especificamente pela biotecnologia; • Estimular o desenvolvimento regional, a partir do fomento à melhoria da qualidade da educação básica; • Identificar, dentre os participantes, aqueles com maior potencial para atuação nas áreas de ciências e biotecnologia, estimulando-os a seguirem seus estudos em prol da futura geração de cientistas do país; • Contribuir para a ampliação do número de jovens que buscam por vagas no ensino tecnológico e também nos cursos de graduação nas áreas das ciências e biotecnologia; • Promover uma maior aproximação entre escolas de educação básica e instituições públicas de ensino superior; • Estimular a procura dos participantes por oportunidades de Iniciação Científica Júnior; • Implementar um modelo de ensino que foque na biotecnologia aplicada, relacionando com a vida cotidiana.
i. Estabelecer parcerias com Universidades em todo o país, buscando a construção de um curso de biotecnologia amplo, interdisciplinar, focado em atividades práticas e na contextualização com o cotidiano; ii. Divulgar o curso de Biotecnologia nas cinco regiões geográficas do país, estimulando a participação de estudantes de todas elas; iii. Realizar um processo de monitoramento do curso executado, buscando correções de fragilidades em edições posteriores; iv. Envolver estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM no desenvolvimento do projeto; v. Atingir um número de participantes de, no mínimo, 50 participantes.
O projeto para oferta do curso de Biotecnologia será realizado, seguindo as seguintes etapas: a) Constituição da equipe de trabalho: esta equipe será formada por docentes, discentes (graduação e pós-graduação) e servidores técnico-administrativos da UFVJM e de outras Instituições de Ensino Superior do país; b) Reuniões propositivas para apresentação do projeto às Universidades, Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, às Escolas e aos participantes; c) Desenvolvimento do curso: o curso será construído com base em temas propostos abaixo: • DNA e genomas: o genoma em nós e nos demais seres vivos; • DNA e informações por ele determinadas; • Produzindo proteínas; • Antibióticos: da penicilina à última geração; • Engenharia genética; • Marcadores moleculares e o teste de paternidade; • Sequenciamento de DNA e melhoramento genético; • Clonagem: da Dolly aos dias atuais; • Ética envolvendo estudos genéticos; • Transplante de células tronco; • Medicamentos biotecnológicos; • Terapia celular (Chimeric Antigen Receptor -CAR); • Desenvolvimento e produção de soros e vacinas; • Biotecnologia para o diagnóstico de doenças; • Terapias gênicas; • Órteses e próteses; • Reprodução artificial; • Biotecnologia para a produção de alimentos; • Biocombustíveis; • Biotecnologia para o desenvolvimento de cosméticos; • Biotecnologia para preservação ambiental; • Biorremediação; • Bioterrorismo; • Dentre outros. d) Serão disponibilizadas ao participante informações quanto a possibilidades de continuidade de estudos na área em nível técnico e superior. e) Realização da avaliação final do curso: nesta etapa será disponibilizado para participação dos estudantes, via Google Forms, um questionário para que estes posam avaliar o curso oferecido, bem como propor melhorias para as edições futuras. A carga horária total deste curso inclui todas as atividades acima descritas, somando um total de 30h. Os participantes, como já citado anteriormente, serão estudantes do oitavo e nono ano, bem como do Ensino Médio. Caso os docentes tenham interesse no curso, será possibilitada também sua participação, de modo que estes conheçam os assuntos trabalhados, podendo utilizar-se de exemplos e materiais em suas atividades de aula. Não haverá atividade presencial. Todos os materiais utilizados no curso, bem como outros materiais de apoio, cronogramas, vídeo-aulas, dentre outros, serão disponibilizados aos participantes no site da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia - OBBiotec, especificamente construída para esse fim. Todas as aulas ofertadas serão gravadas, desde que haja o consentimento dos ministrantes e participantes, sendo as mesmas depositadas no YouTube (na modalidade não listado), sendo posteriormente disponibilizadas aos participantes pelo site. A sistemática de acompanhamento e avaliação será feita por meio de i) monitoramento do cumprimento das atividades via AVA, ii) avaliações diagnósticas e de encerramento do curso, realizadas via Google Forms; iii) acompanhamento dos seguintes indicadores: * Índice de aprovação da ação ofertada (será mensurado a partir de questionário de avaliação do curso aos participantes). * Índice de estudantes que concluíram o curso. Serão certificados pela Proexc apenas os participantes que cumprirem 100% das atividades do curso. De acordo com o parágrafo único do Art. 1º da Resolução CNS 510/2016, as pesquisas abaixo não passarão pela avaliação do sistema CEP/CONEP: Parágrafo único. Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP: [...] VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito; e VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização. §1° Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP; §2° Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP. (BRASIL, 2016). Desta forma, em caso de decidir-se pela realização de atividades de pesquisa vinculadas a este projeto que configurem necessidade de apreciação ética, esta será solicitada ao sistema CEP/CONEP.
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No contexto dialógico da extensão universitária, este projeto busca criar uma ferramenta que possibilite o aprendizado na área das biotecnologias, estimulando os estudantes a buscarem carreiras profissionais nas áreas das ciências, além de também cuidar da formação discente e docente.
A interdisciplinaridade e interprofissionalidade estão fortemente trabalhadas neste projeto. Serão diversas áreas envolvidas, desde o básico até o aplicado, com profissionais das mais diversas áreas e instituições, todos focados na realização de curso de formação para estudantes e docentes na área da biotecnologia, em suas diversas vertentes.
Trata-se de uma ação integrada com o ensino e a pesquisa, tendo o envolvimento de discentes da graduação e da pós-graduação. Assim, garante-se a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a soma de esforços para que a via de mão-dupla necessária às ações de extensão realmente seja efetivada. O respectivo projeto de pesquisa já foi cadastrado na PRPPG/UFVJM com foco na realização de ações de acompanhamento e monitoramento das ações da OBBiotec, busca pelo estabelecimento de indicadores, análise de fragilidades e potencialidades, com foco na melhoria das ações de extensão a serem executadas posteriormente.
Estudantes de diversos cursos de graduação poderão participar deste projeto. A formação na área da licenciatura, Sistemas de Informação, Ciências Biológicas e Saúde serão priorizadas. Assim, a formação do estudante da UFVJM estará em consonância com os tópicos trabalhados no projeto, de modo que este possa contribuir com o processo de formação dos docentes e dos estudantes participantes. Além disso, os discentes da UFVJM serão sempre vinculados para a realização do trabalho sob tutoria de um docente (integrante da equipe e que atue na mesma área de sua formação ou em área afim), de modo que o estudante possa aprender sobre a análise de problemas enfrentados, bem como possa contribuir com a proposição de possíveis soluções, tornando-se mais engajado com a realidade da comunidade externa, bem como tornando-se mais proativo. Desta forma, antes da realização das atividades no projeto, os discentes serão capacitados e acompanhados pelos docentes-tutores, bem como pela coordenação do projeto. Os discentes acompanharão e participação de todas as etapas do projeto, quais sejam sua organização, desenvolvimento e análise de dados, bem como redação de artigo/relatórios. A participação e envolvimento dos discentes serão avaliadas pelos docentes tutores, bem como pela coordenação do projeto.
Espera-se impactar a qualidade da educação básica nacional, melhorando indicadores nos diversos níveis de ensino (fundamental 2 e ensino médio), nas cinco regiões do país.
O curso será divulgado por meio de: • redes sociais (Instagram®, Facebook®, Whatsapp®, YouTube®); • comunicações direcionadas às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação; • comunicações diretas com as escolas; • página eletrônica da OBBiotec. Serão publicadas, rotineiramente, pílulas sobre biotecnologia, por meio de redes sociais como Instagram®. Busca-se com estas pílulas atingir os estudantes, os professores, bem como a sociedade em geral, contribuindo para a popularização da ciência, mas também para a divulgação da OBBiotec.
Público-alvo
Estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II; estudantes do Ensino Médio e estudantes do Ensino Técnico.
Professores da educação básica, de escolas públicas e privadas
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Belo Horizonte - MG
Rio de Janeiro - RJ
Palmeiras de São Paulo - SP
Vitória - ES
Joinville - SC
Curitiba - PR
Porto Alegre - RS
Natal - RN
Salvador - BA
Campo Grande - MS
Manaus - AM
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 70 h
- Manhã;
- Tarde;
Organização do curso
- Manhã;
- Tarde;
Divulgação
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- Tarde;
- Noite;
Execução do curso
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Acompanhamento do curso e provisão de respostas aos questionamentos dos participantes