Visitante
A pesquisa científica: uma introdução à metodologia da pesquisa
Sobre a Ação
202203000481
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
02/06/2023
31/07/2023
202104000125 - Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional
Dados do Coordenador
leida calegário de oliveira
Caracterização da Ação
Ciências Biológicas
Educação
Comunicação
Espaços de ciência
Nacional
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
Promover ações de enfrentamento ao movimento anticiência é fundamental para que seja retomada a credibilidade nos conhecimentos científicos e um maior engajamento da sociedade com o seu progresso e cuidado. Sendo assim, será ofertado um curso introdutório à metodologia científica, buscando auxiliar os estudantes da educação básica e ensino técnico na análise do que ocorre no seu entorno, bem como estimular a proposição de hipóteses, testagem e elaboração de conclusões a partir do analisado.
Popularização da ciência, pesquisa científica, metodologia da pesquisa, enfrentamento ao movimento anticiência; educação básica, desenvolvimento regional
A pesquisa científica tem o propósito de, percebendo o que ocorre ao nosso redor, os problemas que afligem um determinado grupo ou ambiente, aprofundar em suas causas, consequências, dinâmica e, assim, propor ações que possam corrigir, atenuar ou mesmo mitigar suas consequências, buscando o progresso da ciência, da humanidade e a melhoria do meio ambiente. Segundo Gil (2002), a partir do conhecimento já existente, podem ser utilizadas metodologias, técnicas e ferramentas científicas na busca e construção do conhecimento, residindo aí a pesquisa científica. O processo da pesquisa científica compreende diversas etapas que começam com a elaboração de um problema até chegar à comunicação dos resultados. Mas o hábito de pesquisar deve ser exercido diariamente pelo pesquisador e também pelo cidadão (DEMO, 1994), mas isso exige o conhecimento do método, buscando resultados confiáveis e, porque não, auditáveis. Goldenberg (2009) cita que a pesquisa científica exige inovação, originalidade, método, ordenação e simplicidade, buscando harmonizar as possibilidades com as impossibilidades, e o conhecimento com o obscurantismo. De acordo com Lakatos e Marconi (1987, p.44), “significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos”.
Trata-se de uma ação de extensão, tendo em vista que, segundo a Resolução 07/2018 CNE/CES do Ministério da Educação do Brasil: A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (BRASIL, 2018). Aliado a isso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) traz como papel da Educação Superior "atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares". A comunicação dos profissionais da educação básica e de seus estudantes com a universidade abre horizontes mais amplos, amplia perspectivas de acesso e favorece a apropriação da educação superior como um objetivo mais próximo e factível. A ação de extensão será ofertada a estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundametal II (oitavo e nono anos), bem como no Ensino Médio (primeiro, segundo e terceiros anos) e Ensino Técnico, séries escolares em que tem ocorrido as maiores quedas dos números de matrículas, bem como maiores infrequências escolares e maiores taxas de evasão, buscando o aprendizado na área de pesquisa científica como ferramenta para aumentar a motivação e engajamento destes jovens com seu processo educacional, assim como o enfrentamento ao movimento anticiência. Trata-se de uma ação integrada com o ensino e a pesquisa, tendo, inclusive, o envolvimento de discentes da graduação e da pós-graduação. Assim, garante-se a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a soma de esforços para que a via de mão-dupla necessária às ações de extensão realmente seja efetivada.
i. Objetivo geral Contribuir para a melhoria da educação básica nacional, por meio do estímulo à aprendizagem dos métodos inerentes à pesquisa científica, buscando um maior engajamento dos estudantes com as questões que ocorrem no seu entorno, mas também que leve ao aumento da motivação dos estudantes, à redução da evasão escolar, a busca por novas oportunidades e ao crescimento individual. ii. Objetivos específicos • Trabalhar o tema metodologia científica de forma introdutória, por meio de um curso ofertado gratuitamente, online, 100% EaD e assíncrono; • Despertar nos jovens matriculados nos anos finais do ensino fundamental, bem como do ensino médio e técnico, o interesse pelas ciências; • Estimular o desenvolvimento regional, a partir do fomento à melhoria da qualidade da educação básica; • Contribuir para a ampliação do número de jovens que buscam por vagas no ensino tecnológico e também nos cursos de graduação nas áreas das ciências e biotecnologia; • Promover uma maior aproximação entre escolas de educação básica e instituições públicas de ensino superior; • Estimular a procura dos participantes por oportunidades de Iniciação Científica Júnior.
i. Divulgar o curso nas cinco regiões geográficas do país, estimulando a participação de estudantes de todas elas; ii. Realizar um processo de monitoramento do curso executado, buscando correções de fragilidades em edições posteriores; iii. Envolver estudantes dos cursos de graduação e pós- graduação da UFVJM no desenvolvimento do projeto; iv. Atingir um número de participantes de, no mínimo, 30 cursistas.
O projeto para oferta do curso “A pesquisa científica” será realizado, seguindo as seguintes etapas: a) organização do curso; b) divulgação; c) execução do curso; d) monitoramento. A carga horária total deste curso inclui todas as atividades acima descritas, somando um total de 30h. Os participantes, como já citado anteriormente, serão estudantes do oitavo e nono ano, bem como do Ensino Médio e Técnico. Caso os docentes tenham interesse no curso, será possibilitada também sua participação, de modo que estes conheçam os assuntos trabalhados, podendo utilizar-se de exemplos e materiais em suas atividades de aula. Não haverá atividade presencial. Todos os materiais utilizados no curso, bem como outros materiais de apoio, cronogramas, vídeo-aulas, dentre outros, serão disponibilizados aos participantes em aba do site da OBBiotec, especificamente construída para esse fim. A sistemática de acompanhamento e avaliação será feita por meio de i) monitoramento do cumprimento das atividades, ii) avaliações diagnósticas e de encerramento do curso, realizadas via Google Forms; iii) acompanhamento dos seguintes indicadores: * Índice de aprovação da ação ofertada (será mensurado a partir de questionário de avaliação do curso aos participantes). * Índice de estudantes que concluíram o curso. Serão certificados pela Proexc apenas os participantes que cumprirem 100% das atividades do curso. De acordo com o parágrafo único do Art. 1º da Resolução CNS 510/2016, as pesquisas abaixo não passarão pela avaliação do sistema CEP/CONEP: Parágrafo único. Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP: [...] VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito; e VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização. §1° Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP; §2° Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP. (BRASIL, 2016). Desta forma, em caso de decidir-se pela realização de atividades de pesquisa vinculadas a este projeto que configurem necessidade de apreciação ética, esta será solicitada ao sistema CEP/CONEP.
GIL, Antônio Carlos. M. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho científico. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1987. MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
No contexto dialógico da extensão universitária, este projeto busca criar uma ferramenta que possibilite o aprendizado na área da metodologia da pesquisa, estimulando os estudantes a envolverem-se com os problemas do seu entorno, proponham hipóteses, busquem soluções, testem e engajem-se com a resolução dos problemas.
A interdisciplinaridade e interprofissionalidade estão trabalhadas neste projeto, relacionando as diversas áreas do conhecimento, apresentando possibilidades e exemplos, estimulando o estudante a propor ações nesse sentido.
Trata-se de uma ação integrada com o ensino e a pesquisa, tendo o envolvimento de discentes da graduação e da pós-graduação. Assim, garante-se a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a soma de esforços para que a via de mão-dupla necessária às ações de extensão realmente seja efetivada.
Estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação estão envolvidos neste projeto. Assim, a formação do estudante da UFVJM estará em consonância com os tópicos trabalhados no projeto, de modo que este possa contribuir com o processo de formação dos docentes e dos estudantes participantes. Além disso, os discentes da UFVJM serão sempre vinculados para a realização do trabalho sob tutoria de um docente (integrante da equipe e que atue na mesma área de sua formação ou em área afim), de modo que o estudante possa aprender sobre a análise de problemas enfrentados, bem como possa contribuir com a proposição de possíveis soluções, tornando-se mais engajado com a realidade da comunidade externa, bem como tornando-se mais proativo.
Espera-se impactar a qualidade da educação básica nacional, melhorando indicadores nos diversos níveis de ensino (fundamental 2, ensino médio e técnico), nas cinco regiões do país, além de envolver os estudantes com a resolução dos problemas que ocorrem no seu entorno, mas a partir do uso do método apropriado.
O curso A PESQUISA CIENTÍFICA será divulgado por meio de: • redes sociais (Instagram®, Facebook®, Whatsapp®, YouTube®); • página eletrônica da OBBiotec.
Público-alvo
Estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II; estudantes do Ensino Médio e estudantes do Ensino Técnico.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Salvador - BA
Fortaleza - CE
Natal - TO
Goiânia - GO
Rio de Janeiro - RJ
Porto Alegre - RS
Porto Velho - RO
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 80 h
- Manhã;
- Tarde;
Organização do curso
- Manhã;
- Tarde;
Divulgação
- Manhã;
- Tarde;
Execução do curso
- Manhã;
- Tarde;
Acompanhamento do curso e provisão de respostas aos questionamentos dos participantes