Detalhes da ação

ENATUR - ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE TURISMO

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000486

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

10/10/2023

Data Fim

15/10/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

gustavo aveiro de araujo

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Turismo

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

LikeTree: https://linktr.ee/enatur YouTube: https://www.youtube.com/@enaturbr WhatsApp: (38)9 9928-3970

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Resumo

A presente proposta é a realização do IV Encontro Nacional de Estudantes de Turismo (ENATUR) na UFVJM em Diamantina/MG, pelos discentes do Curso de Turismo. O evento tem como foco a promoção da interação social com a comunidade interna e externa à universidade, e áreas temáticas como Cultura, Educação e Trabalho. O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação em Turismo, bem como pesquisadores e demais profissionais da área.


Palavras-chave

Enatur 2023; Turismo e eventos; Cultura; Educação, ciência e tecnologia; Trabalho


Introdução

A presente proposta de ação extensionista é a realização do IV Encontro Nacional de Estudantes de Turismo (ENATUR) na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina/MG, e foi elaborada pelos discentes do Curso de Bacharelado em Turismo da FIH/UFVJM, sob orientação do corpo docente do Curso. Almeja-se promover, desenvolver e executar um congresso que proporcione ação e reúna públicos interessados nas temáticas relacionadas ao Turismo. De acordo com as diretrizes expressas na política de extensão da UFVJM, um projeto de extensão deve promover, sobretudo, interação social com as comunidades interna e externa à Universidade, e é justamente esse o ponto central da proposta. Esta ação extensionista enquadra-se na categoria realização de evento, e na modalidade de congresso. As áreas temáticas a serem trabalhadas são: Cultura, Educação e Trabalho, seguida das seguintes linhas de extensão: artes integradas; educação profissional; empreendedorismo; espaço de ciência; formação docente; questões ambientais e patrimônio natural e histórico-cultural, material e imaterial. Alguns registros indicam que o primeiro ENATUR foi realizado em 2017 na cidade de São Paulo/SP, a partir de uma iniciativa da Empresa Júnior do Curso de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo (USP), cujo objetivo foi oportunizar aos estudantes da área de Turismo, contato com vários temas relacionados à profissão e com o respectivo mercado de trabalho. No ano seguinte, em 2018, o evento foi realizado na cidade de Niterói/RJ, tendo como sede a Universidade Federal Fluminense (UFF). Nos anos de 2020 e 2021, foi realizado na cidade de Ouro Preto/MG, tendo a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) como sede e, sido realizado de forma remota devido à pandemia do COVID-19. Após ter sido submetida a um rigoroso processo seletivo realizado em 2022, a proposta elaborada pelos discentes do curso de Turismo da UFVJM foi selecionada, dentre muitas outras, para planejar e executar o ENATUR de 2023, o qual será realizado de 10 a 15 de outubro em Diamantina/MG. O tema escolhido para esta Edição do evento será "Patrimônio que Vale", e traz relação com o posicionamento geográfico da região Vale do Rio Jequitinhonha, bem como com a riqueza cultural expressa nos bens patrimoniais materiais e imateriais existentes na região. O público-alvo do evento é composto, prioritariamente, por estudantes de graduação e pós-graduação em Turismo e áreas afins, bem como demais pesquisadores e profissionais da área. Será um momento importante que contribuirá consideravelmente para o desenvolvimento profissional dos participantes, por meio do convívio estudantil e do diálogo. Ademais, é uma grande oportunidade aos discentes, de assumirem uma responsabilidade que lhes permite sair da posição de atores coadjuvantes do desenvolvimento estudantil acadêmico passando a exercer o papel de maior protagonismos do processo educacional científico, em um sentido mais amplo. O evento consiste em promover o acesso e a troca de saberes relacionadas às atividades de pesquisa e ao mundo do trabalho em Turismo. Em tempos de pós-pandemia, mais que almejada, a retomada da interação social tornou-se fundamental, no sentido de promover um movimento que integra estudantes, pesquisadores e trabalhadores, em nível nacional. Tem-se uma oportunidade singular e excepcional para o desenvolvimento acadêmico e formação dos discentes da UFVJM. Sobre os congressos de estudantes e, de acordo com Pandolfi (2019, p.9) "tais eventos científicos são propostos com a finalidade de evidenciar e disseminar a troca de novas técnicas, estudos, descobertas e avanços nas diversas áreas do conhecimento. Isto tanto para instigar os discentes a seguirem com os estudos quanto para transmitir à comunidade os avanços científicos e seus desdobramentos para o futuro". A escolha das datas de realização do evento, de 11 a 14 de outubro, surgiu com base no calendário de festividades do município de Diamantina/MG, previamente divulgado pela Prefeitura Municipal. Em geral, neste período, apesar de haver feriado, tem-se fluxos turísticos mais amenos, o que facilitará a realização do evento, principalmente com relação à oferta e demanda por transportes e meios de hospedagens. Esta ação foi elaborada e será executada pelos discentes do Curso de Turismo, sob orientação do corpo docente. Estão previstas palestras, apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais. A comissão organizadora do evento é composta de cinco diretorias formadas por alunos, sendo: Diretoria de Finanças, Diretoria de Marketing, Diretoria Cultural e Científica, Diretoria de Logística e Evento, Secretaria.


Justificativa

Um congresso, de acordo com Campello (2000) pode ser entendido como um evento nacional ou internacional que reúne grande quantidade de participantes de uma determinada comunidade científica, de forma ampla, com duração aproximada de uma semana. Eventos de natureza acadêmico-científica favorecem a aquisição de novos conhecimentos. Ao reunir estudantes e profissionais de uma área específica, estimula a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes. Nesse sentido, o Enatur ao oferecer a oportunidade dos participantes comunicarem-se entre si, promove o intercâmbio acadêmico, científico e também cultural. Além dos benefícios proporcionados aos participantes, a realização do Enatur em Diamantina/MG contribuirá positivamente com a economia do município. Sobre os impactos econômicos positivos das atividades turísticas, Vasconcelos e Coriolano (2008, p.263) destacam que “o turismo impacta diversos setores da economia no destino turístico", tem capacidade de gerar oportunidades de trabalho e renda para a população de um destino, à medida em que estimula o consumo de produtos e serviços tais como hospedagem, alimentação, transportes, entre outros, que são necessários aos visitantes de uma localidade. O fato de esta ser a primeira edição do evento a ser realizada após o período da pandemia Covid-19, vislumbra-se retomar contatos humanos presenciais, mais calorosos, pois acreditamos que jamais haverá tecnologia da informação, seja em forma de rede social, correio eletrônico ou sala de conferência virtual, que seja capaz de substituir plenamente o contato pessoal, que favorece a troca de conhecimentos, ideias e experiências, um tópico que, por outro lado, faz triunfar o mercado de eventos (MONTES & CORIOLANO, 2003). Para os estudantes e professores do Curso de Turismo, bem como para a Universidade como um todo, a realização do Enatur será um momento singular de trocas de conhecimento, aprendizado e de possibilidades de incremento das redes de relações, favorecidas pelas vivências e pelos contatos com outros estudantes e profissionais da área de Turismo.


Objetivos

Objetivo Geral Planejar, organizar e executar o IV Encontro Nacional de Estudantes de Turismo, a ser realizado pelos discentes do Curso de Turismo, nas dependências da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus Diamantina/MG. Objetivos Específicos Planejar e organizar todos os procedimentos relacionados à realização do evento científico social em âmbito nacional; Promover a integração e a troca de saberes entre estudantes, profissionais e pesquisadores do Turismo e áreas afins; Favorecer o aprimoramento e a formação dos discentes, futuros turismólogos, nas áreas de eventos, finanças, marketing, cultura, entre outras; Realizar, de modo multi e interdisciplinar, discussões promovidas por meio da realização de palestras, mesas de debates, apresentações de trabalhos acadêmicos, workshops, oficinas e atividades culturais. Oportunizar a participação da comunidade externa nas discussões e no aprendizado de temas relevantes relacionados ao desenvolvimento do Turismo, como um todo; Contribuir com o desenvolvimento local do segmento Turismo de eventos, na prática, por meio do estímulo à prestação de serviços turísticos tais como hospedagem, transporte e alimentação;


Metas

Realizar um Congresso para aproximadamente 300 participantes.


Metodologia

Entendemos que o conceito de metodologia refere-se aos procedimentos e caminhos necessários para gerar conhecimento, de forma racional e eficiente e inclui tudo o que fazemos com base em métodos e técnicas para observar a realidade, experimentar novas formas de agir ou interpretar os fatos de maneira inovadora. O modo como fazemos isso é a metodologia. (DENCKER, 1998, p.189). Este projeto será executado utilizando-se de uma metodologia desenvolvida pelos próprios discentes e seguirá uma série de passos sequenciais necessários à realização do evento como um todo. Inicialmente será formada uma comissão de organizadores, e será designado um diretor representante para cada uma das seguintes áreas de atuação: a) Científica e Cultural; b) Finanças; c) Logística e Evento; d) Marketing e; e) Secretária. Cada diretor representante será responsável por selecionar um discente suplente. A seleção dos diretores foi realizada com base nos interesses e iniciativas, bem como na formação da proposta da realização do Encontro Nacional de Estudantes entre os discentes do curso de Turismo da UFVJM. Cada diretor definirá sua metodologia de trabalho, no entanto todos trabalharão em equipes, prestando apoio e atribuindo diálogos multissetoriais entre a comissão. Serão realizadas reuniões semanais entre as equipes e serão geradas atas de registro dos assuntos tratados nas respectivas reuniões, as quais serão disponibilizadas para que todos tenham acesso e estejam cientes dos encaminhamentos por parte da comissão organizadora. Será realizado um levantamento referente a todas as instituições de ensino superior brasileiras que ofertam formação em Turismo, seja em modalidades presencial ou remota, graduação ou pós-graduação. Para isso será utilizada a plataforma e-mec do Ministério da Educação. Em seguida serão tabuladas as informações obtidas para adquirir acesso ao nome da instituição, e-mail e ou telefone para contato. Os dados levantados serão inseridos em uma planilha do software Excel denominada de “BANCO DE DADOS”. Nesta mesma planilha será criada abas para Empresas Juniores, Centros e Diretórios Acadêmicos das instituições. Após a conclusão do “BANCO DE DADOS” serão repassados os levantamos para a Secretaria e a Diretoria de Marketing. A utilização do Banco de Dados auxiliará a organização e roteirização de todo o evento (MONTES & CORIOLANO, 2003). Com intuito de melhor distribuir os espaços de realização do evento, será realizado um revezamento dos locais disponíveis na UFVJM tais como Campus I (Anfiteatro, Espaço JK e as quadras poliesportivas); Núcleo de Turismo (NETUR) e salas de aulas no Campus JK. Será solicitado apoio da Prefeitura de Diamantina, do IPHAN e da UFMG para realização das oficinas em alguns espaços públicos como o Teatro Santa Isabel; a Escola Musical: Casarão dos Orlandi; o Mercado Velho; Casa Chica da Silva; Casa da Glória, entre outros. Haverá a implantação do "Selo ENATUR", que consiste em sinalizar os meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentação parceiros do Evento, os quais oferecerão descontos para os participantes em seus estabelecimentos. Para isso será realizado um levantamento de todos os meios de hospedagem e alimentação existentes no municípios de Diamantina/MG, contendo todas as informações que serão tabuladas em uma planilha do Excel, denominada de “SELO” contendo uma aba de hospedagem e outra de alimentação e suas respectivas informações como nome, telefone, endereço e portal. Após o levantamento de dados, haverá negociações com os proprietários para identificar e fechar acordos referentes à implementação do Selo com aqueles que têm interesse em ofertar descontos em seus produtos de modo mais acessível aos participantes do congresso em troca de divulgação em nosso Guia do Congressista. O Guia do Congressista consiste em um informativo que será disponibilizado em nossas redes sociais de todos os estabelecimentos parceiros com o Selo e outras atividades culturais que a cidade oferece, conforme a metodologia utilizada por Sena e Queiroz (2006). Após todos os levantamentos de dados iniciais, será elaborado, juntamente com a Diretoria Científico Cultural, o cronograma a ser ofertado e executado no evento, levando-se em considerações os projetos e trabalhos submetidos, palestras, mesas redondas, workshops e oficinas, considerando a desenvoltura da logística dos locais a serem utilizados, bem como os fluxos de pessoas. A realização do evento conta com a participação de apoiadores e patrocinadores, para isso, serão traçados planos e estratégias para identificar e possíveis empresários, políticos e instituições públicas que possam contribuir. Para a realização da parte operacional, será realizado treinamento específico pela Diretora de Logística e Eventos para as equipes de discentes que atuarão diretamente no evento. Esse treinamento incluirá conteúdos sobre postura profissional, comunicação, liderança, introdução a logística do evento e como manusear equipamentos de produção como rádios de comunicação, som, iluminação e projetores. As equipes de organização do ENATUR, para verificar e concluir todos os trâmites legais necessários, atuarão por meio do sistema checklist, desenvolvido no decorrer do projeto. Na véspera do evento será realizado um teste geral com todas as equipes, com objetivo colocar o treinamento em prática e sanar quaisquer dúvidas referentes a funcionalidade da logística aplicada. A Diretoria de Marketing terá como foco a atuação em redes sociais, divulgando o evento e a cidade de Diamantina-MG. Instagram e Facebook serão os mais utilizados, principalmente o Instagram por ser uma rede social que atualmente se tornou uma das principais ferramentas de marketing digital, além de possuir um número significativo de seguidores e engajamento. Eventualmente a plataforma YouTube também será utilizada. Para que haja maior eficácia das ações serão produzidos materiais de apoio tais como folhetos, catálogos, entre outros, ilustrativos, contendo informações sobre atrativos turísticos e especificações técnicas sobre as infraestruturas disponíveis do evento (MONTES & CORIOLANO, 2003, p.49). A diretoria será organizada em grupos com funções específicas como produção de vídeos para o Instagram (reels), elaboração do cronograma mensal de publicações, publicações e interações nos storys e publicações no feed e demais artes a serem demandadas pelas outras diretorias, visando manter um padrão de identidade visual. Serão priorizadas publicações sobre a cidade de Diamantina, atrativos, cultura, eventos, natureza e demais informações sobre o evento tais como lotes de inscrições, apresentação dos palestrantes, temas a serem tratados e todos os demais detalhes pertinentes ao evento. Nos storys, serão realizadas interações com o público alvo com objetivo de buscar incremento e engajamento da página web, atrair seguidores e estimular a realização de novas inscrições de participantes do Enatur. Caixa de perguntas, enquetes, jogos, criação de filtros para fotos são alguns exemplos de interações a serem elaboradas. Os vídeos do reels serão produzidos para apresentar Diamantina como um complemento às publicações no feed. Nos vídeos serão apresentados lugares e eventos da cidade, de forma lúdica e chamativa. Uma equipe ficará responsável por gerenciar as mensagens recebidas nos canais de comunicação do evento. Todas as mensagens deverão ser respondidas no prazo de 24 horas. Uma pessoa será responsável por monitorar o trabalho da equipe com objetivo de garantir que o prazo de resposta seja cumprido. A Diretoria de Protocolo ficará responsável por auxiliar as negociações com fornecedores de serviços como tais como buffet, decoração, som e iluminação, entre outros. Também auxiliará no processo de definição dos palestrantes e convidados para os debates. Terá também como responsabilidade conduzir o processo de submissão dos trabalhos acadêmicos a serem apresentados. Também dará suporte a todas as equipes de organização do evento no que diz respeito às questões de comunicação. Encaminhará os convites formais aos palestrantes e convidados para os debates. Disponibilizará o acesso para submissão de trabalhos, repassando todas as informações relevantes para a submissão dos trabalhos. Confirmará a presença dos palestrantes e convidados confirmando os horários e agendas. Providenciará a impressão dos materiais do evento, crachás, camisetas, pulseiras entre outros; Encaminhará por e-mail agradecimento aos palestrantes e convidados para os debates.


Referências Bibliográficas

CAMPELLO, Bernadete S. Encontros científicos. In: Campello, B. S., Cendòn, B. V., & Kremer, J. M. (Org). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000. MONTES, Valéria Alves; CORIOLANO, Luzia Neide M. T. Turismo de Eventos: promoções e parcerias no Brasil. Turismo em Análise, v. 14, n. 1, p. 40-64, maio 2003. SENA,Maria de Fátima Alves de; QUEIROZ, Odaléia T. M. M. Impactos ambientais e sócio-culturais do turismo de segunda residência: o caso de Ponta da Tulha, Ilhéus, BA. Caderno Virtual de Turismo ISSN: 1677-6976 Vol. 6, N° 4 (2006).


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A presente ação de extensão favorece a interação dialógica entre diferentes grupos sociais. O público-alvo da ação, os acadêmicos da área de Turismo, com os quais, e por meio da participação destes nas atividades propostas, pretende-se estabelecer múltiplas relações dialógicas com a sociedade como um todo, com base nas trocas de conhecimentos, experiências e saberes. Por outro lado, a realização do evento estimulará a interação social entre o público-alvo da ação e a comunidade local, com foco nos prestadores de serviços turísticos de Diamantina.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O Turismo, como área de estudo, já nasceu multi, inter e transdisciplinar, pois não é possível compreendê-lo apenas pelo viés monodisciplinar. Assim, considerando a necessidade natural de integração teórica e conceitual de distintas áreas de conhecimento que formam o corpo teórico-metodológico dos estudos em Turismo, haverá forte relação com a interdisciplinaridade, à medida em que busca-se adquirir visão integral das atividades turísticas, proporcionadas por abordagens abrangentes. A interprofissionalidade será favorecida por meio de relações de trabalho estabelecidas entre docentes, discentes e profissionais de distintas áreas e, por tratar-se de uma ação que envolve acadêmicos dos Cursos de Turismo de todo o Brasil haverá naturalmente uma gama variada de atividades e conteúdos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A elaboração e execução do Enatur servirá como experiência prática de ensino sobre conteúdos da disciplina Organização de eventos, utilizando-se para isso a Extensão e, por tratar-se de um evento de cunho acadêmico e científico, naturalmente indissocia-se do campo das pesquisas. Tem-se assim vinculação entre os processos de ensino, pesquisa e extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A experiência proporcionada pela atuação prática no planejamento e na execução de um evento pode contribuir muito com a formação dos discentes, pois favorece o desenvolvimento de uma visão ampliada em termos das possibilidade de aplicações teóricas e metodológicas no mundo das pesquisas e do trabalho em Turismo. Aprofundadamente, o debate e as discussões promovidas sobre questões relevantes e atuais da área favorecerá o amadurecimento acadêmico dos graduandos, ao familiarizarem-se com temáticas fundamentais à sua formação.


Impacto e Transformação Social

Um Congresso de estudantes, em nível nacional possibilitará à UFVJM cumprir o importante papel de promover a disseminação de saberes e conhecimentos, além de contribuir com a formação de cidadãos comprometidos com a ciência. Em termos científicos e acadêmicos, a experiência adquirida com o projeto poderá servir também como subsídio para futuros estudos mais aprofundados sobre temas relevantes à sociedade, portanto favorecendo maior compreensão de questões fundamentais necessárias à transformação social.


Divulgação

A Diretoria de Marketing terá como foco a atuação em redes sociais, divulgando o evento e a cidade de Diamantina-MG. Instagram e Facebook serão os mais utilizados, principalmente o Instagram por ser uma rede social que atualmente se tornou uma das principais ferramentas de marketing digital, além de possuir um número significativo de seguidores e engajamento. Eventualmente a plataforma YouTube também será utilizada. Para que haja maior eficácia das ações serão produzidos materiais de apoio tais como folhetos, catálogos, entre outros, ilustrativos, contendo informações sobre atrativos turísticos e especificações técnicas sobre as infraestruturas disponíveis do evento.


Informações Complementares

E-mail: encontronacionaldeturismo@gmail.com


Programação do Evento

Local

NETUR

Data

10/10/2023

Horário de Início

10:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Recepção dos congressitas e confirmações de inscrições dos congressitas.

Local

Campus l da UFVJM

Data

10/10/2023

Horário de Início

07:00

Horário de Término

10:00


Descrição

Realização da montagem de estruturas e conferencias de equipamentos a serem utilizados durante o evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

07:30

Horário de Término

08:30


Descrição

Realização de reunião com a equipe organizadore e produtora do evento para repasse de informações e alinhamentos.

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

09:00


Descrição

Realização de reunião com a equipe organizadore e produtora do evento para repasse de informações e alinhamentos.

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

09:00


Descrição

Realização de reunião com a equipe organizadore e produtora do evento para repasse de informações e alinhamentos.

Local

Campus l da UFVJM

Data

14/10/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

09:00


Descrição

Realização de reunião com a equipe organizadore e produtora do evento para repasse de informações e alinhamentos.

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

08:30

Horário de Término

09:00


Descrição

Realização da abertura oficial do evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

10:30


Descrição

Realização de mesa redonda no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

18:30

Horário de Término

20:00


Descrição

Realização de mesa redonda no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

10:30


Descrição

Realização de mesa redonda no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

18:30

Horário de Término

20:00


Descrição

Realização de mesa redonda no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

10:30


Descrição

Realização de mesa redonda no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

18:30

Horário de Término

20:00


Descrição

Realização de mesa redonda no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

14/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

10:30


Descrição

Realização de mesa redonda no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

10:30

Horário de Término

12:00


Descrição

Realização de palestra no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

10:30

Horário de Término

12:00


Descrição

Realização de palestra no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

10:30

Horário de Término

12:00


Descrição

Realização de palestra no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

14/10/2023

Horário de Início

10:30

Horário de Término

12:00


Descrição

Realização de palestra no evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Exposição de stands voltadas para as Empresas Juniores e Atléticas de Turismo.

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Exposição de stands voltadas para as Empresas Juniores e Atléticas de Turismo.

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Exposição de stands voltadas para as Empresas Juniores e Atléticas de Turismo.

Local

Campus l da UFVJM

Data

14/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Exposição de stands voltadas para as Empresas Juniores e Atléticas de Turismo.

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Apresentação de pesquisar/projetos científicos submetidos no edital do evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Apresentação de pesquisar/projetos científicos submetidos no edital do evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Apresentação de pesquisar/projetos científicos submetidos no edital do evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Apresentação de pesquisar/projetos científicos submetidos no edital do evento.

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Realização de oficinar voltadas para o patrimonio da cidades

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Realização de oficinar voltadas para o patrimonio da cidades

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

16:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Realização de Workshop voltado para o Turismo

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

16:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Realização de Workshop voltado para o Turismo

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

16:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Realização de Workshop voltado para o Turismo

Local

Campus l da UFVJM

Data

11/10/2023

Horário de Início

18:00

Horário de Término

18:30


Descrição

Realização de Coffee Break

Local

Campus l da UFVJM

Data

12/10/2023

Horário de Início

18:00

Horário de Término

18:30


Descrição

Realização de Coffee Break

Local

Campus l da UFVJM

Data

13/10/2023

Horário de Início

18:00

Horário de Término

18:30


Descrição

Realização de Coffee Break

Local

Centro Histórico

Data

11/10/2023

Horário de Início

20:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Realização de atividades culturais da cidade

Local

Mercado Velho

Data

12/10/2023

Horário de Início

20:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Realização de atividade cultural da cidade

Local

Rua da Quitanda

Data

13/10/2023

Horário de Início

20:00

Horário de Término

22:30


Descrição

Realização de atividade cultural da cidade

Local

Mercado Velho

Data

14/10/2023

Horário de Início

12:30

Horário de Término

16:00


Descrição

Realização de atividade cultural da cidade

Local

Campus l da UFVJM

Data

14/10/2023

Horário de Início

12:00

Horário de Término

12:30


Descrição

Encerramento formal do evento

Local

A ser definido posteriormento

Data

14/10/2023

Horário de Início

16:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Confraternização de encerramento

Local

Rua da Quitanda

Data

15/10/2023

Horário de Início

07:00

Horário de Término

10:00


Descrição

Atividade cultural Café no Beco

Local

Rua do Rosário

Data

15/10/2023

Horário de Início

10:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Festa cultural da cidade, Festa do Rosário.

Público-alvo

Descrição

O público-alvo do ENATUR é composto, prioritariamente, por estudantes de graduação e pós-graduação em Turismo e áreas afins, bem como demais pesquisadores e profissionais da área.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Fornecimento de água mineral.

Participação da Instituição Parceira

Mapeamento das republicas para alojamento.

Participação da Instituição Parceira

Responsável pelo patrulhamento norturno nos locais de realização do evento e alojamento dos estudantes participantes, tais como escolas e universidade.

Participação da Instituição Parceira

Cessão do uso de espaços públicos.

Participação da Instituição Parceira

Apoio para conseguir concessão de locais de alojamento.

Participação da Instituição Parceira

Apoio para arealização de atividades culturais.

Participação da Instituição Parceira

Parcerias com estabelecimentos fornecedores de serviços de alimentação e hospedagem da cidade.

Participação da Instituição Parceira

Movimentação financeira por meio de conta corrente e CNPJ, de todo o caixa do ENATUR 2023.

Participação da Instituição Parceira

Fornecimento de serviços de apoio

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 96 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Montagem e checagem de todas as estruturas e equipamentos a serem utilizadas na realização do evento

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Recepção dos congressitas no NETUR.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização de reunião para repasse de informações e alinhamento com a equipe de produção e logistica de eventos.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização da abertura do evento

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização de palestras no evento.

Carga Horária 14 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização de mesas redondas para debates no evento.

Carga Horária 9 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização de stands relacionadas as Empresas Juniores e Atléticas

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização das apresentações de trabalhos científicos submetidos no edital do evento.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de Workshops no evento

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de oficinas voltadas para as atividades culturais e aspectos patrimoniais da cidade.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Oferta de atividades culturais com envolvimento social da cidade

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encerramento formal do evento.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização da produção e organização da festa de encerramento