Detalhes da ação

Artes do Campus especial "Cultura na Praça"

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000488

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

04/06/2023

Data Fim

31/08/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cristiane tolentino machado

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@proexc
@proexc_ufvjm
@proexc_ufvjm
Outras Redes Sociais

portal UFVJM e mídias da UFVJM

Membros

Resumo

"Cultura na Praça" pretende oferecer eventos culturais , por meio da música, poesia, teatro, dança, pintura, entre outros, de forma a proporcionar fruição, emoção, beleza e conhecimento, além de divulgar o trabalho dos artistas da UFVJM e comunidade de forma geral.


Palavras-chave

arte, comunidade acadêmica, cultura, grupos artísticos, UFVJM


Introdução

De acordo com os seguintes objetivos fundamentais da Diretoria de Cultura da UFVJM, 'Incentivo à produção cultural através da prática de seminários, workshops, exposições, espetáculos, teatros, shows musicais, exibições de filmes e documentários', o evento visa incentivar e divulgar as ações culturais e artísticas nos campi da UFVJM. Há necessidade de se valorizar e incentivar a criação e desenvolvimento de grupos artísticos na universidade. As ações artísticas e culturais em muito contribuem para o desenvolvimento cultural no âmbito da UFVJM e possibilitam uma maior participação das comunidades acadêmicas e externa elevando a universidade no cenário artístico e cultural. Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribuindo significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes, se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para a consolidação de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável. Portanto, torna-se necessário constituir, valorizar e apoiar os espaços de arte e cultura na estrutura organizacional acadêmica, bem como promover a formação, a produção, o acesso e a fruição das diversas expressões artísticas, da memória e da diversidade, especialmente daquelas presentes nas regiões de abrangência da UFVJM. A presente proposta visa divulgar e incentivar a atuação dos grupos artísticos e culturais da universidade e da comunidade externa. As apresentações poderão ocorrer nos diversos formato como oficinas, exposições, saraus , rodas de conversa, audições, espetáculos , vídeos poema, entre outras. As ações culturais e artísticas serão divulgadas às comunidades acadêmica e externa da UFVJM nas redes sociais da Proexc (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube). O evento oferecerá várias atividades artísticas e culturais nos diversos formatos desenvolvidas pelas comunidades acadêmicas e externa.


Justificativa

É necessário constituir, valorizar e apoiar os espaços de arte e cultura na estrutura organizacional acadêmica, bem como promover a formação, a produção, o acesso e a fruição das diversas expressões artísticas, da memória e da diversidade, especialmente daquelas presentes nas regiões de abrangência da UFVJM. Nesse sentido, o evento 'Artes do campus especial: Cultura na Praça " busca estimular a expressão artística e cultural da comunidade acadêmica e convidados. Especialmente, tornam-se necessárias ações culturais e artísticas nos campus da UFVJM.


Objetivos

Objetivo Geral: Tornar os campi da UFVJM espaços artísticos e culturais como formas de se desenvolver a arte e cultura nas áreas de abrangência da universidade Objetivos específicos: Realizar evento cultural considerando a importância da arte e cultura; Promover oficinas, palestras, minicursos, entre outras, de temáticas variadas , oferecidas pela comunidade acadêmica ou externa; Estimular as apresentações literárias, musicais, cênicas entre outras de grupos artísticos da universidade e da comunidade externa.


Metas

Fortalecimento e promoção da UFVJM no campo artístico e cultural; Fomento para a divulgação da arte e cultura produzida pela comunidade acadêmica; Busca para a melhor a integração dos grupos artísticos e culturais da UFVJM com os grupos das comunidades atendidas pela universidade. Serão atendidas aproximadamente 250 pessoas das comunidades acadêmica e externa à UFVJM.


Metodologia

Os interessados em participar podem realizar a inscrição para compor a programação cultural do evento em um link para o formulário. Será divulgada a agenda cultural nas mídias da Proexc e da UFVJM. A DIC ficará responsável pela organização geral do evento e estará em contato com os responsáveis pelas propostas de ações para de forma conjunta realizar o evento. Os participantes receberão certificados. Destinado ao público em geral, comunidade acadêmica ou externa à UFVJM.


Referências Bibliográficas

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As ações visam a integração e permitirão a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e as comunidades de abrangência da UFVJM, ao passo que todos poderão ter conhecimento das produções e formas de manifestação na área artístico-cultural. Torna-se um espaço de partilha entre as comunidades acadêmica e externa sobre as ações de extensão e cultura desenvolvidas pela UFVJM.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As formas de expressão por meio das artes irão permitir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade em vários sentidos, a saber, pela diversidade da temática, pela integração de outras áreas artísticas , como a música , poesia, dentre outras.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Entende-se que o trabalho para compreender a cultura como campo de conhecimento, contribui significativamente para a formação profissional e humana dos estudantes, se fortalece à medida que a comunidade acadêmica reconhece que tal processo é parte importante na construção do caminho para o fortalecimento de subjetividades e valores sociais pautados no respeito à diversidade e no desenvolvimento econômico e social sustentável.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O evento propiciará a participação dos estudantes em vários campos na produção dos conteúdos para a divulgação da ação, acompanhamento da execução e finalização, além da execução das ações artísticas. Torna-se possível estimular os estudantes universitários a vivenciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo e ampliando a sua experiência e desenvolvimento cultural durante a sua formação acadêmica.


Impacto e Transformação Social

É indispensável fomentar ações artísticas em todas as áreas de expressão: artes visuais, literatura, cinema, teatro, música, dentre outras. Nesse sentido, a universidade não só apresenta os objetivos comprometidos com a formação profissional e científica, de centro de excelência de investigação dos principais campos do saber, mas também demarca a sua valorização e contribuição para a cultura e a arte. O desempenho de uma política cultural consistente deve delimitar a sua atuação com o propósito de levar a cultura e a arte aos cidadãos, responder às demandas sociais e fortalecer o amparo às atividades intelectuais e artísticas inerentes ao escopo acadêmico.


Divulgação

A divulgação ocorrerá nas mídias da PROEXC, Facebook, Instagram , Twitter e Youtube, email institucional, site da proexc e portal da UFVJM


Programação do Evento

Local

espaço arena Campus JK

Data

08/06/2023

Horário de Início

11:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Apresentação artística e cultural na praça de serviços, campus JK

Local

espaço arena Campus JK

Data

22/06/2023

Horário de Início

11:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Apresentações artísticas e culturais na Praça de Serviços

Local

espaço arena Campus JK

Data

06/07/2023

Horário de Início

11:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Apresentações artísticas e culturais na Praça de Serviços

Público-alvo

Descrição

comunidade externa atendida no âmbito da UFVJM

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 5 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento , seleção , apoio para as atividades relacionadas ao evento

Carga Horária 5 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

elaboração de relatório final

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

execução das apresentações