Visitante
III Simpósio de Psiquiatria e Saúde Mental de Teófilo Otoni - III SIMPSAM TO
Sobre a Ação
202203000489
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
02/06/2023
03/06/2023
Dados do Coordenador
camila de lima
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
simpsam.fammuc@gmail.com @camto.fammuc
Membros
O evento proposto é realizado pelos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, junto com orientadores da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSAM) e médicos psiquiatras e psicólogos convidados e traz como objetivo aprofundar o conhecimento de seus participantes no assunto por meio da abordagem de temas de grande relevância para as práticas no âmbito da saúde mental e psiquiatria.
Educação, Saúde Mental, Psiquiatria.
O conceito de saúde mental é amplo, de modo que vai bem além da simples ausência de transtorno mental e engloba múltiplas e complexas interações biológicas, psicológicas e sociais. Nesse contexto, aponta-se que os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) contribuem para o processo saúde-doença, de modo que favorecem o surgimento de adoecimento mental. Dessa maneira, fatores como a pobreza, o desemprego, a dificuldade de acesso à educação e ao transporte, a falta de condições de habitação e saneamento básico, a falta de rede de apoio e ambiente intrafamiliar conflitante contribuem para que os indivíduos desenvolvam agravos de saúde mental. Portanto, são questões às quais devem ser consideradas ao elaborar políticas de saúde pública mais resolutivas e aplicáveis em contexto real (ALVES & RODRIGUES, 2010). Desse modo, o III Simpósio de Psiquiatria e Saúde Mental de Teófilo Otoni contribuirá para a formação de profissionais de saúde capazes de estabelecer um paralelo entre o adoecimento mental e os DSS, de modo que uma abordagem integral em saúde mental seja valorizada.
A proposta de evento traz a oportunidade de execução de um aprofundamento teórico embasado na literatura científica no âmbito dos serviços de saúde. A realização do evento se justifica diante da premissa de consolidação do processo de troca de conhecimentos entre profissionais da saúde atuantes na comunidade, inseridos não só na medicina como também em outras frentes profissionais na área da saúde, e estudantes e profissionais da UFVJM, assim como de outras instituições. Dessarte, verifica-se a importância de se fomentar, a construção de espaços onde se possa compartilhar com a comunidade externa conhecimentos e habilidades em temas pertinentes aos que se refere determinantes sociais de saúde bem e sua relação com o adoecimento mental, que dialoga ao processo saúde doença, desde seus cerne às alternativas de prevenção e de intervenção, com ajuda de profissionais com experiências na área. Destaca-se ainda, o importante papel do evento como um espaço formativo de habilidades de abordagem prática nos serviços de saúde, com intuito de que o conhecimento perpassado se combate à psicofobia e gera meios de atenuá-la comunitariamente. Desse modo, o evento, se justifica pela necessidade de realizar um simpósio frente ao cenário atual social, conhecimento o qual serão fornecidos pelos palestrantes e colaboradores.
Objetivo geral: Propiciar uma capacitação e atualização teórico-prática em habilidades úteis na prestação de serviços médicos no âmbito da saúde mental. Objetivos específicos: 1) Delinear a importância dos determinantes sociais na prática médica, com foco na saúde mental 2) Difundir informações de excelência em acordo com as mais atuais evidências científicas sobre o abuso de substâncias e transtornos mentais na população em situação de rua 3) Promover um debate para a abordagem médica da ideação e atitude suicida na Unidade Básica de Saúde e outros ambientes da saúde 4) Proporcionar ao profissional de saúde habilidades no reconhecimento do paciente vítima das diferentes síndromes depressivas e ansiosas, sobretudo na população universitária. 5) Fornecer capacitação técnica para os profissionais da área da saúde sobre o estigma, preconceito e psicofobia da população LGBTQIA +. 6) Possibilitar o conhecimento dos estudantes da área da saúde de como contribuir diante de populações negligenciadas (idosos, mulheres e crianças), bem como compreender os diferentes contextos e vulnerabilidades nos quais eles estão inseridos. Em suma, o objetivo do simpósio visa correlacionar os determinantes sociais de saúde com a saúde mental e como reconhecer e abordar tal relação.
Realizar seis palestras, sendo uma destas uma discussão de temas por meio de mesa redonda com mais de um profissional selecionado para discussão. As palestras irão abordar os seguintes temas: 1) Como os determinantes sociais estão diretamente ligados ao TDAH em crianças e adolescentes; 2) Como os determinantes sociais se associam ao abuso de substâncias e transtornos mentais na população em situação de rua; 3) A vulnerabilidade social e saúde mental na atenção básica (idosos, mulheres, crianças): como abordar; 4)Saúde Mental da população LGBTQIA+: o estigma, o preconceito e a psicofobia ainda existentes. 5) Mesa redonda: Debate sobre determinantes sociais, síndrome de Burnout e sintomas depressivos e ansiosos em universitários e profissionais da saúde; 6) Roda de conversa de como abordar o suicídio na prática: o manejo em vários ambientes de saúde.
Em primeiro momento, selecionou-se ligantes e não ligantes da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (Lapsam) os quais gostariam de integrar a comissão organizadora do III SIMPSAM. Nesse sentido, a comissão organizadora é heterogênea, contando com acadêmicos de Medicina de diversos períodos do curso. Em seguida, estabeleceu-se que o tema do evento seria “Os determinantes sociais na saúde mental” e a partir disto definiu-se subtemas, os quais deram origem às propostas de palestras e de minicurso. Ademais, ocorreu o estabelecimento de um cronograma e a definição de quais palestrantes poderiam contribuir para a plena discussão dos subtemas. Assim, procedeu-se ao convite destes via e-mail e por meio das redes sociais. Concomitantemente, iniciou-se a busca por patrocínios financeiros e materiais, bem como local para sediar o evento. A divulgação do evento por meio das redes sociais como Instagram e Whatsapp também já está em curso.
ALVES, A. A. M.; RODRIGUES, N. F. R. Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Revista Portuguesa de Saúde Pública, v. 28, n. 2, p. 127-131, 2010.
O III simpósio de psiquiatria e saúde mental da cidade de Teófilo Otoni permitirá a troca de conhecimentos entre estudantes e profissionais da área da saúde da UFVJM, assim como de outras instituições de ensino, profissionais da área da saúde atuantes no município de Teófilo Otoni, na região dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha e, também, de outras regiões como Vale do Rio Doce e Vale do aço, por exemplo. Durante a realização do evento, o compartilhamento de experiências e o estabelecimento do diálogo entre os segmentos citados possibilitará o fortalecimento do vínculo entre a Universidade e a comunidade, assegurando, dessa forma, o importante papel da extensão universitária, visto que todo aprendizado fornecido e absorvido, contribuirá logo após, para que o conhecimento melhore os serviços prestados à comunidade.
As mesas redondas, palestras e roda de conversa da III Simpósio de Psiquiatria e Saúde Mental de Teófilo Otoni (SIMPSAM) abordarão assuntos que visam colaborar para a capacitação e formação de profissionais e estudantes de medicina e também de outras áreas da saúde, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e outros. Dessa maneira, a atividade tem como propósito aproximar disciplinas, estudantes e profissionais de diversas áreas, o que se configura como uma importante ferramenta, uma vez que a atuação dos profissionais de saúde em geral é pautada em uma abordagem que envolve uma equipe multiprofissional, sendo impossível dissociar a ação dos diversos segmentos da área da saúde.
O evento abrange a atividade de extensão, pois vai além dos limites físicos da universidade, uma vez que serão bem vindos alunos e profissionais de outras instituições de ensino (públicas ou privadas), visando a interação com os discentes e profissionais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ademais, o simpósio de forma similar abrange a pesquisa, posto que irá oferecer uma mesa redonda com a discussão entre um médico com experiência em medicina do trabalho, psicólogo e psiquiatra bem como a realização de palestras que contêm atualizações e informações recentes na área da saúde mental.
A atividade é capaz de proporcionar aos acadêmicos participantes capacitação e atualização teórica e prática em tópicos de importância na prestação de serviços no âmbito da saúde mental. Os assuntos que serão abordados apresentam impactos diretos e positivos na formação dos estudantes, pois colocarão em destaque informações e experiências as quais podem contribuir para uma profissionalização crítico-reflexiva, ética e humanizada.
O simpósio de psiquiatria e saúde mental é direcionado ao aprimoramento do processo de formação acadêmica de estudantes da área da saúde, sendo voltado também para aqueles que já exercem a profissão. Tendo em vista que o público-alvo já atua ou atuará nos diversos níveis de atenção à saúde, a atividade tem impacto direto e positivo na comunidade como um todo. Além disso, as discussões desenvolvidas serão baseadas em profissionais especializados no assunto, prezando pelo fortalecimento e valorização da ciência enquanto norteadora do aprendizado e da prática profissional, o que se trata de um importante papel da Universidade dentro do corpo social no qual está inserida.
A divulgação ocorrerá por meio da confecção de folders digitais e textos que serão publicados pelo Gmail (simpsam.fammuc@gmail.com), no perfil do Instagram da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (@lapsam.fammuc) e Centro Acadêmico de Medicina de Teófilo Otoni (@camto.fammuc). Ambos os perfis são de fácil e amplo acesso aos estudantes, docentes e profissionais da área da saúde tanto da UFVJM quanto da comunidade externa à Universidade. Esses materiais de divulgação serão também enviados em grupos de WhatsApp cujos membros fazem parte do público-alvo, abrangendo grupos dentro e fora da UFVJM. As publicações trarão informações referentes à abertura e duração do período de inscrições, cronograma dos minicursos e outras orientações.
O Simpsam já está em sua terceira edição, sendo a segunda de forma presencial, e apresentou, em suas edições anteriores, grande adesão por parte dos estudantes e profissionais da área de saúde, notadamente da saúde mental, do município de Teófilo Otoni e cidades da região.
Programação do Evento
Auditório do SESC
02/06/2023
17:00
18:00
Credenciamento de Participantes do evento
Auditório do SESC
02/06/2023
18:00
18:10
Abertura com palavra de boas vindas da Presidente do III Simpsam
Auditório do SESC
02/06/2023
18:10
19:00
Palavra de abertura com a mesa de convidados
Auditório do SESC
02/06/2023
19:30
21:00
Palestra Magna “Como os determinantes sociais estão diretamente ligados ao TDAH em crianças e adolescentes.”
Auditório do SESC
02/06/2023
21:00
22:00
Apresentação Cultural
Auditório do SESC
03/06/2023
07:00
08:00
Credenciamento Segundo Dia
Auditório do SESC
03/06/2023
08:00
09:00
Palestra “Questão social ou econômica? Como os determinantes se associam ao abuso de substâncias e transtornos mentais na população em situação de rua.”
Auditório do SESC
03/06/2023
10:00
11:00
Palestra “A vulnerabilidade social e a saúde mental na atenção básica (idosos, mulheres, crianças): como abordar.”
Auditório do SESC
03/06/2023
11:10
12:10
Palestra “Saúde Mental da população LGBTQIA +: o estigma, o preconceito e a psicofobia ainda existentes.”
Auditório do SESC
03/06/2023
14:00
15:30
Mesa Redonda: “Determinantes sociais + Síndrome de Burnout + sintomas depressivos e ansiosos em universitários e profissionais da saúde.”
Auditório do SESC
03/06/2023
16:00
18:00
Roda de Conversa “Como abordar o suicídio na prática: o manejo em diferentes ambientes de saúde.”
Público-alvo
Estudantes pertencentes a qualquer curso da área da saúde, independente da instituição de ensino de origem.
Profissionais de qualquer campo de atuação da área da saúde, ativos ou não no serviço público ou privado.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Noite;
Reuniões entre organizadores para planejamento das ações a serem cumpridas e cumprimento das metas para a realização do simpósio dentro da data prevista.
- Noite;
Reuniões entre membros organizadores do científico para planejamento e organização das demandas a serem cumpridas para realização do simpósio.
- Noite;
Reuniões entre os membros da subcomissão estrutural e cultural para planejamento e organização das ações a serem cumpridas para a realização do simpósio.
- Noite;
Reunião entre os membros da subcomissão do financeiro para planejamento e organização das demandas a serem cumpridas para a realização do simpósio dentro da data prevista.
- Noite;
Reunião entre organizadores da subcomissão do Marketing para planejamento das ações a serem cumpridas para a realização do simpósio.