Visitante
Vídeos Educativos Dublados: Ampliando o Acesso ao Conhecimento no YouTube
Sobre a Ação
202203000490
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
02/09/2024
01/09/2026
Dados do Coordenador
alexandre ramos fonseca
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Educação
Cultura
Educação Profissional
Nacional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
Este projeto cria um canal no YouTube com vídeos educacionais dublados em português, focando em matemática e física para estudantes de ensino médio e graduação. O objetivo é fornecer uma alternativa de qualidade e acessível, preenchendo a lacuna de conteúdos em língua estrangeira. Busca tornar o aprendizado mais atrativo e envolve seleção de tópicos, roteiros claros e monitoramento do feedback para melhorar o conteúdo.
Vídeos educacionais, dublagem, YouTube, matemática, física, acesso ao conhecimento.
Os vídeos educacionais no YouTube têm se tornado extremamente populares como uma forma de aprendizado e compartilhamento de conhecimento nos últimos anos. Com uma ampla variedade de canais e criadores de conteúdo dedicados a abordar diferentes assuntos, desde ciências e matemática até história e idiomas, o YouTube se estabeleceu como uma plataforma acessível e conveniente para adquirir novas habilidades e conhecimentos. Uma das principais vantagens dos vídeos educacionais no YouTube é a facilidade de acesso. Os vídeos estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa com acesso à internet e podem ser assistidos a qualquer momento, de acordo com a conveniência do espectador. Isso oferece flexibilidade para aprender no próprio ritmo e revisitar o conteúdo quando necessário. Além disso, os vídeos educacionais no YouTube geralmente são apresentados de maneira visualmente atraente e envolvente. Muitos criadores de conteúdo utilizam recursos visuais, gráficos, animações e exemplos práticos para transmitir informações complexas de forma clara e compreensível. Esses elementos visuais ajudam a manter o interesse do espectador e facilitam a compreensão dos conceitos apresentados. Para implementar esse projeto, é possível aproveitar a API fornecida pelo YouTube, que permite a sincronização de vídeos de forma que a visualização seja do vídeo original, enquanto o áudio seja proveniente de um vídeo secundário, postado em outro canal. Seria criado um canal no YouTube específico para armazenar os áudios dublados, e uma página seria desenvolvida para reproduzir os vídeos originalmente publicados, porém com o áudio dublado sincronizado. Essa abordagem permite que o canal original mantenha suas visualizações e evita problemas relacionados a direitos autorais, uma vez que não haveria a necessidade de repostar vídeos de outros canais. Com esse projeto, seria possível tornar o conteúdo educacional em vídeo mais acessível e compreensível para estudantes de língua portuguesa, contribuindo assim para a disseminação do conhecimento nas áreas de engenharia, matemática e física.
A justificativa para a criação desse projeto de extensão reside na necessidade de oferecer aos estudantes do ensino médio e graduação uma alternativa educacional de qualidade, acessível e adaptada à língua portuguesa. Embora existam inúmeros vídeos educacionais no YouTube, muitos deles estão disponíveis apenas em língua estrangeira, dificultando o acesso e a compreensão para um grande número de estudantes brasileiros. Portanto, é fundamental preencher essa lacuna e fornecer conteúdos dublados em português, focados em disciplinas como matemática e física, para auxiliar os estudantes em seu processo de aprendizagem.
* Criar um canal no YouTube com vídeos educacionais dublados em português, abrangendo inicialmente as áreas de matemática e física. * Oferecer um recurso educacional acessível e de qualidade para estudantes do ensino médio e graduação. * Apresentar os conceitos de forma clara e compreensível, utilizando recursos visuais e exemplos práticos para facilitar a aprendizagem. * Estimular o interesse dos estudantes pelas disciplinas de matemática e física, tornando o aprendizado mais atrativo e envolvente.
* Produzir e disponibilizar regularmente vídeos dublados de alta qualidade, abordando tópicos relevantes nas áreas de matemática e física. * Atingir uma ampla audiência de estudantes do ensino médio e graduação, promovendo a divulgação do canal e dos vídeos através de redes sociais, escolas e universidades. * Estabelecer parcerias com professores e instituições de ensino para promover o uso dos vídeos como complemento ao material didático e como recurso de apoio ao aprendizado. * Criar uma biblioteca de vídeos educacionais dublados em português, que possa ser expandida para incluir outras disciplinas e temas no futuro.
A metodologia proposta para o projeto "Vídeos Educativos Dublados: Ampliando o Acesso ao Conhecimento no YouTube" envolve a participação de uma equipe de professores e uma equipe de alunos, que desempenharão papéis específicos no desenvolvimento e execução do projeto. Equipe de Professores: * Seleção da equipe de alunos: Os professores serão responsáveis por selecionar os alunos que farão parte do projeto. Essa seleção pode ser feita por meio de um processo de inscrição e entrevistas. * Curadoria dos conteúdos: Os professores serão responsáveis por realizar a curadoria dos conteúdos que serão abordados nos vídeos. Eles irão selecionar os tópicos relevantes de matemática e física, levando em consideração os conteúdos curriculares do ensino médio e graduação. * Revisão final dos roteiros: Os professores revisarão os roteiros elaborados pelos alunos, garantindo que os conceitos sejam apresentados de forma clara, objetiva e adequada ao público-alvo. * Revisão do vídeo final: Após a dublagem e edição dos vídeos pelos alunos, os professores farão uma revisão final do vídeo para garantir a qualidade do conteúdo antes da sua divulgação. * Administração da página: Os professores serão responsáveis por administrar a página do projeto, garantindo a organização e atualização dos vídeos. Equipe de Alunos: * Criação dos roteiros: Os alunos serão responsáveis por criar os roteiros dos vídeos. * Gravação e edição dos áudios: Os alunos serão responsáveis por gravar e editar os áudios com a dublagem dos vídeos. Eles utilizarão o estúdio disponível na UFVJM para garantir a qualidade do áudio. * Sugestão de novos vídeos: Os alunos poderão sugerir novos vídeos, propondo temas e tópicos que considerem relevantes e que ainda não tenham sido abordados. * Divulgação do projeto: Os alunos ajudarão na divulgação do projeto, auxiliando na publicação de conteúdo nas mídias sociais e no site do projeto. Eles serão responsáveis por compartilhar os vídeos e promover a página do projeto, visando alcançar uma ampla audiência. Essa divisão de tarefas entre a equipe de professores e a equipe de alunos permitirá um trabalho colaborativo e eficiente, garantindo a qualidade e continuidade do projeto. Os professores desempenharão um papel orientador e de supervisão, enquanto os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de criação de roteiros, gravação de áudio e divulgação de conteúdo.
Canais do Youtube em língua inglesa: 3Blue1Brown - https://www.youtube.com/@3blue1brown Mathologer - https://www.youtube.com/@Mathologer Numberphile - https://www.youtube.com/@numberphile Veritasium - https://www.youtube.com/@veritasium Zach Star - https://www.youtube.com/@zachstar Domain of Science - https://www.youtube.com/@domainofscience SHARMA, Trishu; SHARMA, Shruti. A study of YouTube as an effective educational tool. Journal of Contemporary Issues in Business and Government, 27 (1), v. 2686, 2021. KOHLER, Sarah; DIETRICH, Tabea Clara. Potentials and limitations of educational videos on YouTube for science communication. Frontiers in Communication, v. 6, p. 581302, 2021. BRESLYN, Wayne; GREEN, Amy E. Learning science with YouTube videos and the impacts of Covid-19. Disciplinary and interdisciplinary science education research, v. 4, n. 1, p. 1-20, 2022. MARSUDI, Almatius Setya; LESTARI, Maria Pudji; HIDAYATI, Nuzulul. The Use of YouTube Social Media in the Covid19 Pandemic to Improve Understanding of Mathematical Concepts. Turkish Journal of Computer and Mathematics Education (TURCOMAT), v. 12, n. 13, p. 6327-6333, 2021. GUSTAFSSON, Peter. How physics teaching is presented on YouTube videos. Educational Research for Social Change, v. 2, n. 1, p. 117-129, 2013.
O projeto cria um canal de YouTube que dialoga diretamente com a sociedade ao oferecer vídeos educacionais dublados em português, acessíveis a estudantes de ensino médio e graduação. A interação se dá através de feedback contínuo dos usuários, permitindo ajustes no conteúdo para melhor atender às necessidades educacionais. Além disso, o projeto promove parcerias com instituições de ensino, facilitando a integração do conteúdo com o currículo acadêmico e ampliando o alcance e impacto educacional.
O projeto integra conhecimento de diferentes áreas ao combinar expertise em matemática e física com habilidades de produção de conteúdo digital. A colaboração entre professores e alunos de diversas disciplinas fomenta a interdisciplinaridade, permitindo que conhecimentos acadêmicos sejam traduzidos para formatos acessíveis e atraentes. A interprofissionalidade é promovida pela participação de equipes distintas, como professores especializados e alunos envolvidos na criação e dublagem dos vídeos, enriquecendo a experiência educacional.
Este projeto exemplifica a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão ao conectar a produção de conteúdo educativo com a prática acadêmica. A criação dos vídeos permite aos alunos aplicar e testar conhecimentos adquiridos em sala de aula (ensino), enquanto os professores realizam pesquisa sobre as melhores práticas de ensino e metodologias de dublagem. A extensão é concretizada ao disponibilizar recursos educacionais para um público amplo, contribuindo para a formação contínua de estudantes e profissionais da área.
A participação dos graduandos no projeto oferece uma experiência prática crucial para sua formação acadêmica. Eles são responsáveis pela criação de roteiros, gravação e edição dos vídeos, e promoção do canal. Essas atividades desenvolvem habilidades técnicas, de comunicação e de trabalho em equipe, além de proporcionar uma compreensão mais profunda das disciplinas abordadas. A experiência prática também facilita a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, contribuindo para uma formação acadêmica mais completa e integrada.
O projeto promove um impacto social significativo ao democratizar o acesso a conteúdos educacionais de qualidade em português, especialmente em áreas como matemática e física, que frequentemente têm recursos limitados em língua portuguesa. A dublagem de vídeos internacionais torna o aprendizado mais acessível e inclusivo, atendendo a uma ampla audiência e reduzindo barreiras linguísticas. Esse acesso facilitado pode melhorar a performance acadêmica dos estudantes e contribuir para a equidade educacional, promovendo uma transformação positiva na sociedade ao fomentar uma educação mais acessível e eficiente.
A divulgação será pelo site do ICT - Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM
Público-alvo
O público-alvo consiste em estudantes do ensino médio e graduação que buscam recursos educativos acessíveis em português para complementar seus estudos nas disciplinas de matemática e física. Inclui também professores que podem utilizar os vídeos como material didático e instituições de ensino que se beneficiam de ferramentas adicionais para melhorar a aprendizagem de seus alunos. O projeto visa atender a estudantes e profissionais interessados em recursos educacionais de alta qualidade, acessíveis e adaptados ao contexto linguístico e cultural brasileiro. O número estimado pode variar, mas considera-se atingir inicialmente cerca de 5.000 a 10.000 estudantes e educadores por meio das plataformas de redes sociais e parcerias institucionais, com potencial para expandir conforme o crescimento do canal.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 8500 h
- Manhã;
- Tarde;
- **Reunião de Planejamento:** Revisar metas e planejar novos conteúdos. (Equipe de Professores e Alunos) - **Seleção de Tópicos:** Escolher tópicos e disciplinas para os vídeos do próximo mês. (Professores e Alunos) - **Desenvolvimento de Roteiros:** Criar e revisar roteiros dos vídeos a serem produzidos. (Alunos e Professores)
- Manhã;
- Tarde;
- **Publicação de Vídeos:** Publicar novos vídeos no canal do YouTube. (Equipe de Alunos) - **Campanha de Divulgação:** Promover os vídeos através de redes sociais, e-mails e parcerias. (Alunos e Professores)
- Manhã;
- Tarde;
- **Monitoramento Contínuo:** Acompanhar feedback dos usuários, comentários e métricas de desempenho. (Equipe de Alunos) - **Análise de Dados:** Revisar dados de visualizações e engajamento mensalmente. (Professores e Alunos)
- Manhã;
- Tarde;
- **Revisão de Feedback:** Avaliar feedback recebido e identificar áreas de melhoria. (Equipe de Alunos) - **Planejamento de Ajustes:** Fazer ajustes necessários no conteúdo e na metodologia com base na análise. (Professores e Alunos) - **Preparação para o Próximo Ciclo:** Planejar a produção para o próximo mês, incorporando melhorias. (Professores e Alunos)
- Manhã;
- Tarde;
- **Preparação de Relatórios:** Criar relatórios sobre o impacto do projeto e resultados alcançados. (Professores) - **Avaliação Geral:** Revisar o progresso do projeto, ajustar estratégias e planejar expansão de conteúdo. (Professores e Alunos) - **Desenvolvimento de Parcerias:** Estabelecer novas parcerias e explorar novas oportunidades de colaboração. (Professores)
- Manhã;
- Tarde;
**Gravação de Áudios:** Realizar dublagens e gravações conforme roteiros. (Alunos) **Edição de Vídeos:** Editar vídeos, sincronizar áudio, adicionar elementos visuais. (Alunos e Professores)