Visitante
Educação em Saúde: atualização em cuidados com feridas - uso de novas tecnologias.
Sobre a Ação
202203000491
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
12/07/2024
17/07/2024
Dados do Coordenador
maria da penha rodrigues firmes
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Educação Profissional
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Noite
Não
Redes Sociais
Divulgação via WhatsApp das unidades das Estratégias de Saúde da Família interessadas. (Agentes comunitárias de saúde)
Membros
Este evento de extensão tem o objetivo de atualizar os profissionais de Enfermagem (técnicos), público alvo, frente a técnica de curativos em feridas e suas diversas coberturas. Será considerado como evento de comemoração da Semana de Enfermagem. O cenário será a Estratégia de Saúde da Família da Vila Operária - Diamantina- MG; a Roda de Conversa, juntamente com aulas expositivas teóricas para realizar o interlocução da prática do cotidiano em curativo na Enfermagem.
curativo - feridas - coberturas.
As alterações de pele, entre elas, a Ulcera por Pressão tem sido "alvo" Ministério da Saúde/ Anvisa/ Fiocruz (2013) de grande preocupação para os serviços de saúde, pois a sua ocorrência causa impacto tanto para os pacientes e seus familiares, quanto para o próprio sistema de saúde, com o prolongamento de internações, riscos de infecção e outros agravos evitáveis como o "pé diabético" que evoluem para as amputações. A avaliação de lesão, sejam elas diabéticas ou não, sempre em sua maioria é feito pelos profissional Enfermeiro. O enfermeiro é o profissional responsável pela prescrição de curativos, sejam eles em placas, gel ou outros. Para que a prescrição seja assertiva é essencial que o enfermeiro e a equipe de enfermagem tenha atualizações continuadas e pontuais. O marco conceitual muda constantemente e temos que nos adaptar ao uso de novas tecnologias. Nesse contexto, Wilke, M.G. & Luis A (2020) traz em seu relato de experiência (creme reestruturante para debridamento autolítico) com grande sucesso para a cicatrização.Vale ressaltar que a Prefeitura do Município de São Paulo (2021) lançou o – Manual de Padronização de Curativos – do qual nos debruçamos para obter um rico aprendizado elucidando variáveis de risco como baixa condição sócio-econômica, pessoas que moram sozinhas, condições crônicas, traumas e causas externas para acidentes como o relevo da cidade de Diamantina- MG.
Este evento justifica-se porque não houve atualização na rede municipal de Diamantina -MG desta temática depois do episódio da pandemia de COVID19. Há um desconhecimento das coberturas por diversos profissionais da área da Enfermagem. Vale ressaltar que a maioria dos usuários desta ESF( Estratégia de Saúde da Família) estão domiciliados e acamados, quando o profissional tem de ser criativo frente àquela realidade.
Objetivo Geral: Atualizar os técnicos em Enfermagem da Estratégia de Saúde da Família Vila Operária em cuidados com feridas e suas diversas coberturas. Objetivos específicos: - Executar curativos de diversas feridas nos usuários da Estratégia de Saúde da Família Vila Operária. - Utilizar e conhecer as diversas coberturas de feridas. - Conhecer os tecidos de necrose e de granulação das feridas.
Previsão de impacto direto: Espera-se que todos os Técnicos de Enfermagem que participem do evento, ao final do mesmo, saibam escolher as coberturas adequadas para cada tipo de ferida. Tal situação será avaliada um pequeno questionário pré e pós evento por meio impresso. Previsão de impacto indireto: Espera-se que após a capacitação, os técnicos de enfermagem saibam atender adequadamente seus clientes, sob a supervisão do Enfermeiro, melhorando, assim, a qualidade dos atendimentos realizados e diminua os gastos desnecessários com curativos. Inserir indicadores numéricos: Serão alcançadas diretamente 12 indivíduos ( 100%) e Indiretamente 15 pacientes acamados que necessitam deste tipo de cuidado.
Foram realizados 02 encontros com as equipes das UBS Vila Operária e Largo Dom João para conhecer a necessidade local ( interação dialógica) momento em que foram apresentadas as necessidades, entre essas a de cuidados com feridas. Após os encontros, o projeto começou a ser delineado; Será realizado em duas etapas; Procurada a Secretaria de Saúde de Diamantina _MG para pegar anuência da Gerência da Atenção Primária em Saúde de Diamantina - MG; Enviados os termos de anuência da Chefia e Direção UFVJM para assinaturas no SEI; Serão dois encontros com a população alvo com uso das metodologias roda de conversa, aula expositiva e práticas supervisionadas em domicílio. Momento em que poderemos observar o desempenho dos técnicos após a parte teórica. Os participantes receberão um questionário sobre seus conhecimentos prévios e pós evento quanto a feridas e seus tratamentos.
1. BRASIL. Protocolo para prevenção de úlcera por pressão. Ministério da Saúde/Anvisa/Fiocruz, www.saude. df.gov.br., acesso em 20 de Maço de 2024. 2. Frank da Silva Torres et al. Manual de Prevenção e Tratamento de Lesões por Fricção, 2016. Disponível em www.sobenfee.org.br/artigos, acesso em 20 de junho de 2024; 3.Wilke M. G. Luis A. Tratamento lesão tibial D com creme reestruturante. Revista de Enfermagem Atual in Derme. São Paulo. 2020.
A Interação Dialógica da UFVJM com a população alvo das Estratégia de Saúde da Família Vila Operária e Largo Dom João aconteceu no mês passado por meio de reuniões presenciais com a equipe e foi apontada a necessidade de capacitação em avaliação e tratamento de feridas de pacientes domiciliados e acamados.
Para a execução deste evento, faz-se necessária a participação de Enfermeiro, Médico,Técnico de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde do município parceiro, via Secretaria Municipal de Saúde para o desenvolvimento da proposta, além dos técnicos de referência da própria secretaria municipal de saúde de Diamantina-MG e docentes do curso de Enfermagem- UFVJM.
A proposta prevê estrita articulação entre ensino, extensão e pesquisa. O evento a ser experienciado pelos acadêmicos é parte integrante da unidade curricular Estágio Supervisionado: Atenção Primária com destaque para a formação profissional do enfermeiro. A Educação em Saúde, compreende uma ação extensionista, de iniciativa governamental que tem como objetivo contribuir com a comunidade do entorno das universidades com os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos no meio acadêmico. Pretende- se gerar adesão, mudanças na compreensão de curativos, bem como, dados quanti-qualitativos de pesquisa, que no futuro, será avaliada quanto aos preceitos éticos e registrada nas devidas instâncias institucionais.
Participar de um evento com essa amplitude permite que o discente experiencie desde o convite, avaliação de demandas individuais, organização de datas e cronograma com a Unidade Básicas de Saúde, divulgação do evento, abordagem dos participantes, realização de visita domiciliar, orientações pertinentes e registro. Acredita-se que o aprendizado teórico junto com a praxis em educação em saúde, venha a definir o profissional com perfil generalista para todo o Vale do Jequitinhonha - MG.
Impacto e transformação social será diretamente na área de saúde dos bairros e adjacências,no contexto da saúde primária, desafogando a área hospitalar (área terciária).
Digital - por telefone - e-mail institucional.
Serão convidadas outras unidades básicas de saúde, com o consentimento da Secretaria Municipal de Saúde.
Programação do Evento
ESF Vila Operária
01/07/2024
16:00
20:00
1ª etapa : - Preparação e divulgação - Reunião das equipes e seus componentes - Teoria de Feridas
ESF Vila Operária
02/07/2024
16:00
20:00
1ª etapa : - Preparação e divulgação (01 hora diária) - Equipe Vila Operária e seus integrantes. - Teoria de Feridas e coberturas
ESF Vila Operária
03/07/2024
16:00
20:00
1ª etapa : - Preparação e divulgação (01 hora diária) - Equipe Largo Dom João e seus integrantes. - Teoria de Feridas e coberturas
ESF Vila Operária e ESF Largo Dom João
04/07/2024
13:00
17:00
2ª etapa : - Preparação e divulgação (01 hora diária) - Equipe Largo Dom João e seus integrantes versus pacientes com curativos no domicílio. ( docente 1) - Equipe Vila Operária e seus integrantes versus pacientes com curativos no domicílio. ( docente 2 ) - Supervisão dos curativos.
Público-alvo
04 Técnicos de Enfermagem; 02 Enfermeiros; 02 acadêmicos do 9º período de Enfermagem; 04 docentes do Curso de Graduação em Enfermagem - UFVJM.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Cederá o espaço físico para os dois encontros e lanche.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 18 h
- Noite;
Roda de conversa: será utilizada como técnica de aprendizagem na temática de Curativos ao longo de todo o evento.
- Tarde;
Práticas supervisionadas em domicílio : os curativos serão acompanhados no domicílio dos usuários pela Enfermeira da ESF e pelas docentes da Unidade Curricular- ESAC: atenção primária.
- Noite;
Aula Expositiva: para apresentar os conteúdos teóricos- práticos referentes à temática dos curativos e suas diversas coberturas no domicílio.