Detalhes da ação

Apoio ao desenvolvimento do ensino remoto da Secretaria Municipal de Educação do município de Janaúba/MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000060

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

20/04/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thiago franchi pereira da silva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@ufvjmJanauba
@ufvjm_janauba

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

O presente projeto tem como proposta desenvolver o ensino remoto da rede municipal, com o objetivo de capacitar docentes e profissionais, responsáveis pelo ensino fundamental público do município, no uso da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals. Mais de 90% dos municípios utilizam aulas por WhatsApp e materiais impressos para as atividades remotas, o que exige muito esforço do professor e dos alunos. Surge então a necessidade do uso de outras ferramentas para o ensino remoto.


Palavras-chave

Ensino remoto, Tecnologias digitais, Ensino


Introdução

Todos sabem que a pandemia devido ao COVID-19 transformou o modo que vivemos, impactando diretamente no cotidiano de muitas pessoas. Por hora, a única ferramenta que possuímos para o enfrentamento desta emergência sanitária, até a vacinação de toda a população, é o distanciamento social. (LEITE, 2020). Com a publicação da Portaria nº 343 do Ministério da Educação (MEC), de 17 de março de 2020, que dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto perdurar a pandemia, ficaram as instituições de ensino superior autorizadas, em caráter excepcional, a iniciar o ensino remoto emergencial (BRASIL, 2020). Desde então as instituições de ensino superior se organizaram quanto às disciplinas ofertadas, definição das ferramentas de ensino e aprendizagem, assim como estratégias e tecnologias para possibilitar o ensino (NETTO, 2020). Para o ensino básico, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, em 28 de abril de 2020, as diretrizes para orientar escolas da educação básica e instituições de ensino superior durante a pandemia. O material aprovado pelo CNE teve por objetivo orientar estados, municípios e escolas sobre as práticas a serem adotadas durante a pandemia, além de propor normas nacionais gerais (MEC, 2021). O CNE autorizou os sistemas de ensino a computar atividades não presenciais para cumprimento de carga horária, e ainda listou uma série de atividades não presenciais que poderiam ser utilizadas pelas redes de ensino durante a pandemia. O uso de meios digitais, videoaulas, plataformas virtuais, redes sociais, programas de televisão ou rádio, material didático impresso e entregue aos pais ou responsáveis foram algumas das alternativas sugeridas (MEC, 2021). As recomendações contidas no documento pressupõe que nos anos iniciais do ensino fundamental os mediadores familiares, que acompanham as atividades das crianças, não devem substituir os professores. Por outro lado, nos anos finais do ensino fundamental há a necessidade da supervisão de um adulto para orientar e acompanhar, pois há mais autonomia por parte dos estudantes (MEC, 2021). Entretanto, não há orientações específicas de quais ferramentas ou plataformas, bem como a capacitação dos docentes para seu uso. No caso das universidades públicas, a adaptação aconteceu mais rapidamente, utilizando soluções tecnológicas como ferramentas que possibilitaram o ensino remoto. Já na rede municipal de ensino foram utilizadas, e ainda são utilizadas, aulas por WhatsApp e materiais impressos para as atividades remotas, exigindo muito esforço dos professores e alunos (O GLOBO, 2021). Neste sentido o presente projeto de extensão visa auxiliar a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Janaúba/MG na implementação e uso de ferramentas digitais para o ensino remoto, capacitando gestores e professores, assim como compartilhando experiências entre a UFVJM e a SME.


Justificativa

Segundo o estudo realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com o Instituto Itaú Social e a Unicef, mais de 90% dos municípios utilizaram, e ainda utilizam, aulas por WhatsApp e materiais impressos para as atividades remotas, o que exige muito esforço do professor e dos alunos (O GLOBO, 2021). No ensino fundamental público, ofertado pela Prefeitura Municipal de Janaúba, em Janaúba/MG a situação não é diferente. Neste sentido há a necessidade de apoio para que a prefeitura utilize recursos para viabilizar a implementação de plataformas para o ensino remoto e parcerias para a capacitação do corpo docente das escolas municipais. O uso de plataformas gratuitas, como o Google Workspace for Education Fundamentals, permitem que o ensino remoto aconteça com maior qualidade e flexibilidade, permitindo a criação e compartilhamento de documentos, fácil comunicação entre aluno e professor, organizando atividades e avaliações.


Objetivos

Objetivo Geral O projeto tem como objetivo contribuir na implementação e desenvolvimento do ensino remoto da rede municipal de Janaúba/MG, apresentando e capacitando docentes e profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Janaúba/MG, responsáveis pelo ensino fundamental público do município, no o uso da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals. Objetivos Específicos O projeto tem como objetivos específicos: - Possibilitar realização da troca de conhecimentos técnicos entre os profissionais de TI da Prefeitura Municipal de Janaúba e da UFVJM, para possibilitar o uso da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals; - Apresentar aos gestores da SME as ferramentas e possibilidades de aplicação da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals no ensino; - Capacitar as equipes pedagógicas e docentes no uso das principais ferramentas da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals para o ensino. - Capacitar as equipes pedagógicas e docentes para uso de ferramentas específicas para auxilio no ensino remoto; - Avaliar, através de formulários específicos, as condições da rede municipal de ensino para o desenvolvimento do ensino remoto.


Metas

- Apresentar as ferramentas da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals de maneira aplicada para a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Janaúba/MG; - Apresentar as ferramentas da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals de maneira aplicada para a equipe de pedagogos da Secretaria Municipal de Educação de Janaúba/MG; - Capacitar docentes e funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Janaúba/MG no uso das ferramentas da plataforma Google Workspace for Education Fundamentals. - Apresentar análise das condições da rede municipal de educação de Janaúba/MG para o ensino remoto.


Metodologia

Aplicar, através de formulários, uma pesquisa de campo aos professores e funcionários da rede municipal de ensino antes e após a execução do projeto. Os dados serão analisados de maneira a contribuir no aprimoramento do conteúdo das capacitações. Realizar a capacitação dos profissionais, de acordo com a ordem definida pela Secretaria Municipal de Educação de Janaúba/MG (SME). A equipe gestora da SME e os pedagogos de todas as escolas municipais participarão das capacitações iniciais para a realização do ajuste do conteúdo abordado. O conteúdo das aulas de capacitação serão ajustados de acordo com a pesquisa de campo realizada através dos formulários e com o feedback da equipe gestora e pedagógica da SME. As capacitações serão realizadas através de aulas agendadas com os profissionais da SME, segundo a ordem definida pela gestão da SME, através do Google Meet e Google Sala de Aula. O material e a gravação serão disponibilizados, via Google Sala de Aula, para que os participantes possam revisar os conteúdos. Discentes, docentes e técnicos-administrativos da universidade participarão do desenvolvimento e divulgação dos conteúdos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. PORTARIA Nº 342. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus. Diário Oficial da União: 18/03/2020. Edição: 53. Seção: 1. p. 39. Brasília, DF, 18 de março 2020. LEITE, N. M.; LIMA, E. G. O.; CARVALHO, A. B. G. Os professores e o uso de tecnologias digitais nas aulas remotas emergenciais, no contexto da pandemia da covid-19 em Pernambuco. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.. 11, n. 2, p. 1-15, 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia#:~:text=O%20Conselho%20Nacional%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o,durante%20a%20pandemia%20do%20coronav%C3%ADrus.&text=%E2%80%9CO%20documento%20%C3%A9%20importante%20porque,%C3%A0%20pandemia%20do%20novo%20coronav%C3%ADrus.>. Acesso em: 06 abr. 2021. NETTO, Cristiane Mendes et al. DOCÊNCIA E USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1456>. Acesso em: 07 abr. 2021. O GLOBO. Ensino remoto na rede municipal tem sido feito com material impresso e aula no WhatsApp, mostra pesquisa. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/ensino-remoto-na-rede-municipal-tem-sido-feito-com-material-impresso-aula-no-whatsapp-mostra-pesquisa-1-24918289>. Acesso em: 06 abr. 2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica será estabelecida como o desenvolvimento das relações entre a UFVJM Janaúba e a sociedade, buscando a troca de saberes, entre a Secretaria Municipal de Educação do município de Janaúba e a Universidade, propiciando melhores condições para o ensino público. Nesse sentido teremos a oportunidade de trocar experiências entre os professores da rede municipal de ensino e os professores da universidade, proporcionando um melhor entendimento das ferramentas pedagógicas e tecnológicas aplicadas em tempos de pandemia e ensino remoto.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade tem como princípio a interação de diferentes disciplinas com a construção de novos conhecimentos. Neste sentido, o conhecimento técnico dos docentes do IECT/UFVJM Janaúba, adquiridos ao longo da carreira e a experiência durante o ensino remoto, em contato com os docentes da rede municipal de ensino trará a produção de novos conhecimentos relacionados ao uso das ferramentas tecnológicas e das ferramentas pedagógicas. A interprofissionalidade tem relação com o trabalho em equipe, levando-se em consideração os diferentes núcleos de conhecimento dos profissionais envolvidos, o que trará, com certeza a construção de novos conhecimentos de forma dialógica.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A extensão universitária é o processo pelo qual colocamos em prática os processos educativos, culturais e científicos, relacionados ao ensino e a pesquisa de forma indissociável. Através desse processo torna-se viável a relação entre a universidade e a sociedade, provocando desse modo a transformação social. Neste sentido, o projeto permitirá que a comunidade acadêmica tenha contato com a realidade do ensino público municipal de Janaúba, encontrando caminhos para aplicar todo o conhecimento acadêmico para a melhoria do entendimento das ferramentas tecnológicas aplicadas no ensino remoto e sua relação com a pedagogia atualmente utilizada. Por outro lado, a interação permitirá que as experiências vividas no ensino remoto do ensino municipal também sejam assimiladas, fazendo com que a participação da comunidade também transforme o conhecimento e atuação da universidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes selecionados para participarem do projeto serão orientados pelos docentes de cada área em cada etapa do projeto com objetivo principal de enxergar a interconexão entre as várias áreas do conhecimento, reuniões periódicas serão feitas para acompanhamento do trabalho feito pelo aluno e para sua avaliação de desemprenho em cada etapa realizada. O projeto contribui na formação do estudante universitário com habilidades desenvolvidas nas áreas da comunicação, criatividade, conhecimento científico, interpessoalidade, liderança e comprometimento.


Impacto e Transformação Social

O objetivo da extensão universitária é produzir transformações de todos os participantes envolvidos, contribuindo para que as desigualdades sociais sejam eliminadas, aproximando a comunidade universitária da solução dos problemas sociais. Desse modo, o projeto visa aumentar a interação entre a UFVJM e o ensino municipal de Janaúba, possibilitando o aprendizado e a troca de experiência no uso de ferramentas tecnológicas para o ensino remoto, contribuindo para a melhoria do ensino público.


Divulgação

A divulgação será feita pelas redes sociais do Campus Janaúba e pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Janaúba.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo deste projeto serão os professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação de Janaúba.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Secretaria Municipal de Educação de Janaúba propiciará as condições necessárias para que os servidores possam participar das atividades deste projeto, liberando-os para a capacitação durante o horário de expediente, assim como a disponibilização dos laboratórios de informática para uso dos participantes durante as capacitações.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 64 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação do conteúdo a ser abordado na capacitação dos docentes para os gestores da Secretaria Municipal de Educação de Janaúba.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para a equipe de pedagogos das escolas municipais de Janaúba.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os psicólogos e fisioterapeutas da SME.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os professores da E.M. MADRE CÂNDIDA MARIA DE JESUS, com a participação de seus 48 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os professores das escolas: E. M. PROFESSORA HEROGINA FERRAZ, CEMEI ANJO DA GUARDA e JARDIM DE INFÂNCIA JOSEFINA AZEREDO, com a participação de seus 57 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os professores das escolas: CEMEI IZABEL MARIA DE JESUS, CEMEI CANTINHO FELIZ, CEMEI CASINHA FELIZ, CEMEI MAE MARTÍLIA, CEMEI GENTE INOCENTE, CEMEI NEUSNÁRIA MENDES e E.M. PROFESSORA SOFIA ROSA, com a participação de seus 60 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os professores das escolas: CEMEI ROSA MÍSTICA, E.M. JOAQUIM DE FREITAS NETO e E.M. LUDOVINA FRANCISCA PEREIRA, com a participação de seus 57 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os professores das escolas: E.M. DALVA DOS ANJOS e E.M. MARCOLINO EVANGELISTA BARBOSA, com a participação de seus 59 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os professores das escolas: E.M. PROFESSORA CARMÉLIA PIRES, E.M. PRESIDENTE CASTELO BRANCO, E.M. FRANCISCO SÁ, E.M. CASTRO ALVES e E.M BARÃO DE MACAÚBAS, com a participação de seus 56 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os professores das escolas: E.M. TIRADENTES, E.M. DE ENS. ESP. PROF. MARINA CORDEIRO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA e E.M. AMÉRICO SOARES DE OLIVEIRA, com a participação de seus 61 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os professores da escola: E.M. EMÍDIO PEREIRA DA SILVA, com a participação de seus 46 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação das ferramentas do G-Suite para os AUXILIARES DE APOIO, com a participação de seus 41 docentes. O total de professores (485 no total) foram divididos em grupos para facilitar a capacitação.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe fará reuniões mensais, ou sempre que houver necessidade, com os discentes participantes do projeto. As reuniões têm como objetivo analisar as informações sobre as capacitações realizadas e, a partir desta análise, decidir o conteúdo para as próximas capacitações.