Visitante
Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional
Sobre a Ação
202104000125
042021 - Programa
Programa
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
05/06/2023
05/06/2025
Dados do Coordenador
leida calegário de oliveira
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Trabalho
Jovens e adultos
Nacional
Não
Não
Fora do campus
Integral
Não
Membros
Programa que busca abrigar a execução de diversas ações de extensão (projetos e eventos) com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional, enfrentando o problema tanto no que tange à formação de professores, de estudantes da licenciatura, de estudantes da educação básica, quanto provendo ações motivadoras para participação deste público-alvo.
enfrentamento à retenção e evasão, educação motivadora, educação básica, formação docente
Não é novidade de que a educação básica nacional enfrenta velhos e graves problemas no que tange à formação (discente e docente), às desigualdades (sociais e econômicas), retenção, evasão, dentre vários outros problemas. O acesso é garantido a todos, mas a permanência, a qualidade dessa permanência e a viabilidade de conclusão do processo formativo são grandes desafios. Enfrentar esses desafios não cabe apenas à escola, professores e estudantes, requer o envolvimento e dedicação de todos, inclusive das instituições de educação superior. Segundo o Observatório de Educação Ensino Médio e Gestão, "por trás de situações de infrequência, abandono e evasão escolar, existem motivações diversas Abre em uma nova guia, desde gravidez, falta de conexão dos conteúdos com os interesses dos estudantes, necessidade imediata de geração de renda, entre outros. A predominância de currículos e práticas pedagógicas que não incluem a perspectiva de grupos historicamente excluídos, por exemplo, acaba por aumentar os índices de evasão e exclusão escolar de estudantes negros, LGBTQIAP+ e com deficiência." É por meio do processo educativo que o ser humano pode atingir as suas potencialidades e desenvolver seus talentos, habilidades, atitudes, como agente integrado à sociedade e ao país. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) traz como papel da Educação Superior "atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares". No contexto dialógico da extensão universitária, tal atuação não se pauta apenas em ofertar ações, mas em criar comunicação capaz de valorizar a experiência e diversidade de saberes, num ciclo virtuoso por meio do qual, estudantes e profissionais da educação superior também são beneficiados e enriquecem suas vivências e a própria formação a partir da realidade social vivida no contexto da educação básica. A comunicação dos profissionais da educação básica e de seus estudantes com a universidade abre horizontes mais amplos, amplia perspectivas de acesso e favorece a apropriação da educação superior como um objetivo mais próximo e factível. Desta forma, este Programa busca abrigar a execução de diversas ações (projetos e eventos) com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional, enfrentando o problema tanto no que tange à formação de professores, de estudantes da licenciatura, de estudantes da educação básica, quanto provendo ações motivadoras para participação deste público-alvo. Sendo assim, é importante que o problema seja enfrentado de forma urgente e efetiva, a partir de várias frentes de atuação, buscando a mitigação, inclusive, dos impactos gerados pela Pandemia da Covid-19, que agravou ainda mais esse quadro.
A implementação deste Programa justifica-se pela necessidade de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica nacional, bem como com a redução dos índices de retenção, evasão e aumento dos índices de conclusão da educação básica.
GERAL: Desenvolver ações (projetos e eventos) com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional, enfrentando o problema tanto no que tange à formação de professores, de estudantes da licenciatura, de estudantes da educação básica, quanto provendo ações motivadoras para participação deste público-alvo. ESPECÍFICOS: Desenvolver projetos com foco na formação de profissionais da educação, bem como de estudantes de licenciatura, abordando temas como metodologias mão na massa, metodologias ativas, uso de TDICs, educação especial; Desenvolver projetos com foco na provisão de cursos de formação para estudantes na área da biotecnologia, buscando aumentar seu interesse pelas ciências e sua motivação; Prover um sistema de apoio para estudantes, pais e profissionais que lidam com situações que envolvem as altas habilidades/superdotação; Ofertar ações que estimulem o uso do método científico.
Desenvolver, pelo menos, 01 projeto com foco na formação de profissionais da educação, bem como de estudantes de licenciatura, abordando temas como metodologias mão na massa, metodologias ativas, uso de TDICs, educação especial; Desenvolver, pelo menos, 01 projeto com foco na provisão de cursos de formação para estudantes na área da biotecnologia, buscando aumentar seu interesse pelas ciências e sua motivação; Prover 01 sistema de apoio para estudantes, pais e profissionais que lidam com situações que envolvem as altas habilidades/superdotação; Ofertar, pelo menos, 01 curso que estimule o uso do método científico.
Para o alcance das metas propostas será utilizada a seguinte metodologia: Identificação da demanda; Desenvolvimento dos cursos; Divulgação; Execução de ações de popularização da ciência por meio de redes sociais vinculadas aos projetos (Instagram e YouTube); Monitoramento dos resultados; Divulgação dos resultados.
BRASIL. Censo Escolar 2020 – Divulgação dos resultados, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2020/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em 05 set. 2021. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em 04 set. 2021. BRASIL. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em 04 set. 2021. BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 04 set. 2021. CUPERTINO, C. M. B. (org.). Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos/Secretaria da Educação. São Paulo: FDE, 2008. Disponível em: http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/Um_Olhar_Para_As_Altas_habilidades_2%C2%B0_Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em 04 set. 2021. GERMANO, Marcelo Gomes; KULESZA, Wojciech Andrzej. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 7-25, ago. 2008. ISSN 2175-7941. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546/5617%3E. Acesso em: Acesso em 05 set. 2021. INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 05 set. 2021.
Este Programa não se pauta apenas em ofertar ações, mas em criar comunicação capaz de valorizar a experiência e diversidade de saberes, num ciclo por meio do qual, estudantes e profissionais da educação superior também são beneficiados e enriquecem suas vivências e a própria formação a partir da realidade social vivida no contexto da educação básica. A comunicação dos profissionais da educação básica e de seus estudantes com a universidade abre horizontes mais amplos, amplia perspectivas de acesso e favorece a apropriação da educação superior como um objetivo mais próximo e factível.
O Programa abrange a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, uma vez que contará com a participação efetiva de profissionais diversos das áreas da educação, da saúde e das tecnologias.
O Programa envolverá estudantes da graduação e pós graduação contribuindo não só para seu processo formativo (ensino) mas também para realização de projetos de pesquisa, utilizando dados obtidos a partir do desenvolvimento das ações de extensão, o que poderá levar a produção de monografias, dissertações, artigos, resumos, capítulos e etc. comprovando a possibilidade entre indissociaabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Os graduandos poderão participar de todo o processo de construção e execução das ações de extensão, permitindo a eles conhecerem os conceitos e práticas a respeito dos indicadores característicos em cada projeto.
O projeto possibilitará ações estratégicas e metodologias práticas mais especificas para o desenvolvimento educacional no ensino básico. Assim, acredita-se que contribuirá para minimizar as dificuldades encontradas nesse processo de desenvolvimento da aprendizagem de alunos e no processo formativo docente.
Redes sociais, e-mails e comunicações dirigidas às secretarias municipais, estaduais e gerências regionais de de educação, escolas, etc.
Público-alvo
Professores da educação básica, de escolas públicas e privadas
Estudantes da educação básica, de escolas públicas e privadas
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Belo Horizonte - MG
Rio de Janeiro - RJ
Vitória - ES
Adamantina - SP
Fortaleza - CE
Salvador - BA
Natal - RN
Porto Alegre - RS
Manaus - AM
Goiânia - GO
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 90 h
- Manhã;
- Tarde;
Desenvolvimento, registro e divulgação das ações
- Manhã;
- Tarde;
Monitoramento das ações e provisão de respostas aos questionamentos feitos pelos cursistas