Detalhes da ação

Saúde na Web: expandindo conhecimentos médicos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000497

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

15/07/2023

Data Fim

31/01/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

franciane pereira brant

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@lcma.medteo

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 68 h
Resumo

O projeto da Liga de Ciências Morfofuncionais Aplicadas (LCMA) da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC) divulgará informações sobre anatomia, condições clínicas comuns e cuidados em saúde vivenciadas pelos acadêmicos em suas práticas de ensino. O objetivo é promover a divulgação científica em uma linguagem clara, simples e acessível à população. Serão confeccionados conteúdos digitais com imagens e textos explicativos que serão publicados em redes sociais digitais da liga à população local.


Palavras-chave

Educação em Saúde; Medicina; Aprendizagem Online; Divulgação Científica. Área de Conhecimento: Ciências da Saúde


Introdução

O ensino-aprendizado em redes digitais favorece a autonomia e personalização do aprendizado do indivíduo, com um ambiente criativo e colaborativo (DA SILVA, 2010). Os assuntos relacionados à saúde, por serem temas em sua maioria de alta complexidade ou exigirem um conhecimento prévio de anatomia e fisiologia do corpo humano, por muitas vezes permanecem sob domínio apenas de profissionais da área, embora fossem úteis a toda a população. De maneira a promover a popularização da ciência, que é a transposição de conceitos, ideias e textos científicos para a linguagem popular e de fácil acesso (MUELLER, 2002), o ensino-aprendizado em redes digitais pode ser um grande aliado no ensino de assuntos da área da saúde, pois permite a visualização, através de ilustrações, do conteúdo a ser aprendido e pode utilizar de uma linguagem mais acessível e descomplicada. Além disso, as redes digitais, por comporem um ambiente colaborativo e criativo, estimulam o conhecimento e auxiliam na propagação do conhecimento científico, podendo ser aliadas na desmistificação relacionada a temas médicos. Considerando a perspectiva de utilização das redes digitais/sociais para a difusão de informações sobre saúde, esta ação pretende promover a popularização da educação, de forma a estimular o conhecimento e o autocuidado, além de desconstruir temas complexos e abordá-los de forma clara, aproximando a universidade da sociedade.


Justificativa

A Extensão Universitária é um importante instrumento de propagação do conhecimento científico de forma ativa e proporciona um diálogo entre a sociedade e a Universidade, de forma a superar as condições de desigualdade e exclusão existentes e propagar seu conhecimento, impactando na qualidade de vida das pessoas (RODRIGUES et al., 2013). Assim, como descrito por Lopes et al. (2020) sobre a importância da utilização das histórias em quadrinhos no contexto de popularização do uso racional de medicamentos, a utilização de vídeos, conteúdos audiovisuais e mídia eletrônica são maneiras de contribuir para a popularização da saúde. É importante salientar que a popularização da saúde é fundamental no processo de Educação em Saúde que envolve a necessidade da população em construir seus conhecimentos em saúde e autonomia nos cuidados (FALKENBERG et al. 2014). A Liga de Ciências Morfofuncionais Aplicadas (LCMA), composta por professores, docentes e técnicos da FAMMUC, tem o objetivo de contribuir para a popularização da informação sobre saúde e melhorar o acesso da população ao conhecimento científico . Nesse sentido, a LCMA promoverá a divulgação de temas de saúde, úteis a estudantes e à comunidade em geral, através das redes digitais, de maneira a abordar mecanismos fisiológicos do organismo e fisiopatológicos de doenças comuns, contribuindo para os processos de disseminação da informação, autoconhecimento, autocuidado e mesmo formação complementar de discentes da área de saúde. Esta ação sempre terá como intuito final a divulgação e a popularização de informações científicas para a promoção da saúde.


Objetivos

Apresentar à comunidade externa, de forma clara e acessível, os mecanismos fisiopatológicos de doenças comuns, com as quais a população em geral e estudantes da área de saúde frequentemente têm contato; Compartilhar informações e disseminar o conhecimento útil à sociedade, de forma a ultrapassar os limites da Universidade e dos círculos de profissionais da saúde; Impactar positivamente a população-alvo (estudantes da área de saúde e população em geral), pois, com a familiarização sobre os temas, a atenção para com a saúde e autocuidado são estimulados, além de contribuir para a formação complementar de estudantes.


Metas

De forma a promover um conteúdo acessível à população, a Liga de Ciências Morfofuncionais Aplicadas, visa a produção de publicações em mídias digitais que irão tratar de condições clínicas frequentemente encontradas na comunidade, mas com fisiopatologias que não são muito conhecidas ou compreendidas pela população. Os conteúdos serão produzidos, em forma de roteiro e posterior criação de apresentações para serem publicadas nas plataformas Instagram e/ou Facebook. Serão abordados assuntos da saúde, de forma a descomplicar temas médicos corriqueiros, mas que muitas vezes não temos conhecimento preciso sobre a condição. Assim, entre os temas a serem abordados, podemos citar: Desvendando temas médicos: Compreendendo as Variações Anatômicas. Desvendando temas médicos: Conscientização sobre o Aleitamento Materno. Desvendando temas médicos: Conscientização sobre a Saúde do Coração e sobre o Câncer de Intestino. Desvendando temas médicos: Conscientização sobre o Câncer de Mama. Desvendando temas médicos: Conscientização sobre o Câncer de Próstata. Desvendando temas médicos: Conscientização sobre a Saúde Mental. Através do compartilhamento de informações nas mídias sociais (Instagram e/ou Facebook), pretende-se abranger um público leigo em relação a assuntos da saúde e impactá-los positivamente, pois, a propagação do conhecimento sobre os mecanismos fisiopatológicos de doenças tendem a estimular o autocuidado e a maior percepção do corpo humano.


Metodologia

Para a produção dos conteúdos, serão elaborados roteiros prévios às produções das apresentações acerca de cada tema, com as explicações fisiopatológicas de cada assunto, baseados em referências bibliográficas confiáveis e atualizadas. Após a construção dos roteiros, estes serão revisados e aprovados pela equipe, para que, apenas após a aprovação, sejam editados e postados. Toda a linguagem utilizada será adaptada para a divulgação científica. O acompanhamento do acesso aos conteúdos será feito através da análise do número de visualizações, curtidas e comentários das produções.


Referências Bibliográficas

DA SILVA, Siony. Redes sociais digitais e educação. Revista Iluminart, v. 1, n. 5, 2010. MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Popularização do conhecimento científico. Revista de Ciência da Informação, v.3 n.2, abr/2002. RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013. LOPES, Luis Phillipe Nagem et al. Histórias em quadrinhos para a popularização do uso racional de medicamentos. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, p. 147- 184, 2020. FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 847-852, 2014.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto trabalhará com a divulgação de temas da saúde, através das redes digitais, de maneira a abordar mecanismos fisiológicos do organismo e fisiopatológicos de doenças comuns na população e contribuir para os processos de disseminação da informação, autoconhecimento e autocuidado. Tal ação promoverá uma aproximação dos acadêmicos com a comunidade através da criação de conteúdos nas mídias digitais com linguagem e apresentação visual apropriada. As mídias digitais/sociais constituem meio muito utilizado pela sociedade como um todo e podem ser veículo útil para a troca de conhecimentos, visando a promoção da saúde. Assim, o projeto permitirá um diálogo e uma troca de conhecimentos acadêmicos com a sociedade, com uma linguagem simples e de fácil entendimento, promovendo a saúde e popularizando as ciências, muitas vezes restritas às universidades.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As informações trazidas pela ação de extensão serão compartilhadas com a comunidade, com estudantes e profissionais de várias áreas da saúde. Ademais, os temas serão atualizados e terão como uma das finalidades promover a integração de conteúdos de diferentes disciplinas da área médica, desde o conhecimento anatômico até os aspectos fisiopatológicos de diversas doenças. Assim, integrando diferentes disciplinas básicas e clínicas, de maneira clara e com a linguagem simples e acessível à população, esperasse propagar a informação em saúde útil a toda a comunidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto visa a divulgação das informações para toda sociedade externa e a integração da mesma com o meio universitário. Além disso, promoverá aos próprios estudantes participantes do projeto uma maneira diferente de aprendizado e revisão dos conteúdos abordados na faculdade. Todas as informações utilizadas serão de base científica, envolvendo pesquisa em fontes bibliográficas como livros e artigos. O impacto do projeto poderá ser publicado em eventos acadêmicos de extensão ou mesmo fomentar a elaboração de artigos de caráter extensionista.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica: Esta ação de extensão é uma importante ferramenta no processo de formação do estudante, pois estimula a autonomia no processo de busca de conhecimento científico para estudo e entendimento dos assuntos abordados. Além disso, irá promover ao estudante o contato com a população externa ao meio universitário, o que proporcionará maior fluidez, clareza e confiança na sua atuação profissional bem como no desenvolvimento de habilidades de adequação da linguagem ao contato com o público. Os estudantes envolvidos participarão de todas as etapas deste projeto como a pesquisa bibliográfica sobre os temas médicos abordados nesta proposta, adaptação/adequação da linguagem para divulgação científica, elaboração das postagens, coleta de impactos.


Impacto e Transformação Social

Com a crescente utilização das redes digitais/sociais para a difusão de informações sobre saúde, este projeto pretende promover a popularização da educação em saúde, de forma a estimular o conhecimento e o autocuidado, além de desconstruir temas complexos e abordá-los de forma clara para a comunidade. O projeto visa estimular o acesso ao conhecimento científico à toda a população, contribuindo para a transformação social ao estimular a população a aprender mais sobre a própria saúde e com isso transmitir o conhecimento a mais pessoas promovendo a mudança de hábito e a adoção de comportamentos mais saudáveis.


Divulgação

A divulgação dos conteúdos criados na ação acontecerá de forma virtual, nas mídias digitais/sociais da Liga de Ciências Morfofuncionais Aplicadas, de forma a atingir um público mais amplo e heterogêneo, a fim de contribuir para a popularização da educação em saúde. Instagram: @lcma.medteo


Público-alvo

Descrição

O público-alvo da ação de extensão é a população em geral, pois a ação visa a disseminação do conhecimento científico ao público externo à universidade, com uma linguagem clara e acessível.Também serão beneficiados estudantes da área de saúde de diferentes Universidades.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Frei Gaspar - MG

Município

Itambacuri - MG

Município

Poté - MG

Município

Ataléia - MG

Município

Carlos Chagas - MG

Município

Caraí - MG

Município

Catuji - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 68 h

Carga Horária 18 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Levantamento de referências necessárias à elaboração da ação (postagens sobre temas médicos descritos no projeto).

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A primeira produção para divulgação em mídias sociais, “Saúde na Web: Compreendendo as Variações Anatômicas", contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a montagem e edição do conteúdo digital. Após a finalização da produção, será feita sua publicação.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A segunda produção para divulgação em mídias sociais, “Saúde na Web: Conscientização sobre o Aleitamento Materno” contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a montagem e edição do conteúdo digital. Após a finalização da produção, será feita sua publicação.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A terceira produção para divulgação em mídias sociais, “Saúde na Web: Conscientização sobre a Saúde do Coração e sobre o Câncer de Intestino", contará com a produção de um roteiro para cada assunto abordado. Com a construção dos roteiros, será feita a montagem e edição do conteúdo digital. Após a finalização da produção, serão feitas as publicações.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A quarta produção para divulgação em mídias sociais, “Saúde na Web: Conscientização sobre o Câncer de Mama", contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a montagem e edição do conteúdo digital. Após a finalização da produção, será feita sua publicação.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A quinta produção para divulgação em mídias sociais, “Saúde na Web: Conscientização sobre o Câncer de Próstata”, contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a montagem e edição do conteúdo digital. Após a finalização da produção, será feita sua publicação.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A sexta produção para divulgação em mídias sociais, “Saúde na Web: Conscientização sobre a Saúde Mental”, contará com a produção de um roteiro acerca do assunto abordado. Com a construção do roteiro, será feita a montagem e edição do conteúdo digital. Após a finalização da produção, será feita sua publicação.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Coletar as impressões (curtidas, visualizações, comentários, "likes") referentes às postagens.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Para finalizar o projeto, os alunos elaborarão um relatório final das atividades realizadas, incluindo uma descrição da experiência de participar do projeto e os impactos observados no público-alvo, além de um feedback com os pontos positivos na realização da atividade e os pontos a serem melhorados.