Detalhes da ação

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: UMA AÇÃO DE INTERVENÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO ITAMBÉ

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000500

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

13/07/2023

Data Fim

20/07/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flávia gonçalves da silva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Resumo

O objetivo geral deste projeto é romover condições para a comunidade reconhecer e combater a violência contra o idoso. Para tanto, pretende-se dar visibilidade ao dia de combate a violência contra o idoso, apresentando o que ela é e os seus tipos; capacitar a equipe de Agentes Comunitários em Saúde da Estratégia de Saúde da Família para identificar situações de risco e vulnerabilidade social; e criar momento de interação e troca de experiências com a população idosa do município.


Palavras-chave

idoso, violência, capacitação profissional


Introdução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência contra a pessoa idosa como “ação única ou repetida, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde exista uma necessidade de confiança e que ocasione sofrimento e danos a uma pessoa idosa”. Dados levantados pela OMS apontam que um em cada seis pessoas com 60 anos ou mais sofre violência (WHO, 2014). A violência pode ocorrer de diversas maneiras sendo elas a forma física, psicológica/emocional, sexual, financeira ou por negligência, sendo intencional ou não. A negligência e a violência física acarretam em internações hospitalares e desfechos clínicos negativos. Os serviços de saúde consistem na porta de entrada para escuta qualificada e detecção de situações de violência, para isso requer profissionais de saúde capacitados, informados e que sejam capazes de adotarem as medidas cabíveis de maneira eficaz (ANTEQUERA et al., 2021; CUNHA et al., 2022). No Brasil, devido à relevância da temática, ao ser promulgado o Estatuto do Idoso, tornou-se obrigatória para os profissionais de saúde a notificação de suspeita ou confirmação de todas as formas de violência. Dessa maneira, a Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha função crucial na implementação das ações de saúde para esse público, reduzindo hospitalizações, institucionalizações e gastos para o Sistema Único de Saúde (VERAS, 2022; SILVA et al., 2023). Notificar é um forte instrumento de política pública, auxiliando no direcionamento das questões referentes a violência em família, determinando necessidades de investimento em assistência, núcleos de vigilância a fim de conhecer a dinâmica da violência doméstica. Entretanto, a conscientização da sua importância, a quebra de preconceitos e o treinamento correto para reconhecer situações de violência são indispensáveis para que os profissionais de saúde sejam capazes de identificar e notificar, a quem for competente, uma realidade tão frequente no cotidiano (SOARES; BARBOSA, 2020; CONGRESSO NACIONAL, 2011, SOUZA et al., 2022).


Justificativa

Durante o processo de envelhecimento, as alterações ocorridas nos âmbitos morfológico, bioquímico, funcional e psicológico tornam o indivíduo mais vulnerável, aumentando a necessidade de assistência. Assim, eleva-se o risco para a violência, visto que o grau de vulnerabilidade é proporcional à dependência. Outros aspectos que propiciam o aumento da incidência da violência, estão associados à falta de instrução dos cuidadores e o convívio familiar (RAPOSO et al., 2021; CABRAL et al., 2019; ALARCON et al., 2021). Ressalta-se, nesse cenário, a necessidade da realização de estudos que abordem a questão da violência contra a pessoa idosa, visto que essa ameaça a dignidade e causam impactos biopsicossociais. A partir deste estudo, espera-se contribuir para o fomento de progressos na prática clínica subsidiando o planejamento de ações voltadas à qualidade da assistência à saúde e o estabelecimento de políticas de saúde locais mais adequadas, a fim de promover e, contribuir para melhor gerenciamento e enfrentamento da problemática em questão.


Objetivos

Objetivo Geral Promover condições para a comunidade reconhecer e combater a violência contra o idoso. Objetivos Específicos ● Dar visibilidade ao dia de combate a violência contra o idoso, apresentando o que ela é e os seus tipos; ● Capacitar a equipe de Agentes Comunitários em Saúde da Estratégia de Saúde da Família para identificar situações de risco e vulnerabilidade social; ● Criar momento de interação e troca de experiências com a população idosa do município.


Metas

Ampliar o conhecimento sobre os tipos de violência sofridas para a população idosa do município de Santo Antônio do Itambé e mostrar formas de identificar situações de vulnerabilidade.


Metodologia

Este projeto tem como público profissionais da Estratégia de Saúde da Família do Município de Santo Antônio do Itambé/MG e toda a população idosa residente na zona urbana e rural do município, além de alcance para toda a comunidade local através de mídias sociais. Para tanto, não haverá critério de exclusão da participação das atividades realizadas durante a duração do projeto. A execução das atividades propostas será de responsabilidade dos residentes domiciliados no município e contará com o apoio dos professores da disciplina de Aspectos Psicológicos do Envelhecimento bem como da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Itambé. Inicialmente, os residentes serão responsáveis por criação de conteúdo para ser divulgados nas mídias digitais do município, com a finalidade de alcançar a população em geral. Para execução das atividades junto as Agentes Comunitárias em Saúde da Equipe de Estratégia de Saúde da Família serão propostas atividades e dinâmicas voltadas para temática, a fim de possibilitar a identificação de situações de vulnerabilidade dos idosos do município, criando condições para o desenvolvimento de uma rede de apoio e intervenção. Com a finalidade de trabalhar o conhecimento dos idosos e a autopercepção em situações de risco serão realizadas dinâmicas e atividades artístico corporais com o objetivo de evidenciar situações de violência cotidiana, promovendo maior consciência da inserção dos mesmos dentro do seu convívio social Não será necessário investimento, uma vez que a divulgação para alcance da população será através de mídias digitais divulgadas em redes sociais. Para realização das dinâmicas será utilizado material e espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Itambé/MG.


Referências Bibliográficas

ALARCON, M. F. S et al. Violência contra o idoso: ações e sugestões dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem.v. 74, 2021. ANTEQUERA, I.A et al. Violence against elderly people screening: association with perceived stress and depressive symptoms in hospitalized elderly. Esc Anna Nery Rev Enferm.v.25, n.2, 2021. CABRAL, J.F et al. Vulnerability and associated factors among older people using the family health strategy. Ciênc Saúde Coletiva.v.24, n.9, 2019. BRASIL. CONGRESSO NACIONAL (BR). Lei nº 12.461, de 26 de julho de 2011. Altera a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, para estabelecer a notificação compulsória dos atos de violência praticados contra o idoso atendido em serviço de saúde. Brasília: Congresso Nacional. Diário Oficial da União. 27 jul 2011; p. 2 CUNHA, H.K et al. Risco de violência em pessoas idosas. Rev enferm. v. 30, e65329, 2022. RAPOSO, M.F et al. Risk of violence and quality of life among the elderly in the community: cross-sectional study. Rev Rene.v. 22, e60966,2021. SILVA, S.P.C et al. A violência na velhice para idosos. Esc Anna Nery. v. 27, n. e20220169,2023. SOARES, M.C, BARBOSA, A.M. Perfil de idosos vítimas de violência atendidos em um hospital de urgências. Rev Cient Esc Saúde Pública Goiás “Candido Santiago”. v.6, n.1, 2020. VERAS, R. A contemporary and innovative care model for older adults. Rev Bras Geriatr Gerontol.v.23, n.1, 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A execução deste projeto poderá contribuir com a segurança e proteção dos idosos do município, bem como identificar a presença das diversas formas de violência presentes no âmbito familiar e social da população idosa do município.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As atividades realizadas pelos residentes serão acompanhadas pelos professores coordenadores do projeto e incluem: • Elaboração de material de divulgação; • Estudo e treinamento para capacitação dos membros e comunidade; O projeto pode contribuir para a formação profissional dos residentes através: • Da experiência e habilidade obtida na realização das atividades; • Do conhecimento adquirido com a capacitação e estudo do tema abordado; • Da experiência de coordenar e ministrar atividades.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto foi elaborado como atividade da disciplina Aspectos Psicossociais do Envelhecimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso em que o conteúdo sobre violência contra o idoso foi problematizado, explicitando a relação entre ensino e extensão. Para tanto, foi necessário o estudos de várias pesquisas sobre o tema, bem como, a partir da extensão e do ensino, projetos de pesquisa vinculados ao tema também poderão ser desenvolvidos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Este projeto será desenvolvido por residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, que atuam no município de Santo Antônio do Itambé. A equipe de residentes é composta por graduados em enfermagem, odontologia, nutrição, fisioterapia, educação física e farmácia. Considerando que a violência também é um problema de saúde, há a necessidade do profissional de saúde identificar e atuar no combate a violência, bem como prestar cuidados em relação a prevenção e atendimento a pessoa vítima de violência. Por isso, este projeto


Impacto e Transformação Social

O projeto tem potencial de causar impacto extremamente positivo pela sua relevância social, uma vez que representa uma forma lúdica e acessível de difundir conhecimentos e trocar experiências sobre o Combate de Violência Contra o Idoso, formando assim uma equipe capaz de identificar e intervir em situações de risco e vulnerabilidade social. Ademais, representa uma oportunidade de capacitação da Equipe de Estratégia de Saúde da Família sobre o tema proposto. Portanto, espera-se que este projeto resulte em positivo impacto social a comunidade e melhoria no atendimento e manejo da população idosa do município.


Divulgação

Mídias digitais e redes sociais do município de Santo Antônio do Itambé


Público-alvo

Descrição

Para a oficina de capacitação, participarão 12 Agentes Comunitários de Saúde. Os idosos que participarão de dinâmicas e actividades artísticas são os que fazem parte do grupo de práticas corporais, que é constituído por 40 idosos. O público geral do município terão acesso aos materiais que serão produzidos pelos residentes e que serão divulgados nas midias e redes sociais do município.

Municípios Atendidos

Município

Santo Antônio do Itambé - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Liberação das Agentes Comunitárias de Saúde para participar da oficina, disponibilização de espaços para a realização da oficina, disponibilização das midias e redes sociais do município para divulgação do material de combate contra a violência

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 40 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Planejamento das dinâmicas e oficinas

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Divulgação do material elaborado nas midias sociais

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Dinâmica de capacitação e troca de experiências com equipe da Estratégia de Saúde da Família do Município de Santo Antônio do Itambé.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

roda de conversa com os idosos (grupos)

Carga Horária 19 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento do material para as midias digitais