Detalhes da ação

Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia -OBSSAE

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000018

Tipo da Ação

Programa

Situação

CANCELADA

Data Inicio

01/03/2021

Data Fim

30/12/2022


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

emily mayer de andrade becheleni

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Outros

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@olimpiada_obssae
Outras Redes Sociais

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3fkT5CgNTLeuicJQtFqIZg

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 28 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

A OBSSAE é um projeto de olimpíada direcionada aos estudantes do ensino básico com o envolvimento de alunos, técnicos e docentes do ensino superior do Brasil. Tem o propósito de desenvolver o conhecimento científico, tecnológico e de inovação em soluções para problemas nacionais relacionados à água e ao uso das energias renováveis de forma sustentável. Oferece oficinas e palestras em formatos variados, direcionados, especialmente, aos professores de rede básica de ensino e a comunidade.


Palavras-chave

olimpíadas científicas, água, energia, sustentabilidade


Introdução

A primeira edição da Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia - OBSSAE, promovida pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), é um projeto direcionado aos estudantes do ensino básico com o envolvimento de alunos, técnicos e docentes do ensino superior do Brasil, com o propósito de desenvolver o conhecimento científico, tecnológico e de inovação em soluções para problemas nacionais relacionados à água e ao uso das energias renováveis de forma sustentável. A proposta da Olimpíada surgiu de um grupo de trabalho do campus Janaúba da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, localizado na Região da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Docentes, técnicos e alunos da UFVJM se reuniram em busca de estratégias de incentivo de jovens estudantes da rede de ensino para as carreiras ligadas às áreas científicas, tecnológicas e docentes no Brasil, além de possibilitar a aproximação entre escolas, instituições de ensino, pesquisa e a comunidade. O grupo considera os desafios postos para universidade com relação ao desenvolvimento social, científico, educacional, tecnológico e artístico-cultural e entende que a curiosidade pelo desconhecido e o incentivo pela pesquisa do novo deve começar antes do ingresso do aluno na universidade. Considerando a demanda pelo desenvolvimento sustentável, a proposta da OBSSAE consiste em uma olímpiada multidisciplinar associada à busca de soluções para problemas nacionais, relacionados a qualidade do ensino básico brasileiro e à desigualdade de acesso a água e a energia, bem como a precária utilização de fontes renováveis de energia. Nesse sentido, a OBSSAE propõe mobilização de escolas para inscrever projetos do seus estudantes, do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio, nas seguintes modalidades: Trabalhos Científicos, Ações Sociais e Manifestações Artísticas. Para viabilizar esse projeto, a UFVJM conta com parcerias de outras instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil. Entende-se que ao trabalhar-se com parcerias obtém-se mais oportunidades de fortalecer nos estudantes, professores, técnicos e em toda a comunidade, o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar, além de, estimular a realização de trabalhos que contribuam para soluções sustentáveis para os problemas relacionados ao tema desta olimpíada, em todo território nacional.


Justificativa

A OBSSAE é direcionada aos estudantes naturalmente brasileiros aqui separados em duas categorias. A categoria 1 inclui os estudantes do ensino fundamental devidamente matriculados do 6º ao 9º ano e, a categoria 2 corresponde aos estudantes do ensino médio ou ensino médio integrado com o técnico ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º ao 3º ano, devidamente matriculados. Essa olimpíada visa a integração entre os diferentes níveis da educação buscando despertar os estudantes iniciantes do ensino básico (ensino fundamental e médio), para um futuro próximo, para a realidade na qual desenvolve-se os trabalhos científicos, tecnológicos e pedagógicos do ensino superior. Ainda, propõe integração entre as cinco regiões brasileiras as quais abrange. A atuação da OBSSAE é de caráter nacional. Abrange, principalmente, o Norte de Minas Gerais, o Sudeste do Pará, a Mesorregião do Agreste Alagoano, Região de Catalão em Goiás e região de Curitiba, no Paraná, por serem as regiões onde estão sediadas as instituições parceiras, os colaboradores e coordenadores desta olimpíada. Logo, entende-se que nessas regiões a participação do público será mais intensa em relação as demais regiões do país. As regiões sedes desta olimpíada representam fielmente a diversidade brasileira, o que corrobora com um dos objetivos deste trabalho que é de integralização e redução das diferenças sociais e educacionais brasileiras. Dentre elas, tem-se regiões como Catalão e Curitiba, as quais apresentam Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e de escolaridade acima da média nacional. O IDHM de Catalão e Curitiba estão 14% e 18%, respectivamente, acima da média nacional (IBGE, 2010). Em contra partida, as regiões como o Norte de Minas Gerais e o Nordeste do Brasil, são desfavorecidas socioeconomicamente e apresentam déficits educacionais. O IDHM de Janaúba, Marabá e Palmeiras dos Índios por exemplo, foram 13%, 11% e 5% menores, respectivamente, do que os IDHs dos respectivos estados, no mesmo ano (IBGE, 2010). Os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, das escolas públicas, dos municípios citados, para os anos finais, apresentam o mesmo comportamento dos IDHMs. Os IDEBs de Marabá (3,8), Janaúba (4,3) e Arapiraca (4,0) foram inferiores à média nacional (4,4) (QEdu, 2017). As diversidades naturais do Brasil, associadas a grande extensão territorial nacional e as práticas do mau uso dos recursos naturais renováveis leva a uma heterogênea disponibilização da água e da energia no país. Sendo assim, esta olimpíada conta com o apoio de instituições (de ensino, pesquisa, extensão e governamentais) situadas em regiões estratégicas, com abundância de água (Pará e Goiás) e com períodos de seca prolongados e acentuados (Norte de Minas Gerais e Nordeste) mas, com abundância de fontes renováveis de energia (energia solar e eólica). As atividades da OBSSAE tais como a participação do público, as estratégias de divulgação e avaliações dos trabalhos serão realizadas em ambientes virtuais. O uso das mídias sociais permite maior agilidade e rapidez nas execuções, reduzindo custos com logística e reduzindo o volume de resíduos. Buscando a igualdade social, em especial, de gênero em todas as funções e oportunidades de trabalho no Brasil, a OBSSAE incentiva uma maior participação de estudantes meninas e jovens mulheres, no desenvolvimento dos projetos. Entende-se que o papel atual e esperado das mulheres na sociedade, as desigualdades persistentes entre homens e mulheres em suas distintas dimensões de análise, o exercício de direitos e equalização de oportunidades são de extrema importância para o desenvolvimento de forma igualitária de uma nação. Segundo os dados do IBGE de 21016, o rendimento habitual médio mensal de todos os trabalhos para a mulher é 23,5% menor que o do homem. A mulher dedica-se aproximadamente 8 horas semanais a mais que o homem em atividades domésticas. Em relação a escolaridade, as mulheres, acima de 25 anos com ensino superior completo, superam os homens em 14%. Porém, quando se trata da representatividade no trabalho, 61% dos cargos gerenciais são ocupados por homens, enquanto apenas 39% são ocupados por mulheres. Logo, tal contradição deve ser minimizada. Ainda, considerando as regiões brasileiras, tem-se altas taxas de fecundidade de adolescentes (de 15 a 19 anos), sendo de 85% no Norte, 65% no Nordeste, 56% no Centro-Oeste, 45% no Sudeste e 46% no Sul. Esses dados são importantes, pois indicam a necessidade de buscar a eliminação de práticas danosas, como casamento forçado, precoce e infantil e todas as formas de violência contra mulheres e meninas de todo o Brasil. Portanto, no contexto de buscar maior igualdade de gênero no desenvolvimento da ciência e em diversos trabalhos, a OBSSEA oferece um incentivo que se dá por meio de uma premiação diferenciada para os projetos realizados por equipe, ou individualmente, contendo APENAS integrantes do gênero feminino. Em todas as modalidades, será eleito um trabalho para a premiação “Mulheres que Transformam”.


Objetivos

A OBSSAE almeja melhorar a qualidade do ensino básico no Brasil. Também, idealiza encontrar soluções para as problemáticas relacionadas ao gerenciamento de recursos naturais, como a água e as fontes de energias renováveis. Tais problemáticas estão diretamente associadas à qualidade de vida dos cidadãos, à disponibilidade de emprego e ao desenvolvimento tecnológico sustentável, o que justifica essa escolha. Para atender a ideologia da OBSSEA, lista-se os objetivos específicos: • Popularizar a ciência; • Identificar novos talentos; • Melhorar a qualidade do ensino básico; • Estimular jovens a seguir carreiras técnico-científicas e docente; • Incentivar a inclusão social e a aceitação da diversidade; • Promover o desenvolvimento de novas tecnologias com foco em sustentabilidade; • Fortalecer habilidades dos professores, pesquisadores, técnicos e estudantes da educação básica e do ensino superior; • Abordar o desenvolvimento tecnológico sustentável de forma interdisciplinar através de atividades artísticas, científicas, sociais e culturais; • Incentivar a participação de estudantes mulheres no desenvolvimento dos trabalhos técnicos, científicos, artísticos, culturais, sociais e educacionais. Outra estratégia para atender os objetivos da proposta é estabelecer parcerias que podem ajudar na divulgação da ciência e tecnologia. Dessa forma, pretende-se buscar o envolvimento de outras instituições de ensino, pesquisa, extensão, de governos locais e instituições privadas.


Metas

• Conscientizar a comunidade sobre problemas nacionais relacionados à água e a importância das energias renováveis por meio de palestras; • Divulgar conhecimento científico, tecnológico, social, cultural e artístico; • Envolver os alunos do ensino superior na divulgação das ciências, e das tecnologias inovadoras e ainda envolvê-los nos contextos social, cultural e artístico regional e nacional; • Capacitar professores da educação básica para desenvolverem projetos em suas escolas; e • Contribuir na formação dos estudantes do ensino básico, aprimorar seus conhecimentos e diminuir suas deficiências educacionais.


Metodologia

A ação consiste de um olimpíada científica na qual os estudantes do ensino básico, orientados por seus professores, desenvolverão projetos em uma das três modalidades (trabalhos científicos, manifestações artísticas e ações sociais), com o tema do evento. Os trabalhos participantes são divididos em duas categorias. A categoria (1) inclui os estudantes do ensino fundamental devidamente matriculados do 6º ao 9º ano e, a categoria (2) corresponde aos estudantes do ensino médio ou ensino médio integrado com o técnico ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º ao 3º ano, devidamente matriculados. Os professores farão as inscrições dos trabalhos que serão avaliados por docentes e profissionais especializados. O desenvolvimento dos trabalhos nas escolas devem ser realizados coletivamente ou individualmente, dependendo da modalidade, sempre com a orientação do professor orientador pertencente ao quadro de funcionários da escola. Diversas oficinas e palestras sobre o tema do evento (água, energia, sustentabilidade) serão oferecidas por profissionais especializados, direcionadas aos professores e estudantes do ensino básico. Porém, toda comunidade pode participar e se inscrever. O evento ocorrerá totalmente online, por meio do site: www.obssae.com.br As inscrições dos trabalhos e as inscrições nas palestras e oficinas são gratuitas. A divulgação do evento será realizada por meio virtual (e-mails, redes sociais) e meios de comunicação como rádio e televisão.


Referências Bibliográficas

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados de 2010. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br> Acessado em 25 de Setembro de 2020. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados de 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf> Acessado em 01 de outubro de 2020. QEdu – Dados de 2017. Fundação Lemann. Disponível em: <https://qedu.org.br/brasil/ideb>. Acessado em 25 de Setembro de 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Uma vez que os estudantes das instituições de ensino superior colaboram com a Olimpíada, através das experiências adquiridas durante a vida acadêmica, o projeto retribui ao oferecer oportunidades para complementar a formação destes. A OBSSEA permite que os universitários desenvolvam habilidades necessárias a boa comunicação, percepção da realidade local e reflexões culturais. Ao mesmo tempo, ajuda a desempenhar competências ligadas ao planejamento e organização de eventos, articulação e sensibilização dos envolvidos, entre outras. Sendo assim, a OBSSEA também contribui para ampliar e melhorar as habilidades humanísticas e transdisciplinares dos estudantes do ensino superior. Para os alunos do ensino básico a participação na olimpíada favorece o contato direto com as universidades para o desenvolvimento de habilidades e construção de novos conhecimentos científicos, linguísticos, sociais, artísticos e culturais. E, ainda, auxilia no despertar da escolha profissional. Outra questão importante, é o contato do professor do ensino básico com a universidade onde as diferentes maneiras de ensinar e de aprender permitirão uma maior aproximação entre a universidade e a comunidade, colaborando para uma educação de qualidade, a qual é possibilitada durante o envolvimento do professor com as atividades do evento. Nesse sentido, a proposta de implementação de uma olimpíada que estimule a busca por conhecimento e valorize os saberes pode aproximar a universidade da comunidade. Permite a interação, numa troca dialógica, contribuindo com alternativas de transformação da realidade, no sentido da melhoria das condições de vida, da construção de novos conhecimentos e do fortalecimento da cidadania de todos os participantes do evento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Considerando a demanda pelo desenvolvimento sustentável, a proposta da OBSSAE consiste em uma olímpiada multidisciplinar associada à busca de soluções para problemas nacionais, relacionados a qualidade do ensino básico brasileiro e à desigualdade de acesso a água e a energia, bem como a precária utilização de fontes renováveis de energia. As soluções propostas são desenvolvidas com base nos conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em diversas áreas ou disciplinas, tais como ciências, matemática, informática, português, dentre outras. Além disso, o projeto permite o envolvimento dos estudantes do ensino básico com o ambiente acadêmico e profissional. Os envolvidos são estimulados à busca pela integração de saberes, e interprofissionalidade à integração de práticas, mediante a articulação intencional entre diferentes experiências e participantes.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A Constituição Brasileira, em seu artigo 207, estabelece algo chamado de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Isso significa que as instituições de ensino superior devem trabalhar esses três eixos de forma equivalente. Sendo assim, o projeto foi dimensionado como uma filosofia voltada para integração do ensino, pesquisa e extensão. As modalidades da OBSSEA (Trabalhos Científicos, Ações Sociais e Manifestações Artísticas), as oficinas e palestras são ações dimensionadas para permitir a integração do ensino, pesquisa e extensão, buscando maior diálogo com a sociedade, com produção de conhecimento relevantes e a formação acadêmica articulada com demandas sociais e com a pesquisa. Além disso, as ações propostas permitem a interiorização do projeto e o desenvolvimento de diversas habilidades nos estudantes, escolas, professores e comunidades do maior número possível de municípios brasileiros, envolvendo o conhecimento nos mais diversos campos: técnico-científico, cultural, social e artístico.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A inserção de estudantes dos cursos da UFVJM, do Campus Janaúba, neste projeto, objetiva contribuir para que a sua formação seja mais comprometida com a realidade regional, desde a graduação. Permite desenvolver habilidades (como confiança, iniciativa e autonomia) e utilizar seus conhecimentos teóricos na prática. A formação dos estudantes dos cursos bacharelados do campus Janaúba da UFVJM já revela nos Projetos Pedagógicos de cada Curso (PPC), que o egresso deve ser generalista, crítico e reflexivo e tenha a capacidade de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Portanto, o presente projeto de extensão contribui diretamente para sua formação porque contempla uma diversidade de atividades para atender às diferentes demandas que forem surgindo por parte das direções das escolas.


Impacto e Transformação Social

O grupo considera os desafios postos para universidade com relação ao desenvolvimento social, científico, educacional, tecnológico e artístico-cultural e entende que a curiosidade pelo desconhecido e o incentivo pela pesquisa do novo deve começar antes do ingresso do aluno na universidade. Nesse contexto, as oficinas e palestras direcionadas, especialmente, aos professores da rede básica de ensino e a comunidade, poderão permitir • Conscientizar a comunidade sobre problemas nacionais relacionados à água e a importância das energias renováveis; • Divulgar conhecimento científico, tecnológico, social, cultural e artístico; • Envolver os alunos do ensino superior na divulgação das ciências, e das tecnologias inovadoras e ainda envolvê-los nos contextos social, cultural e artístico regional e nacional; • Capacitar professores da educação básica para desenvolverem projetos em suas escolas; e • Contribuir na formação dos estudantes, aprimorar seus conhecimentos e diminuir suas deficiências educacionais. Além disso, a participação dos estudantes em todas as modalidades possibilita o desenvolvimento de soluções aos problemas brasileiros associados à água, energia e sustentabilidade. Trabalhos científicos: possibilita o desenvolvimento de produtos e soluções. Os estudantes tem oportunidade de desenvolver o conhecimento declarativo (conhecer e raciocinar com base em fatos científicos básicos, conceitos e princípios), o conhecimento procedimental (aplicar os princípios, fatos e conceitos no processo de "fazer ciência"), o conhecimento esquemático (saber explicar e predizer fenômenos, entendendo como e por que as hipóteses científicas são validadas, explicando e raciocinando com modelos), e o conhecimento estratégico (aplicar seu conhecimento em novas situações e problemas). O aprendizado sobre os processos de investigação científica requer o desenvolvimento de habilidades tais como: seleção e controle de variáveis, formulação de hipóteses, planejamento de procedimentos, interpretação de padrões de evidência, observação e comunicação dos resultados. Ações Sociais: permite o envolvimento dos estudantes com as respectivas comunidades e contribui para o desenvolvimento de ações sociais e de cuidados com o ser humano e a sociedade na qual o estudante está inserido. Esta modalidade permite desenvolver formas de empoderamento dos indivíduos em formação, desenvolvimento de ações de recuperação ambiental, e contribui na formação de um cidadão sócio ambientalmente responsável. Manifestações Artísticas: proporciona a valorização das habilidades artísticas do estudante. Incentiva desenvolver a criatividade, a valorização do corpo, desenvolver habilidades textuais, o senso crítico, a coordenação motora, a liberdade de expressão das emoções, a autoconfiança e o conhecimento.


Divulgação

Os principais meios de divulgação da OBSSAE são o site, facebook, instagram e canal do Youtube.


Propriedade(s) Intelectual

Propriedades intelectuais de direito autoral tais como obras literárias e artísticas e de propriedade industrial como patentes.

Público-alvo

Descrição

Estudantes, do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio brasileiro.

Descrição

professores do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio brasileiro

Municípios Atendidos

Município

Marabá - PA

Município

Palmeira dos Índios - AL

Município

Janaúba - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Nova Porteirinha - MG

Município

Porteirinha - MG

Município

Riacho dos Machados - MG

Município

Catalão - GO

Município

Curitiba - PR

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

• Divulgar o evento; • Organizar oficinas pedagógicas; • Acolher e orientar os participantes; • Receber e avaliar os trabalhos da sua região; • Divulgar os finalistas da sua região; e • Auxiliar a coordenação geral na organização do evento anual.

Participação da Instituição Parceira

• Divulgar o evento; • Organizar oficinas pedagógicas; • Acolher e orientar os participantes; • Receber e avaliar os trabalhos da sua região; • Divulgar os finalistas da sua região; e • Auxiliar a coordenação geral na organização do evento anual.

Participação da Instituição Parceira

• Divulgar o evento; • Organizar oficinas pedagógicas; • Acolher e orientar os participantes; • Receber e avaliar os trabalhos da sua região; • Divulgar os finalistas da sua região; e • Auxiliar a coordenação geral na organização do evento anual.

Participação da Instituição Parceira

• Divulgar o evento; • Organizar oficinas pedagógicas; • Acolher e orientar os participantes; • Receber e avaliar os trabalhos da sua região; • Divulgar os finalistas da sua região; e • Auxiliar a coordenação geral na organização do evento anual.

Participação da Instituição Parceira

• Divulgar o evento; • Organizar oficinas pedagógicas; • Acolher e orientar os participantes; • Receber e avaliar os trabalhos da sua região; • Divulgar os finalistas da sua região; e • Auxiliar a coordenação geral na organização do evento anual.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 247 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Fazer orçamento, contratar, orientar e acompanhar o desenvolvimento do site e logomarca do evento.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões para discussão e elaboração do texto do regulamento geral e do regulamento para elaboração e envio dos trabalhos dos estudantes.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Definição dos critérios de avaliação. Desenvolvimento das questões (eliminatórias e classificatórias) para a avaliação dos trabalhos para cada modalidade.

Carga Horária 56 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolver os conteúdos de divulgação. Grupo de divulgar a OBSSAE por email para as superintendências e escolas e por meio das redes sociais e rádio para toda comunidade no geral.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaborar convite para palestrantes. Convidar profissionais para ministrar as palestras e oficinas. Organizar as ofertas das oficinas e das palestras.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Disponibilizar o site da OBSSAE contendo o regulamento e todas as informações da olimpíada

Carga Horária 0 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Professores das escolas farão as inscrições dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do ensino básico brasileiro.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgar a lista dos trabalhos classificados para etapa final.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliar e pontuar os trabalhos na etapa final, nacional.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organizar e realizar a live de divulgação dos resultados finais e premiação dos trabalhos vencedores.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião com os coordenadores da OBSSAE, os professores orientadores e os estudantes para o alinhamento dos temas dos projetos vencedores e ganhadores da bolsa da Iniciação Científica Júnior financiada pelo CNPq/MCTI.

Carga Horária 24 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Acompanhamento do desenvolvimento dos projetos ganhadores de bolsa de Iniciação Científica Júnior.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaborar os textos, selecionar as imagens , providenciar o registro da publicação. Organizar os trabalhos em destaque a serem publicados no Anal da Primeira Edição da OBSSAE.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de carta de patrocínio. Definir perfil de empresas que tem potencial para patrocinar o evento. Equipe de trabalho deve buscar possíveis patrocinadores para o evento.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Profissionais voluntários vão analisar os trabalhos recebido e pontuar os critérios definidos como de avaliação.