Detalhes da ação

CAPACITA VALE: Cursos de capacitação/treinamento do projeto “Saúde Digital Móvel”

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000510

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

30/06/2023

Data Fim

31/12/2023


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

nayla alves costa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

As ações de telessaúde existentes no país são executadas em Unidades Básicas de Saúde com gestão em universidades federais em atendimentos às demandas em que estão inseridas. O projeto Saúde Digital Móvel vem de encontro às necessidades loco regionais do entorno da UFVJM expressas em altos indicadores de morbimortalidade por complicações de doenças evitáveis, crônicas, porém passíveis de acompanhamento e alta resolutividade na maioria dos casos. Um dos maiores dificultadores para prestação da as


Palavras-chave

Eletrocardiograma, retinografia, dermatoscopia, telediagnóstico, telessaúde


Introdução

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) tem o compromisso de atuar em sua área de abrangência, que corresponde à metade setentrional do Estado de Minas Gerais. Envolve assim, quatro mesorregiões do estado, que são o Vale do Jequitinhonha, o Vale do Mucuri, o Noroeste e o Norte de Minas Gerais, tendo o grande desafio de se consolidar nessas regiões, solidificando-se por meio de uma gestão integrada, multicampi e eficiente, promovendo a disseminação do conhecimento. O Projeto Saúde Digital Móvel, aprovado pelo Departamento de Saúde Digital - DESD, consistirá em uma parceria entre o Departamento de Saúde Digital do Ministério da Saúde e a UFVJM, vinculada ao programa de extensão, “Universidade nas Comunidades” da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC). O referido programa de extensão é uma ação extensionista, institucional, coordenada pela equipe da PROEXC/UFVJM que tem por objetivo interagir a universidade com as comunidades e promover impacto e transformação social em seu território de abrangência. Tal interação e transformação ocorrerá de forma prática e participativa, com o objetivo de promover a circularidade dos conhecimentos materializados na extensão, que expressem o diálogo contemporâneo do conhecimento acadêmico, com os conhecimentos e necessidades dos municípios, cidades, bairros, distritos e coletivos populacionais tanto no espaço urbano quanto rural. Neste cenário, o projeto Saúde Digital Móvel terá como eixo norteador ações de extensão vinculadas ao Programa Universidade nas Comunidades, que serão executadas no território de abrangência da UFVJM. O presente projeto vem de encontro as necessidades da área de abrangência da UFVJM no sentido de proporcionar a população menos favorecida o acesso a exames como eletrocardiograma, dermatoscopia e retinoscopia. O Plano de Capacitação e Desenvolvimento Humano (PCDH) estabelece diretrizes para as ações de capacitação indicando os temas, prioridades, programas e metodologias a serem utilizados para o desenvolvimento profissional dos servidores, objetivando potencializar o seu desempenho e promovendo o alcance dos objetivos institucionais. O PCDH fundamenta-se também nas premissas da gestão por competências e possui metodologia orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das atividades dos servidores. As ações de capacitação visam adequar as competências individuais às competências institucionais, promovendo o desenvolvimento contínuo do servidor com foco na efetividade do alcance dos objetivos da Anvisa, sendo o desenvolvimento dessas competências individuais, condição essencial para a oferta de melhores serviços ao cidadão usuário dos serviços públicos prestados por esta importante Agência Reguladora. As ações previstas neste Plano serão executadas no período de 2018 a 2019, a fim de adequação ao ano orçamentário, e em consonância com os objetivos estratégicos vigentes.


Justificativa

As ações de telessaúde existentes no país são executadas em Unidades Básicas de Saúde com gestão em universidades federais em atendimentos às demandas em que estão inseridas. O projeto Saúde Digital Móvel vem de encontro às necessidades loco regionais do entorno da UFVJM expressas em altos indicadores de morbimortalidade por complicações de doenças evitáveis, crônicas, porém passíveis de acompanhamento e alta resolutividade na maioria dos casos. Um dos maiores dificultadores para prestação da assistência adequada a estes pacientes é a acessibilidade a exames especializados e recursos humanos em saúde. O Saúde Digital Móvel, ação pioneira no país, permite o deslocamento das unidades móveis ao encontro de populações residentes em áreas mais remotas dos municípios, facilitando o acesso a estes serviços. O Programa Universidade nas Comunidades se justifica por ser mais uma oportunidade de diálogo da UFVJM com as comunidades da região. Tendo em vista que a região de abrangência da universidade tem um grande número de pacientes que procuram o atendimento no âmbito do SUS e que periodicamente necessitam de consultas, exames, medicamentos, atendimento de enfermagem e tratamentos de doenças crônicas no município, o crescimento da demanda nos serviços de saúde, o alto índice de doenças e enfermidades, o aumento da expectativa de vida é imprescindível para atender os municípios com maior eficiência, desempenho e humanização. Com a motivação de contribuir para o processo de desenvolvimento da região de atuação, a aplicação do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, integrados na educação do cidadão pode estimular o pensamento reflexivo e crítico. E a partir das capacitações, formar e qualificar continuamente profissionais nas diferentes áreas do conhecimento, para que estejam aptos na participação do desenvolvimento da sociedade.


Objetivos

Objetivo Geral Prover cursos, treinamentos e capacitações em telessaúde para qualificar a formação dos servidores, discentes e profissionais de saúde dos municípios abrangidos pelo Projeto Saúde Digital Móvel. Objetivos Específicos • Promover educação à distância de forma interativa e disponível sob demanda dos interessados; • Produção de conteúdo em multimídia voltados para Atenção Primária à Saúde, que serão disponibilizados para outros Núcleos de Telessaúde; • Produzir indicadores e formas de avaliação dos cursos e capacitações ofertados;


Metas

É importante enfatizar que a qualidade, segurança, assistência à saúde e gestão do programa incluem a medição e o monitoramento da saúde digital a partir da coleta de dados em múltiplos pontos ao longo do ciclo de uma intervenção em saúde digital, o que resulta em ajustes e atividades para manter ou melhorar a qualidade e a consistência da implementação e potencial na prática clínica, na pesquisa e na educação. Para tanto, é necessário aplicar cursos, treinamentos e capacitações em telessaúde para servidores, discentes e profissionais de saúde dos municípios abrangidos pelo Projeto Saúde Digital Móvel, com o objetivo de qualificação do processo de trabalho, considerando a capacitação formal nas áreas de dermatologia, cardiologia e oftalmologia, para melhorar a capacidade de resposta da Atenção Básica. A atual proposta ofertará 5 módulos/cursos temáticos diferentes, sendo ofertados por até 4 vezes durante o período de vigência do projeto saúde digital móvel.


Metodologia

Os cursos, treinamentos e capacitações em telessaúde para servidores, discentes e profissionais de saúde dos municípios abrangidos pelo Projeto Saúde Digital Móvel serão totalmente ministrado na modalidade EaD (educação a distância) através da plataforma de ensino e aprendizagem a distância Moodle com as parcerias que serão firmadas com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Goiás (UFG), referências em Telessaúde. Na primeira semana, será disponibilizado o acesso aos profissionais na plataforma, e tutoriais para conhecimento e utilização das ferramentas. A partir daí, serão disponibilizados aos profissionais as datas dos eventos no período proposto em cronograma. Os profissionais poderão realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet, respeitando o tempo de disponibilização do evento na plataforma Ead. O processo de avaliação dos profissionais envolvera questões objetivas ao final de cada curso/treinamento, o profissional somente será considerado capacitado após a obtenção de nota igual ou superior a 7,0 (sete). Ao final de cada curso, será disponibilizado aos participantes um questionário para avaliação do curso/treinamento e sugestão de novos treinamentos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Telessaúde para Atenção Básica – Ministério da Saúde/Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasília, 2012. Portal Telessaúde Brasil www.telessaudebrasil.org.br - (acesso em 14/02/2014). BRASIL. Ministério da Saúde. Série Pactos pela saúde. 2006. Volume 9. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, 2009. CECCIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação da capacidade pedagógica na saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, n. 4, p. 975-986, 2005. BRASIL. Decreto Presidencial nº 7.508 de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária.Manaus, 2012. 68 p. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%-C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. FUNESA. Educação Permanente em Saúde no Estado de Sergipe-Saberes e Tecnologias para implantação de uma Política. Livro do Aprendiz 2/Fundação Estadual de Saúde – Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. Aracaju: 2011. Kostkova, P. (2015). Grand challenges in digital health. Frontiers in Public Health, 3, 134. doi: 10.3389/fpubh.2015.00134. Organização Mundial da Saúde – OMS (2016). Monitoring and evaluating digital health interventions: a practical guide to conducting research and assessment. Genebra: Organização Mundial da Saúde. ALANEIR F. S. do et.al. Um instrumento de Suporte Assistencial e Educação Permanente. Belo Horizonte. Editora UFMG-2006. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE (2013). Strengthening health information infrastructure for health care quality governance: good practices, new opportunities and data privacy protection challenges. Paris: OCDE Publishing.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A UFVJM busca estar entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com reconhecimento e respeito pela excelência do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, contribuindo para o desenvolvimento nacional, em especial dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. As políticas de Extensão da UFVJM visam ao fomento, registro, apoio, acompanhamento e execução das ações voltadas ao atendimento das demandas da Instituição e da Sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O Programa UFVJM&COMUNIDADES será constituído pela interação da UFVJM junto às comunidades de sua fronteira administrativa e pedagógica com ações extensionistas revestidas em projetos, cursos, eventos e prestações de serviços, os quais serão capilarmente desenvolvidos tendo por Eixo Norteador: Extensão da UFVJM em diálogo com a comunidade: impacto e transformação social, com seus quatro subeixos compostos por 1- Áreas Temáticas; 2 – Territórios; 3 – Grupos Populacionais e 4 - Proteção, preservação e desenvolvimento. A UFVJM é a proponente e coordenadora do Programa UFVJM&COMUNIDADES, a PROEXC em conjunto com as demais Pró-Reitorias da UFVJM e uma fundação de apoio, instalará a Central de Projetos para gestão política, administrativa, financeira e avaliadora no cumprimento das metas e ações no percurso dos próximos três anos (2021-2023).


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM destaca-se pela criação inovadora e pioneira de editais especificamente voltados para Extensão - Programa Institucional de Bolsas de Extensão - (PIBEX) a Cultura e a Arte, Programa Institucional de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte - (PROCARTE), adequando-se à sua realidade e visando atender à grande riqueza cultural e artística dos vales em que se encontra inserida. O Programa Universidade nas Comunidades da UFVJM é uma ação extensionista Institucional da UFVJM e coordenada pela equipe da Pró-Reitoria Extensão e Cultura (PROEXC) e as demais pró reitorias junto com a Central de Projetos com o objetivo de interagir com as comunidades em geral e promover impacto e transformação social, no território de abrangência da UFVJM numa forma mais prática e participativa, com a perspectiva de promover a circularidade dos conhecimentos materializados na extensão, com interfaces com o ensino e a pesquisa, que expressem o diálogo contemporâneo do conhecimento acadêmico com os conhecimentos e necessidades dos municípios, cidades, bairros, distritos e coletivos populacionais tanto no espaço urbano quanto no campo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes da UFVJM participarão do planejamento e execução das ações e da construção dos cursos, promovendo a intervenção social, desenvolvendo relações entre a universidade e outros setores da sociedade além também de contribuírem com a educação em saúde.


Impacto e Transformação Social

A intervenção social promovida pela instituição parte do princípio, segundo a Política de Extensão da UFVJM, de que a extensão universitária deve desenvolver relações entre a universidade e outros setores da sociedade marcada pelo diálogo e pela interação com a comunidade, privilegiando metodologias que busquem a participação de todos os agentes envolvidos e a troca de saberes, superando o discurso da hegemonia acadêmica. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.


Divulgação

• Divulgação e apresentação do projeto Universidade nas Comunidades à toda comunidade interna, em todos os campi da UFVJM, incentivando a participarem de ações de extensão dentro do seu campo de interesse como oportunidade de interação com a realidade regional; • Busca de apoio nas unidades acadêmicas apresentando o projeto como oportunidade de iniciar a inserção da extensão universitária na carga horária dos cursos de graduação conforme prevê a Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024); • Apoio nas ações de extensão por meio da equipe PROEXC, com suporte sistémico, registro, acompanhamento e certificação; • Elaboração e divulgação de um catálogo das ações de extensão e cultura do programa, norteado pelas oito áreas temáticas (Tabela X); • Contato com lideranças políticas e/ou comunitárias e prefeitos das regiões de abrangência da UFVJM para apresentar as propostas do programa; • Diagnóstico sobre a realidade das comunidades em que a universidade está inserida, suas dificuldades e necessidades mais urgentes; • Exposição à comunidade extensionista as demandas diagnosticadas junto à população envolvida no programa; • Definição das ações que podem ser oferecidas às comunidades, e • Contribuição ao Banco de Ações de Extensão e Cultura da PROEXC com as demandas requeridas junto às comunidades.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Aperfeiçoamento

Carga Horária Total

20

Conteúdo Programático

- Retinografia: Como manusear o aparelho. - Como realizar o eletrocardiograma: posicionamento de eletrodos. - Dermatoscopia: suas indicações e como manusear o aparelho.

Atividades Específicas

kjlk

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

O processo de avaliação dos profissionais envolverá questões objetivas ao final de cada curso/treinamento. O profissional somente será considerado capacitado após a obtenção de nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Estratégias para avaliação da realização do curso

Ao final de cada curso, será disponibilizado aos participantes um questionário para avaliação do curso/treinamento e sugestão de novos treinamentos.

Público-alvo

Descrição

Populações residentes na zona rural de Diamantina ( MG) que tenham necessidade de acompanhamento especializado em oftalmologia e cardiologia, além usuários do Sistema Único de Saúde com lesões de pele com características de malignidade. Tais usuários serão identificados pelas Unidades Básicas de Saúde, por meio das Estratégias de Saúde da Família dos municípios.

Descrição

A esta população será oferecida capacitações em Teleatendimento digital para extensão do projeto em outras áreas de atuação.

Descrição

Profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde, preferencialmente, dos municípios de Diamantina, Unaí, Teófilo Otoni e Janaúba. A essa população serão oferecidas as capacitações em Teleatendimento digital para extensão do projeto em outras áreas de atuação, buscando a autonomia dos municípios quanto a execução dos exames especializados.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação dos cursos do Saúde Digital Móvel, com Educação médica, capacitação para realização dos tele exames e tele consultorias