Detalhes da ação

Extensão em Festa: minicursos e troca de saberes

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000516

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

21/06/2023

Data Fim

24/06/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

danúbia aparecida costa nobre

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Emprego e renda

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

alvoradademinasoficial

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Minicursos ofertados em festa agropecuária permite que os visitantes aprendam sobre práticas e técnicas do setor agrícola, com estimulo ao desenvolvimento sustentável no campo, além de proporciona oportunidade para os produtores rurais e troca de saberes com a Universidade, aumentando assim a produtividade e competitividade. Portanto, a oferta é uma maneira eficaz de promover a educação e avanço da comunidade, além de promover a interação, vivência e partilha com à universidade.


Palavras-chave

celebração, conhecimento, competitividade, sustentabilidade


Introdução

Festas agropecuárias são realizadas para celebrar e reconhece a importância do setor agropecuário, a economia e a cultura de uma determinada região. Sendo uma oportunidade para agricultores e pecuaristas exporem e venderem seus produtos, estabelecerem relações comerciais e compartilharem conhecimentos e experiências. Também ajuda a fomentar a educação e o interesse público pela agricultura e pecuária, promovendo assim a sustentabilidade e a segurança alimentar. Em soma, os eventos festivos, podem permitir ações universitárias, com foco na indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão, sendo esta uma opção para minimizar os entraves no processo de melhoria das condições de vida e trabalho da população. Nesse sentido, a XIII Festa Agropecuária no município de Alvorada de Minas - MG, um evento de amplitude regional e aguardado por muitos, é um evento significativo para o município, tanto pelo aspecto social/lazer quanto pelo viés econômico e social, pois promove a visibilidade das atividades agropecuárias desenvolvidas pelos produtores rurais da região. Em edições anteriores a festa contou com diversas atrações dentre elas: Concurso leiteiro, concurso do queijo, shows artísticos, rodeios, concurso de marcha, concurso da rainha da festa e cavalgada, entre outros. O evento já e uma tradição, nasceu dos anseios de um grupo de produtores rurais, juntamente com a Emater e a Secretaria de Agricultura do município em criar um evento que desse visibilidade e valorização as atividades agropecuárias desenvolvidas no município por meio de exposições, feiras e concursos. A festa atrai um grande público, a maioria deste oriundo de cidades vizinhas, o que gera lucros para o comércio local do município. Nesta edição, as atividades voltadas ao produtor rural serão realizadas antes dos momentos festivos, contendo palestras, concurso de queijos, distribuição de insumos, anuncio de políticas municipais de incentivo as atividades agropecuárias. Diante do exposto, ministrar minicursos como proposta para contribuir com desenvolvimento estratégico de produtores rurais, a integração dos docentes e discentes dos cursos de Agronomia e Zootecnia da UFVJM, junto aos gestores municipais de Alvorada de Minas, é uma alternativa de atualização do conhecimento. Já que os cursos rápidos são classificados como uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, planejada e organizada de modo sistemático (PROEXC/UFVJM, 2020). Portanto, os minicursos no período festivo pode ser uma ferramenta muito útil para o treinamento e aprendizado contínuo, pois são rápidos e mais flexíveis, sendo disponibilizados para facilitar a participação de um maior número de pessoas do campo. Dessa forma, permite aprimorar habilidades específicas, o que pode resultar em maior eficácia profissional e pessoal, além de permitir a creditação da extensão para os alunos envolvidos na ação, e por fim, envolvimento de todos por meio da troca de saberes.


Justificativa

O ambiente festivo é envolto por entretenimento e diversão, para torná-lo um ambiente de conhecimento e troca de saberes, é crucial que haja condições no local para a realização de uma atividade educativa, como a infraestrutura para acomodar os participantes. Portanto, diante da demanda e do fornecimento da estrutura e materiais para realizar os minicursos no município de Alvorada de Minas, pode-se indicar a estratégia como uma ferramenta para disseminar conhecimento sobre os temas relacionados à agropecuária e promover a troca de saberes. Ministrar minicursos em uma festa agropecuária é crucial pois permite que os visitantes aprendam sobre práticas e técnicas do setor, incentivando o desenvolvimento sustentável no campo. Além disso, proporciona uma oportunidade para os produtores rurais se atualizarem sobre novas tecnologias e métodos de cultivo e manejo, conservação ambiental, bem-estar animal e boas práticas agrícolas, aumentando sua produtividade e competitividade. Por consequência, a oferta de minicursos em uma festa agropecuária é uma maneira eficaz de promover a educação e o desenvolvimento da comunidade, e em soma, permite a interação e vivência da universidade junto à comunidade.


Objetivos

Contribuir para a formação de profissionais mais capacitados, com competências necessárias para atender as crescentes demandas do setor agropecuário, a fim de gerar um impacto positivo no setor e na economia do município. Atualizar os profissionais que já atuam no setor agropecuário, e oportunidade para reciclagem e aprimoramento de técnicas e habilidades, bem como envolver os discentes na capacitação, por meio de conhecimentos teóricos e práticos. Promover a disseminação de boas práticas e inovações tecnológicas para o aumento da produtividade e rentabilidade nas atividades agropecuárias do município. Estimular a troca de experiências e a interação entre os participantes, bem como o desenvolvimento de parcerias e negócios.


Metas

Oferecer aos participantes da XIII Festa Agropecuária no município de Alvorada de Minas minicursos de qualidade, com informações atualizadas e relevantes sobre práticas e tecnologias do setor agropecuário. Transmitir conhecimentos que possam ser aplicados diretamente na rotina dos participantes do minicurso, ajudando-os a melhorar a produtividade e a rentabilidade de suas atividades agrícolas. Criar um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico, incentivando a participação e a troca de ideias entre os participantes, instrutores e monitores, por meio do aprendizado teórico-prático, a fim de garantir uma experiência realista e enriquecedora. Desenvolver habilidades e competências técnicas, que possam ajudar os participantes a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor agropecuário de forma mais eficiente e sustentável.


Metodologia

A atividade de extensão que será desenvolvida nesta ação, com fins a comtemplar uma demanda da prefeitura municipal de Alvorada de Minas em parceria com a Emater, será vinculada à Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK, em Diamantina-MG, e distribuídas por meio de minicursos de capacitação, que serão ofertados por docentes e discentes do Departamento de Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Alimentos. A ação também contempla a Creditação das Atividades de Extensão, crucial na promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental com objetivo claro de atender as necessidades da sociedade. Diante disso, a presente ação contará com sete minicursos, que serão preparados conforme as demandas indicadas pelo município de Alvorada de Minas - MG. Os cursos serão ministrados por estudantes de graduação e pós-graduação, com orientação dos professores dos Departamentos de Agronomia e Zootecnia da UFVJM, campus JK, e serão ministrados conforme descritos a seguir: 1. Boas práticas na pós-colheita de vegetais – abrangerá informações sobre legislação, causas de perdas de vegetais após a colheita e cuidados nas etapas de processamento dos vegetais. 2. Conservação e Armazenamento de Grãos – apresentar o conhecimento sobre armazenagem de grãos a fim de permitir maior longevidade e conservação dos produtos pós-colheita em seus locais de origem, a fim de garantir maior qualidade. 3. Criação e Manejo de Aves Caipiras – serão abordados tópicos sobre como manejar a criação de aves caipiras, assuntos acerca da alimentação, instalação e a densidade populacional das aves caipiras. 4. Produção de Hortaliças – apresentar a produção de mudas (via sementes e propágulos vegetativos, o uso de substratos comerciais e alternativos); o transplantio; os principais tratos culturais e o planejamento para produção. 5. Qualidade na produção de queijo artesanal – serão abordados pontos críticos para a produção de queijo minas artesanal com qualidade, como as boas práticas agropecuárias para a produção do leite cru, a fabricação e comercialização. 6. Produção de cana pré-brotadas – explanação do sistema de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, os substratos para produção de mudas, embalagens para a produção e os cuidados durante a produção. 7. Apresentação do Curso de Agronomia – O Centro Acadêmico e a Empresa Junior Agrovales, irá apresentar o curso de Agronomia durante os minicursos para maior divulgação da UFVJM e adesão de novos interessados em toda a região. Para tanto, os ministrantes dos cursos, juntamente com os monitores contarão com tendas de estruturas montadas em quadras de esporte para receber os cursistas e demais interessados. Serão explanadas as teorias acerca de cada tema, conforme apresentado acima, e em seguida, serão apresentados conteúdos práticos e exemplos de como executar as propostas indicadas nos diferentes cursos, a fim de firmar o conhecimento, a trocar de informações tradicionais e também empíricas. O curso terá um total de 4 horas à ser ministrado, no entanto, para a elaboração do conteúdo programático, materiais e organização do evento será necessário 26 horas adicionais, contabilizando um total de 30 horas para cada atividade (minicurso) do presente evento.


Referências Bibliográficas

PROEXC/UFVJM. Regulamento das Ações de Extensão. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/regulamentoacoes.html. Acessado em: 28 de maio de 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A Interação Dialógica é estabelecida como desenvolvimento de relações entre universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla, de troca de saberes, de superação do discurso da hegemonia acadêmica (FORPROEX, 2001). Em vista disso, o desenvolvimento de relações entre a UFVJM e comunidade é orientado pela interação dialógica, superando-se o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Para Freire (1979), a interação da universidade junto a sociedade, tem papel determinante no que tange à capacidade de provocar a transição de uma consciência ingênua para uma consciência crítica fomentadora de transformações na comunidade em que os indivíduos vivem e atuam, isso é possível via interação dialógica. Portanto, ações de extensão são fundamentais para que a universidade realize o diálogo e a troca de conhecimento com a sociedade. O estreitamento Universidade x Sociedade, tem a finalidade de promover o desenvolvimento social pautado nos valores das relações humanas e ambientais, portanto, eventos que permita esse enlace de forma dinâmica, são essenciais para a interação de forma mais leve, com a manutenção e apresentação das tradições locais. Portanto, ofertar minicurso em uma festa agropecuária é uma ferramenta com viés educacional, que viabilizará a interação e conhecimento múltiplo para os setores envolvidos (Sociedade x Universidade).


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Interprofissionalidade é um termo usado para definir a atuação conjunta de diversos profissionais dentro de suas áreas de competência, integrando saberes (domínio cognitivo) e compartilhando práticas ou colaborando em atividades complementares (domínio pragmático), processos estes mediados por afetos. Assumindo este conceito de interprofissionalidade, podemos perceber que ela entra em confronto com a lógica profissional, onde há limites bem estabelecidos para a atuação de cada categoria, regulamentada por leis e fiscalizada pelos conselhos de classe. Consideramos haver assimetrias na permeabilidade entre a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade. A interdisciplinaridade ocorre no campo da organização dos saberes, sendo estes mais facilmente compartilhados, se compararmos com as possibilidades de partilha de práticas e do fazer profissional (ELLERY; BARRETO, 2018). Nesse sentido, a ação minicursos no município de Alvorada de Minas - MG, permite de forma leve e interativa a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, uma vez que os setores universidade e sociedade se juntam para apreciar a tradição cultural local e o conhecimento teórico-prático que será ofertado.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a auto-reflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico. A concretização deste princípio supõe a realização de projetos coletivos de trabalho que se referenciem na avaliação institucional, no planejamento das ações institucionais e na avaliação que leve em conta o interesse da maioria da sociedade (ANDES, 2003, p. 30). Cursos que atendam às necessidades da sociedade, podem ser operacionalizados por meio de atividades curriculares como Extensão Universitária e Atividades Complementares, buscando intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas, com demonstração e aplicações do ensino e pesquisa adquiridos no curso de Agronomia, junto a extensão externa à universidade. Portanto, ações dessa natureza, envolvem o tripé da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e ainda permitem, ofertar opções de carga horária para estudantes que necessitam de cumprir os 10% da carga horária total do curso em extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A formação em andamento dos estudantes em ciências agrárias irá favorecer a execução desta ação, uma vez que terão conhecimento amplo das atividades relacionados aos temas aqui indicados. Além disso, os estudantes estarão envolvidos em atividades de transferência de tecnologia. Para tanto, irão desenvolver treinamento em capacidade de organização das atividades propostas, comunicação oral e escrita. Durante o desenvolvimento e execução da ação, os estudantes além de participar da organização, terão a oportunidade de ministrarem os conteúdos. Já nas atividades de escrita, os estudantes irão elaborar materiais para a produção de materiais de divulgação técnica e elaboração de relatórios das atividades de avaliação do projeto envolvendo o público-alvo. Os estudantes serão acompanhados e avaliados de acordo com as atividades propostas desenvolvidas. A extensão universitária aproxima os estudantes junto à comunidade externa, aprimora e permite a troca de conhecimentos, impacta e transforma aqueles que passam pela experiência de formas diferentes e ao mesmo tempo, permite mudanças na formação, na vida pessoal, na sociabilidade e na simples relação com o mundo. Em soma, as ações de extensão são ainda importantes para que os estudantes coloquem em prática o aprendizado técnico desenvolvido dentro da universidade, de forma que isso possa ser propagado e aplicado ao meio externo. Para na busca da formação de suas competências, ainda é primordial o desenvolvimento pessoal, social e busca da cidadania, pilares tanto na vida de quem recebe os benefícios do projeto quanto no cotidiano dos que o integram.


Impacto e Transformação Social

Apesar da agricultura no Brasil ser referência mundial na produção, ainda há falhas em etapas de produção, manejo e pós-colheita, principalmente pela falta de informações e a falta de processo educativo dos produtores sobre as técnicas de produção, riscos e investimentos das atividades agrícolas. Assim a presente ação, é uma excelente oportunidade para a formação dos estudantes, capacitação do público-alvo e para consolidar parcerias entre a UFVJM, Emater-MG e o município de Alvorada de Minas, bem como os produtores rurais das regiões adjacentes. O conhecimento acadêmico fornecido à sociedade, pode influenciar a vida de inúmeras pessoas e agir como instrumento de mudança social e econômica, pois permite a melhoria na qualidade de vida. Para a presente proposta, os visitantes e produtores presentes na festa agropecuária, terão a oportunidade de aprender sobre práticas e técnicas de diferentes setores agrícolas, incentivando o desenvolvimento sustentável no campo. Sendo uma chance para os produtores rurais se atualizarem sobre novas tecnologias e métodos de cultivo e manejo, conservação ambiental, bem-estar animal e boas práticas agrícolas, aumentando sua produtividade e competitividade. O impacto e a transformação, compete ainda uma forma eficiente de promover a educação e o desenvolvimento da comunidade, e em soma, permite a interação e vivência da universidade junto à comunidade.


Divulgação

O evento será divulgado em todas as redes sociais da Câmara Municipal e Emater, além de cartazes impressos. A divulgação ocorrerá ainda nos Grupos de Estudos da UFVJM envolvidos na ação, via instagram. Ademais, serão usados whatsApp e ligações telefônicas para comunicar ao público potencial.


Informações Complementares

A ação proposta, oferta de minicursos na XIII Festa Agropecuária, é um pedido da Emater juntamente com a Câmara Municipal de Alvorada de Minas - MG, que devido a amplitude regional do evento, seu aspecto social, de lazer e econômico, viabiliza a ação de extensão para maior promoção e visibilidade das atividades agropecuárias desenvolvidas pelos produtores rurais da região, já que os produtores podem aprimorar técnicas e tornarem-se mais competitivos nesse setor sem saírem da região. Os minicursos serão ofertados em 4 horas, e serão divididos nos períodos da manhã e tarde, para melhor atender os produtores. Nas duas primeiras horas serão explanados assuntos teóricos para melhor entendimento do assunto, seguido de discussões e amostragem práticas.


Programação do Evento

Local

Alvorada de Minas

Data

23/06/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Minicursos de treinamento e rápida capacitação: 1. Boas práticas na pós-colheita de vegetais – abrangerá informações sobre legislação, causas de perdas de vegetais após a colheita e cuidados nas etapas de processamento dos vegetais. 2. Conservação e Armazenamento de Grãos – apresentar o conhecimento sobre armazenagem de grãos a fim de permitir maior longevidade e conservação dos produtos pós-colheita em seus locais de origem, a fim de garantir maior qualidade. 3. Criação e Manejo de Aves Caipiras – serão abordados tópicos sobre como manejar a criação de aves caipiras, assuntos acerca da alimentação, instalação e a densidade populacional das aves caipiras. 4. Produção de Hortaliças – apresentar a produção de mudas (via sementes e propágulos vegetativos, o uso de substratos comerciais e alternativos); o transplantio; os principais tratos culturais e o planejamento para produção. 5. Qualidade na produção de queijo artesanal – serão abordados pontos críticos para a produção de queijo minas artesanal com qualidade, como as boas práticas agropecuárias para a produção do leite cru, a fabricação e comercialização. 6. Produção de cana pré-brotadas – explanação do sistema de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, os substratos para produção de mudas, embalagens para a produção e os cuidados durante a produção. 7. Apresentação do Curso de Agronomia – O Centro Acadêmico e a Empresa Junior Agrovales, irá apresentar o curso de Agronomia durante os minicursos para maior divulgação da UFVJM e adesão de novos interessados em toda a região.

Público-alvo

Descrição

Agricultores dos municípios de Alvorada de Minas, Serro, Dom Joaquim e Serra Azul.

Municípios Atendidos

Município

Alvorada de Minas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Divulgação para os produtores.

Participação da Instituição Parceira

Divulgação junto aos produtores da região.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 30 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Programação dos cursos e treinamento das equipes.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organização e preparação dos materiais que serão ministrar nos minicursos, teoria e prática.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Minicursos serão ministrados em 4h, sendo teoria e prática.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Preparação do relatório de fechamento do evento.