Detalhes da ação

Leitura, escrita e produção de conhecimento: uma proposta de formação para alunos do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina-MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000517

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

30/07/2023

Data Fim

28/06/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria de lourdes santos ferreira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Alfabetização, leitura e escrita

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

petestratégias.ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Resumo

Este projeto, cujo foco se dá na extensão, contempla também os outros dois pilares do fazer acadêmico: ensino e pesquisa. Seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos recém-ingressos no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina. Dentre as ações propostas, encontra-se a realização de oficinas de leitura e escrita para a formação dos alunos daquela instituição.


Palavras-chave

Leitura, escrita, ensino, turismo


Introdução

A busca pelas práticas de leitura e escrita e o ensino da norma padrão são ações imprescindíveis para se adentrar determinados espaços, especialmente aqueles que detêm os bens culturais socialmente produzidos e que só são acessados por meio da cultura escrita. Compreender a importância do acesso a esses bens deverá ser a mola propulsora que incentivará o aluno a adquirir as habilidades necessárias para exercer, com autonomia, sua trajetória formativa para além da vida escolar. Segundo Kriegl (2002) a leitura e a escrita estão entre os meios mais importantes para aquisição de novas aprendizagens, pois possibilita a construção e o fortalecimento de reflexões e ações. (KRIEGL apud NASCIMENTO). Neste sentido, através da leitura e escrita é possível a construção do conhecimento de um indivíduo, mecanismos fundamentais para a vida em sociedade. Diante disso, a presente proposta, a ser desenvolvida junto aos acadêmicos do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina, tem como objetivo central contribuir com o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos recém-ingressos na instituição. Para tanto, pretende-se desenvolver uma proposta que contemple os três pilares do fazer acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, de modo a promover o conhecimento dos diferentes gêneros textuais que circulam socialmente, usando a investigação e divulgação do espaço onde os estudantes estão inseridos como estratégia metodológica na construção desses gêneros. A ação extensionista ocorrerá através de oficinas de leitura e escrita para os alunos do Seminário, de modo que sejam trabalhadas as dificuldades destes com relação à escrita. Ademais, o projeto será desenvolvido em parceria com professores do Curso de Turismo da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), uma vez que se pretende, a médio prazo, promover o turismo cultural no seminário. Assim, as atividades de leitura e escrita estarão vinculadas a um produto final que, além de possibilitar aos alunos o exercício da investigação e do registro linguístico, representará, para a instituição Seminário, uma estratégia de preservação da memória, do patrimônio cultural e da divulgação desse patrimônio para a sociedade como um todo.


Justificativa

As dificuldades com a leitura e a escrita tem sido objeto de reflexão, por parte de professores e pesquisadores, de maneira cada vez mais recorrente. As pesquisas vêm demonstrando que os desafios que antes eram objeto de preocupação apenas do ensino fundamental e médio, chegaram à universidade e que está nem sempre está preparada para enfrentá-los. Segundo Ferreira (2013), os estudos sobre a escrita acadêmica estão fortemente associados à expansão do ensino superior tanto no Brasil como em outras partes do mundo. No Brasil, especificamente, essa expansão se inicia a partir da primeira década do século XXI, especialmente com a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, datando daí, também, as primeiras investigações acerca da escrita acadêmica. Logo o ensino-aprendizagem da escrita acadêmica é uma estratégia compensatória, interessada em oferecer aos alunos, que “têm dificuldades de leitura e de escrita”, a oportunidade de recompor lacunas de um processo de escolarização supostamente deficitário, de aprender aquilo que deveriam ter aprendido antes de entrar na universidade. (MARINHO, 2010) Diante disso, é notório que as dificuldades de escrita perpassam diferentes etapas da formação e estão relacionadas a fatores distintos. Esta realidade é enfrentada pelos discentes do curso de Teologia do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina, segundo relato dos coordenadores de ensino. Segundo eles, os ingressantes no Seminário vêm apresentando grandes dificuldades na leitura e escrita dos textos a eles solicitados, o que motivou a proposição do presente projeto. Sabe-se que esses estudantes são oriundos de diferentes regiões e que possuem uma bagagem de conhecimento prévio, acerca do universo acadêmico e educacional também diferenciada. Esse descompasso entre as expectativas dos atores envolvidos no processo (alunos, professores e coordenadores), gera um nível de frustração que pode culminar com o abandono do curso. Assim, torna-se urgente compreender as dificuldades e apresentar uma proposta de intervenção que supere o nível das queixas. Desse modo, a dificuldade na produção de textos nos alerta para a necessidade de transformar essas queixas em propostas de ensino, pesquisa e extensão, que buscam atuar em práticas de assistência para os alunos com dificuldade na escrita. Marcuschi (2010) destaca a importância de se pensar que a escrita é em contextos sociais básicos da vida cotidiana, em paralelo direto com a oralidade. Estes contextos são, entre outros, o trabalho, a faculdade, a escola, o dia a dia, as atividades intelectuais, etc. Em cada um destes contextos, as ênfases e os objetivos de uso da escrita são diferenciados, o que representa a leitura e escrita enquanto práticas sociais do cotidiano dos indivíduos. De acordo com esta perspectiva, será realizada uma pesquisa no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina para ver a realidade dos estudantes com relação à escrita e promover uma oficina de leitura e escrita que busque solucionar da melhor maneira as dificuldades encontradas. Através da oficina pode-se contribuir para um melhor desenvolvimento da habilidade de escrita, uma vez que ela proporciona aos participantes a oportunidade de praticar a escrita de diferentes gêneros textuais, bem como de receber feedbacks sobre seus textos. Assim, durante as oficinas os participantes podem ser convidados a escrever sobre diferentes temas e em diferentes gêneros textuais, como narrativas, textos descritivos, textos argumentativos, entre outros. Dessa forma, eles terão a oportunidade de praticar diferentes formas de escrita, o que pode contribuir para ampliar seu repertório linguístico e melhorar sua habilidade de escrita.


Objetivos

Geral: contribuir com o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos recém-ingressos do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Desenvolver habilidades de leitura e escrita como prática social e cultural; • Resgatar, através da leitura e da escrita, a memória do seminário arquidiocesano, como estratégia de preservação cultural; • Promover a interação entre o ensino a pesquisa e a extensão, em prol de uma formação ampla e significativa para os profissionais; • Envolver os alunos na construção de roteiros de visitação; • Contribuir com o turismo cultural no Seminário.


Metas

• Desenvolver habilidade de leitura e escrita de diferentes gêneros textuais, como artigos, ensaios, crônicas, entre outros. • Fomentar a discussão e o debate em sala de aula, incentivando a participação ativa dos alunos. • Contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos, promovendo a produção e difusão de conhecimento na comunidade. • Desenvolver a capacidade de argumentação e comunicação dos alunos, habilidades essenciais para a vida profissional e acadêmica. • Estimular a criatividade e o interesse pela escrita, visando a formação de leitores e escritores críticos e reflexivos.


Metodologia

O projeto será desenvolvido em etapas, considerando o período de maio a dezembro. As etapas propostas estão sujeitas aos ajustes, de acordo com as demandas e com os acordos que forem estabelecidos pela equipe: Etapa 1: Identificar as dificuldades relacionadas à escrita. Nessa etapa, pretende-se estabelecer o contato com os alunos para avaliar o nível de dificuldade que eles apresentam com a escrita, para isso será realizado: • Reunião com os gestores do Seminário para apresentação da proposta e seus objetivos; • Construção da agenda para realização das oficinas; • Realização de atividade diagnóstica e feedback para os alunos; • Realização de oficina de escrita, quinzenalmente, a partir das dificuldades identificadas. Etapa 2: A escrita como prática sociocultural: Nessa etapa, os alunos serão incentivados a escrever a partir do envolvimento com a construção do roteiro de visitação a ser implementado no Seminário. • Visita de reconhecimento; • Inventariação de atrativos turísticos a serem inseridos na rota de visitação; • Pesquisa acerca dos aspectos relevantes de cada ponto/atrativo identificado; • Oficina de construção de textos de apresentação do atrativo. Etapa 3: Avaliando os resultados: Nesta etapa, pretende-se realizar uma avaliação, tanto do processo de engajamento com as atividades de escrita quanto com a construção do roteiro. • Realização de uma visita piloto, conduzida pelos alunos do seminário para alunos do curso de Turismo (por exemplo), para validação do roteiro. • Produção de peças escritas a serem divulgadas em diferentes espaços (físicos e virtuais) • Produção de relatório pelos alunos no qual será avaliado o desempenho na escrita, em comparação com as produções iniciais.


Referências Bibliográficas

FERREIRA, Maria de Lourdes S. Letramento acadêmico em contextos de expansão do ensino superior no Brasil. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte, setembro de 2013. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-9EFFLF>. Acesso em: 25 de abril de 2023. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para escrita atividades de retextualização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira De Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p. 363-386. Belo Horizonte: 2010. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000200005>. Acesso em: 20 de abril de 2023. NASCIMENTO, Severina, M. da Silva. Breve reflexões sobre a importância da escrita e da leitura nos documentos oficiais. Disponível em: < https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID7316_05112021114349.pdf >. Acesso em: 04 de abril de 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade é uma das principais premissas da extensão universitária. Através de projetos de extensão como a oficina de leitura e escrita no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina-MG, busca-se promover uma troca de saberes entre a universidade e a comunidade, levando o conhecimento produzido na academia para fora dos muros da instituição e tornando-o acessível a um público mais amplo.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interação entre os diferentes modelos, conceitos, métodos, cursos e áreas do conhecimento é adotada a partir de uma abordagem interdisciplinar e interprofissional. Os membros da equipe trabalharão em conjunto para planejar e executar as atividades, trazendo suas perspectivas e conhecimentos específicos para enriquecer o projeto. Por exemplo, no projeto em pauta, estão envolvidos profissionais da área de Letras e da área de Turismo. As atividades de leitura e escrita estarão orientadas pelos profissionais de Letras e terão como objeto/objetivo a construção de roteiros turísticos, sob a orientação dos profissionais do Turismo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A proposta contempla os três pilares do fazer universitário: a visita de reconhecimento da área inventariação de atrativos turísticos subsidiará a pesquisa acerca dos aspectos relevantes de cada ponto/atrativo identificado; esses dados serão utilizados como material de ensino para os alunos participantes, pois eles serão responsáveis pelo tratamento dos dados e descrição dos atrativos, de acordo com os gêneros propostos para cada ação comunicativa. A extensão está contemplada, uma vez que as oficinas de leitura e escrita serão realizadas com os alunos do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina. Em síntese, os participantes do projeto, vão desenvolver as habilidades de investigação, leitura e escrita, por meio de aulas teóricas e práticas que estimulem o contato com diferentes gêneros textuais, a reflexão crítica sobre temas relevantes para sua formação, sendo ministrado pelos responsáveis pela oficina.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto terá um impacto significativo na formação dos estudantes participantes, permitindo a aquisição de diversas competências profissionais. Entre as principais competências que poderão ser desenvolvidas pelos discentes estão: habilidades de planejamento e organização de projetos de extensão; conhecimento sobre metodologias pedagógicas para promoção da leitura e escrita; habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe; e capacidade de lidar com diferentes públicos e realidades sociais. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de experimentar experiências e habilidades profissionais na execução desta ação, uma vez que serão responsáveis por planejar e executar as atividades da oficina, sob a supervisão dos coordenadores do projeto.


Impacto e Transformação Social

Da perspectiva dos estudantes envolvidos no projeto, os impactos estão diretamente relacionados à qualidade da sua formação; eles terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação; desenvolver o espírito investigativo e crítico, o que resultará em um profissional com sólida formação para o exercício da profissão. No que se refere à transformação social, especialmente considerado o público contemplado, a execução deste projeto poderá ter um impacto significativo na sociedade local e regional, uma vez que os estudantes do Seminário estão em processo de formação para exercer o ministério em diversas regiões da diocese. Através das oficinas de leitura e escrita, será possível oferecer uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para os estudantes do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus de Diamantina-MG, cujo resultado será a melhoria de suas habilidades e desempenho não só acadêmico mas também profissional.


Divulgação

A divulgação será feita nas redes sociais do PET Estratégias.


Público-alvo

Descrição

O projeto atenderá os alunos do primeiro ano de Filosofia do Seminário Provincial, podendo atender outros alunos de períodos mais avançados, a partir da demanda apresentada pela instituição.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Oferecimento da infraestrutura física para realização das atividades; realização do controle de participação dos alunos; acompanhamento dos participantes do projeto e feedback para os docentes envolvidos

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 28 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões semanais, com duração de uma a duas horas, para planejamento das atividades, acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do projeto.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Aplicação de atividade para diagnóstico das dificuldades apresentadas pelos alunos.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de oficina para produção do roteiro de visitação/ avaliação das informações produzidas pelos alunos

Carga Horária 2 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de uma visita piloto, para público externo, conduzida pelos alunos do seminário a partir do roteiro produzido por eles.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório final e conclusão do projeto.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de oficinas de escrita, a partir das dificuldades diagnosticadas e das demandas apresentadas pela equipe pedagógica da instituição

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de visitas guiadas aos acervos do Seminário, para mapeamento dos atrativos que comporão o roteiro de visitação turística a ser construído pelos alunos, como produto final das oficinas.