Detalhes da ação

Descontrair Só Ria

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000062

Tipo da Ação

Projeto

Situação

NÃO RECOMENDADA

Data Inicio

26/04/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

sabrina pinheiro tsopanoglou

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Infância e adolescência

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 290 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 290 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 290 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 312 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 290 h
Resumo

O projeto de extensão Descontrair Só ria iniciou após sua aprovação no edital Pibex 002/2015 sendo reapresentado nos anos seguintes para sua continuidade. Desde então o projeto, que tem como objetivo melhorar o estado de humor das crianças internadas na enfermaria pediátrica no Hospital Nossa Senhora da Saúde, localizado no município de Diamantina/MG, buscando momentos de descontração em um período difícil para as crianças e seus familiares.


Palavras-chave

Internação hospitalar; criança; ludicidade; humor.


Introdução

A experiência da internação hospitalar cria situações únicas de estresse, ansiedade, angústia e sofrimento não só para os pacientes, mas também para suas famílias. Este momento é permeado pelo medo do desconhecido: ambiente estranho; dispositivos para exames e tratamentos, muitas vezes invasivos; linguagem técnica; somado à preocupação com a integridade física (ORIÁ; MORAES; VICTOR, 2004; SILVA; NUNES, 2014). Para as crianças, este processo de internação pode ser bem mais difícil, pois elas podem não compreender certas situações e imposições do ambiente hospitalar, tornam-se ansiosas com o tratamento e confrontam a dor, além de ficarem ansiosas e inquietas por conta do tempo ocioso e pela passividade (SILVA; NUNES, 2014). Observa-se que o processo de internação hospitalar gera efeitos negativos sobre as atividades e participações da criança no ambiente ao qual ela está inserida. Diante disso, o projeto Descontrair Só Ria! é realizado com o objetivo de promover a melhora do estado de humor das crianças e adolescentes internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG). Neste projeto, as ações com as crianças e adolescentes são realizadas a partir de atividades lúdicas e educativas, e quando realizadas de forma presencial seguiam da seguinte forma: leitura de livros infantis, atividades de pintura e colagem, jogos educativos, cantigas, brincadeiras de roda e teatros com fantoches. As ações aconteciam duas vezes por semana (terça e quinta-feira) no período vespertino. As crianças/adolescentes restritos ao leito recebiam as atividades no quarto, e aqueles que podem sair do leito realizam as atividades nos corredores da enfermaria, dentro do próprio hospital, com espaço para atividades em roda e teatros. Os participantes são convidados a sugerirem atividades e brincadeiras. Atualmente o projeto conta com discentes da fisioterapia e nutrição, um pós graduando da odontologia e um técnico administrativo do departamento de fisioterapia da UFVJM. Além disso, os profissionais da enfermagem responsáveis pelo setor de pediatria do Hospital Nossa Senhora da Saúde fazem parte desta ação extensionista e têm papel importante na identificação dos participantes.


Justificativa

O período de internação hospitalar é muito estressante e causa tristeza às crianças e adolescentes, pois além da doença há mudança do espaço físico; afastamento da escola e de pessoas com as quais ela possui vínculos afetivos; diminuição da experimentação e da exploração, características desta fase da vida, além do distanciamento de animais de estimação e das atividades recreativas (SILVA; NUNES, 2014; PEDROSA et al., 2007). A hospitalização pode comprometer o desenvolvimento físico, emocional e intelectual de crianças e adolescentes (GONÇALVES e BRAGA, 2015). O brincar, enquanto recurso terapêutico possibilita um papel mais ativo da criança, bem-estar e certa autonomia, fazendo com que a criança modifique suas percepções acerca das experiências vivenciadas dentro do hospital (RODRIGUES, 2014). No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990) reconheceu como um direito da criança o brincar, e este direito deve ser sustentado de forma efetiva pela sociedade e pelas instituições brasileiras, dentre elas todos os hospitais públicos e privados. É preciso, portanto, ter a compreensão de que a brincadeira é indispensável para o desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo (RODRIGUES, 2014; OLIVEIRA et al., 2015). As atividades lúdicas hospitalares buscam amenizar o trauma psicológico da internação e minimizar suas presumíveis sequelas, além de atenuar o sofrimento dos internados, aliviar a ansiedade, contribuindo com a recuperação e consequentemente com a redução do tempo de internação (LEITE et al., 2013; SILVA; NUNES, 2014). A inserção de projetos que visem, através de ações lúdicas e educativas, minimizar os efeitos da hospitalização, é importante não apenas aos participantes (crianças e adolescentes), mas também à equipe voluntária, a qual tem a oportunidade de desenvolver habilidades, como a comunicação e o trabalho em equipe (PEDROSA et al., 2007; ARAÚJO et al., 2017). O projeto Descontrair Só ria! vincula-se a área temática e linha de extensão (saúde e infância, e adolescência, respectivamente) descritas no regulamento de Ações de Extensão da UFVJM. É um projeto que se volta para um momento significativo e muitas vezes traumático para as crianças e seus familiares, a internação hospitalar. Procura através do lúdico a humanização do serviço da saúde. Este projeto articula-se com a política de extensão da UFVJM uma vez que se mostra sensível às repercussões negativas que ocorrem durante a internação para as crianças/adolescentes e seus familiares, também por voltar-se para um dos objetivos dos novos Institutos de Ensino Superior (IES) que é melhorar a qualidade de vida das pessoas próximas a eles. O projeto pactua com as diretrizes do Forproex, pois proporciona intercâmbio entre o Hospital Nossa Senhora da Saúde e a UFVJM, com maior interação entre os profissionais; é marcado por muito diálogo e troca de saberes entre os participantes e todos os profissionais que fazem parte da instituição hospitalar. A interdisciplinaridade e o interprofissionalismo estão presentes quando observamos enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogo, assistente social, equipe médica e todas a equipe de voluntários do projeto, todos em conjunto, buscando melhorar o estado de humor das crianças internadas. Há indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa, visto que os alunos estão construindo um aprendizado mais sólido através da experiência prática e da troca de saberes que a extensão proporciona. Ademais, ajuda na compreensão ampliada da saúde, definida não apenas como a ausência da doença, mas como um conjunto de aspectos psíquicos, sociais, culturais e ambientais que precisam ser levados em consideração. Desde o início das atividades em 2015, o projeto já realizou suas ações com cerca de 800 crianças/adolescentes, as quais foram beneficiadas pelas atividades no ambiente hospitalar. As crianças menores de um ano receberam apenas visita e não foram computadas. O projeto conseguiu o que pretendia, pois na avaliação do estado de humor das crianças/adolescentes antes das intervenções, as mesmas se consideravam tristes e se apresentavam pouco comunicativas, características e estado que apresentou melhora após as intervenções, na qual as crianças/adolescentes relatavam melhora do humor, estando mais felizes. A avaliação do estado de humor foi realizada através de uma escala pictórica e com cores, em modelo Likert. Nenhum familiar/responsável que desaprovou as ações do projeto, ou que não aprovou a participação do seu filho(a) nas intervenções. Os pais muitas vezes referiam melhora do estado de humor da criança/adolescente, com a realização das atividades. A equipe do hospital agregou o projeto. A equipe de enfermagem aprecia quando as atividades do projeto acontecem, reportaram que as crianças ficam mais calmas, aceitam com mais facilidade os procedimentos para o cuidado em saúde. O enfermeiro responsável nos procura para contar sobre todas as adequações que serão feitas nos espaços utilizados para as crianças e como ocorre a divisão dos ambientes. A participação dos alunos e demais integrantes do projeto é notável, todos foram responsáveis, comprometidos, fizeram crescer e cresceram durante o período. Houve o desligamento de alguns discentes devido a motivos pessoais dos mesmos. Este projeto de extensão já foi apresentando em simpósios e atualmente é projeto de pesquisa do trabalho de conclusão de curso de uma aluna do curso de fisioterapia Diante dos benefícios até hoje conquistados com as ações de extensão do projeto, o mesmo está sendo reapresentado ao edital ações 032021 para que possamos dar continuidade nesta atividade extensionista que tanto bem está fazendo para todos, equipe e participantes.


Objetivos

Promover a melhora do estado de humor das crianças/adolescentes internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG). • Reduzir o sofrimento das crianças/adolescentes e familiares, gerado pelo adoecimento e internação hospitalar. • Auxiliar no processo de recuperação das crianças/adolescentes internados. • Promover humanização hospitalar. • Proporcionar uma melhor qualidade de vida a essa população. • Incentivar a integração entre a equipe de voluntários do projeto e os profissionais do Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG), a fim de proporcionar a troca de experiências e a construção de um conhecimento mais rico, que vem a acrescentar o ensino. • Possibilitar aos acadêmicos a oportunidade de obter uma vivência profissional através do contato com as crianças/adolescentes e seus familiares, a responsabilidade de construir e organizar atividades lúdicas voltadas para essa população e com isto possibilitar a aprendizagem em métodos e processos de extensão universitária; • Contribuir com a formação dos discentes a partir da interação com a realidade da população brasileira, em especial a da região de abrangência do Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG), a qual se refere à macrorregião dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, qualificando-os para os desafios enfrentados no mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania.


Metas

Espera-se, durante o período de internação hospitalar, promover a melhora do humor das crianças/adolescentes internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG), bem como neste período, melhorar a qualidade de vida das crianças/adolescentes hospitalizados e dos seus familiares.


Metodologia

- Local de realização: com a pandemia da COVID-19 o projeto será desenvolvido de forma remota, com atividades realizadas através da mídia WhatsApp. - Participantes: crianças e adolescentes internados na enfermaria pediátrica (quartos particulares, conveniados – planos e sistema único de saúde) do Hospital Nossa Senhora da Saúde Diamantina/MG e seus familiares. - Equipe: a equipe é constituída por professores e discentes do curso de fisioterapia e nutrição, técnico administrativo e um odontopediatra aluno da pós-graduação. Continuará aberto para discentes, professores e funcionários da UFVJM que tenham vontade de agregar e ideias que favoreçam o projeto e os participantes. - Pré-intervenção Durante o primeiro mês ocorrerão reuniões semanais, com o objetivo de buscar e discutir o embasamento geral e teórico atual sobre hospitalização infantil e ações lúdicas envolvendo crianças no ambiente hospitalar. Além disso, neste momento serão atualizadas as atividades que serão elaboradas e enviadas via WhatsApp aos familiares das crianças. - Intervenção Um profissional do HNSS, colaborador do projeto, enviará o contato dos familiares a um voluntário da equipe gestora para que possamos dar início às atividades. As atividades lúdicas e educativas serão enviadas aos familiares via WhatsApp duas vezes por semana. Serão elaborados vídeos com atividades lúdicas e educativas com os seguintes temas: apresentação do projeto e da equipe; prevenção da COVID-19; brincadeiras de roda; cantigas; confecção de brinquedos em domicílio com materiais reciclados; alimentação saudável; higiene bucal. Serão enviados os vídeos durante 7 semanas, duas vezes na semana, totalizando 14 vídeos com materiais lúdicos e educativos. No último dia de contato com os familiares via WhatsApp será enviado um questionário via Google forms para avaliar a satisfação com as intervenções realizadas no projeto. Além das atividades enviadas via mídia aos familiares, a coordenadora do projeto fará a entrega a um profissional do HNSS, de um kit para cada criança/adolescente internado, contendo: materiais para desenho, pintura, leitura e atividades educativas, os quais poderão ser utilizados no período de internação hospitalar.


Referências Bibliográficas

ALCÂNTARA, P. L. et al. Efeito da interação com palhaços nos sinais vitais e na comunicação não verbal de crianças hospitalizadas. Revista Paulista de Pediatria, v.34, n.4, p. 2016,432-438, 2016. ARAÚJO, R.A.S., et al. Uso de atividades lúdicas no processo de humanização em ambiente hospitalar pediátrico: relato de experiência. Interfaces Revista de Extensão da UFMG, v. 5, n. 1, p.166-179, 2017. BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente -1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm> acesso em 23 nov. 2015. LEITE, M.A.V.S. et al. Brinquedoteca hospitalar: O lúdico como instrumento de mediação na recuperação de crianças enfermas. Revista ELO - Diálogos em Extensão, v. 02, n. 01, p. 33-50, 2013. GONÇALVES, M.G.F.; BRAGA, A.A.N.M. Era uma vez... Os contos de fadas como recurso terapêutico com crianças hospitalizadas. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 2015;4(1): 5-20 MACIEL, R.V.; SILVA, P.T.G.; SAMPAIO, R.F.; DRUMMOND, A.F. Teoria, prática e realidade social: uma perspectiva integrada para o ensino de fisioterapia. Fisioterapia em Movimento, v.18, n.1, p. 11-17, 2005. OLIVEIRA, F.M. et al. ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE HOSPITALAR – 2015. Disponível em: < http://www.xxcbed.ufc.br/arqs/gt1/gt1_11.pdf> acesso em 20 nov. 2015. OLIVEIRA, G.F.; DANTAS, F.D.C.; FONSÊCA, P.N. O impacto da hospitalização em crianças de 1 a 5 anos de idade - 2005. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rsbph/v7n2/v7n2a05.pdf> acesso em: 20 nov. 2015. PEDROSA, A.M. et al. Diversão em movimento: um projeto lúdico para crianças hospitalizadas no Serviço de Oncologia Pediátrica do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (IMIP). Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 7, n.1, p.99-106, 2007. RODRIGUES, L.M.R. O brincar como promotor de saúde - 2014. Disponível em:<http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/3698> acesso em: 20 nov. 2015. SILVA, M.F.R.M.; NUNES, V.R.B. Era uma vez no hospital: contação de histórias – 2014. Disponível em: <http://2014.revistaintercambio.net.br/24h /pessoa/temp/anexo /1003/1291 /2103.pdf > acesso em: 20 nov. 2015.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto beneficiará diretamente as crianças/adolescentes internados na pediatria do Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG), os quais podem apresentar melhora do estado de humor após as intervenções, com melhora da qualidade de vida durante o período de internação hospitalar. A projeção da ação extensionista é realizado com cerca de 200 crianças/ ano (considerando o número mínimo geralmente encontrado nas enfermarias e as atividades programadas da extensão: duas vezes por semana). Indiretamente o projeto atingirá os familiares destas crianças que ficam mais tranquilos e felizes quando seus filhos estão mais alegres e os próprios funcionários do setor, pois poderão encontrar crianças mais disponíveis e animadas, o que favorece a condução das rotinas hospitalares. Durante as ações haverá o compartilhamento de saberes entre os voluntários do projeto, a equipe de saúde local, bem como com os familiares e as próprias crianças participantes, sendo um trabalho coletivo na elaboração e execução das atividades da ação. A comunidade envolvida contribuirá na apresentação das demandas de cada participantes, considerando seu contexto biopsicossocial.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto pactua com as diretrizes do Forproex, pois proporciona intercâmbio entre o Hospital Nossa Senhora da Saúde e a UFVJM, com maior interação entre os profissionais; é marcado por muito diálogo e troca de saberes entre os participantes e todos os profissionais que fazem parte da instituição hospitalar. A interdisciplinaridade e o interprofissionalismo estão presentes quando observamos enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogo, assistente social, equipe médica e todas a equipe de voluntários do projeto, todos em conjunto, buscando melhorar o estado de humor das crianças internadas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Há indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa, visto que os alunos estão construindo um aprendizado mais sólido através da experiência prática e da troca de saberes que a extensão proporciona. Ademais, ajuda na compreensão ampliada da saúde, definida não apenas como a ausência da doença, mas como um conjunto de aspectos psíquicos, sociais, culturais e ambientais que precisam ser levados em consideração. Atualmente o projeto se articula com a pesquisa visto que é o projeto de trabalho de conclusão de curso de uma aluna do curso da fisioterapia.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto contará com a participação de estudantes dos cursos de fisioterapia e nutrição. A contribuição na formação do estudante será através da experiência prática de estar envolvido em uma realidade que encontrará em algum momento do seu curso ou na sua vida profissional, na interação com crianças/adolescentes hospitalizados e seus familiares, percebendo ainda na graduação os fatores não só físicos, mas psicológicos presentes nesta situação. Oferecerá também o contato com os familiares, desenvolvendo habilidades de abordagem interpessoal e vivência dos problemas de uma internação hospitalar para os participantes. Os alunos serão acompanhados pelos professores que fazem parte do projeto durante toda a sua duração. Haverá reuniões quinzenais voltadas para capacitação dos alunos através de estudos e discussões no tema.


Impacto e Transformação Social

Impacto direto: • Promover a melhora do humor das crianças/adolescentes internados no Hospital Nossa Senhora da Saúde / Diamantina (MG). Impacto Indireto: • Diminuir a incidência de quadros de ansiedade, depressão, angústia e medo nessa população. • Melhorar a qualidade de vida das crianças/adolescentes hospitalizados e desta forma de seus familiares. • Melhorar a resposta ao tratamento;


Divulgação

A divulgação das ações do projeto serão realizadas via WhatsApp, aos familiares das crianças e adolescentes, com envio de vídeos de materiais lúdicos e educativos.


Público-alvo

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Instituição parceira disponibiliza o contato e o quantitativo das crianças/adolescentes e seus familiares, a um membro da equipe gestora do projeto.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 100 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões on line para capacitação da equipe e divisão de tarefas; estruturação das atividades extensionistas.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Construção dos vídeos, estudo e atualização (se necessário) dos instrumentos para controle da ação da extensão.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião mensal com os integrantes do projeto para discutir as atividades da extensão e possíveis melhorias.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Análise final dos resultados da extensão.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Envio de vídeos e material lúdico e/ou educativo aos familiares das crianças internadas na enfermaria do hnss.