Detalhes da ação

“Saúde no Pódio: Medicina aplicada a esportes de alto rendimento ”

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000530

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

12/07/2023

Data Fim

13/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

patrick wander endlich

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Mídias

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

laortes.fammuc

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Resumo

A medicina aplicada aos esportes de alto rendimento é uma área fundamental para garantir a saúde e o desempenho dos atletas em níveis competitivos. Com a combinação de tecnologia, nutrição e psicologia, é possível desenvolver estratégias para maximizar o potencial dos atletas e aumentar suas chances de sucesso em treinos e competições. Este projeto tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre a medicina aplicada aos esportes de alto rendimento para a sociedade, através de podcasts.


Palavras-chave

Esportes de temporada. Educação em saúde. Modalidades pouco vistas. Atletas de alto rendimento. Promoção de saúde.


Introdução

A palavra esporte, tem a sua origem do francês antigo, “Disport”, e foi registrada pela primeira vez na Grã-Bretanha, como “Sport”, no século XV.(DE MELO & RAFAEL, 2010) Entretanto, as ilustrações encontradas na Necrópole de Beni-Hassan, no Antigo Egito, assim como os versos de Homero, retratando os jogos fúnebres em “Ilíada”, corroboram para a ideia de que o esporte está presente nas relações humanas há muitos séculos. Inúmeros registros na Irlanda, Noruega, Rússia e Grécia, revelam a existência de jogos de importância local e regional, que faziam parte do lazer e do cotidiano dos indivíduos, sendo já retratada como forma de saúde e qualidade de vida. Em especial os Jogos Olímpicos Gregos, detinham grande popularização no período da busca pela beleza física e foi onde a partir de 580 a.C, os vencedores passaram a ser premiados com dinheiro. Institui-se, assim, o profissionalismo no esporte e acirrava-se a competitividade pela alta performance. (DUARTE, 2019) De forma paralela, o início da medicina do exercício e do esporte perpassa pelos primórdios das atividades físicas humanas. O médico hindu Susrota, em sua obra o Papiro Ebers, já prescrevia a atividade física para o tratamento e a prevenção de doenças no ano de 1550 a.C.. Na Grécia Antiga, o médico Esculápio, criou um ginásio de esportes em uma ala de seu hospital, com o argumento de que a atividade física regular seria de fundamental importância para o tratamento biopsíquico do indivíduo. Da mesma forma, os médicos romanos prescreviam a atividade física seguida de sudorese como forma de estimar a intensidade de exercício adequada para as atividades diárias de seus pacientes que estavam em tratamento de patologias degenerativas. (DUARTE, 2019) Apesar da longa história envolvendo a medicina esportiva, esta surgiu no meio acadêmico apenas em 1900, com a obra “A Higiene do Esporte”, seguida pelo “I Congresso de Medicina do Esporte”, realizado em Paris no ano de 1915. No Brasil, o programa de Residência Médica de Medicina Esportiva surgiu em 2005, embora a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte já existir desde o ano de 1962. (BRASIL, 2005) Isso nos permite classificá-la como uma especialidade médica relativamente nova no país, sendo desconhecida pela grande parte da população. Sendo assim, discussões envolvendo a medicina esportiva sob o olhar do médico e sob a perspectiva do paciente são de grande contribuição para a divulgação do conhecimento em saúde do indivíduo que preza pela alta performance no esporte. Frente ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, a internet e as mídias sociais tornaram-se um valioso meio para a integração e propagação de conhecimento (SILVA, 2010). Nesse sentido, a ferramenta Podcast tornou-se um meio cada vez mais popular na promoção de conteúdo educacional e de entretenimento, mostrando-se como uma tecnologia educacional inovadora que promove o desempenho acadêmico. (MILIGAN et al, 2021).


Justificativa

O diálogo interdisciplinar do esporte é, indiscutivelmente, ponto de pauta de diversas conversas temáticas tanto no ambiente acadêmico, quanto entre as rodas de conversa da sociedade. O interesse dos vários setores da comunidade em tópicos esportivos é facilmente perceptível nos dias atuais, sendo frequente a conversa entre grupos de pessoas sobre resultados esportivos, notícias desportivas e, algumas vezes, lesões de atletas em competições oficiais. No entanto, ao analisar os esportes mais praticados no Brasil, infere-se que a veiculação de notícias esportivas e informações acadêmicas de esportes diferentes do futebol é algo ainda pouco preconizado pela grande mídia, o que leva, por conseguinte, a um baixo debate entre a sociedade sobre as peculiaridades e a divulgação dos demais modalidades praticadas (SILVA,2014). Com base nesse aspecto, a proposta do projeto de extensão “Saúde no Pódio: Medicina aplicada a esportes de alto rendimento” visa promover o diálogo com atletas de diversas modalidades esportivas praticadas no país, de forma a promover um diálogo extremamente enriquecedor e científico acerca das peculiaridades de cada modalidade. Ao promover tal atividade, o projeto contribui, de forma significativa, na divulgação não somente do atleta para a comunidade, mas também da modalidade esportiva praticada por este, o que visa instigar o público alvo da ação a conhecer e apoiar os diversos esportes nacionais Ademais, a veiculação de informações do projeto é, sobretudo, pautada em materiais científicos, de forma a proporcionar ao público alvo desse, informações que destacam-se do senso comum e promovam a compreensão correta de temas, muitas vezes, complexos à população externa ao ambiente acadêmico. Tal característica do projeto torna-se extremamente importante nos dias atuais, haja vista a vasta coletânea bibliográfica armazenada na internet, sendo que essa, muitas vezes, vai ao encontro de repertórios científico conceituados, o que contribui para gerar na população a interpretação de conceitos e a formulação de hipóteses e pensamentos errôneos acerca de tópicos da saúde humana (TEIXEIRA, 2022). Ao promover a conversa com atletas e a explicação de temas médicos em uma linguagem acessível à população, o projeto contribui para a diminuição e combate às “Fake news” das ciências morfofuncionais humanas aplicadas e, assim, cumpre com o papel extensionista ao promover a promoção de saúde à população alvo da ação. Por tudo isso, a execução do projeto visa o diálogo não somente com eixos temáticos de diversos esportes de alta performance, mas também a desmistificação de conceitos prévios e errôneos entre a população alvo desse, contribuindo para além da veiculação correta de informações científicas e respaldadas em literaturas coesas e sólidas, atreladas a proporcionar o contato da comunidade com atletas e práticas esportivas que são, muitas vezes, pouco difundidas no âmbito cotidiano. Ao gerar tal engajamento, o projeto contribui também para aumentar a visibilidade de desportistas nacionais que representam o país em diversos campeonatos mundiais, visando enaltecer os feitos de tais atletas e gerar o merecido reconhecimento a esses, além de proporcionar aos discentes participantes da ação e à diversos alunos e alunas da área da saúde, o relato e inserção de temas específicos e direcionados para o alta performance de tais esportistas e suas modalidades e como os futuros profissionais da saúde podem contribuir e exercer a profissão nesse cenário.


Objetivos

Gerais: promover a educação em temas relacionados à ortopedia, a traumatologia e à prática esportiva por meio do aplicativo de rede social Instagram, de podcast e vídeos. Específicos: A) Promover a educação por meio dos aplicativos de rede social de temas relacionados às doenças ortopédicas em atletas de alto rendimento. B) Promover a educação por meio dos aplicativos de rede social de temas relacionados à traumatologia com um direcionamento para prevenção de lesões em atletas de alto rendimento. C) Promover a educação por meio dos aplicativos de rede social de temas relacionados à prática esportiva de esportes de temporada pouco visto.


Metas

O projeto tem como principal meta trazer o conhecimento acerca de assuntos relacionados à Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e do Esporte de maneira simples e clara para a população, de modo a descomplicar termos e jargões próprios do meio. Nesse sentido, faz-se importante a ressignificação do conhecimento restrito ao campo universitário e aos profissionais da saúde com objetivo de facilitar o acesso à informação. Assim, em um bate-papo num podcast ou em postagens em mídias sociais -meios informais de comunicação- torna-se possível tornar a ciência um objeto palpável, simples e disseminável. Com reflexões leves e descontraídas, o projeto é uma iniciativa de despertar o interesse em assuntos da matriz curricular da Faculdade de Medicina do Mucuri entre estudantes, atletas, profissionais e toda a população da Região do Vale do Mucuri e do Brasil, sem distinção social, de cor, de idade, de sexo ou de gênero. Previsão de impacto direto: fomentar o estudo de temas afins da Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e do Esporte presentes na matriz curricular de ensino da FAMMUC, sob orientação do professor colaborador, entre os estudantes participantes do projeto por meio da preparação das postagens de E-pôsters e vídeos informativos na rede social Instagram, de modo a disseminar a informação adquirida no Ensino Superior de forma didática e simples para a compreensão de adolescentes, jovens, adultos e idosos, de qualquer condição social, sem distinção de sexo e/ou outra condição social, economica e cultural. Previsão de impacto indireto: promover a popularização de conhecimentos que envolvem a área da Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Exercício e Esporte entre os cidadãos que utilizam da rede social Instagram, sem distinção de qualquer condição social, econômica, cultural e/ou outra, atingindo o público jovem, adulto e de terceira idade, com vistas a combater e enfrentar graves problemas de ordem social, como o sedentarismo, a obesidade, o uso indiscriminado de recursos ergogênicos, fraturas por trauma, fraturas por estresse e malformações músculo esqueléticas congênitas, com atenção na prevenção de queda em idosos, prevenção de fraturas e comorbidades relacionadas ao estilo de vida, assim como na orientação adequada para o tratamento de tais condições. Número Estimado de Público: 509


Metodologia

A construção das ações do projeto iniciará com a pesquisa nas redes sociais e no site do Comitê Olímpico Brasileiro de atletas profissionais que participem de competições esportivas em território nacional ou no exterior. Após a coleta de tais dados, a equipe extensionista irá construir o roteiro da entrevista previamente elaborado por essa e revisado por médicos parceiros da LAORTES, a fim de prezar pela qualidade científica e garantir a compreensão dos temas abordados pela comunidade externa que assistirá ao material produzido. Tal roteiro será pautado nas conquistas individuais e coletivas de cada esportista, nas peculiaridades de cada modalidade e na inserção teórico-prática da medicina e do futuro profissional da saúde no contexto específico de cada competição abordada no episódio. Para isso, é de grande valia e, requisito entre os discentes, que a bibliografia de pesquisa e análise seja pautada na literatura científica, com vistas a credibilizar a conversas e os tópicos abordados nesta. Ademais, no intuito de promover a capacitação entre o grupo extensionista perante a modalidade esportiva a ser debatida a cada mês, será realizada uma reunião científica mensal na qual será abordada aspectos básicos de cada esporte, regras, lesões inerentes à prática e as possíveis complicações destas no contexto médico. A publicação do material dar-se-á em plataformas digitais, tais quais redes sociais e “softwares de streaming”, prezando pela gratuidade do acesso à informação entre a comunidade e a divulgação em diversos meios de comunicação possíveis, de forma a veicular, para um número maior de indivíduos, as informações e conhecimentos gerados na entrevista do projeto. Além disso, após a realização da entrevista, serão utilizados softwares para a edição de vídeos, sendo estes veiculados em redes sociais em sites de compartilhamento de materiais audiovisuais. Por fim, serão disponibilizados os materiais gravados de cada entrevista ao atleta entrevistado pela equipe, de forma que este possa divulgar em suas redes sociais o projeto extensionista e, assim, atingir a um número cada vez maior de indivíduos com os vídeos realizados pelo projeto.


Referências Bibliográficas

PATEL, N. Melhores horários para postar no Instagram e aumentar seu alcance. Blog do Neil Patel, 2021. Disponível em <https://neilpatel.com/br/blog/melhores-horarios-para-postar-no-instagram/#:~:text=Melhores%20Hor%C3%A1rios%20Para%20Postar%20no%20Instagram%20e%20Aumentar%20Seu%20Alcance,-Blog%20M%C3%ADdia%20Social&text=Os%20melhores%20hor%C3%A1rios%20para%20postar,10h%20e%2014h%20de%20domingo> Acesso em 04/02/2022. FIGUERÊDO, A.; LUCAS, M.G.O. Isolamento social aumenta riscos de acidentes domésticos. Disponível em: https://www.americasmed.com.br/central-de-conteudo/informativos/isolamento-social -aumenta-riscos-de-acidentes-domesticos#:~:text=Apesar%20de%20n%C3%A3o% 20haver%20dados,aumento%20desse%20tipo%20de%20acidente. https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/pesquisa-de-comporta mento-da-ufmg-mostra-o-que-mudou-nos-habitos-dos-brasileiros-durante-a-pandemi a Acesso em 04/02/2022. SILVA, S. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart. [S.l.]. n.5, p. 36-46, 2010. Milligan K, Daulton R, St Clair Z, Epperson M, Holloway R, Schlaudecker J Creation of a Student-Run Medical Education Podcast: Tutorial JMIR Med Educ 2021;7(3):e29157 URL: https://mededu.jmir.org/2021/3/e29157 DOI: 10.2196/29157 de Melo, Victor Andrade; Fortes, Rafael HISTÓRIA DO ESPORTE: PANORAMA E PERSPECTIVAS Fronteiras: Revista de História, vol. 12, núm. 22, julio-diciembre, 2010, pp. 11-35 Universidade Federal da Grande Dourados Duarte, Orlando. História dos Esportes. Senac, 2019. SILVA, S. Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart. [S.l.]. n.5, p. 36-46, 2010. Brasil. Ministério da Educação. Resolução N° 9, de 13 de Julho de 2005. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6518-medicina-esporte-sesu-rm&Itemid=30192 Acesso em: 22/02/2023 1. Silva RNB da, Talamoni GA, Tavares Junior AC, Cressoni FE de G, Tebaldi M, Pajanian F, et al.. Futebol e a construção da imagem de treinadores pela mídia: um estudo a partir das notícias de um site de grande visitação na web. Rev Bras Ciênc Esporte [Internet]. 2014Jul;36(Rev. Bras. Ciênc. Esporte, 2014 36(3)). Available from: https://doi.org/10.1590/2179-325520143630008 TEIXEIRA, R. R. P.; SANTOS, J. DE J. NOTÍCIAS FALSAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Cenas Educacionais, v. 5, p. e12416, 22 maio 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto de extensão visa a interação entre os acadêmicos e a sociedade por meio das discussões que serão estimuladas através das publicações no aplicativo de rede social, que terão como características o envolvimento de conhecimentos científicos e conhecimentos não acadêmicos. Assim, poderá ser criado, por meio dos diálogos e das interações dentro do aplicativo entre os acadêmicos e a comunidade, um conhecimento integrado, que seja acessível a toda sociedade, democratizando o conhecimento científico. As postagens serão realizadas nos stories e no feed do perfil. As realizadas nos stories sempre conterão enquetes ou caixas de perguntas e respostas, para estimular a participação da comunidade com o conteúdo. Já as postagens no feed conterão perguntas convidativas à participação e à realização de questionamentos por parte da comunidade. A utilização dessas metodologias visam a interação contínua, durante o projeto, dos acadêmicos participantes com a comunidade. Assim, a interação com o público se dará por meio de caixas de perguntas, enquetes e comentários nas publicações, onde a comunidade poderá realizar perguntas, sanar dúvidas e divulgar relatos pessoais a respeito dos assuntos de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e Esporte.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O conteúdo e conhecimento produzido pelo presente projeto de extensão no meio digital atingirá a todas as áreas da saúde relacionadas ao tratamento decorrente de traumas, lesões ortopédicas e esportivas, como a enfermagem, a fisioterapia e a educação física, com vistas a atingir uma visão multidisciplinar dos temas abordados nas postagens. A utilização do meio digital também busca promover a interação por meio de enquetes, comentários, lives e compartilhamentos de informações de forma a promover a interprofissionalidade entre as diferentes carreiras envolvidas com a abordagem de traumas e lesões.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O tripé ensino, pesquisa e extensão, base da Universidade, será desenvolvido durante todo o projeto. Além de utilizar de conhecimentos advindos da grade curricular já cursada, os discentes realizarão estudos individuais sobre os temas e, por meio de encontros virtuais, os grupos se reunirão para preparação do conteúdo. As informações a serem divulgadas serão analisadas pelo coordenador e colaboradores do projeto e, posteriormente, difundidas em plataformas virtuais, por meio de vídeos informativos, assim como, por postagens de texto e imagens na rede social na forma de extensão. A proposta irá promover o ensino dos assuntos pertinentes à Ortopedia , Traumatologia, Medicina do Exercício e Esporte aos profissionais e estudantes da área da saúde, envolvendo segmentos além da medicina como a enfermagem, a fisioterapia e a educação física, além de educar a população em geral, sem distinção de classe social, econômica, cultural e/ou qualquer outra discriminação a respeito das afecções traumato-ortopédicas e desportivas. A participação e interação do público se dará por meio de caixas de perguntas, enquetes e comentários nas publicações no Feed e no Story da plataforma Instagram, além de comentários no chat da plataforma YouTube, onde a comunidade poderá realizar perguntas, sanar dúvidas e divulgar a sua opinião a respeito dos assuntos de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e Esporte, bem como interagir com os entrevistados que representarão o alto rendimento e a alta performance no esporte profissional brasileiro.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes responsáveis pela criação dos temas a serem abordados no podcast são alunos do curso de medicina da FAMMUC e possuem conhecimento básico sobre os assuntos a serem discutidos. Eles terão como objetivo divulgar informações sobre a medicina aplicada aos esportes de alto rendimento, com a participação de alunos e profissionais do atletismo, de maneira clara e objetiva, através de vídeos em formato de podcast nas mídias sociais. A ideia é transmitir a importância da medicina no esporte e compartilhar informações relevantes sobre o potencial dos atletas e a introdução da tecnologia médica para melhorar seus resultados nos treinos e competições. Para isso, será necessário que os estudantes estudem os temas com mais profundidade e especificidade, complementando assim o conhecimento adquirido na sala de aula. O objetivo final é promover a educação sobre medicina esportiva e compartilhar informações valiosas com a população. Um professor do curso estará orientando os estudantes e respondendo a eventuais dúvidas que possam surgir.


Impacto e Transformação Social

As redes sociais na atualidade moldam as perspectivas sociais por meio da disseminação de conteúdos importantes para a prática do dia a dia, a fim de prevenir acidentes e o sedentarismo em si. Nesse sentido, o projeto de extensão visa propagar esses conteúdos em grande parte da população, servindo como um espaço educativo de promoção de saúde e prevenção de agravos. Além disso, com a instrução dos benefícios intrínsecos do exercício físico, o espaço irá mobilizar a redução de eventos cardiovasculares, promovendo um impacto positivo dentre a população que faz uso das redes sociais diariamente. A participação e interação do público se dará por meio de caixas de perguntas e enquetes, onde a comunidade poderá realizar perguntas, sanar dúvidas e divulgar a sua opinião a respeito dos assuntos de Ortopedia, Traumatologia, Medicina do Exercício e Esporte.


Divulgação

A divulgação será feita por meio das mídias sociais, podcasts, instagrem e youtube.


Público-alvo

Descrição

Toda a população que faz uso das mídias sociais, jovens, adolescentes, adultos, estudantes de todas as áreas.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 360 h

Carga Horária 360 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão criados por meio das mídias sociais, podcasts e vídeos com informações sobre vários tipos de esportes e atletas de diversas modalidades que, hoje, possui menor visibilidade.