Visitante
Exibição do Documentário “As vozes do Rio Grande”
Sobre a Ação
202203000549
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
01/06/2023
30/08/2023
202104000036 - Programa de Extensão em Saúde Coletiva
Dados do Coordenador
ana paula azevedo hemmi
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Saúde
Artes visuais
Municipal
Sim
Sim
Não
Fora do campus
Noite
Não
Redes Sociais
Site e redes sociais da Prefeitura Municipal de Diamantina; Página da UFVJM e redes sociais.
Membros
Trata-se de um evento de extensão que visa apresentar ao público externo à UFVJM um documentário produzido por integrantes do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (Nupeesc) em 2022 no âmbito do Projeto “(Re)conhecendo as necessidades sociais e de saúde da população do Vale do Jequitinhonha: uma produção audiovisual” (Edital Procarte 02/2022). O documentário aborda, em três atos, as memórias e as perspectivas de moradores do bairro Rio Grande, Diamantina, Minas Gerais.
Saúde Pública, participação da comunidade, integração comunitária, colaboração intersetorial.
Este evento foi concebido como uma forma de devolutiva de um material audiovisual elaborado por integrantes do Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (Nupeesc) em 2022. Este material foi produzido ao longo do ano de 2022 no âmbito do Projeto “(Re)conhecendo as necessidades sociais e de saúde da população do Vale do Jequitinhonha: uma produção audiovisual” (Edital Procarte 02/2022). O objetivo do evento é de apresentá-lo à população moradora do Rio Grande e demais moradores de bairros periféricos de Diamantina como forma de valorização da população local com seus saberes, histórias e memórias, além de buscar uma reflexão sobre a importância do território na perspectiva de seus moradores. No documentário, as falas estão entremeadas por imagens do presente e do passado que nos conduzem à reflexão sobre o processo histórico e social de construção do bairro e seu atravessamento por um rio que, ao longo dos anos, vem sendo degradado. Sua exibição acontecerá em 3 dias, sendo 1 no bairro Cidade Nova e 2 no Teatro Municipal Santa Izabel. Posteriormente, o documentário será disponibilizado em Canal do YouTube e será também apresentado à comunidade da UFVJM.
A apresentação ao público externo à UFVJM se justifica, pois diversos moradores do Rio Grande participaram da elaboração do documentário a partir de depoimentos, cessão de imagens, dentre outros. A divulgação demonstra uma preocupação dos integrantes do Nupeesc em compartilhar a produção audiovisual produzida em conjunto com os moradores. Além disso, esse documentário busca registrar a memória de construção do bairro, mas também torna-se um material educativo para conscientização das condições de vida e saúde da população de áreas periféricas de meios urbanos.
Divulgar para os moradores do bairro Rio Grande e demais bairros e pessoas interessadas de Diamantina e região o documentário "As vozes do Rio Grande".
Divulgar o vídeo para um público de 300 pessoas da comunidade externa à UFVJM; Promover a reflexão sobre a situação urbana da cidade e da condição da poluição do rio; Promover um diálogo entre setores como saúde, educação, cultura, meio ambiente sobre questões que afetam o bem estar da população de áreas periféricas.
O método consiste em: 1- apresentação do vídeo para a população externa à UFVJM; 2- realização de uma mesa redonda com os moradores que concederam relatos para o documentário; 3 - disseminação via Canal do YouTube do documentário. Serão realizadas 3 projeções em locais públicos de Diamantina, MG. 1º Praça da Cidade Nova em integração ao Projeto “Cinema Itinerante” da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Diamantina a realizar-se no dia 28 de julho de 2023; 2º Lançamento Oficial do documentário “As vozes do Rio Grande” no Teatro Municipal Santa Izabel a realizar-se em 10 de agosto de 2023; 3º Segunda projeção do documentário no Teatro Municipal Santa Izabel a realizar-se em 15 de agosto de 2023.
N/A
A interação dialógica ocorrerá das seguintes maneiras: 1 - contato direto com a comunidade externa no processo de divulgação do documentário. Dessa forma, será possível estabelecer um diálogo entre a comunidade universitária e a comunidade dos bairros, já que haverá discentes nas ruas dos bairros periféricos realizando a divulgação boca a boca. 2- nos três dias de projeção do documentário, já que em todos eles haverá mesa de debate sobre o material. 3- a partir do apoio e parceria, respectivamente, da Associação de Bairro dos 4 Vinténs e da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Diamantina, da rádio, carro de som, dentre outros meios de comunicação. Conseguir tais apoios nos mostra que a equipe já se encontra em diálogo com a sociedade.
A interdisciplinaridade e interprofissionalidade encontra-se em ação desde a concepção do projeto e organização deste evento, já que está envolvendo docentes e discentes de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, estamos realizando diálogo entre profissionais da área da saúde, da cultura, da assistência social e outros para a organização e divulgação do evento.
O Nupeesc desenvolve todas as suas atividades com ênfase na articulação do ensino, da pesquisa e da extensão. A partir das Unidades Curriculares do ensino na graduação que foi possível construir e envolver os estudantes na elaboração do documentário, assim como sua divulgação tal como proposta neste evento. Os discentes que cursaram as disciplinas da graduação se interessaram pelos temas e passaram a frequentar as reuniões do Nupeesc como voluntários em projetos de pesquisa e de extensão. Além disso, este evento permite que a equipe de pesquisa do Nupeesc possa aprofundar suas observações sobre a participação da comunidade nas ações desenvolvidas pela UFVJM e órgão da prefeitura, já que temos como objetivo de pesquisa compreender as relações entre instituições estatais e população local. Por fim, a articulação com a extensão é a atividade fim, pois o que iniciamos nas aulas da graduação, nos fomentou a desenvolver projetos de pesquisa e como retorno de nossos produtos para a população local.
Os estudantes envolvidos com a organização do evento contribuíram com a elaboração do documentário e estão agora divididos em equipes para divulgar e alcançar o público-alvo da ação. Isso representa um fechamento de uma atividade que eles acompanharam o início, o processo e, agora, o fim sendo devolvido à população e comunidade externa à UFVJM. Trata-se de uma maneira dos estudantes entenderem a importância do retorno das ações realizadas serem apresentadas de maneira oficial e respeitosa à comunidade e moradores de bairros periféricos que contribuíram com a construção do material.
A transformação social é um aspecto de longo prazo, porém o conteúdo do documentário busca uma reflexão sobre a importância de se abordar comunidades periféricas com suas memórias e histórias sobre o território onde vivem. Em médio prazo, acredita-se que a população de bairros periféricos poderão se sentir mais incluídas em espaços frequentados tradicionalmente pela população moradora do centro de Diamantina. Em curto prazo, teremos uma busca de valorização dos saberes dessas comunidades ao levá-las ao Teatro Municipal Santa Izabel para se verem como protagonistas em um documentário sobre o Rio Grande.
Página do Instagram e em grupos de whatsapp do Nupeesc, da Associação dos Quatro Vinténs e da Prefeitura Municipal de Diamantina. Distribuição de folders na UFVJM e no Rio Grande. Carro de som.
Documentário / vídeo
Programação do Evento
Teatro Santa Izabel
10/08/2023
19:00
22:00
Neste dia, será realizado o lançamento oficial do documentário no Teatro Municipal Santa Izabel contando com a presença dos moradores do Rio Grande, além de autoridades locais (secretários de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Cultura).
Teatro Santa Izabel
15/08/2023
19:00
21:00
Neste dia, será realizada uma terceira projeção do documentário com abertura ao público em geral interessado na temática.
Cidade Nova
28/07/2023
14:00
18:00
Apresentação em praça pública para moradores do bairro.
Público-alvo
Moradores dos Quatro Vinténs, Vila, Glória e Jardim da Serra
Gestores dos setores da saúde, cultura, meio ambiente, educação, dentre outros interessados no evento.
Moradores de outros bairros periféricos e da região central.
No dia da apresentação em praça pública, acredita-se que haverá moradores de diferentes idades.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Organização do evento, divulgação na cidade, disponibilização do Teatro Municipal Santa Izabel
Auxiliarão na divulgação do evento.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 100 h
- Tarde;
O documentário será exibido junto ao Projeto "Cinema Itinerante" desenvolvido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Diamantina.
- Noite;
A atividade será realizada no Teatro Municipal Santa Izabel como evento oficial de lançamento. Abertura Exibição do documentário "As vozes do Rio Grande". Mesa redonda com os entrevistados do documentário. Coffee break. Encerramento com músicos da Orquestra Sinfônica Jovem.
- Noite;
Neste dia, será realizada uma terceira projeção do documentário com abertura ao público em geral interessado na temática.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Planejamento das ações de divulgação, organização, reuniões de equipe, elaboração de cartazes para divulgação em locais estratégicos do bairro Rio Grande e da cidade, além de preparo de mensagens para rádios e carros de som. Término de edição de imagens e recursos de libras, idas ao Teatro para preparar o espaço, finalização de vídeo e iluminação, preparo de cerimonial, coffee break, dentre outros.
- Tarde;
Reuniões finais com equipe envolvida e elaboração de relatório final e divulgação da ação nas redes sociais.