Visitante
UNIVERSIDADE NA PRAÇA
Sobre a Ação
202203000550
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
12/09/2023
22/09/2023
Dados do Coordenador
licia santos oliveira
Caracterização da Ação
Engenharias
Educação
Cultura
Desenvolvimento regional
Municipal
Sim
Não
Não
Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
A extensão, como prática acadêmica, proporciona a ligação da universidade em suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da sociedade, sem deixar de lado o compromisso social da universidade e oferecer aos discentes oportunidade de interagir com o público externo. Essa é uma ação de extensão e cultura que levará a UFVJM para o centro da cidade de Janaúba possibilitando que a comunidade local conheça e tenha contato com os trabalhos produzidos pelos acadêmicos no campus Janaúba.
Ciência, Tecnologia, Educação, Cultura, Desenvolvimento Regional
Em comemoração aos 18 anos da UFVJM, o campus de Janaúba resolve se apresentar para a comunidade local num ambiente descontraído e centralizado com a intenção de se aproximar da comunidade externa. O evento acontecerá numa praça pública em forma de exposição científica e cultural, permitindo que toda a sociedade possa fazer parte e se beneficiar do fazer universitário. Portanto o evento Universidade na Praça é uma oportunidade de incentivar a participação da comunidade local em atividades da UFVJM, incluindo empresas, escolas e residentes. Isso pode levar a colaborações mais amplas e proporcionar uma visão mais rica no valor da universidade para a comunidade local. Essa experiência enriquece a formação profissional dos estudantes e faz contribuições significativas à comunidade local. Com a realização do evento, a equipe organizadora pretende, além de comemorar os 18 anos da UFVJM, aproximar a universidade da sociedade, promover a educação científica, valorizar o engajamento cívico e mostrar como a instituição contribui para o desenvolvimento regional e despertar o interesse e a curiosidade da comunidade em relação à ciência através da exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, mostrar os trabalhos desenvolvidos, os equipamentos e as atividades presentes no campus Janaúba.
A UFVJM, como tantas outras universidades brasileiras, atua diariamente em ensino, pesquisa e extensão, produzindo conhecimento para a sociedade, abordando problemas, tentando resolvê-los e construindo projetos para o futuro. Como meio de divulgar a excelência e o compromisso social da Universidade, esse evento favorece a aproximação da comunidade local com a intenção de familiarizar o público à instituição. Uma ação como essa é fundamental para que a sociedade conheça a importância, a relevância e a penetração social do trabalho realizado na Universidade, serão feitos experimentos nas áreas de Química, Física e Biologia e exposição das Engenharias oferecidas na UFVJM/Campus Janaúba, contando com a participação dos estudantes universitários sob a orientação dos docentes e para isso serão utilizadas estratégias e técnicas de aprendizagem individual e colaborativa que engajam os alunos enquanto realizam atividades experimentais articulando teoria e prática e estendendo o conhecimento ao público externo. Realizar um evento de apresentação de projetos científicos e de extensão para a comunidade local traz inúmeros benefícios e é de extrema importância tanto para a UFVJM quanto para a comunidade. Algumas das razões pelas quais esse tipo de evento é relevante são : Divulgação do conhecimento: O evento permite que a comunidade local tenha acesso aos trabalhos científicos e as atividades de extensão realizadas no campus Janaúba da UFVJM, principalmente. Interação entre universidade e comunidade: O evento promove uma aproximação entre a universidade e a comunidade local. Ao expor os projetos à comunidade, os participantes podem receber feedback valioso do público. Isso pode ajudar a melhorar as pesquisas e projetos, tornando-os mais relevantes e úteis para a sociedade. Estímulo à educação e ciência: A exposição a projetos científicos e de extensão pode despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes e professores participantes. O evento pode servir como uma oportunidade para inspirar jovens a seguirem carreiras em ciência e tecnologia. Além disso, ao apresentar esses projetos à comunidade, a UFVJM demonstra seu compromisso em contribuir para a solução de problemas e no desenvolvimento regional. Fortalecimento da imagem da universidade: Eventos de apresentação de projetos científicos e de extensão mostram o trabalho de qualidade realizado pela universidade. Isso pode melhorar a reputação da instituição, aumentando seu prestígio e reconhecimento na comunidade local. Em suma, o evento Universidade na Praça para a comunidade local é uma excelente maneira de promover a integração entre a universidade e a sociedade, além de estimular a curiosidade científica e inspirar futuros pesquisadores. É uma oportunidade de impactar positivamente a comunidade e fortalecer o papel da universidade como agente de mudança e desenvolvimento social.
Promover um evento festivo em comemoração ao aniversário da UFVJM e estimular a interação da Universidade com a comunidade externa, visando à troca de saberes. Sendo assim, o objetivo central para a realização do evento Universidade na Praça é criar uma experiência educacional abrangente e envolvente que demonstre claramente como o ensino, a pesquisa e a extensão são interconectados e podem beneficiar tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade local.
Comemorar os 18 anos da UFVJM juntamente com a comunidade externa; Favorecer aproximação da universidade com a comunidade local; Permitir que os estudantes tenham experiências e vivências com público externo; Estimular nos participantes aspectos científicos, culturais, sociais, intelectuais, e artísticos; Fortalecer nos servidores da UFVJM, campus Janaúba, o sentimento de pertencimento ao campus; Trazer maior visibilidade da UFVJM para a comunidade na qual está inserida; Oferecer oportunidade de inserir o acadêmico em atividades de extensão e cultura potencializando o conhecimento e as habilidades desenvolvidas ao longo da graduação; Fortalecimento da imagem da universidade; e Divulgação do conhecimento.
A execução dessa ação contemplará a realização de diversas atividades de forma a alcançar os objetivos propostos e necessitará de diferentes métodos: orientação aos acadêmicos, sensibilização da comunidade acadêmica, exposição de materiais e demonstrações dos experimentos, interação com os visitantes da comunidade externa, entre outros. REUNIÕES DA EQUIPE ORGANIZADORA DO EVENTO: Frequentemente serão realizadas reuniões para discussão e planejamento, no intuito de captar ideias e, de forma participativa, encontrar as melhores alternativas para as ações que serão realizadas. Cronograma de execução do Projeto: (1) Planejamento: Escrita do projeto, com definição de objetivo, definição do público-alvo e levantamento de recursos necessários e disponíveis . Escolha de uma data e local adequados para o evento. Definição de equipes de trabalho. (2) Seleção de projetos/atividades: Abrir espaço para discentes, docentes e técnicos interessados em apresentar projetos científicos e de extensão. (3) Comunicação e divulgação: Crie um plano de marketing para promover a mostra de ciência junto às escolas e comunidade. Serão utilizadas mídias sociais, cartas convites e outras formas de comunicação para alcançar o público-alvo. (4) Preparação dos participantes: Entre em contato com as escolas da região para fornecer orientações sobre o evento e apresentar regras de apresentação. (5) Organização do espaço: Planejamento da disposição dos estandes ou espaços para os projetos científicos e de extensão. (6) Revisão e ajustes: Revisão do cronograma, verificando se todas as informações estão corretas, se o tempo alocado para cada atividade é suficiente, verificar se todas as demandas foram (ou podem ser) atendidas. Definir plano de logística. (7) Realização do evento conforme cronograma proposto.
FORPROEX. Fórum De Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM, maio 2012. Disponível em: <http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica- Nacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Durante o evento, os discentes, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica têm a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa e de extensão para o público em geral. Isso permite que os participantes compartilhem seus conhecimentos e descobertas com a sociedade, tornando a ciência mais acessível e compreensível para todos. Além disso, as demonstrações práticas de experimentos e tecnologias desenvolvidas pela comunidade acadêmica ajudam a ilustrar conceitos científicos complexos de forma mais palpável, o que pode despertar o interesse e a curiosidade do público. Ao criar espaços interativos e estandes de exposição, o evento proporciona um ambiente propício para a troca de ideias e a interação entre os participantes e o público. Essa abordagem permite que a comunidade acadêmica responda a perguntas, compartilhe informações e incentive a discussão sobre diferentes tópicos científicos.
Com o evento Universidade na praça será possível incentivar equipes de estudantes e pesquisadores de diferentes disciplinas do IECT e demais servidores administrativos a trabalharem juntas em projetos que abordem problemas complexos e reais. Por exemplo, um projeto pode envolver biólogos, engenheiros e pedagogos para desenvolverem atividade da exposição. Além disso, durante o evento diferentes temas que envolvem diferentes áreas do conhecimento estão sendo abordados/trabalhados. Isso pode ajudar a expandir os horizontes dos participantes e promover o diálogo interdisciplinar e ainda oferece uma oportunidade para as equipes apresentarem seus projetos interdisciplinares e demonstrar como diferentes profissionais podem trabalhar juntos para abordar questões complexas Com o evento, a equipe tem a oportunidade de promover desafios para estudantes das escolas da região que exijam a colaboração de várias disciplinas e profissões para resolver. Isso incentivará a troca de ideias e a resolução de problemas de maneira coletiva.
O princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão não pode ser pensado de forma isolada em si mesmo. Ele decorre de discussões acerca da consolidação do fazer pedagógico dentro da Universidade, e tem como maior interesse produzir um conhecimento que dialogue ativamente com os demais segmentos da sociedade. Essa ação de extensão e cultura tem a intenção de levar para a comunidade uma parte do que nossos docentes, acadêmicos e técnicos produzem dentro da universidade, existe toda uma preparação por trás dos experimentos que serão apresentados na praça, que engloba ensino e pesquisa e por fim, o conhecimento que nasceu em decorrência dos trabalhos acadêmicos que serão estendidos para a sociedade. Além disso, o evento vai oferecer oficinas e demonstrações práticas que apresentem conceitos científicos de maneira acessível. Isso pode ajudar a comunidade a entender a importância da pesquisa e do ensino universitário.
O desenvolvimento da extensão universitária é pautada pela indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão com base em processos pedagógicos que tem o objetivo de oferecer uma boa formação acadêmica, além de formar cidadãos conscientes e integrados à sociedade. Para nortear nossa ação, pautamos nos ensinamentos de Paulo Freire, a figura mais representativa da pedagogia brasileira. Assim, partimos do pressuposto de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para que os indivíduos implicados em uma ação pedagógica possam participar da produção compartilhada do conhecimento (FREIRE, 1996). Diante dessa perspectiva, não há como negar o ganho para as duas partes envolvidas: comunidade interna e comunidade externa. Com a realização do evento os estudantes (graduandos) têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos que aprenderam em sala de aula em projetos práticos e reais. Isso aprofunda a compreensão dos temas estudados e ajuda a relacionar o conhecimento com situações concretas. Outra questão importante é que os projetos para o evento serão desenvolvidos por equipes interdisciplinares. Isso proporciona aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades de trabalho em equipe, comunicação, negociação e liderança. Além disso, a apresentação de projeto ou realização de oficina requer a capacidade de comunicar informações científicas de forma clara e acessível a um público diversificado, ajudando os graduandos a aprimorar suas habilidades de comunicação oral.
Poucos são os que têm acesso direto aos conhecimentos gerados na universidade e a extensão universitária é imprescindível para a democratização do acesso a esses conhecimentos, assim como para redimensionar a função social da própria universidade. Das principais funções sociais da universidade destaco a de contribuir na busca de soluções para os problemas sociais da população, formulando políticas públicas participativas e emancipadoras. Aproximar da comunidade local e mostrar o que é feito na universidade é uma forma e tentativa de despertar nos jovens de Janaúba e estimulá-los a ingressarem na educação superior e assim ganhar força para promover o desenvolvimento da região na qual a UFVJM está inserida.
Serão enviados convites, através de e-mails, para as escolas do Ensino Básico. Divulgação através das redes sociais oficiais da UFVJM.
Ao criar espaços interativos e estandes de exposição, o evento proporciona um ambiente propício para a troca de ideias e a interação entre os participantes e o público. Essa abordagem permite que a comunidade acadêmica responda a perguntas, compartilhe informações e incentive a discussão sobre diferentes tópicos científicos.
Programação do Evento
Janauba
21/09/2023
14:00
18:00
(1) Apresentações de abertura: Realização da abertura com discursos de convidados especiais, como professores, alunos ou autoridades locais. Contará com breve apresentação da universidade e do evento. (2) Show de boas-vindas: Realização de apresentação artística (por alunos ou grupo da cidade). (3) Visitas aos estandes: os participantes visitaram os estandes onde os projetos/trabalhos da UFVJM estão expostos. Estarão acontecendo atividades práticas e interativas, como experimentos, demonstrações ou desafios científicos para os participantes e visitantes. (4) Encerramento: Encerrar o evento com agradecimentos especiais, recapitulando os destaques do evento, agradecendo as escolas participantes e apoiadores.
Público-alvo
Estudantes das escolas públicas e particulares da cidade de Janaúba; Estudantes do Ensino Médio e Fundamental; Toda a população da cidade de Janaúba e região.
Municípios Atendidos
Janaúba - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 8 h
- Tarde;
Apresentações de abertura: Realização da abertura com discursos de convidados especiais, como professores, alunos ou autoridades locais. Contará com breve apresentação da universidade e do evento.
- Tarde;
Realização de apresentação artística (por alunos ou grupo da cidade). Acontecerá ao longo de toda a exposição dos stands.
- Tarde;
- Noite;
Os participantes visitarão os estandes onde os projetos/trabalhos da UFVJM estão expostos. Serão feitas atividades práticas e interativas, como: experimentos, demonstrações ou desafios científicos para os participantes e visitantes.
- Tarde;
- Noite;
Encerrar o evento com agradecimentos especiais, recapitulando os destaques do evento, agradecendo as escolas participantes, apoiadores e toda a população presente.