Detalhes da ação

CURSO: O USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS ARTICULAÇÕES COM A BNCC

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000064

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

CANCELADA

Data Inicio

07/04/2021

Data Fim

15/04/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

geraldo wellington rocha fernandes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

Esta ação tem o objetivo de realizar uma ação de Extensão Universitária, por meio de um curso/oficinas para o uso das TICs no ensino de Ciências voltadas à professores da educação básica e educadores de modo geral buscando articular os conteúdos propostos pela BNCC em tempos de pandemia. As atividades serão realizadas pelos licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM no formato virtual, remoto e síncrono, pelo StreamYard e Canal do Youtube Soemc.


Palavras-chave

Ensino de Ciências e Matemática; Formação inicial; Formação continuada; TICs no ensino de Ciências; Produção de material didático.


Introdução

A Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE), institucionalizou o Regime Especial de Atividades Não Presenciais – REANP, através da Resolução SEE n° 4310/2020, e disponibilizou para a comunidade escolar mineira um conjunto de orientações para que o ensino não parasse durante a pandemia da COVID-19. Essa resolução consistiu na disponibilização de materiais pedagógicos passíveis de acesso pelos educandos. Foram criadas três frentes de disponibilização dos diferentes conteúdos, para possível interação com os componentes curriculares, além de servirem como estratégia para a comunicação remota entre educador e educando. A primeira foi o Plano de Estudo Tutorado (PET), que consiste em apostilas disponibilizada mensalmente, que levam em consideração as habilidades e objeto de aprendizagem de cada ano de escolaridade, ou seja, do 1° ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1° a 3° ano do Ensino Médio, de cada componente curricular e levando em conta a carga horária mensal ofertada ao educando. Para o Ensino Fundamental, o conteúdo foi adaptado de acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A segunda foi um Programa de TV denominado “Se Liga na Educação”, transmitido pela Rede Minas de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 12:30. São quatro horas de aulas gravadas, além de uma hora de ao vivo, onde professores no estúdio, ministram aulas. A terceira medida foi a criação de um aplicativo digital, para celulares, denominado Conexão Escola, atuando como mais uma forma de acesso ao PET e às aulas da Rede Minas. Além disso, o aplicativo é disponibilizado de forma gratuita na loja de aplicativos dos smartphones. Em 2021, o governo mineiro, pela SEE/MG disponibilizou a todos os professores o GSuite da Google, onde os professores poderiam disponibilizar materiais aos alunos pelo Google Class Room e realizar aulas online pelo sistema Meet. O que se percebeu é que muitos professores apresentam dificuldades com o uso de recursos digitais e com a elaboração de aulas que possam ser realizadas utilizando diversos recursos digitais. Para minimizar esta dificuldade, propomos esta ação, em forma de um curso/oficinas, para promover uma formação continuada dos professores de Ciências e de outros educadores do ensino básico da região de Diamantina, em utilizar diferentes recursos digitais para melhorar a qualidade do ensino na região de Diamantina e de outras regiões. Ao longo do curso, serão desenvolvidos oito temas: 1. Como elaborar um podcast 2. Como elaborar murais digitais 3. Como elaborar vídeos no formato de stop motion 4. Como elaborar vídeos no formato de Tik Tok 5. Como elaborar uma cartilha e memes científicos 6. Como elaborar Histórias em Quadrinhos (HQs) e Tirinhas 7. Como elaborar Quizzes 8. Como elaborar atividades baseadas na gamificação Essa ação de extensão, em forma de um curso/oficinas online, além de desenvolver ações de formação continuada tem o objetivo de divulgar os produtos educacionais articulados com a BNCC e produzidos por diversos grupos (PIBID, Residência Pedagógica, produtos educacionais de mestrado, projetos de iniciação científica, extensão etc.) da UFVJM. Ações desta natureza também viriam no sentido de promover colaborações entre os licenciados e professores da UFVJM com as escolas da educação básica. Além disso, este tipo de atividade, possibilita o debate acadêmico e troca de conhecimento entre professores da educação básica na região de Diamantina e licenciandos da UFVJM.


Justificativa

O ensino no país vem se tornando remoto desde do ano de 2020, com o fechamento das escolas de rede pública e privada, e também como medida de conter a propagação da COVID-19, doença essa que vem gerando o alto índice de morte no país (MELO, 2020). O uso de tecnologias emergentes e digitais teve um grande avanço nesse sentindo, onde na busca de ferramentas que fossem acessíveis a grande maioria dos estudantes, os ambientes de ensino tiveram de recorrer diversos meios digitais como a utilização de salas de aulas virtuais no Youtube; murais digitais como por exemplo o Padlet e o Dotstorming; vídeo chamadas no Meet; Zoom, entre outros recursos síncronos e assíncronos (ALVES, 2020). Tendo grande impacto na educação, essas ferramentas poderiam auxiliar os alunos na resolução dos PETs (Plano de Estudo Tutorado), além de ajudar os professores na produção dos conteúdos do REANP, o que favorece na composição da carga horária do estudante por meio da realização das devidas atividades. Em resposta aos problemas iniciais apontados anteriormente na educação em tempos de pandemia, principalmente no ensino de Ciências, esta ação propõe atividades vinculadas à Área de Avaliação da Capes “Ensino de Ciências e Matemática”, cujas linhas de extensão estarão englobadas em: 1) Formação de professores (formação docente): Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional. 2) Metodologias e estratégias de ensino/ aprendizagem: Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional. 3) Tecnologia da informação: Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital. A exemplo das necessidades acima apontadas para a formação continuada de professores, teremos a colaboração de licenciandos e professores da UFVJM junto com o PIBID Ciências Biológicas. Mesmo sendo uma ação em forma de um curso, este é um trabalho de ensino-pesquisa-extensão, uma vez que assume diferentes vertentes teóricas e metodológicas do ensino para o uso das TICs na educação básica.


Objetivos

Os objetivos centrais para o desenvolvimento desta ação estão relacionados da seguinte maneira: Objetivo Geral: Promover ações de Extensão Universitária, por meio de um curso/oficinas para uso das TICs no ensino de Ciências, com articulação com a BNCC e que será desenvolvido por licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivos Específicos: 1) Desenvolver um curso para o uso das TICs no ensino de Ciências e áreas afins, de forma online, remota e síncrona; 2) Ampliar e proporcionar novos conhecimento em ensino de Ciências e uso das TICs dos licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM e professores de Ciências (Física, Química, Biologia e áreas afins) do ensino básico que quiseram participar das formações; 3) Desenvolver uma cultura de discussão de educação científica e tecnológica na UFVJM; 4) Estimular colaborações entre licenciaturas e professores da UFVJM com as escolas e professores da educação básica; 5) Promover formação contínua aos professores de Ciências da região através de um curso sobre o uso das TICs articulado com a BNCC; 6) Fortalecer o Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias do Ensino de Ciências da UFVJM, por meio da divulgação dos produtos educacionais elaborados para o curso.


Metas

Tem-se a previsão das principais metas para esta ação: 1) Composição de Equipes Interdisciplinares: com a participação de um estudante bolsista PROEXC, do projeto 2021010120210368021 - SOEMC (Seminários e Oficinas de Educação Científica e Matemática), estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, professores da UFVJM e de profissionais do ensino de Ciências e educadores da educação básica; 2) Desenvolvimento de ações didáticas e pedagógicas para o uso das TICs durante a elaboração de conteúdos científicos, por meio de um curso (realização de ações teóricas e práticas de forma virtual, remota e síncrona); 3) Do ponto de vista acadêmico-científico, esta ação buscará realizar atividades sobre o uso de TICs no ensino de Ciências; 4) Em relação ao aspecto social, esta ação terá como propósito promover a Alfabetização Científica e Tecnológica dos participantes, a divulgação de produtos educacionais e pesquisas sobre ensino de Ciências e Matemática, além de se preocupar com a formação continuada dos docentes que trabalham com Ciências e Matemática no ensino fundamental, médio e superior, além da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFVJM.


Metodologia

Metodologia Empregada e Participação do Público-Alvo: Esta ação apresenta a possibilidade de desenvolvimento de um curso/oficinas para o uso de TICs na BNCC voltado aos professores da educação básica, de modo a propor soluções e sugestões para complementar as aulas online, remotas e a distância da educação básica, devido a demanda do REANP. Para isso, o curso será realizado por graduandos, estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e que desenvolvem atividades teóricas e práticas sobre ensino de Ciências mediado por tecnologias digitais. De acordo com os pressupostos aqui apresentados, também acontecerão o desenvolvimento de atividades práticas, em forma de oficinas, com o intuito de caracterizar diferentes estratégias, metodologias e práticas sobre o uso das TICs no ensino de Ciências, pensando na BNCC, com possibilidade para ser adaptado para outras áreas do conhecimento. O curso será online, pela plataforma StreamYard, transmitido pelo Canal do Youtube SOEMC (https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw), tendo a seguinte programação: 07/04/2021 - 14h às 17h: 1. Como elaborar um podcast e 2. Como elaborar murais digitais 08/04/2021 - 14h às 17h: 1. Como elaborar vídeos no formato de stop motion e 2. Como elaborar vídeos no formato de Tik Tok 14/04/2021 - 14h às 17h: 1. Como elaborar uma cartilha e memes científicos e 2. Como elaborar Histórias em Quadrinhos (HQs) e Tirinhas 15/04/2021 - 14h às 17h: 1. Como elaborar Quizzes e 2. Como elaborar atividades baseadas na gamificação. Para participar do evento, os participantes deverão se inscrever no site Even do Evento: https://www.even3.com.br/ufvjm_soemc/


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2002. CAMARGO, S.; NARDI, R. Formação de professores de Física: os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 3, n. 3, p. 34-55, 2003. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 145-175, 2004. DELIZOICOV, D. Resultados da Pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 364-378, 2005. DRIVER, R; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, 1999. FERNANDES; G. W. R.; FERREIRA, C. A. Projeto Piloto de Inclusão das TIC no Ensino de Ciências: uma proposta para alfabetização científica e tecnológica. Atas do VIII SEMIME. Lisboa: 2014. INEP. Ministério das Comunicações. Censo Escolar de 2012. Relatório INEP 2013. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acessado em 22 de Fevereiro de 2014. MORTIMER, E. F. Uma agenda para a pesquisa em educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 25-35, 2002. NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. de. Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 4, n. 1, p. 90-100, 2004. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. OECD, PISA 2009. Results: What Students Know and Can Do – Student Performance in Reading, Mathematics and Science (Volume I), 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264091450-en. OECD, PISA 2012. Résultats du PISA 2012: Savoirs et savoir-faire des élèves (Volume I): Version préliminaire - Performance des élèves en mathématiques, en compréhension de l'écrit et en sciences, 2013. Disponível em : http://www.oecd-ilibrary.org/education/resultats-du-pisa-2012-savoirs-et-savoir-faire-des-eleves-volume-i_9789264204508-fr. OECD, PISA 2015 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Exemplos de Itens liberados de Ciências, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2015/itens_liberados_ciencias_pisa_2015.pdf REZENDE, F.; OSTERMANN, F. A prática do professor e a pesquisa em Ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 316-337, 2005. SANTOS, W. L.; GAUCHE, R.; MÓL, G.; SILVA, R.; BAPTISTA. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 08, n. 01, p. 01-14, jul. 2006.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Esta diretriz se caracterizará pelas relações entre os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (comunidade Acadêmica) com a sociedade formada pelos setores da educação básica (professores, escolas e Superintendência Regional e Municipal de Ensino de Diamantina) que será marcada pelo diálogo e pela troca de saberes entre os diferentes sujeitos (professores universitários, da educação básica e estudantes de graduação), superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com a sociedade formada pelos profissionais da educação básica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Esta diretriz buscará combinar a ação da universidade, em forma de um curso para o uso das TICs e o desenvolvimento da BNCC, com a complexidade e características inerentes às escolas em tempos de pandemia, e à demanda e formação dos professores de Ciências, com os quais se desenvolvem as ações com outras áreas de conhecimento: conhecimentos lógico-matemáticos, conhecimentos científicos da área de Química, Física, Biologia, Geociências etc., pedagógicos e tecnológicos (através do uso das TICs para o desenvolvimento da BNCC).


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Esta diretriz reafirmará a extensão da UFVJM como processo acadêmico, ou seja, o "CURSO: O USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS ARTICULAÇÕES COM A BNCC" que será desenvolvido não será separado do ensino e da pesquisa. Esta ação de extensão, em forma de um curso/oficinas, estará vinculada ao processo de formação de pessoas (ensino) e de geração de novos conhecimentos (pesquisa). É neste sentido que Rezende e Ostermann (2005) apontam a necessidade de prover aos professores, informação sobre “o que funciona na pesquisa”, numa forma diretamente aplicável por eles nas escolas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O impacto desta ação na formação do graduando que ofertará o curso/oficinas está relacionado com a sua participação em diferentes atividades em forma de um curso/oficinas em ensino de Ciências. O curso/oficinas será ofertado por estudantes da graduação, que elaboram diferentes produtos educacionais, articulando o uso das TICs com o ensino na educação básica. O impacto desta ação também constitui em aportes importantes à formação do estudante da UFVJM, principalmente estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, através do enriquecimento da experiência discente em termos teóricos, metodológicos e práticos do ensino de Ciências e uso das TICs.


Impacto e Transformação Social

O impacto desta ação em relação à transformação social será estimulado para que possa ocorrer a formação inicial e continuada dos participantes, por meio de diferentes atividades atreladas à Extensão Universitária e à participação na formação acadêmica. O curso apresentará temáticas que não são desenvolvidas nas disciplinas regulares e eletivas da universidade, buscando articular teoria e prática para o uso das TICs no ensino de Ciências. Alunos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) serão estimulados a participarem das atividades que serão desenvolvidas. Neste sentido, espera-se que a "Transformação Social" aconteça na sala de aula, em particular nas aulas de Ciências da região de Diamantina, entre alunos e professores da educação básica, por meio de um ensino com melhor qualidade através do uso das TICs e articulado com a BNCC.


Divulgação

Para a divulgação desta ação, são estratégicos os canais da UFVJM e outros meios: 1) Todo o curso será desenvolvido remotamente pelo Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw 2) Para as inscrições, será utilizada a Plataforma Even3, pelo link: https://www.even3.com.br/soemc_ufvjm/ e o curso será gratuito 3) A divulgação acontecerá pelas redes: https://www.instagram.com/soemc_ufvjm/ e https://www.instagram.com/ppgecmat/


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Aperfeiçoamento

Carga Horária Total

12

Conteúdo Programático

1. Como elaborar um podcast 2. Como elaborar murais digitais 3. Como elaborar vídeos no formato de stop motion 4. Como elaborar vídeos no formato de Tik Tok 5. Como elaborar uma cartilha e memes científicos 6. Como elaborar Histórias em Quadrinhos (HQs) e Tirinhas 7. Como elaborar Quizzes 8. Como elaborar atividades baseadas na gamificação

Atividades Específicas

Todo o curso será desenvolvido remotamente pelo Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw Os ministrantes do curso estarão utilizando a plataforma do StreamYard que será vinculada á plataforma do Youtube para um maior alcance do curso. Para as inscrições, será utilizada a Plataforma Even3, pelo link: https://www.even3.com.br/soemc_ufvjm/ e o curso será gratuito.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Levando em consideração o público participante e suas características, será planejado um instrumento avaliativo, como questionários online e/ou entrevistas semiestruturadas, buscando identificar a abrangência desta ação (CURSO: O USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS ARTICULAÇÕES COM A BNCC), a pertinência dos temas e abordagens, assim como possíveis atividades desencadeadas a partir desta ação. Pretende-se, desta forma, fomentar uma divulgação científica cada vez mais apropriada, um intercâmbio cada vez maior entre a UFVJM e educação básica, retroalimentando uma produção científica teórica e prática cada vez mais consistente.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Como apresentado anteriormente, será planejado um instrumento avaliativo, como questionários online e/ou entrevistas semiestruturadas, buscando identificar a abrangência desta ação de Ciências, a pertinência dos temas e abordagens, assim como possíveis atividades desencadeadas a partir desta ação. Pretende-se, desta forma, verificar a curiosidade e o interesse dos participantes, criando um ambiente favorável à construção e à disseminação do conhecimento proposto no "CURSO: O USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS ARTICULAÇÕES COM A BNCC".

Público-alvo

Descrição

A ação de extensão buscará atingir este público com o objetivo de qualificar os(as) mestrandos(as) que são professores e profissionais da educação básica.

Descrição

A UFVJM possui cursos de licenciatura em diferentes modalidades. Tem-se o curso de Química (modalidade presencial e a distância); de Física (modalidade a distância); Biologia (modalidade presencial); Matemática (modalidade presencial em Teófilo Otoni e a distância) e Ciências na Educação do Campo.

Descrição

Da mesma forma que a ação pretende atingir os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação citados anteriormente, têm-se na UFVJM, em particular no campus JK, diversos professores em Matemática, Física, Química, Biologia, Geologia e Ciências (Pedagogia e Educação do Campo).

Descrição

Professores, educadores da educação básica, pais de alunos e outros interessados da comunidade externa à UFVJM e que pertencem aos municípios de Diamantina, Gouveia, Datas, Couto de Magalhães de Minas etc. Como o evento é online e aberto, transmitido pelo Youtube, a comunidade externa poderá ser formada por diferentes profissionais de outras áreas e interessados na temática.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Datas - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Montes Claros - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoio técnico e tecnológico para a realização do "CURSO: O USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS ARTICULAÇÕES COM A BNCC"

Participação da Instituição Parceira

O DCBio irá disponibilizar o apoio técnico, tecnológico e logístico necessários para o desenvolvimento da ação de extensão. O DCBio autorizou a participou dos discentes e docentes do departamento para o desenvolvimento da ação e que estão cadastrados como coordenadores e membros voluntários.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 16 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentar e ensinar como elaborar um podcast e murais digitais e articulá-los com a BNCC.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentar e ensinar como elaborar vídeos no formato de stop motion e Tik Tok e articulá-los com a BNCC.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentar e ensinar como elaborar uma cartilha, memes científicos, Histórias em Quadrinhos (HQs) e Tirinhas e articulá-los com a BNCC.

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentar e ensinar como elaborar Quizzes e atividades baseadas na gamificação e articulá-los com a BNCC.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião da coordenação com a equipe técnica e de voluntários para verificar os limites e possibilidades para a realização do evento.