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Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências
Sobre a Ação
202203000562
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
10/08/2023
05/10/2023
Dados do Coordenador
geraldo wellington rocha fernandes
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Regional
Não
Não
Não
Fora do campus
Noite
Não
Redes Sociais
https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw
Membros
Esta ação tem o objetivo de Promover a Extensão Universitária, por meio de um curso com oito seminários de Ensino de Ciências que serão desenvolvidos por pesquisadores convidados de outras IES, ao longo de oito semanas (um seminário por semana). O curso é voltado para os professores de Ciências da Natureza da educação básica. Professores e gestores pertencentes à Superintendência Regional de Ensino e à Secretaria Municipal de Educação de Diamantina, além de estudantes de graduação
Ensino de Ciências; Formação continuada; Metodologia de Ensino. Abordagem de Ensino. Estratégias de Ensino.
Muitos professores de Ciências que trabalham no Ensino Básico enfatizam, em sua prática docente, a memorização de fatos, fórmulas, nomenclaturas, assim como a sua aplicação na resolução de exercícios de fim de capítulo, em detrimento ao desenvolvimento do pensar científico e matemático. Esses professores o fazem não por mero acaso, mas por reproduzir a abordagem e os métodos de ensino que vivenciaram em sua formação inicial. Na sua formação, muitos não tiveram acesso ao processo de valorização do desenvolvimento do pensar científico e matemático, como planejar e conduzir investigações, como desenvolver habilidades de construção do pensamento lógico-matemático, da argumentação e de comunicação de ideias da Ciências. Diante desse cenário, cresce o número de encontros, simpósios, congressos e periódicos para divulgar pesquisas que possam melhorar a qualidade da formação de professores e qualidade das aulas de Ciências na educação básica e ensino superior. Porém, muitos docentes universitários não aplicam os resultados das pesquisas científicas para aprimorar suas práticas educacionais e dos professores da educação básica (CAMARGO; NARDI, 2003; DELIZOICOV, 2004, 2005; MORTIMER, 2002; NARDI; ALMEIDA, 2004; REZENDE; OSTERMANN, 2005). Para minimizar esta dificuldade de divulgar os resultados da pesquisa da Educação Científica para professores universitários e do ensino básico (além dos estudantes de licenciatura e pós-graduação) é que propomos a realização desta ação de extensão, integrando pesquisadores, docentes universitários, professores da educação básica e graduandos e pós-graduandos da UFVJM. Assim a proposta tem o objetivo de promover um curso de Extensão Universitária, por meio de oito seminários de Ensino de Ciências que serão desenvolvidas por pesquisadores convidados de outras IES. Também busca promover uma formação continuada dos professores de Ciências do ensino básico da região de Diamantina, divulgar os trabalhos de pesquisa e produtos educacionais produzidos por diversos grupos (PIBID, Residência Pedagógica, TCC, dissertações de mestrado, projetos de iniciação científica, extensão etc.) da UFVJM e de outras instituições e promover o contato entre licenciandos e professores do ensino básico com a pesquisa em ensino de Ciências e com pesquisadores de diversas universidades, institutos ou centros de pesquisa do país. Ações desta natureza também viriam no sentido de promover colaborações com outras instituições (universidades e escolas da educação básica). Além disto, este tipo de atividade, muito comum em várias instituições renomadas no Brasil e no mundo, possibilita o debate acadêmico e espera-se que leve a uma consolidação destas áreas do conhecimento na região de Diamantina, na UFVJM e nas escolas de educação básica.
O desenvolvimento desta ação se justifica por buscar melhorar a qualidade do ensino de Ciências nas regiões e espaços de trabalho dos participantes. Quando buscamos respostas nas avaliações sistêmicas sobre o ensino de Ciências, verificamos que na avaliação de 2009 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em um ranking de 65 países, o Brasil foi o 53º colocado (muito abaixo da média) (OECD, 2010), em 2012, o 59º (OECD, 2013), em 2015, o 63º país em 70 países participantes (OECD, 2016). Estes resultados nos fazem refletir sobre a qualidade do ensino de Ciências no Brasil, e que acaba prejudicando a qualidade do ensino de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” (BRASIL, 2002) quando o aluno chega ao ensino médio e ensino superior. Para Fernandes e Santos (2018), a melhoria da qualidade do ensino de Ciências depende de uma adequada formação inicial, continuada e permanente dos educadores, atreladas com as melhorias das condições salariais e de trabalho dos professores que atuam na educação básica. Em dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2012 (INEP, 2013), pouco mais da metade dos professores do ensino médio (55%) não tem formação específica na área em que atua. Em Física, o número de professores formados nesta área corresponde a 17,7%. Em resposta aos problemas iniciais apontados anteriormente no ensino de Ciências, esta ação propõe atividades vinculadas à Área de Avaliação da Capes “Ensino de Ciências”, cujas linhas de extensão estarão englobadas em: 1) Formação de professores (formação docente): Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional. 2) Metodologias e estratégias de ensino/ aprendizagem: Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional. 3) Tecnologia da informação: Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital. A exemplo das necessidades já apontadas, temos o desafio de implementação de mudanças no processo de ensino e aprendizagem, tanto na forma de seleção e organização dos conteúdos da educação básica, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto na formação inicial e continuada dos professores, por meio das diretrizes para formação docente e que se faz necessário desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, com a colaboração de diferentes pesquisadores em Educação em Ciências, licenciandos e professores da UFVJM junto com o PIBID, o PET, a Residência Pedagógica, Projetos de Extensão e os Estágios Supervisionados dos cursos da área de Ciências Naturais. Tais programas e ações envolvem diferentes sujeitos, espaços, objetivos e finalidades. Sendo assim, este é um trabalho de ensino-pesquisa-extensão, uma vez que assume diferentes vertentes teóricas e metodológicas do ensino de Ciências.
Os objetivos centrais para o desenvolvimento desta ação estão relacionados da seguinte maneira: Objetivo Geral: Promover a Extensão Universitária, por meio de um curso com oito seminários de Ensino de Ciências que serão desenvolvidos por pesquisadores convidados de outras IES, ao longo de oito semanas (um seminário por semana). Objetivos Específicos: 1) Desenvolver um curso, a partir de seminários em Ensino de Ciências de forma remota e virtual; 2) Ampliar o conhecimento em Ensino de Ciências de professores de Ciências (Física, Química, Biologia e áreas afins) do ensino básico, alunos de graduação e pós-graduação da UFVJM e educadores de modo geral, que quiseram participar do curso e dos seminários; 3) Desenvolver uma cultura de discussão de educação científica e tecnológica; 5) Estimular colaborações entre pesquisadores da UFVJM e de outras instituições de ensino superior (IES); 6) Promover formação contínua com os professores de Ciências da região através de seminários sobre a educação científica; 7) Promover a divulgação de produtos educacionais, das pesquisas em andamento, diálogo com importantes pesquisadores da área e fomento às novas iniciativas em pesquisa, ensino e extensão.
Tem-se a previsão das principais metas para esta ação em forma de um curso: 1) Composição de Equipes Interdisciplinares com a participação de estudantes bolsistas (1 estudante do PPGECMaT, 1 estudante da PROEXC – projeto 202310120234921/PROEXC; 1 estudante do projeto Universal de Fomento Fapemig), estudantes de Iniciação Científica (orientados pelos coordenadores do projeto), professores da UFVJM (coordenadores do evento), professores de outras IES (professores convidados) e de profissionais do ensino de Ciências (professores da educação básica de Ciências, Biologia, Química, Física, Geociências, Pedagogia, Educação do Campo e áreas afins); 2) Apresentação de ações didáticas e pedagógicas para as aulas de Ciências que abordam conteúdos científicos, por meio de Seminários (realização de ações teóricas e práticas); 3) Do ponto de vista acadêmico-científico, esta ação buscará apresentar as principais metodologias, abordagens e estratégias em ensino de Ciências e seus efeitos para serem desenvolvidos na educação básica e no ensino superior; 4) Em relação ao aspecto social, esta ação terá como propósito promover a Alfabetização Científica e Tecnológica dos participantes, a divulgação de produtos educacionais e pesquisas sobre ensino de Ciências, além de se preocupar com a formação continuada dos docentes que trabalham com Ciências no ensino fundamental, médio e superior, além da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFVJM.
1) Metodologia Empregada e Participação do Público-Alvo: Esta ação em forma de um curso apresenta a possibilidade de desenvolvimento de um conjunto de seminários sobre a educação Científica, direcionados aos estudantes da graduação, pós-graduação, professores da UFVJM e principalmente aos professores de Ciências da Natureza da educação básica e outros profissionais da educação. O curso, em forma de seminários, será realizado por pesquisadores e professores universitários da UFVJM e de outras IES que desenvolvem pesquisas, atividades práticas e extensão sobre Ensino de Ciências. O curso será online, remoto e síncrono, de canaç aberto de forma a oportunizar o diálogo e o debate sobre as diferentes formas de ensinar e aprender por meio de “Metodologias e Abordagens de Ensino de Ciências”. Os seminários serão realizados, uma vez por semana, no período de 10 de agosto a 05 de outubro de 2023, totalizando oito seminários e por diferentes professores/ pesquisadores de IES. 2) Divulgação dos Seminários e Oficinas: Para a divulgação, são estratégicos os canais da UFVJM e de diferentes redes sociais. Assim, a divulgação do curso contará com duas contas do Instagram já abertas: https://www.instagram.com/soemc_ufvjm/ e https://www.instagram.com/ppgecmat/, o Canal Even3 (já aberto) para divulgação e inscrição dos participantes: https://www.even3.com.br/ufvjm_soemc/. 3) Questões éticas: Os riscos previstos em decorrência da participação do público-alvo nesta ação de extensão são mínimos, no entanto, podem ocorrer desconfortos e constrangimentos no decorrer de algum tema desenvolvido durante o curso. Para resolver tais desconfortos é que se faz necessário a presença de bolsistas para acompanhar os seminários, auxiliando os participantes e se responsabilizando pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e pelo Termo de Cessão de Imagem para ações que utilizem imagens e ou depoimentos. Este curso que se segue faz parte de um conjunto de ações para fortalecer e compreender a educação básica, amparado pelo Comitê de Ética e Pesquisa dentro de um projeto maior denominado “Análise das ações de intervenção em Ciências Naturais nas escolas vinculadas à Superintendência Regional e Secretaria Municipal de Ensino de Diamantina”, com o número CAAE 03347318.4.0000.5108. Caso alguma ação desenvolvida durante o curso se torne pesquisa, os participantes serão comunicados e será solicitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o Termo de Cessão de Imagem.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2002. CAMARGO, S.; NARDI, R. Formação de professores de Física: os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 3, n. 3, p. 34-55, 2003. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 145-175, 2004. DELIZOICOV, D. Resultados da Pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 364-378, 2005. DRIVER, R; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, 1999. FERNANDES; G. W. R.; FERREIRA, C. A. Projeto Piloto de Inclusão das TIC no Ensino de Ciências: uma proposta para alfabetização científica e tecnológica. Atas do VIII SEMIME. Lisboa: 2014. INEP. Ministério das Comunicações. Censo Escolar de 2012. Relatório INEP 2013. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acessado em 22 de Fevereiro de 2014. MORTIMER, E. F. Uma agenda para a pesquisa em educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 25-35, 2002. NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. de. Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 4, n. 1, p. 90-100, 2004. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. OECD, PISA 2009. Results: What Students Know and Can Do – Student Performance in Reading, Mathematics and Science (Volume I), 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264091450-en. OECD, PISA 2012. Résultats du PISA 2012: Savoirs et savoir-faire des élèves (Volume I): Version préliminaire - Performance des élèves en mathématiques, en compréhension de l'écrit et en sciences, 2013. Disponível em : http://www.oecd-ilibrary.org/education/resultats-du-pisa-2012-savoirs-et-savoir-faire-des-eleves-volume-i_9789264204508-fr. OECD, PISA 2015 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Exemplos de Itens liberados de Ciências, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2015/itens_liberados_ciencias_pisa_2015.pdf REZENDE, F.; OSTERMANN, F. A prática do professor e a pesquisa em Ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 316-337, 2005. SANTOS, W. L.; GAUCHE, R.; MÓL, G.; SILVA, R.; BAPTISTA. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 08, n. 01, p. 01-14, jul. 2006.
Esta diretriz se caracterizará pelas relações entre universidade (com a sua pesquisa e conhecimento) com os setores da educação básica (professores, escolas e Superintendência Regional e Municipal de Ensino de Diamantina) que será marcada pelo diálogo e pela troca de saberes entre os diferentes sujeitos (professores universitários, da educação básica, pesquisadores em ensino de Ciências e estudantes de graduação e pós-graduação), superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com a educação básica.
Esta diretriz buscará combinar a ação da universidade em forma de um curso, constituído por seminários, com a complexidade e características inerentes às escolas e formação dos professores de Ciências, com os quais se desenvolvem as ações com outras áreas de conhecimento: conhecimentos lógico-matemáticos, científicos da área de Química, Física, Biologia, Geociências etc., pedagógicos, técnicos (em forma de seminários) e tecnológicos (através do uso das TICs).
Esta diretriz reafirmará a extensão da UFVJM como processo acadêmico, ou seja, os seminários que serão desenvolvidos durante o curso não serão separados do ensino e da pesquisa. As ações de extensão em forma de seminários estarão vinculadas ao processo de formação de pessoas (ensino) e de geração de conhecimento (pesquisa). É neste sentido que Rezende e Ostermann (2005) apontam a necessidade de prover aos professores, informação sobre “o que funciona na pesquisa”, numa forma diretamente aplicável por eles nas escolas.
O impacto desta ação na formação do estudante está relacionado: 1) com a participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica em diferentes atividades em ensino de Ciências que o curso propõe. 2) à formação do estudante da UFVJM (graduação e pós-graduação), principalmente estudantes dos cursos de Ciências da Natureza e do PPGECMaT, através do enriquecimento da experiência discente em termos teóricos, metodológicos e práticos do ensino de Ciências. 3) com a ampliação do conhecimento sobre metodologias, abordagens e estratégias de Ensino de Ciências. 4) com o desenvolvimento de uma cultura de discussão sobre a educação científica e tecnológica; 5) com a aproximação e colaboração entre pesquisadores da UFVJM e de outras instituições de ensino superior (IES); 6) com a promoção da formação contínua com os professores de Ciências da região sobre a educação científica; 7) com o conhecimento de produtos educacionais, das pesquisas em andamento, diálogo com importantes pesquisadores da área e fomento às novas iniciativas em pesquisa, ensino e extensão.
O impacto desta ação em relação à transformação social será estimulado para que possa ocorrer a formação continuada dos participantes, por meio de diferentes atividades atreladas à Extensão Universitária, às Práticas como Componentes Curriculares (PPC) e à participação na formação acadêmica. O curso apresentará temáticas que buscará impactar na ação docente dentro do seu contexto de trabalho como professor, e na articulação entre teoria e prática para o desenvolvimento do ensino de Ciências. Alunos que desenvolvem os seus Estágios Supervisionados, atividades de Extensão Universitária e fazem parte do Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) serão estimulados a participarem do curso para que suas ações possam impactar o espaço escolar e promover uma transformação social e educação.
Para a divulgação do curso já foram criados: Inscrição: acontecerá pelo https://www.even3.com.br/ufvjm_soemc/ Redes sociais de divulgação: 1) https://www.instagram.com/soemc_ufvjm/ e 2) https://www.instagram.com/ppgecmat/ Solicitação à DICOM aos canais da UFVJM: 1) https://www.instagram.com/ufvjmoficial/ e 2) https://www.instagram.com/proexc_ufvjm/
Caracterização do Curso ou Oficina
Aperfeiçoamento
30
Seminário 1 (10/08): Metodologias e Abordagens na perspectiva de práticas diferenciadas em ensino de Ciências - Professores: Luciana Allain (UFVJM) e Geraldo Fernandes (UFVJM) Seminário 2 (17/08): Os Três Momentos Pedagógicos e o Ensino de Ciências - Professora: Cristiane Muenchen (UFSM) Seminário 3 (24/08): Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências - Professora: Ana Paula Solino (UFAL) Seminário 4 (31/08): O Ensino de Ciências por Investigação - Professora: Nilma Soares da Silva (UFMG) Seminário 5 (14/09): O Enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Contexto da Educação Científica - Professora: Roseline Beatriz Strieder (UFSC) Seminário 6 (21/09): O Ensino de Ciências a partir do Método da Pedagogia Histórico–Crítica - Professor: Mário Mariano (UFVJM) Seminário 7 (28/09): O Ensino de Ciências a partir de Questões Sociocientíficas - Professor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva (UFOP) Seminário 8 (05/10). Encerramento: O Encontro Nacional da Pesquisa em Ensino de Ciências - Professores: Luciana Resende Allain (UFVJM) e Geraldo Fernandes (UFVJM)
Os seminários serão desenvolvidos remotamente pelo Meet: https://meet.google.com/vda-cdvv-nag Para a verificação de frequência, será utilizado um formulário, elaborado a partir do Google Form e o curso será gratuito. Os materiais a serem discutidos serão disponibilizados pelo Google Class Room.
Levando em consideração o público participante e suas características, será planejado um instrumento avaliativo, como questionários online, fórum de discussão online e/ou entrevistas semiestruturadas, buscando identificar a abrangência desta ação de Ciências, a pertinência dos temas abordados, assim como possíveis atividades desencadeadas a partir desta ação. Pretende-se, desta forma, fomentar uma divulgação científica cada vez mais apropriada, um intercâmbio cada vez maior entre instituições de ensino superior e de educação básica, retroalimentando uma produção científica teórica e prática cada vez mais consistente.
Será planejado um instrumento avaliativo, como questionários online, fórum de discussão online e/ou entrevistas semiestruturadas, buscando identificar a abrangência desta ação de Ciências, a pertinência dos temas e abordagens, assim como possíveis atividades desencadeadas a partir desta ação. Pretende-se, desta forma, verificar a curiosidade e o interesse dos participantes, criando um ambiente favorável à construção e à disseminação do conhecimento científico.
Público-alvo
O curso é voltado para os professores de Ciências da Natureza da educação básica. Professores e gestores pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Diamantina e à Secretaria Municipal de Educação de Diamantina.
A ação de extensão buscará atingir este público com o objetivo de qualificar os(as) mestrandos(as) que são professores e profissionais da educação básica.
A UFVJM possui cursos de licenciatura em diferentes modalidades. Tem-se o curso de Química (modalidade presencial e a distância); de Física (modalidade a distância); Biologia (modalidade presencial); Matemática (modalidade presencial em Teófilo Otoni e a distância) e Ciências na Educação do Campo.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Gouveia - MG
Datas - MG
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Colaboração para realizar a ação. Apoio dos docentes e discentes do programa. Apresentação dos produtos e materiais educacionais, das pesquisas desenvolvidas e de outras atividades que a ação julgar importante.
O Departamento está colaborando para a realização da ação, uma vez que acolhe o PPGECMaT e o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O DCBio irá disponibilizar o apoio necessário para o desenvolvimento da ação de extensão.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 24 h
- Noite;
Seminário 1 (10/08): Metodologias e Abordagens na perspectiva de práticas diferenciadas em ensino de Ciências - Professores: Luciana Allain (UFVJM) e Geraldo Fernandes (UFVJM)
- Noite;
Seminário 2 (17/08): Os Três Momentos Pedagógicos e o Ensino de Ciências - Professora: Cristiane Muenchen (UFSM)
- Noite;
Seminário 3 (24/08): Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências - Professora: Ana Paula Solino (UFAL)
- Noite;
Seminário 4 (31/08): O Ensino de Ciências por Investigação - Professora: Nilma Soares da Silva (UFMG)
- Noite;
Seminário 5 (14/09): O Enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Contexto da Educação Científica - Professora: Roseline Beatriz Strieder (UFSC)
- Noite;
Seminário 6 (21/09): O Ensino de Ciências a partir do Método da Pedagogia Histórico–Crítica - Professor: Mário Mariano (UFVJM)
- Noite;
Seminário 7 (28/09): O Ensino de Ciências a partir de Questões Sociocientíficas - Professor: Fábio Augusto Rodrigues e Silva (UFOP)
- Noite;
Seminário 8 (05/10). Encerramento: O Encontro Nacional da Pesquisa em Ensino de Ciências - Professores: Luciana Resende Allain (UFVJM) e Geraldo Fernandes (UFVJM)