Detalhes da ação

Elaboração de projetos de pesquisa em administração pública

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000564

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

23/09/2023

Data Fim

23/09/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

joão paulo calembo batista menezes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Gestão pública

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Não há

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

Este projeto de extensão apresentado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFVJM, tem como objetivo capacitar servidores públicos, estudantes e a comunidade interessada na área da administração pública a elaborar projetos de pesquisa. A ação será realizada por meio de uma oficina que contará com aulas expositivas, discussões em grupo e atividades práticas. A justificativa para essa iniciativa reside na necessidade de fomentar pesquisas no campo da Administração Pública.


Palavras-chave

Administração pública; Capacitação; Educação dialógica; Transformação social.


Introdução

A pesquisa é uma ferramenta essencial para a administração pública. Ela pode ser usada para melhorar a eficiência, eficácia e efetividade das organizações públicas, bem como para fornecer informações para a tomada de decisões. No entanto, a elaboração de projetos de pesquisa pode ser um processo complexo e desafiador. Este projeto de extensão visa capacitar servidores públicos, estudantes e toda a comunidade que tenham interesse na área da administração pública a elaborar projetos de pesquisa em administração pública. A ação será promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFVJM e consistirá na realização de uma oficina em encontro único com aula expositiva, discussões em grupo e atividades práticas.


Justificativa

A área de Administração Pública é um campo do conhecimento que está crescendo e carece de pesquisas acerca das temáticas deste novo segmento de estudo. Em razão disso, os Programas de Pós Graduação em Administração Pública são de extrema importância para o desenvolvimento de pesquisa em âmbito acadêmico, profissional e pessoal proporcionando a interação, trocas de experiências e saberes entre os envolvidos no projeto. Especialmente no caso do Programa de Pós Graduação em Administração Pública esta ação é uma oportunidade de integrar os atores dos diversos setores, servidores públicos, estudantes e toda a comunidade que se interessar em desenvolver projetos de pesquisas em administração pública.


Objetivos

O objetivo geral dessa oficina é apresentar os conceitos, as modalidades de pesquisa, as metodologias, de forma a capacitar servidores públicos, estudantes e toda a comunidade que se interessar em desenvolver projetos de pesquisas em administração pública. Como objetivos específicos temos: - Capacitar servidores públicos, estudantes e toda a comunidade envolvidos na ação de elaboração de projetos de pesquisa em administração pública; - Estimular a aplicação conceitos, metodologias e técnicas de pesquisa para a elaboração de projetos de pesquisa em administração pública; - Contribuir com o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos científicos, na busca pela melhoria da qualidade da gestão pública; e - Sistematizar as atividades desenvolvidas, por meio da elaboração de um relatório final.


Metas

Ao final do curso, os alunos serão capazes de: - Definir os principais conceitos e etapas da elaboração de projetos de pesquisa; - Identificar as diferentes modalidades de pesquisa em administração pública; - Selecionar e utilizar as técnicas e métodos de pesquisa mais adequados para o seu projeto; - Elaborar um projeto de pesquisa que seja claro, objetivo e viável; - Apresentar e defender sua proposta de pesquisa perante um comitê de avaliadores.


Metodologia

O curso será ministrado em aulas expositivas, discussões em grupo e atividades práticas. Os alunos serão divididos em grupos para discutirem propostas de projetos de pesquisa. A abordagem metodológica da ação está fundamentada no processo de construção do conhecimento, no sentido da transformação social. Por um lado, procura-se problematizar a realidade dos envolvidos. Por outro lado, procura-se problematizar a realidade dos estudantes, professores e funcionários no âmbito acadêmico e da sociedade englobante. Ambas as partes passam a ser, simultaneamente, educadores/educandos, transformam e são transformados. São dois mundos, duas realidades distintas, mas que se propõem a se encontrar por meio das ações educativas no âmbito da UFVJM. A formação dos estudantes do mestrado envolvidos está fundamentada na educação dialógica ao colocar em prática o princípio “ação reflexão-ação transformada” dentro do caráter da “transdisciplinaridade”. Os alunos envolvidos serão formados no curso específico no âmbito acadêmico e na prática de elaboração de projetos de pesquisa em administração pública. No período de realização da ação muitas etapas serão realizadas para o bom andamento das atividades, de acordo com o conteúdo programático abaixo: - Importância do mestrado profissional; - Introdução à pesquisa em administração pública; - Definição de projeto de pesquisa; - Etapas da elaboração de projetos de pesquisa; - Modalidades de pesquisa em administração pública; - Técnicas e métodos de pesquisa; - Projeto de pesquisa; - Apresentação e defesa de proposta de projetos de pesquisa.


Referências Bibliográficas

• BABBIE, E. R. (2004). Métodos de pesquisa de survey. Porto Alegre: Artmed. • GIL, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas. • HUFF, A. S. Designing research for publication. Thousand Oaks: Sage Publications, 2008. • LYONS, P.; DOUECK, H. J. The dissertation: from beginning to end. Oxford: Oxford University Press, 2010. • MALHOTRA, N. K. (2012). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman. • RUSS, J. Os métodos em filosofia. Petrópolis: Vozes, 2010. • YIN, R. K. (2014). Estudo de caso: planejamento e métodos (5a ed.). Porto Alegre: Bookman.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A relação entre universidade e a sociedade prevista nesta ação de extensão valoriza o desenvolvimento da interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, impactando positivamente no entendimento sobre elaboração de projetos, técnicas e métodos tanto para os estudantes do mestrado, servidores públicos, e toda a comunidade que se interessar em desenvolver projetos de pesquisa. O evento é aberto para participação de toda a sociedade, como inscrito e participante das atividades previstas. As temáticas apresentadas poderão contribuir com a reflexão sobre a importância do mestrado profissional, a pesquisa em administração pública, definição de projeto de pesquisa, etapas da elaboração, modalidades de pesquisa em administração pública e técnicas e métodos de pesquisa. Nesse sentido, a comunidade e a universidade devem ser parceiras, adotando a interação dialógica buscando a troca de saberes com a comunidade e promovendo desenvolvimento. Esta ação constitui um espaço de discussão e trocas de experiências que poderão gerar projetos de pesquisa.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A oficina objetiva estimular a indissociabilidade do tripé Universitário, aproximando os vários setores da academia, propondo discussões que fortaleçam a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade. Nesta perspectiva auxilia no desenvolvimento tanto dos discentes como dos docentes apropriando a ação de forma integral, sempre voltada para o desenvolvimento regional e maior retorno para a comunidade. Para tanto, a oficina servirá de espaço para promoção da interação de saberes sobre elaboração de projetos de pesquisa para a formação do estudante, sobretudo na sua área específica, que é administração pública. Por outro lado, a oficina proporcionará a construção de pontes de interação entre todos os atores envolvidos na ação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A integração do ensino, pesquisa e extensão é de extrema importância no processo educativo, cultural, científico e político, bem como na formação profissional. Esse princípio permite que os estudantes fortaleçam sua aprendizagem e atuem de forma interdisciplinar e interprofissional, interagindo com outros setores da sociedade de acordo com suas realidades. A oficina abraça essa indissociabilidade ao incorporar ações de forma integrativa, estimulando a participação da comunidade acadêmica e da sociedade, que contribuem para a realização da ação. Além disso, a oficina envolve o fomento na elaboração de projetos de pesquisa, muitas vezes relacionados às atividades de ensino desenvolvidas pelos professores em seus respectivos cursos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A interação entre a universidade e a sociedade é primordial para promover a interação dialógica, a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, resultando em benefícios significativos para a formação dos envolvidos na ação que poderão implementar seus projetos na comunidade, na gestão pública local. Essa interação desempenha um papel crucial no desenvolvimento social e regional, especialmente no campo da administração pública, cujas ações têm impacto abrangente em toda a comunidade envolvida. Além de participar dos diversos momentos da oficina, os envolvidos terão a oportunidade de concretizar suas ideias em projetos de pesquisa. Além disso, as discussões realizadas na oficina serão fundamentais para orientar as futuras ações de extensão no âmbito do Programa de Pós Graduação em Administração Pública. Isso contribuirá tanto para a formação e prática dos envolvidos quanto para os impactos sociais das atividades efetivas que serão desenvolvidas nas comunidades diretamente envolvidas nas futuras ações de extensão.


Impacto e Transformação Social

O processo de transformação social tem início com a formação interdisciplinar e indissociável dos interessados na área da administração pública, abrangendo o ensino, pesquisa e extensão. Esses envolvidos na ação serão atores internos e externos a UFVJM, que participarão da oficina, que tem como objetivo contribuir em projetos de pesquisa que venham transformar a realidade social a curto, médio e longo prazo. Ações dessa natureza promovem a integração entre a universidade e a comunidade, criando ou fortalecendo parcerias que podem se converter em ações em benefício da comunidade.


Divulgação

O evento será divulgado nos canais oficiais da UFVJM, bem como na rede de contatos do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública. Adcionalmente será feita campanha da ação nas redes sociais.


Informações Complementares

Não há


Programação do Evento

Local

UFVJM (Campus Mucuri) - Sala 109

Data

05/08/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

12:00


Descrição

• 08:00 - 08:30: Importância do mestrado profissional • 08:30 - 09:00: Introdução à pesquisa em administração pública • 09:00 - 10:00: Definição de projeto de pesquisa • 10:00 - 10:15: Intervalo • 10:15 - 10:25: Etapas da elaboração de projetos de pesquisa • 10:25 - 10:35: Modalidades de pesquisa em administração pública • 10:35 - 10:45: Técnicas e métodos de pesquisa • 10:45 - 11:00: Projeto de pesquisa • 11:00 - 12:00: Apresentação e defesa de projetos de pesquisa

Público-alvo

Descrição

Servidores interessados em desenvolver projetos de pesquisa em administração pública.

Descrição

Pessoas da comunidade em geral que tenham interesse em desenvovler projetos de pesquisa em administração pública

Descrição

Alunos da UFVJM que tenham interesse em desenvolver projetos em administração pública.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 4 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Definir os principais conceitos e etapas da elaboração de projetos de pesquisa; Identificar as diferentes modalidades de pesquisa em administração pública; Selecionar e utilizar as técnicas e métodos de pesquisa mais adequados para o seu projeto; Elaborar um projeto de pesquisa que seja claro, objetivo e viável; Apresentar e defender sua proposta de pesquisa perante um comitê de avaliadores.