Detalhes da ação

I Seminário Mucuri Empresa Jr.: transformação digital

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000065

Tipo da Ação

Evento

Situação

CANCELADA

Data Inicio

29/04/2021

Data Fim

13/05/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

adriano josé luz e silva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Inovação tecnológica

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

www.facebook.com/educacolaborativa
Outras Redes Sociais

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZ1BunY4JWiM4D_mlFxuFLQ Spotify: https://open.spotify.com/user/7uur9vsnoetirtwhrdrt59ac9?si=_C2Do0 y7QlOZ2s0NhXUgCA&utm_source=copy-link&nd=1. LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/mucuriejr

Membros

Nenhum membro cadastrado.

Resumo

O I Seminário Mucuri Empresa Jr. é evento final das disciplinas de Direito Empresarial e Instituições de Direito no primeiro semestre letivo de 2020 junto aos Cursos de Administração e C. Contábeis - C. do Mucuri - UFVJM, com participação e envolvimento com a comunidade local conjuntamente com a Empresa Jr. que é um projeto de extensão em desenvolvimento será aberto ao público interno e externo ao usar a ‘internet’ como meio de comunicação e versará sobre o tema da Transformação Digital.


Palavras-chave

Transformação digital, inovação, trabalho, renda, emprego


Introdução

O I Seminário Mucuri Empresa Jr. é evento para compartilhamento e divulgação dos temas tratados em sala de aula das disciplinas de Direito Empresarial e Instituições de Direito no primeiro semestre letivo de 2020 junto aos Cursos presenciais de Administração e Ciências Contábeis no Campus do Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais, Brasil, com participação e envolvimento com a comunidade local conjuntamente com a Mucuri Empresa Jr. que é um projeto de extensão em desenvolvimento. Em suma é uma forma de EDUCAÇÃO COLABORATIVA para que os alunos tenham real interesse e efetiva participação, além de ser articulação dos trabalhos dos seminários temáticos e grupos das respectivas disciplinas. O evento ainda é uma forma de tirar o educando de sua zona de conforto da divisão de afazeres no grupo no qual está inserido, bem como retirar sua alienação do próprio grupo e dos trabalhos ou apresentações deste mesmo grupo, além de trazer ao público em geral a possibilidade de participação das disciplinas em epígrafe. O I Seminário Mucuri Empresa Jr. terá transmissão ao vivo e gravação em vídeo para posterior postagem nas redes sociais. Ademais o Seminário será aberto ao público interno (discentes, técnico-administrativos e docentes) e público externo local (virtual) através da ‘internet’. Além das postagens nas redes sociais: Facebook - https://www.facebook.com/educacolaborativa/; Instagram - https://www.instagram.com/mucurie.jr/; Twitter - https://twitter.com/mucuriejr; LinkedIn - https://br.linkedin.com/company/mucuriejr; Spotify - https://open.spotify.com/user/7uur9vsnoetirtwhrdrt59ac9?si=_C2Do0y7QlOZ2s0NhXUgCA&utm_source=c opy-link&nd=1. YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCZ1BunY4JWiM4D_mlFxuFLQ


Justificativa

O I Seminário da Mucuri Empresa Jr. justifica-se por ser uma oportunidade de os discentes, docentes, técnicos-administrativos e convidados externos poderem discutir a transformação digital nos setores públicos, privados e terceiro setor com atenção pessoal na educação, arte e cultura. Além disto é uma forma de os discentes poderem aumentar suas habilidades e competências ao trabalharem com um evento mesmo que seja de forma digital, bem como poder ter contato com palestrantes de outros campos de conhecimento e trabalho de modo a abri o campo de oportunidades e possibilitar outro olhar para a sua própria educação e seu processo de conhecimento.


Objetivos

O Objetivo geral é discutir os impactos da transformação digital para os setores: público, privado e terceiro setores. Objetivos específicos: - Discutir temas a serem abordados para a Mucuri Empresa Jr. enquanto projeto de extensão em construção; - Apontar soluções e perspectivas para os problemas encontrados no enfrentamento da transformação digital; - Traçar um panorama para o gerenciamento das instituições parceiras acerca das respectivas transformações digitais; - Apontar novas formas de transformação digital para as empresas e empreendimentos, instituições de interesse público e setor público; - Discussão de um modelo de transformação digital mais humano e inclusivo; - Possibilidades de Apoio das Instituições Parceiras para a construção da Mucuri Empresa Jr., Mucuri GovTech Jr. e Hub Art'nCtrl; - Discutir o futuro do Trabalho, Emprego e Renda no mundo em constante transformação digital; - Gerenciamento financeiro para a transformação digital de forma sustentável; - Apontar o futuro dos possíveis trabalhos, empregos e possibilidades de renda durante e depois da transformação digital.


Metas

A meta primordial é conseguir envolver os discentes no próprio processo de conhecimento. A finalização do Programa de Extensão da Mucuri Empresa Jr. e os projetos vinculados da Mucuri GovTech Jr. e Hub Art'n'Crtl, respectivamente que tratarão da transformação digital nas empresas e empreendimentos, setor público com foco nos territórios/municípios e nas entidades do terceiro setor.


Metodologia

A metodologia será o da educação ativa e colaborativa na qual os estudantes são parceiros e desenvolvedores da ação. Todo o processo já tem sido usado com a inclusão dos eventos no plano de ensino nos semestres passados. Durante os seminários os palestrantes terão de 20 a 30 minutos para dissertar sobre os temas específicos e ao final uma roda de conversa com os participantes e possibilidade em responder perguntas do público.


Referências Bibliográficas

IBM. Estudo da IBM mostra que mudanças voluntárias de emprego e busca por capacitação podem ser maiores em 2021. IBM. 2021. Disponível em: https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica/estudo-ibv-skillsbuild/. Acesso em 13 de abril de 2021. IBM. To retain top talent in the wake of COVID-19, employers need to understand employees’ evolving motivations and aspirations. IBM Institute for Business Value. 2021. Disponível em: https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/report/closing-skills-gap . Acesso em 13 de abril de 2021. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Mercados Inclusivos no Brasil - desafios e oportunidades do ecossistema de negócios. PNUD, 2015. Disponível em: http://www.iniciativaincluir.org.br/Public/upload/ckfinder/files/Relat%C3%B3rio.pdf. Acesso em 13 de abril de 2021. RODRIGUES, Mauricio DE PAULA. Transformação Digital. FGV. 2021 Disponível em: https://www15.fgv.br/network/tcchandler.axd?TCCID=6903. Acesso em 13 de abril de 2021. SCHUMPETER, J. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. TRÍAS DE BES, Fernando. A Bíblia da inovação. Fernando Trías de Bes, Philip Kotler. Tradução: Texto Editores. São Paulo: Leya, 2011.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O I Seminário Mucuri Empresa Jr. em conjunto com os discentes de Administração e Ciências Contábeis das disciplinas de Direito Empresarial e Instituições de Direito do semestre letivo 2020/1 ofertado de forma remota em razão da Pandemia da COVID-19 será totalmente planejado e realizado de forma remota. O evento aqui proposto está conecta com a elaboração do Projeto da Mucuri Empresa Jr., mas já há frutos advindos das ações realizadas na proposta de construção do Projeto em epígrafe. O Seminário contará com a participação de palestrantes docentes da UFVJM do Campus do Mucuri e de Diamantina, representantes do SEBRAE, Instituto Cultural In-Cena, Projeto CASA, empreendedores do setor digital, professor de Direito e Teoria do Estado da UFMG. As palestras e convidados palestrantes foram pensados para que pudesse haver representantes do setor público, privado e organizações sociais de modo a ocorrer um diálogo e troca de ideias e saberes entre os participantes e da comunidade acadêmica interna e externa bem como a sociedade que tenha interesse sobre transformação digital nos diversos setores.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O tema transversal será a transformação digital em cada área de atuação, seja Estado, Empresas ou Instituições do Terceiro Setor. Por isto pode-se considerar a ação ser interdisciplinar tendo em perspectiva que os palestrantes são de áreas distintas seja a Física, Química, Serviço Social, Direito e Teoria do Estado, Empreendedores sociais e/ou digitais, analista técnica do SEBRAE. Além do exposto serão três convidados por dia o que propicia uma troca entre os próprios palestrantes, e como o evento será aberto ao público interno e externo de forma digital a possibilidade para que empreendedores, curiosos, estudantes e público interessado no tema possa interagir com os convidados. No processo de construção da Mucuri Empresa Jr. já foram realizadas quatro seminários de extensão devidamente registrados junto à PROEX e a construção das redes sociais do projeto em estruturação: E-mail: mucuriejr@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/caadmufvjm Instagram: https://www.instagram.com/caadmufvjm/ Twitter: https://twitter.com/mucuriejr; LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/mucuriejr; Spotify: https://open.spotify.com/user/7uur9vsnoetirtwhrdrt59ac9?si=_C2Do0 y7QlOZ2s0NhXUgCA&utm_source=copy-link&nd=1. YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZ1BunY4JWiM4D_mlFxuFLQ O evento será de suma importância para a formação da Mucuri Empresa Jr. que pretende ser especializada em Transformação Digital que por ser um aspecto transversal a qualquer profissão e atuação não só em tempo de pandemia, mas no futuro pós-pandemia como expõe os estudos da IBM as habilidades e competências no mundo digital também devem ser desenvolvidas durante o período de estudos, de preferência antes da entrada na formação superior, de qualquer forma, independente da falta de uma política de inovação nas universidades, a necessidade da transformação virtual não pode mais ser negligenciada tanto pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo, por isto o tema do evento caracteriza-se como interprofissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ação está no plano de ensino das duas disciplinas citadas e a aprendizagem para trabalhar com redes sociais bem como criar material a partir de pesquisas propostas em comum acordo com os discentes para publicações nas redes sociais bem como a organização de um evento de extensão e sua realização. O evento é o coroamento semestral de uma forma didática em que ocorra a exposição das matérias do plano de ensino, elaboração de publicações e ambientação ao universo virtual e das redes sociais para o público interno e externo como levar os conhecimentos apreendidos poderem ser compartilhados de forma pedagógica. Por último há o evento que possibilita a troca de ideias entre os palestrantes com os discentes e o público, de forma a não dissociar ensino-pesquisa-extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A maior parte dos docentes e discentes ainda são e pensam analogicamente e não há problema nisto, todavia o mundo e as empresas, entes federativos e até o terceiro setor necessitam de profissionais mais conectados e que saibam trabalhar com as novas tecnologias de uma maneira ética, responsável e profissional. Por isto saber sobre os termos tecnológicos, redes sociais, ‘startups’, pensamento disruptivo e empreendedorismo não só desejável, mas habilidades essenciais no mundo cada vez mais interconectado e virtual, nestes termos a transformação digital é tão premente para o futuro profissional dos discentes.


Impacto e Transformação Social

O evento terá participação de representantes do primeiro (público), segundo (empresa) e terceiro setor fazendo com que os estudantes e público possa perceber maiores possibilidades de geração de trabalho, emprego e renda em um tempo em que as aptidões no uso das novas tecnologias passaram a ser pré-requisitos para uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho, ou mesmo na condição de empreendedor social, digital ou analógico. Na perspectiva de trabalho no setor público a palestra pode dar caminhos para os discentes e público qual é o profissional governamental que se pretende formar e contratar. Quanto ao setor privado pode abrir possibilidades para o empreendedorismo tecnológico ou não, bem como dar ideias acerca de como será o trabalho no futuro e o que as empresas estão buscando para compor seu quadro de empregados. Na questão das instituições de interesse público dará possibilidade de saber como funcionam e compreender que terceiro setor também é um mercado de trabalho e necessita de profissionais qualificados para o desenvolvimento destas ONGs.


Divulgação

Divulgação através das redes sociais e pela PROEXC e institucionalmente, bem como e-mail interno para o Campus do Mucuri.


Informações Complementares

O site de inscrição ainda não foi feito e será no Even3 ou Sympla.


Programação do Evento

Local

Google Meet ou Zoom

Data

29/04/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

23:00


Descrição

Neste primeiro dia do Seminário terá como palestrantes a Empresária Digital Babi Freitas dona da Empresa Saia Godê que faz assessoramento de conteúdo para as redes sociais. Também haverá a presença da Deborah Constantino que é analista técnica do SEBRAE e está à frente da construção do Ecossistema Local de Inovação em conjunto com o Mucuri Valley em Teófilo Otoni. Para completar a Professora Vanessa Juliana que tratará do tema de educação e arte e representará como participante tanto da UFVJM quanto do Instituto Cultural In-Cena.

Local

Google Meet ou Zoom

Data

06/05/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

23:00


Descrição

No segundo dia do I Seminário da Mucuri Empresa Jr. o foco será o setor público com a participação de três professores. José Luiz Borges Horta é docente da Faculdade de Direito da UFMG e aprovado no concurso de Cátedra em Teoria do Estado e sua palestra será sobre o futuro do Estado. Mauro Lúcio Franco é docente da UFVJM e Coordenador do NITec e trará como tema a inovação na UFVJM. O Professor Juan Pedro Bretas Roa Diretor do CITec falará sobre a inovação no setor público.

Local

Google Meet ou Zoom

Data

13/05/2021

Horário de Início

18:00

Horário de Término

23:00


Descrição

No último dia do Seminário o foco será a causas sociais. O Diretor do Instituto Cultural In-Cena André Luiz Dias falará sobre como conseguir empreender com sustentabilidade financeira e gerenciamento no setor das artes e instituições de interesse público. Luan Vianna representará o Projeto CASA e falará sobre como trabalhar as redes sociais e engajar no terceiro setor. A Empreendedora Digital Maria Fernanda falará sobre o aplicativo MEU CUIDADOR que tem uma causa implícita além de contar sua experiência durante o processo de escolha no Programa Centelha.

Público-alvo

Descrição

O público será dos discentes das disciplinas de Instituições de Direito e Direito Empresarial além do público que queira ter contato com o tema de tecnologia e como gerar trabalho, emprego e renda nos diversos setores da economia.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Belo Horizonte - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os dias do Seminário são 29 de abril, 06 de maio e 13 de maio de 2021. E esta atividade é concernente à realização do próprio seminário.

Carga Horária 45 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Entre o primeiro dia do Seminário em 29 de abril até o último dia do Seminário em 13 de maio de 2021, além da semana seguinte de 14 a 21 de maio de 2021 serão necessários para o controle das presenças do público, emissões dos certificados dos participantes, palestrantes e equipe organizadora. Por dia devem ser necessárias de duas a três horas por dia para a organização, inclusive de montagem do material gráfico.