Detalhes da ação

História Oral: da voz ao texto

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000572

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

18/09/2023

Data Fim

29/10/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

andrey lopes de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Mídias

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Resumo

História oral é um campo de estudos interdisciplinar e múltiplo compreendido, ora como técnica, ora como disciplina, ora como metodologia, consolidado cientificamente. Nesse sentido, a presente Ação de Extensão, tem como objetivo propor a oferta de curso online "História Oral: da voz ao texto", ministrado via meet, por meio do class room, com encontros semanais e carga horária de 60h. O público alvo são graduandos, pesquisadores e profissionais que se interessam na temática. 100 vagas.


Palavras-chave

História Social; Narrativas Orais; Entrevistas; Ética.


Introdução

A história oral constitui um campo de estudos e reflexão interdisciplinar e múltiplo que é compreendido, ora como técnica, ora como disciplina, ora como metodologia. A história oral é definida pela coleta de entrevistas com pessoas que participaram de acontecimentos, movimentos e processos, com objetivo de compreender conjunturas, modos de ser e estar em uma sociedade. Deste modo, como aporte metodológico, a história oral permite compreender a partir das narrativas orais de diferentes sujeitos, histórias, acontecimentos que revelam a partir do cotidiano como as pessoas experimentam conjunturas históricas. A história oral é compreendida de diferentes formas a saber: história temática, história de vida e tradição oral. Ao lidar com as narrativas orais a memória emerge como questão relevante para a pesquisa nas humanidades e sociais. Sobre memória Yara Khoury (2005, p.118), ao problematizar as relações entre memória e história, propôs buscar a compreensão de como “as memórias se instituem e circulam, como são apropriadas e se transformam na experiência social vivida”. Para além do fato histórico, inspirados evidecia-se “o caráter ativo da memória na construção histórica”, ou seja, “como qualquer outra experiência humana, a memória é também um campo minado pelas lutas sociais” (KHOURY, 2005). Em tempo, Alessandro Portelli pontua as entrevistas como ato de autoria e co-autoria, ou seja, um processo dialógico em que o momento da entrevista marca as formas de relembrar. As considerações de Yara Khoury, inspirada em alguns textos de Portelli são de fundamental importância, quando a pesquisadora aponta que na história oral, “as versões pessoais sobre experiências vividas e compartilhadas são representativas de horizontes que se colocam para muitos outros” , o que revela a representatividade e riqueza das entrevistas realizadas que, mais do que trajetórias individuais, revelam o conjunto de experiências e significados compartilhados por outros sujeitos sociais (KHOURY, 2005, p.136). No processo da entrevista, o entrevistado interpreta o passado imbuído de situações e informações atuais que interferem em sua narrativa, afinal, como bem advertiu Portelli (1996), a memória é um produto social, visto que “o que vemos, mais que uma memória coletiva, é que há um horizonte de memórias possíveis” compartilhadas, reais ou imaginárias. Como bem advertiu Portelli (1993), a história oral nos revela muito mais sobre os significados atribuídos pelos entrevistados do que sobre os fatos. A história oral atualmente é um campo de reflexão consolidado. Nesse sentido, o obietivo deste curso é fomentar e capacitar profissionais que desejam ou utilizem a história oral.


Justificativa

A história oral constitui campo metodológico constituída e reconhecido no ambiente acadêmico. Apesar de reconhecido, com inúmeras pesquisas, pesquisadores, eventos, associação, grupos e centros de pesquisas no tema, ainda ocorre resistência de pesquisadores, bem como formas equivocadas dos usos metodológicos das narrativas orais, o que justifica a necessidade de fomentar a reflexão dos usos teórico-metodológicos da história oral. Além do mais, os usos políticos


Objetivos

Incentivar a utilização da história oral nas pesquisas científicas a partir de interlocuções interdisciplinares de forma a valorizar vozes dissonantes e trazer para o centro do debate interrelações entre produção de narrativas e ética na pesquisa.


Metas

Capacitar 100 sujeitos, graduandos e profissionais formados, em qualquer área de formação que se interesse pela temática


Metodologia

Será ofertado curso de formação inicial / continuada em formato on line com encontros síncronos, perfazendo uma carga horária de 60 horas. O curso terá como público alvo graduandos e profissionais que se interessam pelo tema/metodologia História Oral, independente de estar ligada às humanidades. Serão ofertadas 100 vagas. Formas divulgação: Cards e link de inscrição serão encaminhados via email para coordenações de cursos de Universidades estaduais, federais e privadas de Minas Gerais. Divulgação nas redes sociais da UFVJM. Os encontros síncronos serão feitos semanalmente. As inscrições serão realizadas via Google Forms em que os candidatos serão classificados a partir das vagas distribuídas conforme mencionado acima. O curso será ofertado a partir do Classroom em que serão disponibilizados textos e atividades elaboradas via formulário google. Os encontros síncronos ocorrerão semanalmente via google meet. O cursista que completar 75% da carga horária do curso (dos encontros síncronos) terá direito ao certificado de 60 horas. A carga horária de 60 horas será cumprida a partir dos encontros síncronos, leitura de materiais de apoio e atividades a serem desenvolvidas. Esse curso não possui finalidade científica. No entanto, um relato de experiência poderá ser elaborado e encaminhado para Revista Científica com objetivo de publicizar a prática. A sistemática de acompanhamento e de avaliação da ação será feita a partir de avaliação da percepção de cada módulo realizada via google forms. Questionários será aplicado aos cursistas de forma a identificar se estão aprovando metodologia adotada e quais sugestões apontam. O curso ocorrerá em seis módulos, assim divididos: Módulo 1: Apresentação do curso: História Social e Memória 10 horas Módulo 2: Apresentação do curso: História Social e Memória 10 horas Módulo 3: História oral: Como técnica, disciplina e método 10 horas Módulo 4: História Oral: produção, transcrição e difusão 10 horas Módulo 5: História oral e Comitê de ética 10 horas Módulo 6: História oral: relatos de experiência 10 horas


Referências Bibliográficas

BOM MEIHY, José Carlos. Manual de história oral. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1996. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo : Companhia das Letras, 2007. CAMARGO, Aspásia. História oral e política. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). História oral e multidisciplinaridade. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993. p.75-99. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (et al.). Usos E Abusos da História Oral. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1996. KHOURY, Yara Aun. Muitas memórias, outra histórias: cultura e o sujeito na história. In: FENELON, Déa Ribeiro. Etall. Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olhos D` água, 2005. POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Vol. 2, No 3, p. 3-15, 1989. PORTELLI, Alessandro. A filosofia e os fatos. Revista Tempo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, V. 1, (2): 1996, p.59-72. PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na história oral: a pesquisa como um experimentoem igualdade. Tradução de Maria Therezinha Janine Ribeiro. Projeto história, Local, v.?, n.14, p. 7-39, fev. 1997. PORTELLI, Alessandro. Sonhos ucrônicos. Memórias e possíveis mundos dos trabalhadores. Projeto História. São Paulo, n.10, dez. 1993, p.41-58. QUEIROZ, Maria Isaura P. de. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: AUTOR. Experimen-tos com histórias de vida: Itália-Brasil. Enciclopédia Aberta de Ciências Sociais. São Paulo: Vértice,1988. p. 14-43. THOMPSON, Paul. A voz do passado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. 2. ed. São Paulo:Paz e Terra, 1998. TREBITSCH, Michel. A função epistemológica da história oral no discurso da história contem-porânea. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. (Org.). História oral e multidisciplinaridade. Rio deJaneiro: Diadorim, 1993. p. 19-43.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O curso será oferecido a profissionais de diferentes áreas de todo país, o que vai ser espaço de reflexão e troca de experiências e trânsito de reflexões e ideias entre a comunidade acadêmicas e sociedade, ou até entre academia e egressos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A história oral por sua natureza é uma metodologia interdisciplinar. Nesse sentido, o curso propõe trazer autores e temáticas transdisciplinares. Serão acolhidos profissionais de diferentes profissões a fim de valorizar essa diversidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O curso propõe ser espaço de indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão, a promover leituras e debates de textos diversos, estender os conhecimentos produzidos na academia e incentivar à pesquisa com o aporte metodológico da história oral.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes de graduação que participarem do curso serão munidos das técnicas, metodologias e teorias que embasam a história oral, o que permitirá sua utilização a partir de princípios éticos. Em tempo, o curso será base para a compreensão de submissão de projetos envolvendo seres humanos com a utilização de história oral no CEP. O estudante que acompanhará a realização do curso além de aprender sobre os usos da história oral enquanto campo metodológico aprenderá sobre o processo de planejamento, organização e execução de um curso, o que contribuirá para o enriquecimento de suas experiências acadêmicas no âmbito profissional e pessoal.


Impacto e Transformação Social

O curso irá estimular o uso das narrativas orais na sociedade, trazendo para o centro da discussão temas, problemas e sujeitos, muitas vezes esquecidos do processo histórico. Como uma dimensão do desenvolvimento social é o direito à memória, logo o curso constitui um item da cidadania pela a partir do direito à história.


Divulgação

Redes sociais da UFVJM (Facebook e instagran) Portal da UFVJM Emails que será enviados para coordenações de cursos das humanidades de Universidades de Minas Gerais


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

60

Conteúdo Programático

História social e memória. História oral: da voz ao texto. História oral: técnica, disciplina ou método. História oral e ética.

Atividades Específicas

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Serão aplicados questionários via forms com objetivo de diagnosticar nível de conhecimento dos estudantes acerca do tema. Ainda será feita autoavaliação da participação no curso.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Serão aplicados via forms, questionário a cada encontro para avaliar a recepção dos estudantes da metodologia adotada. O questionário irá avaliar: 1. Meet; 2. Class room; 3. Metodologia de ensino; 4. Textos indicados.

Público-alvo

Descrição

Graduandos, graduados e pesquisadores que utilizam ou já utilizaram a história oral.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Módulo 1: Apresentação do curso: História Social e Memória

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Apresentação do curso: História Social e Memória

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

História ORal: método e técniva

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção e transcrição

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

CEP

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Relatos