Detalhes da ação

Seminários de Cenários de Prática em Território de Diamantina -MG em Foco

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000066

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

05/05/2021

Data Fim

20/05/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria da penha rodrigues firmes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

WhatsApp

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
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Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
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Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Resumo

Dentro da proposta do Plano Nacional de Extensão e Cultura, a extensão universitária em tempos de Pandemia da COVID 19, nos impulsionou a trabalhar na modalidade de ensino remoto. O ensino e a extensão estão pautadas nas metodologias ativas, bem como os ambientes virtuais que se deslancham agora dentro da UFVJM. Nesse contexto, a disciplina Cenários de Prática em Território busca como creditação de extensão objetivos específicos e metas a serem alcançadas de forma digital e virtual.


Palavras-chave

Cenários de Prática- Enfermagem- Saúde


Introdução

A extensão universitária em tempos de Pandemia da COVID 19, nos impulsionou a trabalhar na modalidade de ensino remoto. Esta forma de ensino a distância, nos permite como uma real necessidade de trabalhar o tema da Atenção Primária em Saúde, sob o eixo ensino-extensão; buscando a interação e troca de saberes entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e comunidade externa. Trata-se de ação de creditação em extensão da disciplina de Cenários de Práticas no Território ENF- 057 com 15 horas do Departamento de Enfermagem da UFVJM


Justificativa

o Seminário por ser aberto a comunidade na modalidade remoto, atende a comunidade externa e interna da UFVJM, envolve a participação de discentes de outros cursos, dos amigos, familiares e conhecidos dos alunos favorecendo que os discentes do curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM, leve conhecimento e informação referente aos "cenários de prática em saúde" à comunidade acadêmica, local e adjacente, tomando como base a Atenção Primária em Saúde.


Objetivos

Objetivo geral: Permitir que o discente descubra dentro do conceito ampliado de saúde, os diversos Cenários de Prática da Enfermagem como profissão, buscando uma interação com a comunidade universitária e externa, bem como, intercâmbio de conhecimentos, saberes e/ou serviços referentes a dimensão da enfermagem. Objetivos específicos: 1- Reconhecer na comunidade os diversos cenários de atuação profissional a partir do roteiro virtual 1-2 e 3 caminhantes no território diamantinense e no futuro municípios adjacentes. 2- Conhecer virtualmente os territórios de saúde e a saúde ambiental que se apresentam nos respectivos roteiros oferecidos na disciplina em questão. 3- Desenvolver raciocínio reflexivo e crítico frente aos roteiros virtual 1-2 e 3 caminhantes referente as superações de dificuldades e possíveis ações de saúde de cada cenário. 4 - Apresentação dos roteiros virtuais para a comunidade interna e externa da universidade-UFVJM, com envolvimento dialógico e interação em uma participação ativa dos convidados.


Metas

Proporcionar o diálogo com a comunidade interna (docentes, discentes, colaboradores) com a externa à Universidade inserida nos diversos cenários de saúde, mediante apresentação dos seminários.


Metodologia

A metodologia deste evento de extensão estará centrada na interação dialógica dos acadêmicos de enfermagem do primeiro ao quarto período com a comunidade externa através da apresentação dos respectivos caminhos, Roteiro I - Da unidade Básica de Saúde da Vila Operária até a rua da Glória (Campus I da UFVJM), Roteiro II - Da SCCD até a Escola Mandacaru no bairro Rio Grande e Roteiro III – Da Escola Estadual Gabriel Mandacaru, bairro Jardim até a ESF/Gruta de Lourdes, bairro Maria Orminda de Diamantina -MG. Tratar-se -a de um método descritivo exploratório de forma virtual por meio da ferramenta Google Maps, para atender as normas estabelecidas da pandemia de COVID-19. A técnica de coleta de dados escolhida será a observação livre e busca das informações dos serviços de saúde através das mídias sociais como, Instagram, sites, Facebook dentre outros. Para tanto, elaborou-se um questionário com questões semiestruturadas que serão aplicadas aos estabelecimentos de saúde e comércio em geral dentro de cada roteiro virtual 1,2 e 3. Ao longo de 30 dias os dados por território serão analisados e categorizados em áreas de saúde (consultórios odontológicos, unidades de saúde, laboratórios de análises clinicas, Hemocentro e outros), comércio em geral, comércio de gêneros alimentícios, beleza e higiene, educação, cenários religiosos, bem como, outros. A participação efetiva da sociedade se dará tanto na coleta de dados com o envolvimento do discente com a comunidade, como na troca de saberes que ocorrerá no momento dos seminários referentes aos roteiros virtuais 1,2 e 3 que será aberto a comunidade universitária, externa, incluindo os municípios adjacentes e de origem dos discentes, familiares, profissionais de saúde, onde a avaliação se dará à medida que os discentes problematizarão realidades socioeconômicas distintas e descoberta de cenários comunitários de saúde. Sendo assim, a comunidade externa participa de forma efetiva em todo o processo de construção desde o inicio até o final contribuindo para uma reflexão sobre as possibilidades de atuação da enfermagem e diversidade de cenários de práticas em saúde.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. FIOCRUZ. Determinantes Sociais. Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/determinantes-sociais.Acesso em: 12 mar.2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A participação efetiva da comunidade se dará através do dialogo e troca de saberes que serão desenvolvidos no momento dos seminários abertos a comunidade universitária, externa, familiares, profissionais de saúde, valorizando o conhecimento popular e cultural da população envolvida nos territórios referentes aos roteiros virtuais 1,2 e 3. Nesse sentido a interação se dá por meio da reflexão da diversidade da atuação da enfermagem nos cenários da comunidade, contribuindo para a formação de um futuro profissional de enfermagem que reconhece e promove a reflexão nos diversos cenários dos territórios de atuação na saúde, educação, religioso, comunitário, social, ambientais e outros em que estive inserido profissionalmente.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade será concreta frente os diversos setores apresentados, redes, cenários e interprofissionalidade ao apontar as diversas ações de saúde nos roteiros.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Acredita-se que o aprendizado no Ensino e Extensão, se constrói na experiência, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender; e este evento de extensão, propõe-se a interagir com a comunidade para efetivar a relação teoria e prática da unidade curricular cenários de prática. Além disso, fará com que os docentes contribuam com a produção de conhecimentos dos futuros profissionais de enfermagem ao promover uma ampliação do olhar para os dispositivos, com uma visão da assistência mais integral a comunidade. Envolve a iniciação científica dos discentes do primeiro período do curso ao se familiarizar pela primeira vez com o uso de instrumentos de coleta de dados, análises e interpretação de dados, transformando a informação em conhecimento.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Acredita-se que este evento de extensão seja de grande importância para a formação do discente, na modalidade de ensino remoto, uma vez que, exige uma parceria com os docentes e comunidade, como forma de criação de um ambiente virtual que venha elucidar o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas para um enfermeiro.


Impacto e Transformação Social

Este evento de extensão trará impacto e transformação social na aprendizagem do contexto educacional, visão crítica e reflexivo de todos envolvidos na dimensão da Atenção Primária em Saúde. Espera-se uma atuação transformadora, voltada para superar desigualdades de conhecimento e tecnológica, garantindo assim a diversidade de discentes e docentes frente a um novo cenário imposto pela pandemia de COVID-19. O seminário pode ampliar a visão da comunidade externa sobre a diversidade da atuação da enfermagem e a importância de se cuidar do território não só como um espaço geográfico mas também como um espaço de promoção da saúde.


Divulgação

O evento será divulgado de forma digital nas diversas modalidades acadêmica e social.


Informações Complementares

Cada grupo de discentes será uma equipe gestora de seu auto- processo coletivo de construção do aprendizado em cenários de prática em território na sede do município de Diamantina- M G, sob orientação dos docentes, dentro do contexto de ensino remoto da UFVJM.


Programação do Evento

Local

https://meet.google.com/noo-yffq-kuq?authuser=1

Data

05/05/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Apresentação do roteiro caminhante virtual II

Local

https://meet.google.com/zhz-iqzy-sqa

Data

12/05/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Apresentação do roteiro caminhante virtual I

Local

https://meet.google.com/med-upzx-ode

Data

19/05/2021

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Apresentação do roteiro caminhante virtual III

Público-alvo

Descrição

acadêmicos da UFVJM, comunidades Terapêuticas, professores e profissionais de saúde da rede municipal da cidade de Diamantina-MG.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 15 h

Carga Horária 5 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Seminário dialógico do roteiro caminhante 1 com a participação da comunidade interna e externa da universidade.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Seminário dialógico do roteiro caminhante 2 com a participação da comunidade interna e externa da universidade.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Seminário dialógico do roteiro caminhante 3 com a participação da comunidade interna e externa da universidade.