Visitante
Seminários de Cenários de Prática em Território de Diamantina -MG em Foco
Sobre a Ação
202103000066
032021 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
05/05/2021
20/05/2021
Dados do Coordenador
maria da penha rodrigues firmes
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Meio Ambiente
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
Dentro da proposta do Plano Nacional de Extensão e Cultura, a extensão universitária em tempos de Pandemia da COVID 19, nos impulsionou a trabalhar na modalidade de ensino remoto. O ensino e a extensão estão pautadas nas metodologias ativas, bem como os ambientes virtuais que se deslancham agora dentro da UFVJM. Nesse contexto, a disciplina Cenários de Prática em Território busca como creditação de extensão objetivos específicos e metas a serem alcançadas de forma digital e virtual.
Cenários de Prática- Enfermagem- Saúde
A extensão universitária em tempos de Pandemia da COVID 19, nos impulsionou a trabalhar na modalidade de ensino remoto. Esta forma de ensino a distância, nos permite como uma real necessidade de trabalhar o tema da Atenção Primária em Saúde, sob o eixo ensino-extensão; buscando a interação e troca de saberes entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e comunidade externa. Trata-se de ação de creditação em extensão da disciplina de Cenários de Práticas no Território ENF- 057 com 15 horas do Departamento de Enfermagem da UFVJM
o Seminário por ser aberto a comunidade na modalidade remoto, atende a comunidade externa e interna da UFVJM, envolve a participação de discentes de outros cursos, dos amigos, familiares e conhecidos dos alunos favorecendo que os discentes do curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM, leve conhecimento e informação referente aos "cenários de prática em saúde" à comunidade acadêmica, local e adjacente, tomando como base a Atenção Primária em Saúde.
Objetivo geral: Permitir que o discente descubra dentro do conceito ampliado de saúde, os diversos Cenários de Prática da Enfermagem como profissão, buscando uma interação com a comunidade universitária e externa, bem como, intercâmbio de conhecimentos, saberes e/ou serviços referentes a dimensão da enfermagem. Objetivos específicos: 1- Reconhecer na comunidade os diversos cenários de atuação profissional a partir do roteiro virtual 1-2 e 3 caminhantes no território diamantinense e no futuro municípios adjacentes. 2- Conhecer virtualmente os territórios de saúde e a saúde ambiental que se apresentam nos respectivos roteiros oferecidos na disciplina em questão. 3- Desenvolver raciocínio reflexivo e crítico frente aos roteiros virtual 1-2 e 3 caminhantes referente as superações de dificuldades e possíveis ações de saúde de cada cenário. 4 - Apresentação dos roteiros virtuais para a comunidade interna e externa da universidade-UFVJM, com envolvimento dialógico e interação em uma participação ativa dos convidados.
Proporcionar o diálogo com a comunidade interna (docentes, discentes, colaboradores) com a externa à Universidade inserida nos diversos cenários de saúde, mediante apresentação dos seminários.
A metodologia deste evento de extensão estará centrada na interação dialógica dos acadêmicos de enfermagem do primeiro ao quarto período com a comunidade externa através da apresentação dos respectivos caminhos, Roteiro I - Da unidade Básica de Saúde da Vila Operária até a rua da Glória (Campus I da UFVJM), Roteiro II - Da SCCD até a Escola Mandacaru no bairro Rio Grande e Roteiro III – Da Escola Estadual Gabriel Mandacaru, bairro Jardim até a ESF/Gruta de Lourdes, bairro Maria Orminda de Diamantina -MG. Tratar-se -a de um método descritivo exploratório de forma virtual por meio da ferramenta Google Maps, para atender as normas estabelecidas da pandemia de COVID-19. A técnica de coleta de dados escolhida será a observação livre e busca das informações dos serviços de saúde através das mídias sociais como, Instagram, sites, Facebook dentre outros. Para tanto, elaborou-se um questionário com questões semiestruturadas que serão aplicadas aos estabelecimentos de saúde e comércio em geral dentro de cada roteiro virtual 1,2 e 3. Ao longo de 30 dias os dados por território serão analisados e categorizados em áreas de saúde (consultórios odontológicos, unidades de saúde, laboratórios de análises clinicas, Hemocentro e outros), comércio em geral, comércio de gêneros alimentícios, beleza e higiene, educação, cenários religiosos, bem como, outros. A participação efetiva da sociedade se dará tanto na coleta de dados com o envolvimento do discente com a comunidade, como na troca de saberes que ocorrerá no momento dos seminários referentes aos roteiros virtuais 1,2 e 3 que será aberto a comunidade universitária, externa, incluindo os municípios adjacentes e de origem dos discentes, familiares, profissionais de saúde, onde a avaliação se dará à medida que os discentes problematizarão realidades socioeconômicas distintas e descoberta de cenários comunitários de saúde. Sendo assim, a comunidade externa participa de forma efetiva em todo o processo de construção desde o inicio até o final contribuindo para uma reflexão sobre as possibilidades de atuação da enfermagem e diversidade de cenários de práticas em saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. FIOCRUZ. Determinantes Sociais. Disponível em https://pensesus.fiocruz.br/determinantes-sociais.Acesso em: 12 mar.2021.
A participação efetiva da comunidade se dará através do dialogo e troca de saberes que serão desenvolvidos no momento dos seminários abertos a comunidade universitária, externa, familiares, profissionais de saúde, valorizando o conhecimento popular e cultural da população envolvida nos territórios referentes aos roteiros virtuais 1,2 e 3. Nesse sentido a interação se dá por meio da reflexão da diversidade da atuação da enfermagem nos cenários da comunidade, contribuindo para a formação de um futuro profissional de enfermagem que reconhece e promove a reflexão nos diversos cenários dos territórios de atuação na saúde, educação, religioso, comunitário, social, ambientais e outros em que estive inserido profissionalmente.
A interdisciplinaridade será concreta frente os diversos setores apresentados, redes, cenários e interprofissionalidade ao apontar as diversas ações de saúde nos roteiros.
Acredita-se que o aprendizado no Ensino e Extensão, se constrói na experiência, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender; e este evento de extensão, propõe-se a interagir com a comunidade para efetivar a relação teoria e prática da unidade curricular cenários de prática. Além disso, fará com que os docentes contribuam com a produção de conhecimentos dos futuros profissionais de enfermagem ao promover uma ampliação do olhar para os dispositivos, com uma visão da assistência mais integral a comunidade. Envolve a iniciação científica dos discentes do primeiro período do curso ao se familiarizar pela primeira vez com o uso de instrumentos de coleta de dados, análises e interpretação de dados, transformando a informação em conhecimento.
Acredita-se que este evento de extensão seja de grande importância para a formação do discente, na modalidade de ensino remoto, uma vez que, exige uma parceria com os docentes e comunidade, como forma de criação de um ambiente virtual que venha elucidar o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas para um enfermeiro.
Este evento de extensão trará impacto e transformação social na aprendizagem do contexto educacional, visão crítica e reflexivo de todos envolvidos na dimensão da Atenção Primária em Saúde. Espera-se uma atuação transformadora, voltada para superar desigualdades de conhecimento e tecnológica, garantindo assim a diversidade de discentes e docentes frente a um novo cenário imposto pela pandemia de COVID-19. O seminário pode ampliar a visão da comunidade externa sobre a diversidade da atuação da enfermagem e a importância de se cuidar do território não só como um espaço geográfico mas também como um espaço de promoção da saúde.
O evento será divulgado de forma digital nas diversas modalidades acadêmica e social.
Cada grupo de discentes será uma equipe gestora de seu auto- processo coletivo de construção do aprendizado em cenários de prática em território na sede do município de Diamantina- M G, sob orientação dos docentes, dentro do contexto de ensino remoto da UFVJM.
Programação do Evento
https://meet.google.com/noo-yffq-kuq?authuser=1
05/05/2021
14:00
17:00
Apresentação do roteiro caminhante virtual II
https://meet.google.com/zhz-iqzy-sqa
12/05/2021
14:00
17:00
Apresentação do roteiro caminhante virtual I
https://meet.google.com/med-upzx-ode
19/05/2021
14:00
17:00
Apresentação do roteiro caminhante virtual III
Público-alvo
acadêmicos da UFVJM, comunidades Terapêuticas, professores e profissionais de saúde da rede municipal da cidade de Diamantina-MG.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 15 h
- Tarde;
Seminário dialógico do roteiro caminhante 1 com a participação da comunidade interna e externa da universidade.
- Tarde;
Seminário dialógico do roteiro caminhante 2 com a participação da comunidade interna e externa da universidade.
- Tarde;
Seminário dialógico do roteiro caminhante 3 com a participação da comunidade interna e externa da universidade.