Detalhes da ação

InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000135

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

07/08/2023

Data Fim

31/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

grazielle isabele cristina silva sucupira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Trabalho

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

O programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales vem agregar todas as ações de extensão a serem desenvolvida no âmbito do curso de Administração Pública visando estabelecer parcerias entre a universidade, as autoridades locais e a comunidade, com o objetivo de enfrentar desafios que afetam essas comunidades e a gestão pública. Ações de extensão desenvolvidas no programa no decorrer do processo formativo dos estudantes poderão contribuir para o contexto local, fomentando políticas públicas eficientes.


Palavras-chave

Administração Pública, Políticas Públicas, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha


Introdução

A região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, situada no estado de Minas Gerais, é caracterizada por sua riqueza cultural, porém, enfrenta desafios socioeconômicos significativos. A Administração Pública desempenha um papel central na superação desses desafios e no impulso ao desenvolvimento local. A Administração Pública eficiente e eficaz é fundamental para garantir a prestação de serviços de qualidade à população, promover a transparência e o uso responsável dos recursos públicos, além de impulsionar o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Contudo, sabe-se que as áreas mais remotas muitas vezes enfrentam carências na capacitação de seus gestores públicos, na implementação de políticas públicas eficazes e na promoção de iniciativas que estimulem o desenvolvimento local sustentável. O curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM) vem ao encontro das necessidades das organizações públicas contemporâneas, que buscam gestores com visão holística das ações administrativas e políticas governamentais, solidamente capacitados para exercitar a gestão pública, que atuem como agentes de mudanças capazes de contribuir para gerar novos conhecimentos e caminhos necessários ao desenvolvimento socioeconômico, político, técnico e cultural. O curso tem o objetivo de formar profissionais com amplo conhecimento de Administração, capazes de atuarem no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência as ações governamentais e não governamentais de modo proativo, democrático e ético, visando à transformação e ao desenvolvimento da sociedade e do país (UFVJM, 2023). A partir da Resolução nº 07 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, tem-se que a estrutura curricular de cada curso de graduação deverá prever a integralização do percentual mínimo de 10% (dez por cento) da sua carga horária total por meio de atividades de extensão (UFVJM, 2021). O Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales surge como uma forma de agregar as ações extensionistas a serem realizadas no âmbito do curso, envolvendo docentes, tutores, discentes e outros atores, especialmente aquelas ações relacionados à exigência da carga horária mínima da extensão, e que atenda à necessidade premente de fortalecer a capacidade administrativa e gerencial das prefeituras, órgãos públicos e organizações da sociedade civil atuantes na região. O programa buscará estabelecer parcerias entre a universidade, as autoridades locais e a comunidade acadêmica, com o objetivo de enfrentar os desafios complexos que afetam essas comunidades. Ações de extensão desenvolvidas no âmbito do programa no decorrer do processo formativo dos estudantes do curso de Administração Pública poderão ajudar a catalisar mudanças positivas, capacitando líderes locais, fomentando o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras e criando um ambiente propício para a melhoria econômica e social na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


Justificativa

Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFVJM, o estudo e busca de solução para os problemas regionais, o ajustamento às demandas regionais e seu empenho em facilitar à população das regiões de sua área de abrangência (Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Norte e Noroeste de Minas Gerais) e o acesso ao nível superior de escolarização são dimensões consignadas no cumprimento da missão da instituição (UFVJM, 2018). Nesse sentido, as ações a serem executadas no âmbito do Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales poderá contribuir no alcance dessa missão institucional, atendendo às necessidades da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, proporcionando aprendizado prático e experiência aos estudantes e contribuindo para aprimorar o curso de Bacharelado em Administração Pública, consolidando-o como um agente de transformação social e regional. Assim, a seguir resumem-se elementos que destacam a relevância de um programa de extensão universitária na área da administração pública para a região, a universidade, os estudantes e o curso de bacharelado: Para a Região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Desenvolvimento Socioeconômico: A região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri enfrenta desafios significativos, como altos índices de pobreza e desigualdade. A implementação eficaz de políticas públicas e a melhoria da gestão pública são essenciais para promover o desenvolvimento socioeconômico, reduzir as disparidades e elevar a qualidade de vida dos habitantes locais. Fortalecimento da Infraestrutura Pública: Ao capacitar os gestores públicos e promover a eficiência na administração pública, pode-se contribuirá para o desenvolvimento de infraestruturas públicas essenciais, como saúde, educação, saneamento básico e transporte, beneficiando diretamente a população da região. Participação Comunitária: Através do envolvimento da comunidade acadêmica e das parcerias com as autoridades locais, o programa pode incentivar a participação ativa da sociedade civil na formulação de políticas e projetos, fortalecendo a democracia participativa na região. Para a Universidade Cumprimento da Missão Institucional: As universidades têm um papel fundamental na promoção do desenvolvimento regional e na disseminação do conhecimento. A implementação desse programa está alinhada com a missão da universidade de contribuir para o bem-estar das comunidades locais da área de abrangência da UFVJM. Vinculação com a Pesquisa e Ensino: O programa oferecerá oportunidades para integrar a pesquisa e o ensino, permitindo que professores e estudantes apliquem seus conhecimentos na resolução de problemas reais da região, enriquecendo a experiência acadêmica. Para os Estudantes Aprendizado Prático: Os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos aprendidos na análise e proposição de solução de problemas reais da Administração Pública, ganhando experiência prática valiosa. Desenvolvimento de Competências: Ao participar ativamente de ações do programa, os estudantes poderão trabalhar o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, competências essenciais para suas futuras carreiras. Engajamento: A participação no programa incentivará o engajamento dos estudantes, promovendo a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas comunidades locais e o papel dos administradores públicos na transformação social. Para o Curso de Bacharelado em Administração Pública Relevância Acadêmica: O programa enriquecerá o curso ao proporcionar casos de estudo reais, desafios práticos e oportunidades de pesquisa aplicada diretamente relacionados à Administração Pública. Ampliação da Rede de Contatos: Os contatos estabelecidos com autoridades locais, organizações da sociedade civil e outros atores enriquecerão as redes de relacionamento dos estudantes e professores, oferecendo oportunidades de colaboração contínua. Visibilidade e Reconhecimento: A participação ativa da universidade na promoção do desenvolvimento regional demonstra seu compromisso com a responsabilidade social, fortalecendo sua reputação e atraindo estudantes e financiamento externo.


Objetivos

Promover capacitação de gestores/servidores públicos locais. Fomentar a pesquisa aplicada em Administração Pública. Engajar a comunidade acadêmica em projetos de extensão que atendam às demandas da região. Realizar eventos com foco na área pública, como seminários e conferências. Apoiar a elaboração e implementação de projetos de desenvolvimento regional. Realizar parcerias com prefeituras, organizações não governamentais e outros atores locais.


Metas

Implementar pelo menos 5 projetos de extensão multidisciplinares, envolvendo estudantes, professores e a comunidade, para abordar desafios específicos da região. Envolvimento de pelo menos 40 estudantes em atividades de extensão ao longo do programa, proporcionando-lhes experiências práticas e aprendizado significativo. Estabelecer parcerias com pelo menos 10 organizações da sociedade civil, instituições de ensino médio e empresas locais para fortalecer as ações do programa. Realizar campanhas de conscientização e programas de orientação para pelo menos 300 estudantes da região, abordando temáticas diversas e inspirando-os a considerar carreiras na Administração Pública e na universidade. Capacitar pelo menos 300 gestores/servidores públicos locais por meio de cursos, oficinas e eventos para melhorar a administração pública em municípios da região.


Metodologia

Dada a diversidade de ações que poderão ser desenvolvidas dentro do programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales, a depender das unidades curriculares e seus conteúdos, das temáticas, das demandas identificadas pelos discentes em seus contextos, a metodologia será definida e detalhada no âmbito de cada ação (projeto, evento, curso, etc). De forma geral, descreve-se a seguir uma metodologia que proporciona uma estrutura abrangente para a realização de ações de extensão na área da Administração Pública, permitindo que a universidade e a comunidade local trabalhem juntas para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento sustentável na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e que será ajustada para cada proposta executada: Diagnóstico e Identificação de Necessidades: Realização um diagnóstico das necessidades e desafios específicos enfrentados pelas comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri a ser contemplada em cada ação em relação à Administração Pública, a depender do local onde estão os discentes e seus polos de apoio presencial, às articulações feitas, etc . Isso pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas, levantamento de dados e consulta às autoridades locais, etc. Planejamento Estratégico: Com base no diagnóstico, poderá ser elaborado um plano estratégico que defina os objetivos gerais e específicos das ações de extensão na área da Administração Pública, identificando os principais eixos temáticos ou áreas de atuação, como gestão pública, políticas públicas, capacitação de servidores, entre outros. Desenvolvimento de Projetos Específicos: Criar e desenvolver projetos específicos que abordem os temas identificados no planejamento estratégico. Cada projeto deve ter objetivos claros, metas mensuráveis e um cronograma de atividades. Os projetos podem incluir atividades como capacitação de gestores públicos locais, apoio técnico para prefeituras, estudos de caso sobre desafios específicos da região, desenvolvimento de políticas públicas locais, mobilização social, conscientização sobre políticas públicas, transparência pública, entre outros. Engajamento da Comunidade Acadêmica: Envolver professores, tutores, equipe dos polos de apoio presenciais e estudantes do curso de Bacharelado em Administração Pública na execução dos projetos, bem como promover a colaboração entre a universidade e as comunidades locais, incentivando a participação ativa dos estudantes no desenvolvimento e implementação das ações. Avaliação e Monitoramento: Estabelecer indicadores para cada projeto e ação, de modo a avaliar seu impacto e realizar avaliações periódicas e coletar feedback dos participantes e beneficiários para aprimorar continuamente as atividades. Documentação e Divulgação: Documentar todas as ações e projetos realizados, criando relatórios e materiais que possam ser compartilhados com a comunidade acadêmica, autoridades locais e o público em geral, utilizando mídias sociais, websites e outros canais de comunicação para divulgar o progresso e os resultados das ações de extensão. Parcerias e Sustentabilidade: Buscar parcerias com órgãos governamentais, organizações não governamentais, empresas locais e outras instituições que possam contribuir financeira ou logisticamente para as ações de extensão. Trabalhar buscando a sustentabilidade das atividades que tiverem caráter permanente, considerando fontes de financiamento de longo prazo e a continuidade das ações após a conclusão do programa. Conforme indicado no Campo "INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES": Tendo em vista a vigência do programa até o prazo final do Edital 04/2025 (ou seja até 31/12/2025), alguns projetos serão desenvolvidos no decorrer período. Contudo, inicialmente já tem-se a submissão de 3 projetos a serem realizados dentro deste programa, a saber: Projeto Reciclando o Presente, Construindo o Futuro - nº de inscrição 202203000633 Mentes Novas: Saúde Mental em Ação - nº de inscrição 202203000634 Cidadãos Esclarecidos: Direitos Requeridos - nº de inscrição 202203000635


Referências Bibliográficas

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201 que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. UFVJM. Projeto Pedagógico de Curso - Bacharelado em Administração Pública. 2023. _____. Resolução CONSEPE nº 02, de 18 de janeiro de 2021. Regulamenta curricularização das atividades de extensão. _____. Resolução CONSU Nº 19, de 11 de dezembro de 2018. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aprovado em maio de 2018, pelo Conselho Universitário da UFVJM, para o quadriênio de 2017/2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade é um componente essencial para êxito de qualquer programa de extensão universitária, sendo um pilar fundamental para garantir que o programa de extensão universitária na área da Administração Pública seja relevante, eficaz e sustentável. Ela fortalece os laços entre a universidade e as comunidades locais, resultando em benefícios mútuos e na promoção do desenvolvimento social e regional. A partir dessa interação no contexto do programa aqui proposto podem-se buscar elementos como: Enriquecimento do Aprendizado Acadêmico: A interação direta com a sociedade oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações práticas da Administração Pública. Isso enriquece o aprendizado, permitindo que eles vejam como os conceitos acadêmicos se traduzem em soluções reais para problemas sociais. Compreensão das Necessidades Locais: O diálogo contínuo com a sociedade permite que a comunidade acadêmica compreenda as necessidades e desafios específicos enfrentados pela população dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Essa compreensão é fundamental para a formulação de projetos e ações de extensão que sejam verdadeiramente relevantes. Construção de Conhecimento Coletivo: A interação dialógica promove a construção de conhecimento coletivo, envolvendo acadêmicos, autoridades locais, líderes comunitários e residentes em um processo de compartilhamento de informações, experiências e soluções. Isso resulta em abordagens mais abrangentes e eficazes para os problemas locais. Participação Cidadã e Empoderamento: Ao envolver a sociedade nas ações de extensão, o programa promove a participação ativa dos cidadãos na tomada de decisões e na resolução de problemas públicos. Isso empodera a comunidade, fortalece a democracia local e aumenta o senso de responsabilidade cívica. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: A interação com a sociedade ajuda os estudantes e membros da comunidade acadêmica a desenvolver habilidades de comunicação, empatia, negociação e resolução de conflitos. Essas habilidades são essenciais para um administrador público eficaz. Feedback Constante: O diálogo contínuo permite que as ações de extensão se adaptem às mudanças nas necessidades e demandas da comunidade. O feedback constante da sociedade ajuda a melhorar a eficácia e a relevância dos projetos ao longo do tempo. Promoção da Responsabilidade Social: A interação dialógica demonstra o compromisso da universidade com a responsabilidade social. Isso contribui para uma imagem positiva da instituição e pode atrair recursos adicionais, parcerias e apoio financeiro. Sustentabilidade a Longo Prazo: Ao envolver a sociedade ativamente, o programa cria uma base sólida para a continuidade das ações de extensão no futuro, pois a comunidade local fica mais propensa a apoiar e manter programas que foram desenvolvidos em colaboração com ela. Disseminação do Conhecimento: A interação dialógica permite que os resultados das ações de extensão sejam compartilhados com a comunidade, ampliando o impacto do programa e promovendo a disseminação de boas práticas na Administração Pública.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Incorporar a interdisciplinaridade e interprofissionalidade em um programa de extensão na área da Administração Pública nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, fortalece a capacidade de enfrentar desafios complexos, promove a inovação, prepara profissionais para o mercado de trabalho e amplia o impacto social das ações. É uma abordagem que beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. Desta forma, o Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales é fundamental para abordar de maneira abrangente e eficaz os desafios complexos que envolvem a gestão pública a exemplo de questões importantes para essa abordagem, pois os problemas enfrentados pela Administração Pública muitas vezes são multifacetados e exigem abordagens multidisciplinares para serem resolvidos de maneira eficaz. A interdisciplinaridade permite que diferentes áreas do conhecimento contribuam com perspectivas e soluções complementares para esses problemas complexos. Ao reunir profissionais de diversas áreas acadêmicas, como Administração, Economia, Direito, Ciências Sociais, Saúde, entre outras, o programa pode oferecer uma visão mais abrangente e integrada dos desafios da gestão pública. Isso ajuda a evitar soluções fragmentadas e subótimas. A interprofissionalidade envolve a colaboração entre diferentes profissões, como administradores públicos, advogados, economistas, assistentes sociais, entre outros. Essa colaboração promove o aprendizado mútuo e o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos, que são essenciais para o sucesso na Administração Pública. A interdisciplinaridade estimula a criatividade e a inovação, uma vez que desafia os participantes a considerar abordagens não convencionais para os problemas. Novas ideias e soluções podem surgir da combinação de diferentes perspectivas e conhecimentos. Ao integrar profissionais de diversas áreas, o programa pode oferecer serviços de extensão mais completos e eficazes. Por exemplo, a gestão de um programa de saúde pública pode se beneficiar da colaboração entre administradores, médicos, enfermeiros e assistentes sociais para atender integralmente às necessidades da comunidade. A interprofissionalidade pode aumentar o impacto social das ações de extensão. As soluções desenvolvidas em conjunto têm maior probabilidade de serem aceitas e implementadas pela comunidade, resultando em benefícios mais tangíveis. Os estudantes que participam de programas interdisciplinares e interprofissionais adquirem uma formação mais completa e pronta para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, que frequentemente exige a capacidade de colaborar com profissionais de diferentes áreas. A interprofissionalidade cria oportunidades para estabelecer redes de contatos profissionais diversificadas, que podem ser valiosas ao longo da carreira. Os desafios da Administração Pública não se limitam a uma única disciplina ou profissão. Portanto, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade refletem a realidade social e profissional, preparando melhor os envolvidos para atender às necessidades complexas da sociedade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

No contexto acadêmico, a interligação e a complementaridade entre ensino, pesquisa e extensão são fundamentais. Neste sentido, o programa de extensão universitária proposto na área da Administração Pública nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, desempenha um papel crucial ao promover essa sinergia entre essas três dimensões. Uma das maneiras mais eficazes de alcançar essa interligação é por meio da integração curricular. Isso significa incentivar cursos com unidades curriculares que não apenas transmitam conhecimento teórico, mas também o apliquem na prática. Desta forma, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimento enquanto se envolvem em projetos de extensão relacionados à Administração Pública, permitindo assim uma abordagem mais holística do aprendizado, ao tempo que atinge o objetivo da política de extensão universitária que obriga a inclusão da extensão na graduação. Outra abordagem valiosa é o aprendizado baseado em problemas. Ao desafiar os estudantes a investigar questões reais enfrentadas pela comunidade, estimula-se a pesquisa aplicada como parte integrante do processo de ensino e extensão. Isso não apenas enriquece a experiência dos alunos, mas também gera soluções práticas para desafios locais. Além disso, o programa de extensão pode desempenhar um papel vital ao apoiar e incentivar a pesquisa aplicada. Isso envolve fornecer recursos e orientação para professores e estudantes que desejam se dedicar à pesquisa que aborde desafios específicos da Administração Pública na região. Essas pesquisas, por sua vez, podem alimentar projetos de extensão, criando um ciclo virtuoso. É importante também enfatizar a capacitação docente, pois oferecer oportunidades de formação e incentivos para que os professores se envolvam em atividades de extensão e pesquisa reforça a conexão entre suas atividades de ensino e suas pesquisas. Isso resulta em uma equipe docente mais engajada e em sintonia com as necessidades da comunidade e capazes de ajudar a atingir os objetivos institucionais da UFVJM. Ainda é vital garantir que os resultados da pesquisa e os conhecimentos gerados sejam compartilhados com a comunidade. Isso pode ser feito por meio de eventos, workshops, publicações e outros meios que disseminem o conhecimento e envolvam a sociedade nas atividades acadêmicas. A coleta de feedback da comunidade também é uma prática crucial, pois ela orienta a pesquisa e o ensino, garantindo que essas atividades estejam alinhadas com as necessidades reais da região. Além disso, a avaliação contínua do impacto das ações de extensão contribui para a melhoria contínua do programa. Por fim, é importante destacar que os resultados da pesquisa e as experiências práticas dos projetos de extensão podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas informadas e eficazes na região. Estabelecer parcerias sólidas com organizações da sociedade civil, governos locais e outros stakeholders é essencial para garantir que as atividades de ensino, pesquisa e extensão estejam alinhadas com as necessidades e demandas da comunidade. A partir destas perspectivas, percebe-se que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é uma abordagem que beneficia tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral. Ela assegura que o conhecimento gerado na academia seja aplicado de forma relevante para resolver os problemas da região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da Administração Pública nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos graduandos em um programa de extensão universitária na área da Administração Pública desempenha um papel significativo em sua formação acadêmica, proporcionando uma série de benefícios que contribuem para seu desenvolvimento integral e preparação para desafios futuros, pois não apenas enriquece sua formação acadêmica, mas também os prepara para desempenhar um papel ativo e transformador na sociedade, capacitando-os a enfrentar desafios complexos da gestão pública de forma ética e eficaz. Primeiramente, a participação dos estudantes nesse programa oferecerá um aprendizado prático, permitindo que eles apliquem os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em situações da vida real. Isso enriquece sua compreensão dos conceitos e teorias, tornando o conhecimento mais concreto e aplicável. Além disso, essa participação contribui para o desenvolvimento de competências essenciais, como resolução de problemas, comunicação eficaz, trabalho em equipe e liderança, sendo essas habilidades fundamentais para o sucesso na carreira em Administração Pública, onde a capacidade de lidar com desafios complexos é essencial. Os estudantes também têm a oportunidade de ganhar experiência em gestão de projetos, participando do planejamento, execução e monitoramento de projetos de extensão, o que é valorizado no setor público e os prepara para assumir responsabilidades de liderança. A participação em ações de extensão não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também desperta a consciência social dos estudantes. Eles se tornam mais sensíveis às necessidades e desafios enfrentados pela comunidade local, contribuindo para a formação de cidadãos mais engajados e responsáveis. Além disso, essa participação permite que os estudantes estabeleçam conexões com professores, colegas, autoridades locais, organizações da sociedade civil e outros stakeholders, e essas conexões podem beneficiá-los ao longo de suas carreiras, proporcionando oportunidades de colaboração e aprendizado contínuo. Participar de projetos de extensão também ajuda os estudantes a compreenderem o contexto socioeconômico, político e cultural específico da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Isso os prepara para lidar com desafios complexos de maneira contextualizada, adaptando suas abordagens de acordo com as realidades locais. Outro ponto importante é a aplicação de teoria a problemas reais. Os estudantes têm a oportunidade de traduzir a teoria em prática, encontrando soluções para problemas reais enfrentados pela Administração Pública na região, o que reforça o aprendizado e aumenta a relevância do conhecimento acadêmico. A participação em projetos de extensão também promove o empoderamento e um senso de propósito nos estudantes, à medida que contribuem para o desenvolvimento da região por meio de suas ações. Por fim, a participação em projetos de extensão incentiva a reflexão crítica sobre questões sociais e políticas, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos informados e conscientes das responsabilidades éticas da Administração Pública.


Impacto e Transformação Social

A implementação do programa de extensão universitária na área da Administração Pública nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri pode resultar em impactos e resultados positivos para a região, a universidade e a comunidade acadêmica. Para a Região, o programa representa uma oportunidade de avançar em diversas frentes. Primeiramente, a capacitação de gestores públicos locais e o apoio na implementação de políticas públicas eficazes têm o potencial de promover uma melhoria na gestão pública. Isso se traduz em serviços mais eficientes e de melhor qualidade para a população, contribuindo para uma administração pública mais competente e orientada para resultados. Políticas públicas mais eficazes também podem desempenhar um papel crucial na redução das desigualdades sociais e na melhoria da qualidade de vida para todos. A participação cidadã ativa é outra consequência positiva desse programa. Ao envolver a sociedade na formulação de políticas e na implementação de projetos, ele promove uma maior participação cidadã, fortalecendo a democracia local e aumentando a transparência na gestão pública. Isso resulta em uma comunidade mais informada e empoderada, capaz de influenciar positivamente o desenvolvimento de sua região. Outro benefício é a transferência de conhecimento da academia para a comunidade. O programa atua como um canal para a disseminação de conhecimento e melhores práticas da universidade para a região, permitindo que esta se beneficie da experiência e do conhecimento acumulados pela instituição acadêmica. Além disso, o programa pode identificar e capacitar líderes locais que desempenharão um papel crucial no desenvolvimento sustentável da região. Esses líderes podem ser catalisadores de mudanças positivas, contribuindo para o fortalecimento da comunidade. Para a Universidade, a implementação desse programa também oferece uma série de pontos positivos. Em primeiro lugar, ele reforça a reputação da universidade como uma instituição comprometida com a responsabilidade social e o desenvolvimento regional. Isso aumenta seu reconhecimento e relevância, atraindo mais alunos e parceiros em potencial. Além disso, as atividades do programa geram oportunidades para a pesquisa aplicada, permitindo que professores e estudantes conduzam estudos que abordem desafios reais da Administração Pública. Isso enriquece a base de conhecimento da universidade e contribui para sua missão de produzir pesquisas relevantes para a sociedade. A integração curricular entre ensino, pesquisa e extensão é um dos pilares desse programa com isso ela fortalece a formação acadêmica dos estudantes, proporcionando-lhes uma experiência completa e relevante, preparando-os melhor para enfrentar os desafios do mundo real. Para a Comunidade Acadêmica, a participação nesse programa oferece uma série de oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Estudantes adquirem experiência prática valiosa, aplicando seus conhecimentos em situações do mundo real, o que aprimora sua formação acadêmica e os torna mais preparados para suas futuras carreiras. A participação em projetos de extensão também é um terreno fértil para o desenvolvimento de competências essenciais, como liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Essas habilidades são altamente valorizadas no mercado de trabalho e preparam os estudantes para serem profissionais mais completos. Além disso, o programa incentiva o engajamento dos estudantes, encorajando-os a se envolverem ativamente na comunidade e promovendo a conscientização sobre questões sociais e cívicas. Isso os capacita a serem cidadãos informados e ativos em suas comunidades, desenvolvem uma consciência social mais profunda e uma compreensão das responsabilidades éticas e sociais da Administração Pública. Assim, eles podem se tornam agentes de mudança conscientes e informados, prontos para abordar questões complexas com responsabilidade e ética.


Divulgação

As ações poderão ser divulgadas nas mídias institucionais da UFVJM e especialmente do Bacharelado em Administração Pública. Também podem ser divulgadas em mídias de parceiros a depender das ações e instituições parceiras.


Informações Complementares

Tendo em vista a vigência do programa até o prazo final do Edital 04/2025 (ou seja até 31/12/2025), alguns projetos serão desenvolvidos no decorrer período. Contudo, inicialmente já tem-se a submissão de 3 projetos a serem realizados dentro deste programa, a saber: Projeto Reciclando o Presente, Construindo o Futuro - nº de inscrição 202203000633 Mentes Novas: Saúde Mental em Ação - nº de inscrição 202203000634 Cidadãos Esclarecidos: Direitos Requeridos - nº de inscrição 202203000635


Público-alvo

Descrição

Servidores Públicos de municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e outros onde as ações poderão ser desenvolvidas

Descrição

População dos municípios onde as ações poderão ser realizadas

Descrição

Estudantes de escolas públicas dos municípios onde as ações poderão ser realizadas

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Minas Novas - MG

Município

Turmalina - MG

Município

São João da Ponte - MG

Município

Padre Paraíso - MG

Município

Taiobeiras - MG

Município

Januária - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 360 h

Carga Horária 50 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Para cada atividade de extensão a ser realizada durante o período de vigência do programa, será realizado o Diagnóstico e Identificação de Necessidades a partir da visão e análise dos discentes e da comunidade.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Após Diagnóstico e Identificação de Necessidades, a equipe responsável deverá definir as ações e realizar seu planejamento durante o período de vigência do programa.

Carga Horária 200 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização das ações planejadas de acordo com as demandas da comunidade onde se encontram os discentes do curso, as temáticas e conteúdos trabalhados nas unidades curriculares com carga horária de extensão, etc

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Finalização, Documentação e Divulgação das ações após a realização das etapas previstas em cada uma.