Detalhes da ação

Re (organizando) a saúde: buscando atualizar sem impactar.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000067

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

19/07/2021

Data Fim

30/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

flaviana tavares vieira teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Não se aplica
Outras Redes Sociais

Não se aplica

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Resumo

O presente estudo busca, através da publicação de vídeos didáticos, contribuir com o repasse de informações relacionadas a redução, identificação e prevenção dos impactos causados pelo excesso da utilização tecnológica para o corpo humano. A ideia partiu do princípio de que, principalmente devido a pandemia, diante a suspensão das atividades presenciais como medidas de proteção, os meios tecnológicos tornaram-se ainda mais presentes na vida das pessoas de todas as faixas etárias.


Palavras-chave

Saúde; Impactos tecnológicos; Efeitos pandêmicos.


Introdução

.O projeto intitulado “Re (organizando) a saúde: buscando atualizar sem impactar” tem o objetivo de mostrar a comunidade acadêmica e a comunidade externa, por meio de vídeos informativos, a capacidade que os maus hábitos tecnológicos têm de estarem relacionados a problemas físicos, estruturais e mentais, apresentando riscos atuais e futuros. Concomitante a isso, os vídeos irão direcionar cuidados de como evitar e/ou resolver esses problemas sem se afastar da tecnologia, credibilizando o seu lado positivo em auxiliar na permanência da realização das atividades (ou parte delas) no momento da pandemia.


Justificativa

Desde de dezembro de 2019 as mídias começaram a divulgar informações de um possível vírus que poderia estar circulando, naquela época, apenas na China. Porém, em uma velocidade assustadora esse assunto tornou-se uma realidade mundial e, de fato, o vírus da COVID-19 está no meio de todos nós. (BEZERRA et al., 2020). Diante da agressividade do vírus e da gravidade do quadro, medidas foram adotadas para evitar um colapso do Sistema Único de Saúde e, ainda mais importante, salvar vidas. Nesse sentido, uma medida não medicamentosa que se mostrou muito eficaz para o controle viral foi o distanciamento social. Embora este tenha se mostrado extremamente benéfico para a redução da transmissão viral, necessita-se evidenciar os impactos que ele pode causar, sejam eles diretamente ou indiretamente. Na mesma linha de raciocínio, cabe também ressaltar a importância de diferenciar esses impactos de acordo com cada população, sejam elas nas suas especificidades de renda, escolaridade, idade e gênero. (BEZERRA et al., 2020; NATIVIDADE et al., 2020) Aprofundando um pouco mais o assunto para os efeitos indiretos do distanciamento social, não podemos deixar de analisar os impactos causados pelo aumento do uso de tecnologias. Com as escolas, universidades e institutos ministrando as aulas de maneira remota junto ao compilado de serviços que estão sendo executados via home office, aumentou-se consideravelmente o tempo da população diante as telas, sendo esta a maneira encontrada para dar sequência em todas as atividades, ou quase todas. Porém, essa forma de adaptação pode trazer problemas relacionados a função e estruturação corporal, afetando diretamente na saúde dos indivíduos uma vez que esta depende de uma combinação de ações pessoais e coletivas. (CASTANEDA, 2019) Visando esses impactos na saúde, podemos citar: obesidade, sedentarismo, ansiedade, mau humor, angústia, depressão, transtornos mentais, alterações no sono, desconforto/embaçamento/ressecamento dos olhos, ceratite, zumbido/perda de audição, melasmas, doenças ortopédicas (lesões por esforços repetitivos, tendinite, bursite, fadiga muscular, dor intensa, incômodos nos joelhos e nas costas) e vários outros. (RENATA TURBIANI, 2018) Ademais, além de analisar os impactos causados pelo excesso da proximidade das telas, tem-se também a necessidade a direcionar um olhar especial para aqueles que não possuem a capacidade de acompanhar essa tecnologia. Em especial os idosos, embora alguns consigam se adaptar e fazer com que as tecnologias melhoram a sua condição de vida, outros possuem uma dificuldade de adaptação com o mundo virtual, apresentando assim dificuldades de realizar tarefas comuns que antes eram realizadas presencialmente, como por exemplo, na aquisição de descontos em medicamentos que atualmente, grande parte deles são adquiridos pelo cadastro em sites. (TAVARES et al., 2016) Logo, levando em consideração a temática discutida, o presente projeto de extensão tem a intenção de levar a comunidade interna e externa da UFVJM, por meio de vídeos e pôsteres informativos, formas de identificar, resolver e evitar esses impactos que a intensidade das telas ou a falta de adaptação diante delas, pode causar ao corpo. É importante ressaltar que o projeto visa alcançar também as pessoas que não se consideram afetadas tendo e vista que muitos desses problemas podem começar sem que seja perceptível e agravar periodicamente.


Objetivos

Objetivos gerais: • Entender, evitar e resolver os problemas relacionados ao excesso da utilização das tecnologias. Objetivos específicos: • Incentivar a troca de conhecimentos entre os estudantes. • Estimular o contato dos acadêmicos com a sociedade externa. • Aprender ações tecnológicas relacionada principalmente a edição de vídeos e confecção de artes.


Metas

• Informar sobre problemas de saúde relacionados ao excesso do uso da tecnologia a fim de compartilhar o conhecimento para possível redução de males na saúde. • Produzir vídeos e artes criativas e informativas. • Ampliar o conhecimento sobre a edição de vídeos.


Metodologia

Para o desenvolvimento da proposta várias etapas serão desenvolvidas. -Elaborar revisão bibliográfica mais aprofundada a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema. -Fazer um levantamento das especificidades de partes do corpo que podem ser afetada pela tecnologia. -Produzir materiais para compartilhamento do conhecimento. -Apresentação dos materiais e discussão em equipe dos materiais produzidos a fim de serem avaliados e melhorados. -Organizar cerca de 15 artes para divulgação e compartilhamento no Instagram e Facebook do PET Estratégias, visando informações rápidas referentes ao tema. -Gravar e editar cerca de 12 vídeos sobre o tema para serem disponibilizados no YouTube do PET- Estratégias. -Incentivar interação virtual das pessoas com o material, como manifestações de "gostei" ou "não gostei" bem como manifestação em texto nas postagens. -Acompanhar as postagens do conteúdo nas redes sociais. -Avaliar o número de visualizações e comentários feitos nas postagens dos materiais, registrando os dados quantitativos. -Reuniões periódicas semanais com a equipe favorecerão o acompanhamento e desenvolvimento da proposta.


Referências Bibliográficas

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos; DA SILVA, Carlos Eduardo Menezes; SOARES, Fernando Ramalho Gameleira; DA SILVA, José Alexandre Menezes. Factors associated with people’s behavior in social isolation during the covid-19 pandemic. Ciencia e Saude Coletiva, [S. l.], v. 25, p. 2411–2421, 2020. DOI: 10.1590/1413-81232020256.1.10792020. CASTANEDA, Luciana. Healthcare and the Biopsychosocial Model: Understand to act. CODAS, [S. l.], v. 31, n. 5, 2019. DOI: 10.1590/2317-1782/20192018312. NATIVIDADE, Marcio dos Santos; BERNARDES, Kionna; PEREIRA, Marcos; MIRANDA, Samilly Silva; BERTOLDO, Juracy; TEIXEIRA, Maria da Glória; LIVRAMENTO, Humberto Lago; ARAGÃO, Erika. Social distancing and living conditions in the pandemic COVID-19 in Salvador-Bahia, Brazil. Ciencia e Saude Coletiva, [S. l.], v. 25, n. 9, p. 3385–3392, 2020. DOI: 10.1590/1413-81232020259.22142020. RENATA TURBIANI. Dos pés à cabeça, os problemas de saúde que a tecnologia pode causar - BBC News Brasil. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46559922. TAVARES, Darlene Mara dos Santos; MATIAS, Thaís Gabriela Cruz; FERREIRA, Pollyana Cristina dos Santos; PEGORARI, Maycon Sousa; NASCIMENTO, Janaina Santos; DE PAIVA, Mariana Mapelli. Quality of life and self-esteem among the elderly in the community. Ciencia e Saude Coletiva, [S. l.], v. 21, n. 11, p. 3557–3564, 2016. DOI: 10.1590/1413-812320152111.03032016.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O presente momento não nos possibilita um contato direto com a comunidade, seja este de forma presencial, devido ao risco que esse contato apresenta nesse momento. Dessa forma, o projeto visa oferecer uma interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade por meio do uso das redes sociais com a publicação de vídeos instrutivos em uma linguagem clara e simples. Devido o momento atual, isolamento social, onde a interação por redes sociais tornou-se mais presente, faz-se necessário disponibilizar informações que nos alertem sobre os cuidados a serem tomados diante da utilização tecnológica. Dessa maneira, será possível fazer uma ação de mão-dupla na qual os estudantes universitários farão o levantamento e compartilharão com a comunidade os problemas de saúde causados pelo uso indiscriminado da tecnologia e alternativas sobre como evitá-los ou resolvê-los. A comunidade poderá participar ativamente de forma expositiva por meio de comentários nas publicações e relatos de experiência a respeito da prática do que foi exposto, possibilitando reflexões e possíveis alterações de hábitos para preservarem a saúde.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A temática abordada e a forma como foi elaborada permite que, para o cumprimento das etapas descritas, a interprofissionalidade esteja muito presente. Dessa forma, devido as ações que serão realizadas, pretende-se contar com alunos do curso de enfermagem, nutrição, fisioterapia, medicina e educação física, conseguindo, a partir dessa interdisciplinaridade, conceder um trabalho íntegro e completo que atinja todos os efeitos tecnológicos no nosso corpo, garantindo não só a compreensão do assunto pelos telespectadores como também dos participantes voluntários e coordenadores do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Visando a importância de trabalhar com a articulação do tripé pesquisa, ensino e extensão, garantindo dessa forma não só um melhor desenvolvimento científico como também um melhor aproveitamento e absorção de conteúdo, o presente projeto garante essa didática tendo em vista que inicialmente, para inteirar-se corretamente dos assuntos, será feita uma detalhada revisão bibliográfica cumprindo dessa forma com a pesquisa. Dando sequência, os voluntários e a petiana responsável terão a função de elaborar vídeos informativos e explicativos que serão divulgados nas plataformas do PET-Estratégias, repassando ao público acadêmico e à toda a sociedade, informações sobre os impactos da tecnologia para a sua saúde, sendo esta analisada em diversos aspectos. Dessa forma, deixa-se evidente a presença do ensino, com a confecção dos vídeos, e da extensão, com o alcance dos trabalhos para a comunidade acadêmica e externa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Sabe-se, de forma geral que neste período (isolamento social) estamos fazendo uso mais intensivo da tecnologia comunicacional, logo os impactos na saúde dos estudantes virão. Os graduandos participantes desta proposta serão impactos em sua formação na maneira que buscarão conhecimento sobre o tema e precisarão trabalhar essa informação para ser transmitida a outras pessoas, isso o ajudará a refletir bastante e poderá levá-lo a alterar sua rotina, seu comportamento físico e mental, trabalhando para evitar problemas atuais e futuros.


Impacto e Transformação Social

De acordo com os impactos que a tecnologia tem provocado na rotina diária dos indivíduos, este projeto busca entender a causa desses impactos, como resolve-los e como preveni-los, resultando assim num controle comportamental, físico e mental da sociedade, trabalhando para evitar problemas atuais e futuros.


Divulgação

Através do site e youtube do PET-Estratégias. Site: http://site.ufvjm.edu.br/petestrategias/ Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC-jEvLUGw5sw4FxvRXWDIsA


Informações Complementares

.Não se aplica


Público-alvo

Descrição

O projeto busca atingir um público amplo tendo em vista que o assunto abordado visa levar conhecimentos a um público não específico porque trata-se de informações que atualmente, diante o período pandêmico, tendem a levar informações importantes para as pessoas desde o infantil ao idoso. Seguidores do Instagram: 1045 Seguidores do Facebook: 373 Inscritos no canal do Youtube: 199. É possível estabelecer a participação do público externo porque as redes sociais do PET são frequentadas por alunos e ex alunos da universidade assim como pelo restante da comunidade uma vez que as redes são abertas para o público.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 81 h

Carga Horária 1 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Envio de convites a professores e profissionais para colaboração em vídeos que serão elaborados

Carga Horária 5 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realizar as publicações dos vídeos e artes da temática no canal do YouTube do PET-Estratégias e nas redes sociais, sendo elas o Instagram e Facebook do PET-Estratégias.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Finalização das atividades com a elaboração do relatório final sobre as ações trabalhadas

Carga Horária 6 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produções, relatos, resumos para participação em congressos e/ou para publicação de artigos.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Será realizada uma revisão bibliográfica ampla a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões quinzenais de orientação serão realizadas. Diante maiores necessidades poderão ser marcadas outras reuniões extraordinárias. Esses encontros visam a certificação do andamento correto e dentro do cronograma estabelecido.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nesse momento iremos trabalhar com a elaboração de vídeos, editando-os e adequando-os para a postagem nas redes sociais citadas anteriormente, confeccionando artes e melhor trabalhando encima dos materiais para que seja atingido o objetivo final.