Detalhes da ação

Redação científica na prática

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000584

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

16/10/2023

Data Fim

24/10/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

elizângela aparecida dos santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Sem linha de avaliacao

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Alfabetização, leitura e escrita

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@icaufvjm, @inovaherb

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

A proposta de curso visa ensinar, demonstrar técnicas de redação, estruturação e submissão de textos científicos à comunidade geral. O curso será ministrado no período noturno, de forma virtual e síncrona durante duas semanas, totalizando 20 horas de curso. Espera-se que os participantes aprendam a elaborar, redigir e divulgar suas pesquisas, contribuindo com a disseminação de informações e ao mesmo tempo proporcionando a permanência e conclusão dos cursos de graduação e pós graduação.


Palavras-chave

redação científica, artigo, submissão, fator de impacto, comunidade acadêmica


Introdução

A redação científica refere-se à habilidade de comunicar de maneira clara, concisa e precisa os resultados, métodos, teorias e descobertas de pesquisa em um formato formal e estruturado. É parte fundamental do processo de disseminação do conhecimento científico e é essencial para a comunicação entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais em diversas áreas do conhecimento. A redação científica segue convenções específicas para garantir a clareza, a objetividade e a credibilidade das informações apresentadas, envolve a produção de diversos tipos de documentos, como artigos científicos, teses, dissertações, relatórios de pesquisa, revisões de literatura, resumos e outros. Dominar as habilidades de redação científica é essencial para que os estudantes, docentes e pesquisadores compartilhem suas descobertas de maneira eficaz e construtiva com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Argumenta-se também que uma redação bem feita ajuda a disseminar o conhecimento de forma ampla e impactante. Além disso, uma redação científica bem elaborada aumenta a credibilidade da pesquisa e dos pesquisadores e isso pode levar ao reconhecimento dentro da comunidade científica e contribuir para o desenvolvimento da carreira. Nesse sentido, o estudo da redação científica é crucial para a eficácia da comunicação científica, para a contribuição ao conhecimento e para o avanço pessoal e profissional na carreira de pesquisa e em várias outras áreas.


Justificativa

A proposta aqui apresentada tem como foco ensinar a escrever, redigir e publicar textos. De modo geral, cursos de escrita científica são oferecidos, na maioria das vezes, apenas à comunidade universitária, impossibilitando que os indivíduos fora da academia tenham a oportunidade de aprender a redigir de forma coerente e eficaz. Na sociedade há escolas, cursinhos, funcionários públicos, técnicos e pessoas de diversos outros setores que lidam o tempo todo com a escrita, e necessitam de um apoio primordial, que até então é oferecido apenas nas universidades. Assim, justifica-se que esse curso proporcionará à sociedade externa da UFVJM uma oportunidade de aprimorar as práticas de escrita de redação, tradução e possíveis submissões em periódicos. A habilidade de redigir textos de forma clara, eficaz e profissional é crucial para os indivíduos por diversas razões, que abrangem desde a comunicação interna até a imagem da empresa perante clientes e parceiros. É uma competência multifacetada que afeta a comunicação, a imagem das empresa/instituições e o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Investir no aprimoramento dessas habilidades pode ter um impacto positivo significativo no ambiente de trabalho e nos resultados. Além disso, outras universidades além da UFVJM, possuem parte considerável dos estudantes da graduação e pós graduação com elevada dificuldade na elaboração de textos acadêmicos e artigos científicos, o que eleva o índice de reprovação em disciplinas vinculadas e em casos extremos o abandono dos cursos. Nesse sentido, o curso de redação científica na prática poderá contribuir também com o ensino das universidades, uma vez que complementará as disciplinas teóricas dadas em sala de aula, e permitirá de forma prática a escrita de textos. Vale ainda destacar, que há escassez de disciplinas vinculadas ao ensino de submissão de artigos em periódicos, logo, muitas pesquisas com potencial ficam, na maioria das vezes, sem divulgação por falta de incentivo e, ou de conhecimento. Espera-se que os participantes aprendam a elaborar, redigir e divulgar suas pesquisas, contribuindo com a disseminação de informações e ao mesmo tempo proporcionando a permanência e conclusão dos cursos de graduação e pós graduação. Assim, o curso é essencial para troca de saberes entre a academia e o público externo da UFVJM.


Objetivos

Fornecer à sociedade noções básicas de redação; proporcionar o desenvolvimento da habilidade crítica de leitura, preparar o participante para redigir trabalhos e promover a interação entre a comunidade universitária e a sociedade externa. Além disso, os discentes envolvidos na ação terão a oportunidade de atuarem com a prática da docência e comunicação com o meio externo, promovendo assim a transformação social entre os envolvidos.


Metas

A ação de extensão tem como foco principal atender o público externo à UFVJM, possibilitando o diálogo e troca de saberes. Espera-se que a proposta de curso atenda pelo menos 10 indivíduos da sociedade externa.


Metodologia

Para estimular a divulgação e participação dos interessados, inicialmente será divulgado nas redes sociais pessoais dos membros e nas redes sociais das instituições um formulário eletrônico para inscrição dos interessados. No ato da inscrição os participantes deverão inserir os dados relativos ao nome completo, endereço, escolaridade, data de nascimento e ocupação. Após a confirmação da inscrição, os participantes estarão aptos para participar do curso e poderão interagir com os membros da equipe ao vivo, visto que o curso será ministrado à distância, via Google Meet, de forma síncrona. Durante todo o curso haverá interação entre os membros e à comunidade externa. Os participantes serão avaliados por meio da presença, contabilizadas por meio da lista de chamada e ao final do curso irão responder um questionário com o feedback do curso.


Referências Bibliográficas

1. Alexandrov, A.V. 2004. How to write a research paper. Cerebrovascular Diseases 18: 135-138. 2. Alexandrov, A.V., Hennerici M.G., Norming B. 2009. Suggestions for reviewing manuscripts. Cerebrovascular Diseases 28: 243-246. 3. Andonie, R., Dzitac, I. 2010. How to write a good paper in computer science and how will it be measured by ISI Web of Knowledge. International Journal of Computers Communications & Control 5: 432-446. 4. Azevedo, L.F., Canário-Almeidaa, F., Almeida Fonseca, J.A., Costa-Pereira, A., Winck, J.C., Hespanholb,V. 2011. How to write a scientific paper - Writing the methods section. Revista Portuguesa Pneumologia 17: 232-238. 5. Bower, J.R. 2011. Four principles to help non-native speakers of English write clearly. Fisheries Oceonagraphy 20: 89-91. 6. Carraway, L.N. 2009. Content and organization of a scientific paper. The American Midland Naturalist 161: 371- 379. 7. Carraway, L.N. 2006. Improve scientific writing and avoid perishing. The American Midland Naturalist 155: 371- 382. 8. Day, R.A. 1994. How to write and publish a scientific paper. The Oryx Press. 223p. 9. Doblecki, W. 1993. How to write the results section of a scientific paper - discussion section. Journal of Endodontics 19: 480-480. 10. Donovan, S.K. 2009. How to write and illustrate a scientific paper, 2nd edition. Journal of Scholarly Publishing 40: 448-452. 11. Fridlund, B. 2006. Writing a scientific manuscript: Some formal and informal proposals. European Journal of Cardiovascular Nursing 5: 185-187


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Dados que a proposta visa atender à comunidade externa à UFVJM, como funcionários públicos, secretárias e sociedade de forma geral, a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade se dará com a interação das partes no momento síncrono do curso. Assim, será possível sanar as possíveis dúvidas e dificuldades na escrita, por parte desses membros externos e realizar o ensinamento correto por parte da academia. O curso ajudará a comunidade a se comunicar de forma correta e coerente, por meio da escrita.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta de ação é essencialmente interdisciplinar, envolvendo conhecimento e expertises de diferentes áreas/sub-áreas, tais como engenharia florestal, economia, medicina veterinária, entre outras. Isto reflete na composição da equipe de organização do curso, com 1 doutora em economia aplicada, sub-área economia agrícola e ambiental, 1 doutora em medicina veterinária e 1 doutora em engenharia florestal e atualmente discente do programa de pós graduação em produção vegetal da UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ideia central do oferecimento de curso prático de redação científica à comunidade geral é que cada uma das atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuam para enriquecer e fortalecer as outras, criando uma abordagem mais abrangente e holística para a formação dos estudantes e participantes e para o avanço do conhecimento e desenvolvimento social. A indissociabilidade ocorre quando ensino, por meio do conhecimento dado em sala de aula seja agora transformado em textos científicos técnicos, por meio da pesquisa e análise crítica e assim seja divulgado todo o conhecimento gerado pela pesquisa em benefício da sociedade, ocorrendo assim a extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A equipe de organização da ação de extensão contará com o apoio de uma estudante de doutorado do programa de pós graduação em produção vegetal, campus JK, UFVJM. A estudante tem interesse avançado na prática de divulgação científica e será beneficiada pela prática de docência, uma vez que será responsável por ministrar parte do curso, com apoio supervisionado dos demais membros. Além disso, a ação contribuirá para que sua rede de interação acadêmica seja ampliada, particularmente pela interlocução com agentes da sociedade, estudantes de graduação e pós graduação. O curso de prática de redação científica, ao incentivar a integração de professores, alunos e agentes externos à universidade em atividade de extensão universitária tanto atenderá os objetivos particulares do candidato, quanto estimulará suas competências e habilidades de um modo geral.


Impacto e Transformação Social

Ao ampliar o conhecimento à sociedade sobre práticas de redação científica, isso permitirá que as pesquisas sejam agora divulgadas, desempenhando um papel fundamental na transformação da sociedade, uma vez que permite a disseminação do conhecimento científico de forma acessível e compreensível para um público mais amplo. Esse impacto ocorre em diversas áreas e níveis, afetando desde a educação até as políticas públicas e a tomada de decisões. Isso capacita as pessoas com informações baseadas em evidências sobre uma variedade de tópicos, permitindo que tomem decisões informadas em suas vidas pessoais, na educação de seus filhos e em outras áreas. A divulgação de redações científicas enriquece o conteúdo educacional em todos os níveis, desde o ensino fundamental até o ensino superior. As redações científicas podem servir como recursos valiosos para educadores, ajudando a transmitir conceitos complexos de maneira mais clara e tangível, além de catalisar novas descobertas, soluções e avanços tecnológicos. Vale ainda ressaltar que aprender a divulgar pesquisas, é uma forma de retornar à sociedade todo o investimento feito à estudantes, pesquisadores e instituições. Assim, a prática de divulgação de redações científicas desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais informada, engajada e orientada por evidências. Ela contribui para o progresso científico, a educação, a inovação e a melhoria das condições de vida das pessoas.


Divulgação

O curso será divulgado a partir da ampla rede de contato pessoal e profissional de todos os professores e estudantes envolvidos na equipe de organização do curso. Será utilizado tanto redes sociais pessoais, quanto institucionais, para alcançar um maior público externo à universidade. Dessa forma, a ideia é que, a partir dessa interlocução, seja composta uma ampla rede de organização formais e informais, envolvendo o campus de Unaí e JK na divulgação da realização do curso. Além disso, o curso será divulgada para a comunidade geral por meio de redes sociais ligadas às instituições externas à UFVJM e grupos de pesquisa.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

20

Conteúdo Programático

• Apresentar aos participantes noções sobre escrita de artigo científico, suas características e especificidades (02 horas/aula). • Demonstrar técnicas de redação e estruturação dos textos científicos (02 horas/aula). • Falar sobre as principais bases de dados e a importância da citação de trabalhos indexados (02 horas/aula). • Demonstrar como é feita a preparação do artigo para a publicação e arquivos principais necessários (02 horas/aula). • Apresentar alguns sites e softwares que auxiliam no preparo do artigo, bem como ensinar como devem ser confeccionadas figuras e tabelas (01 hora/aula). • Demonstrar como pode ser feita a escolha da revista, bem como discutir sobre o Qualis e o fatores de impacto (01 hora/aula). • Ensinar como pode ser feita a tradução do artigo para o inglês (01 hora/aula). • Falar sobre ética na publicação, processo de submissão, das etapas da publicação e sobre as respostas aos revisores (01 hora/aula). • Analisar artigos e discutir as dúvidas específicas quanto aos trabalhos (08 hora/aula).

Atividades Específicas

O curso será dividido em duas partes, sendo na primeira o ensino de todo o conteúdo programático (correspondendo as 12 horas iniciais). E a segunda parte será por meio da prática escrita e correção de forma geral de artigos científicos.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Prevê-se que ao final do curso, os cursistas possam informar a equipe de organização sobre aspectos diversos da aprendizagem. A percepção da participação dos cursantes por parte da equipe de organização, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo, também constituirá elemento de avaliação. Por fim, no final do curso, buscar-se-á um diálogo com aqueles agentes que irão ter cursado todas as aulas, no sentido de obter deles sua percepção geral sobre a aprendizagem. Além disso, espera-se que haja elaboração de textos científicos por parte dos cursistas.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Número de inscritos inicial, presença, e relação percentual dos concluintes sobre os inscritos.

Público-alvo

Descrição

O curso visa atender a qualquer membro da sociedade que tenha interesse na escrita e aprimoramento de redação

Municípios Atendidos

Município

Unaí - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A participação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus Jk será por meio do grupo INOVAHERB o qual apoiará na divulgação do curso.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Noções sobre escrita de artigo científico, suas características e especificidades. Técnicas de redação e estruturação dos textos científicos. Principais bases de dados e a importância da citação de trabalhos indexados (03 horas/aula).

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

• Preparação do artigo para a publicação e arquivos principais necessários. Sites e softwares que auxiliam no preparo do artigo e confecção de figuras e tabelas. Escolha da revista, discussão sobre o Qualis e o fatores de impacto (03 horas/aula).

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

• Escrita de textos de modo geral. Técnicas de Tradução para o inglês. Ética na publicação, processo de submissão, das etapas da publicação e sobre as respostas aos revisores (03 hora/aula).

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Correção e Análise de artigos elaborados pelos participantes e discussão das suas dúvidas específicas quanto aos seus trabalhos (02 hora/aula).