Detalhes da ação

Popularização do Suporte Básico de Vida e de Primeiros Socorros

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000588

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

04/09/2023

Data Fim

30/08/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thiago lorentz pinto

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

O Suporte Básico de Vida envolve o atendimento às emergências cardiovasculares principalmente em ambiente pré-hospitalar. Já os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou que adoece repentinamente. O projeto oferecerá palestras, cursos e treinamentos, teóricos e práticos, para funcionários de empresas, públicas ou privadas, funcionários e alunos de escolas e universidades, creches, profissionais de saúde e outros interessados.


Palavras-chave

Primeiros Socorros, Educação em Saúde, Suporte Básico de Vida.


Introdução

Em muitas situações de acidentes e agravos de saúde, o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas, o acionamento do serviço especializado e o início imediato de medidas simples até a chegada do socorro médico relacionam-se, diretamente, com a diminuição da mortalidade e sequelas decorrentes do evento. Essas medidas representam os primeiros socorros. Nem sempre é possível se ter um profissional de saúde no local onde ocorre um agravo de saúde súbito,sendo assim, o leigo pode ser um personagem fundamental para se garantir um atendimento de socorro em excelência. São várias as situações em que o leigo pode agir: uma parada cardiorrespiratória, uma obstrução de via aérea, uma crise convulsiva, um acidente com animal peçonhento, um choque elétrico, uma queda, uma queimadura, entre várias outras. Além disso, todos podem, e devem, participar da prevenção de tais acidentes e eventos súbitos. Várias intervenções, pelo menos de imediato, não exigem manobras complexas ou invasivas. Ações simples, mas eficientes, são indispensáveis para diminuir mortalidade e complicações indesejáveis. Os treinamentos em primeiros socorros e suporte básico de vida trazem benefícios óbvios para as pessoas atendidas, vitimas de agravos à saúde, além de ter um valor especial quando as técnicas forem empregadas naqueles que não podem receber atendimento médico por um longo período, como alguém acampado em um lugar afastado ou um trabalhador rural. Portanto, o projeto 'Popularização do Suporte Básico de Vida e de Primeiros Socorros' oferecerá palestras, cursos e treinamentos, teóricos e práticos, com a temática de seu título e prevenção de acidentes, para funcionários de empresas, públicas ou privadas, funcionários e alunos de escolas e universidades, creches e outros interessados e voluntários. O projeto irá focar no aprendizado dos primeiros socorros para queimaduras, feridas e sangramentos, fraturas, desmaios e tonturas, atendimento a uma crise convulsiva, acidentes com animais peçonhentos, choque elétrico, reanimação cardiopulmonar e desobstrução de vias aéreas. As atividades poderão ser realizadas nas dependências das instituições onde serão ofertadas ou da própria universidade. Pretendemos desenvolver habilidades de socorristas, que precisarão ser capazes de assumir a liderança em uma situação, manter a calma quando estiver trabalhando sob pressão e orientar as outras pessoas para fazerem o mesmo. Ao demonstrar competência e escolher bem as palavras de incentivo, os socorristas conseguem ganhar a confiança das outras pessoas e presentes para que elas possam fazer tudo o que for possível para salvar a vítima.


Justificativa

Permitir que vítimas de agravos à saúde possam ser submetidas a atendimentos humanizados e tecnicamente respaldados, mesmo esse cuidado sendo ofertado inicialmente por um leigo, melhora o prognóstico, a sobrevida e diminui a possibilidade de sequelas. Assim justifica-se esse projeto, que ensinará e treinará a população para agir em diversas situações cotidianas. Para o seu funcionamento e viabilidade, é indispensável a participação do alunado na realização dos cursos, palestras e treinamentos, necessitando muitas vezes do seu deslocamento e permanência em locais diferentes de suas atividades universitárias habituais. Como as abordagens acontecem em ambientes distantes, variados, com poucos recursos e são muitos frequentes, a divisão dos participantes em grupos e a cobrança pelo comprometimento destes é fundamental. Os alunos participarão também do planejamento em reunião semanais, das confecções das cartilhas relacionadas às temáticas do projeto, o que possibilitará uma educação continuada e aprofundamento nesses temas.


Objetivos

Geral: - Divulgar a abordagem de primeiros socorros tecnicamente respaldada para a população. Específicos: - Valorizar a importância da sociedade como parte integrante na promoção da saúde. - Valorizar a educação em saúde como política pública na promoção de saúde. - Conscientizar empreendedores e empresários da importância de investimento em primeiros socorros e prevenção de acidentes. - Promover uma possibilidade aos alunos do curso de medicina de educação continuada, como monitores e participantes dos treinamentos. - Promover a integração entre a universidade e a sociedade, valorizando a importância da instituição de ensino superior na região.


Metas

Previsão de impacto direto: promover a popularização de conhecimentos que envolvam o Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros, sem distinção de qualquer condição social, econômica, cultural e/ou outra, atingindo o público jovem, adulto e de terceira idade, com vistas a enfrentar graves problemas, como comprometimentos cardiovasculares, paradas cardiorrespiratórias, acidentes e agravos à saúde. Previsão de impacto indireto: melhorar a sobrevida, o prognóstico e diminuir as sequelas de pessoas envolvidas em acidentes ou agravos à saúde que necessitarem de cuidados de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros oferecidos por leigos. Número Estimado de Público: 300


Metodologia

O projeto promoverá cursos de primeiros socorros, com aulas expositivas e treinamentos práticos em manequins, ministrados pelos alunos do curso de medicina, divididos em duplas e supervisionados pelo professor responsável ou profissionais colaboradores (enfermeiros, médicos e bombeiros). São várias as frentes de trabalho abordadas pelo projeto, como a conscientização de crianças de escolas públicas, educação continuada de profissionais da rede básica de saúde, treinamentos em clubes, academias, praças públicas e universidades, além de encontros regulares para discussões e aprimoramentos dos conteúdos. Os cursos e palestras serão sempre promovidos de forma gratuita e sem fins lucrativos, porém, poderão ser organizados em parceria com instituições filantrópicas, que poderão solicitar aos participantes doações de materiais necessários à instituição e seus internos, como alimentos, utensílios ou roupas, com o fim de promoção social. Abordagens teóricas e práticas serão realizadas em escolas de rede pública municipal de Teófilo Otoni e região com alunos de 08 a 14 anos para orientações e esclarecimentos relacionados ao tema do projeto. Além disso, encontros semanais ocorrerão para educação continuada nas unidades básicas de saúde do município que demandarem o projeto. Palestras de orientações de saúde e prevenção de acidentes, também serão promovidas, sem restrição de participantes, ministradas pelos alunos do curso de medicina, professor responsável e profissionais colaboradores. Os alunos participantes deverão estudar, treinar e planejar as atividades de forma cotidiana. Participarão, também, de encontros semanais com o professor responsável e profissionais colaboradores, para discussão de problemas encontrados, solucionar dúvidas e estudos direcionados aos temas. Os professores e colaboradores do projeto confeccionaram cartilhas relacionadas às temáticas abordadas, que serão oferecidas durante os cursos e palestras, para o público-alvo. Ao final de cada abordagem, será aplicado um questionário com informações a respeito do conteúdo captado pelos expectadores, além da quantificação contínua dos participantes nos eventos. Tais informações alimentarão tabelas e gráficos que definirão a eficiência do projeto. Como método avaliativo, informativo e divulgador, a cada seis meses, os participantes do projeto apresentarão, em formatos de oficinas, temas pertinentes dos primeiros socorros e do suporte básico de vida aos alunos do primeiro período de medicina.


Referências Bibliográficas

- ANDRAUS, Lourdes Maria Silva et al. Primeiros Socorros para criança: relato de experiência. Acta paul. enferm, v. 18, n. 2, p. 220-225, 2005. - BRASIL, Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Suporte básico de vida. Brasília / DF, 2014. - BRASIL, Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde. Convulsão. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2050-convulsão>. Acessado em: 30 jun 2018. - Destaques das Diretrizes da American Heart Association 2020 para RCP e ACE. American Heart Association: Guidelines CPR ECG 2020. - MCSWAIN NE; FRAME S; SALOMONE JP. Atendimento Pré Hospitalar ao Traumatizado: PHTLS. 7ª Ed. Elsevier, 2012.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto de extensão visa a interação entre os acadêmicos e a sociedade por meio das discussões que serão estimuladas através de apresentações e simulações, que terão como características o envolvimento de conhecimentos científicos e conhecimentos não acadêmicos. Assim, poderá ser criado, por meio dos diálogos, as interações entre os acadêmicos e a comunidade, gerando um conhecimento integrado, que seja acessível a toda sociedade, democratizando o conhecimento científico. A utilização de metodologias específicas de simulações visam a interação contínua, durante o projeto, dos acadêmicos participantes com a comunidade. Assim, a interação com o público se dará por meio de enquetes, comentários e participações ativas nas atividades, com o objetivo de sanar dúvidas e divulgar relatos pessoais a respeito dos assuntos abordados.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O conteúdo e conhecimento produzido pelo presente projeto de extensão é destinado à leigos, mas contempla todas as áreas da saúde relacionadas ao tratamento decorrente de traumas, acidentes, queimaduras e paradas cardiorrespiratórias, como a enfermagem e a fisioterapia, com vistas a atingir uma visão multidisciplinar dos temas abordados. A utilização de práticas com simulações também busca promover a interação por meio de enquetes, comentários e compartilhamentos de informações de forma a promover a interprofissionalidade entre as diferentes carreiras envolvidas com a abordagem de traumas e lesões.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Esse projeto está diretamente relacionado com o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, uma vez que trabalha aspectos das Diretrizes Curriculares Nacionais desse curso, como habilidades e competências na área de atuação, gestão e educação em saúde. Dentre essas, podem ser citadas a comunicação, trabalho em equipe, escuta qualificada, humanização, ética e profissionalismo. Pode ser ressaltada também a integração ensino-serviço, como forma de potencializar o aprendizado na academia e orientá-lo para as necessidades de saúde da população e dos seus agentes. O conhecimento adquirido em disciplinas regulares do curso de Medicina como Habilidades Profissionais, além do estímulo à busca de informações relacionadas ao tema e de reuniões regulares de aprimoramentos teóricos, capacita os participantes do projeto a divulgarem, de maneira didática, coerente e embasada, os princípios de aplicações dos primeiros socorros e Suporte Básico de Vida. As práticas serão relatadas em congressos médicos e encontros científicos. Serão colhidas informações não só a respeito da quantidade de leigos treinados, mas também ao conteúdo captado. Tais informações alimentarão tabelas e gráficos que definirão a eficiência do projeto.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes que estarão responsáveis pelas apresentações, simulações, práticas e orientações cursam períodos do curso de medicina da FAMMUC que garantem um conhecimento mínimo sobre os temas a serem trabalhados. Ainda assim, a preparação para essas atividades exigirá um estudo mais aprofundado específico do tema. Isso virá como complementação da sua formação adquirida na sala de aula. Além disso, todos os estudantes serão orientados por um professor do curso que poderá tirar eventuais dúvidas que surgirem durante a execução do projeto.


Impacto e Transformação Social

A Educação em Saúde é um instrumento de transformação social efetivo e válido, que possibilitará aos ouvintes e participantes desse projeto, o entendimento de abordagens e raciocínios importantes para o bem estar e soluções de problemas. Além disso, fica muito claro que a grande beneficiada é a população em geral, que enquanto indivíduo treinado, desenvolve habilidades e capacidades e, enquanto vítima de agravos, recebe uma melhor assistência.


Divulgação

A divulgação do material produzido pelo e para o projeto se dará através de cartazes, folderes e pela Internet, principalmente através do aplicativo Whatsapp, atingindo tanto o público acadêmico, quanto o leigo, que se interessarem pelos assuntos. Para maiores informações e parcerias, fazer contato com o professor Thiago Lorentz Pinto pelo e-mail thiago.lorentz@ufvjm.edu.br ou thiago.lorentz@gmail.com.


Público-alvo

Descrição

Discentes da Faculdade de Medicina do Mucuri

Descrição

Alunos de instituições de ensino privadas e públicas

Descrição

Funcionários de empresas privadas

Descrição

Leigos membros da comunidade e interessados pela temática

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 470 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Para o desenvolvimento dos conteúdos teóricos e treinamentos dos práticos, serão realizados encontros regulares entre os discentes e o coordenador do projeto.

Carga Horária 90 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizados contatos e visitas a instituições de ensino privadas e públicas, empresas e clubes da cidade, que se interessarem no treinamento de seus alunos, funcionários e colaboradores, para realizações dos cadastros e agendamentos dos treinamentos.

Carga Horária 160 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

As instituições cadastradas serão visitadas, em dias e horas previamente agendadas, pelo coordenador e pelos alunos para a realização das palestras e treinamentos ao público alvo.

Carga Horária 120 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Nesta etapa, os resultados observados e coletados serão analisados, para que possa acontecer a divulgação da ação e participação em eventos científicos.