Visitante
Semana do Estudante - Ações Integradas de Recepção Discente na UFVJM
Sobre a Ação
202203000592
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
04/09/2023
11/09/2023
Dados do Coordenador
rosiane da silva ribeiro bechler
Caracterização da Ação
Outros
Saúde
Cultura
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Estadual
Não
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
You tube: https://www.youtube.com/c/ProexcUFVJM/videos Portal PROEXC - http://www.ufvjm.edu.br/proexc/
Membros
O evento "Semana do Estudante - Ações Integradas de Recepção Discente na UFVJM " é uma ação proposta em parceria pelas pró-reitorias e diretorias dos Campi I, JK, Janaúba, Mucuri e Unaí, para promover atividades de integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa da UFVJM, com destaque para as áreas da saúde, cultura e cotidiano estudantil. As produções serão divulgadas nos canais oficiais da UFVJM.
Integração - Saúde - Cultura - Educação - Ensino Superior
O evento "Semana do Estudante - Ações Integradas de Recepção Discente na UFVJM" agrega iniciativas de servidores técnicos, docentes e colaboradores terceirizados, assim como de discentes, em diálogo com parceiros e público externo a UFVJM, com o intuito de promover ações integradas e orientadas pelo tripé ensino-pesquisa-extensão. Ao longo desta semana serão desenvolvidas ações de promoção à saúde e ao bem-estar do estudante que, agregadas ao calendário do semestre em curso (2023/02), terão como objetivo receber os novos estudantes da UFVJM em seus diferentes campi, e integrá-los a comunidade interna e externa. A "Semana do Estudante" fomenta, também, a integração entre calouros, veteranos e servidores, promovendo a ocupação e circulação pelos diferentes campi e a percepção da universidade como um espaço de formação humana integral. As atividades propostas na programação ampliada são resultado de projetos de pesquisa e extensão em curso na Universidade, assim como do diálogo com atores da comunidade externa a mesma, seja no campo da saúde, da cultura ou da assistência social.
O ingresso de jovens e adultos na universidade é marcado por ansiedades, expectativas e estranhamento frente a cultura acadêmica. São espaços, ritos e práticas muitas vezes estranhos ao cotidiano de calouros/calouras que conquistam o almejado ingresso ao ensino superior. Somado a isso, na maioria dos casos, essa mudança também vem acompanhada do deslocamento de suas territorialidades geográficas e afetivas, do afastamento da família e desafios que demandam organização e amadurecimento pessoal. Compreendemos a Universidade como espaço de formação humana integral, imbuída do dever de formar profissionais tecnicamente qualificados, mas igualmente comprometidos com a transformação social. Desta feita, o acolhimento e orientação de todos aqueles que passam a compor esta comunidade ascende como compromisso do coletivo de servidores, colaboradores e discentes, já conscientes das dinâmicas acadêmicas e da própria cidade na qual cada um dos campi está situado. Por fim, dentre os desafios que essa constatação nos impõe, entendemos que algumas estratégias importantes podem ser observadas, como a promoção de atividades de integração em perspectiva interdisciplinar. Esta deve ser uma perspectiva assumida desde o ingresso dos estudantes na UFVJM mas, também, ao longo de sua vida acadêmica, assumindo a transversalidade entre Educação, Saúde e Cultura como possibilidade de construirmos caminhos e consolidarmos projetos de futuro, principalmente para jovens e adultos recém-chegados a universidade com expectativa legítima de ascensão e transformação social. Por fim, justifica-se o prazo exíguo no qual esta proposta de evento é submetida, tendo em vista a fase de transição de gestão vivenciada na UFVJM que coincide com a retomada do calendário acadêmico após o recesso. E nos comprometemos a atentar aos prazos estabelecidos pela PROEXC nas próximas demandas.
O objetivo geral do evento consiste em promover a integração entre a comunidade interna e externa da UFVJM, através da promoção de atividades no campo da saúde, do cotidiano estudantil e da cultura. Objetivos específicos: (1) acolher os recém-ingressos na UFVJM através de ações voltadas para saúde, cultura e cotidiano estudantil (2) integrar servidores docentes, técnicos, colaboradores terceirizados , estudantes veteranos e calouros, assim como a comunidade externa a UFVJM; (3) Reconhecer e agregar no cotidiano da UFVJM as diferentes comunidades e territorialidades de seus sujeitos; (4) reconstituir e fortalecer os laços de pertencimento e a relação universidade-comunidade através do estímulo a atividades transversais no eixo ensino-pesquisa-extensão.
Fortalecimento e promoção interna e externa da UFVJM nos campos da pesquisa, do ensino e da extensão; Fomento para a divulgação de atividades no campo da saúde, da cultura e do cotidiano estudantil em diálogo com atores da comunidade externa; Integração da comunidade acadêmica; Fomento de novas parcerias internas e externas a UFVJM resultando na potencialização de novos projetos no campo da pesquisa, do ensino e da extensão; Serão atendidas aproximadamente 400 pessoas das comunidades acadêmica e externa à UFVJM ao longo dos quatro dias de programação.
A metodologia de integração entre ensino-pesquisa-extensão poderá ser observada nas possibilidades formativas advindas da exposição dos projetos em andamento nestas diferentes áreas e consequente interação entre públicos e saberes de naturezas distintas. Essa dinâmica constituir-se-á, ela mesma, como propulsora de novos projetos em interconexão com o tripé ensino-pesquisa-extensão. Importante destacar que as atividades estarão prioritariamente concentradas na "Rua de Tendas" pensada como um amplo espaço, no sentido literal e figurado, de diálogo entre a comunidade interna e externa e as pró-reitoras como Prograd, PRPPG, Proace, Proexc, dentre outras. A programação será construída de forma articulada entre as diferentes pró-reitorias e diretorias dos campi JK, Janaúba, Unaí e Mucuri, em diálogo com iniciativas em curso na comunidade interna e externa da UFVJM. Os interessados em participar das atividades propostas deverão se inscrever de forma prévia, via formulário google docs – as apresentações musicais não demandam inscrição prévia. Será feita ampla divulgação da agenda de atividades pelos canais oficiais da UFVJM. Os participantes receberão certificados das atividades realizadas. A “Semana do Estudante” é destinada ao público em geral, comunidade acadêmica ou externa à UFVJM, e visa marcar o retorno das atividades acadêmicas da UFVJM no semestre 2023/02.
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. HOOKS, Bell et al. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, v. 2013, 2013.
A Diretriz Interação Dialógica presente na Política Nacional de Extensão, trata da produção de conhecimento junto à sociedade, de forma a contribuir para a superação da desigualdade e da exclusão social, em busca de uma sociedade mais justa, ética e democrática. Para tanto, as ações promovidas no contexto da “Semana Estudante” são articuladas entre parcerias, iniciais e consolidada, entre atores internos e externos a UFVJM, atuantes nos campos da saúde, da cultura e da assistência social. O evento configura-se, assim, como estratégia de divulgação e visibilidade de projetos já em curso, assim como espaço de fomento para novos diálogos com a sociedade, tendo como foco principal a inserção dos calouros nessas novas territorialidades.
A “Semana do Estudante”, organizada de forma coletiva entre as pró-reitoras e diretorias, é, em sua natureza interdisciplinar. As atividades promovidas colocam em diálogo, de forma particular, os campos da saúde, da cultura, da comunicação, da assistência social, dentre outros. Essas interlocuções visam contribuir para uma formação profissional transversal e ampla, considerando os múltiplos aspectos demandados pela sociedade atual.
De acordo com Paulo Freire (2014, p.28) "Ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do seu conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível." Nesse sentido, compreendemos que qualquer formação profissional implica a mobilização de saberes plurais, impregnados das diferentes experiências e vivências cumulativas e angariadas em múltiplos espaços. Essa reflexão embasa a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que constitui-se como base da programação proposta para a Semana do Estudante, ao mobilizar sujeitos e saberes envolvidos nesses diferentes campos e suas interfaces.
O evento fomenta a participação dos estudantes em vários campos e saberes, desde a concepção da proposta, passando pela produção dos conteúdos para a divulgação da ação, o acompanhamento da execução e finalização, assim como participação nas atividades propriamente ditas.
O fomento a ações de natureza transversal, com a aproximação das áreas da saúde, cultural, comunicação e social, de forma dialógica e envolvendo diferentes sujeitos, tem por objetivo gerar reflexões e impactos de transformação social no curto, médio e longo prazos. No curto prazo por atender a demandas de acolhimento e integração comunidade interna/externa que se apresentam de forma recorrente a cada início de semestre; no médio prazo por fomentar diálogos e aproximações que resultem em projetos de pesquisa-ensino-extensão que, efetivamente, estabeleçam pontes entre as demandas e anseios da comunidade interna e externa à UFVJM em seus diferentes campi; e no longo prazo, por assumir a formação humana integral como perspectiva orientadora da formação do profissional que, no futuro, atuará em sociedade.
A divulgação será realizada pelos canais oficiais da UFVJM.
A programação está em fase de conclusão pela comissão organizadora.
Programação do Evento
CAMPI UFVJM E MERCADO VELHO - DIAMANTINA
04/09/2023
09:00
22:00
Ao longo dos dia 28/08 a 31/08 serão realizadas atividades de atenção a saúde, sobre o cotidiano do estudante, plantões de atendimento das pró-reitorias e ações culturais nos campi e no Mercado Velho em Diamantina. A programação detalhada será disponibilizada nas redes sociais.
Público-alvo
Estudantes de Graduação dos diferentes Campi da UFVJM
Servidores da UFVJM
Profissionais de diferentes áreas que atuarão de forma propositiva na semana do estudantes, assim como participantes das atividades propostas.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Unaí - MG
Janaúba - MG
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Proposição de Oficinas na Área de Saúde
Cessão de espaço para realização de atividades.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 110 h
- Manhã;
- Tarde;
Avaliação das atividades propostas/realizadas; avaliação dos impactos no público interno e externo a universidade; emissão de certificados; elaboração e submissão do relatório da atividade de extensão.
- Manhã;
- Tarde;
Reuniões de organização e articulação logística para realização da semana do estudande.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
O evento "Semana do Estudante - Ações Integradas de Recepção Discente na UFVJM " é uma ação proposta em parceria pelas pró-reitorias e diretorias dos Campi I, JK, Janaúba, Mucuri e Unaí, para promover atividades de integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa da UFVJM, com destaque para as áreas da saúde, cultura e cotidiano estudantil. As produções serão divulgadas nos canais oficiais da UFVJM.