Detalhes da ação

Histórias em Redes: Memória, Patrimônio e Narrativas Digitais em Diamantina

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000139

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

29/10/2025

Data Fim

11/10/2027


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

vitoria azevedo da fonseca

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@historias.em.redes
Outras Redes Sociais

Youtube: @historiasemredes

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Resumo

A proposta visa consolidar e expandir o programa "Histórias em Redes". A Fase II (2025-2027) aprofundará a conexão universitária-comunidade através de parcerias escolares e institucionais, co-criação de roteiros com guias, desenvolvimento de produtos digitais (minidocumentários, exposições virtuais) e cursos online nacionais. O programa integra ensino, pesquisa e extensão para promover a educação patrimonial e difundir o conhecimento histórico.


Palavras-chave

Cidade, História Pública Digital; Educação Patrimonial; Memória Social; Turismo Cultural; Diamantina-MG.


Introdução

.O programa "Histórias em Redes" é uma proposta ampla e abrangente que articula pesquisa, ensino e extensão, com foco na memória e no patrimônio cultural de Diamantina, Minas Gerais. Em resposta à necessidade de uma estrutura clara, o programa atua como o eixo central que abriga e promove a sinergia entre projetos de pesquisa e ações de extensão devidamente registrados. Atualmente, esta estrutura se fundamenta nos seguintes projetos de pesquisa: "HISTÓRIAS EM REDES CONTINUADA: ELABORAÇÃO DE ROTEIROS HISTÓRICOS TURÍSTICOS TEMÁTICOS" (7902025) e "ROTA DA TIPOGRAFIA" (7202408). Complementarmente, as ações de extensão vinculadas — como o curso "Do Arquivo à Imagem: documentação histórica e remediação visual" (202203001504) e a "Oficina de Edição Audiovisual: Construindo narrativas a partir de memórias da tipografia em Diamantina" (202203001503) — garantem que os produtos gerados pela pesquisa sejam aplicados e difundidos na comunidade, além das outras ações que serão submetidas posteriormente. Justificado pela necessidade de aprofundar o impacto social já consolidado e expandir seu alcance para novos públicos e comunidades, o programa tem como objetivo geral consolidar e ampliar este ecossistema de pesquisa e difusão digital. Busca-se, com isso, fortalecer a conexão entre a universidade e a sociedade por meio de ações de educação patrimonial, produção de narrativas digitais e colaborações estratégicas com a rede escolar e os guias de turismo locais. Para alcançar tais objetivos, a metodologia se articula em eixos estratégicos que se complementam. A estratégia parte da pesquisa e curadoria de conteúdo para garantir a base acadêmica das ações; avança para a ação pedagógica e comunitária, que engaja diretamente professores e agentes locais; materializa-se na produção e difusão digital, que traduz o conhecimento em formatos acessíveis; e assegura sua continuidade através de parcerias e expansão em rede, visando a sustentabilidade e o crescimento do programa.


Justificativa

A continuidade do programa "Histórias em Redes" se justifica por múltiplos fatores estratégicos e sociais. Primeiramente, há uma necessidade premente de aprofundar o impacto social e educacional já consolidado. As ações prévias demonstraram um potencial transformador significativo, e agora, a meta é otimizar e intensificar esses resultados, alcançando um nível mais profundo de engajamento e transformação nas comunidades atendidas. Em segundo lugar, a expansão do alcance é um objetivo fundamental. Isso implica em levar as ações para novas escolas, atingindo um público mais amplo e diversificado, podendo incluir comunidades rurais e quilombolas, que muitas vezes possuem acesso limitado a recursos educacionais e culturais. Essa expansão não é apenas geográfica, mas também demográfica, visando envolver diferentes faixas etárias e contextos sociais. Adicionalmente, a inovação nos formatos de conteúdo digital é crucial para manter a relevância e o dinamismo do programa. Em um cenário de constante desenvolvimento tecnológico, é essencial explorar novas plataformas, metodologias interativas e linguagens digitais que captem a atenção e promovam a participação ativa dos jovens e da comunidade em geral. Isso inclui o desenvolvimento de podcasts, vídeos interativos, jogos educativos, realidade aumentada e outras ferramentas que potencializem a experiência de aprendizagem e a construção de narrativas. Esta nova fase do programa "Histórias em Redes" tem como visão não apenas manter as conquistas anteriores, mas ampliar substancialmente a interação dialógica com a comunidade. Isso significa promover espaços de diálogo, escuta ativa e construção coletiva de conhecimento, onde as vozes da comunidade sejam valorizadas e integrem as ações do programa. O objetivo é criar um ciclo virtuoso de troca, onde a universidade aprende com a comunidade tanto quanto a comunidade se beneficia da universidade. Ao fortalecer o papel da UFVJM como agente de transformação social e cultural na região, o programa reafirma o compromisso da instituição com a extensão universitária em sua essência mais profunda. A universidade, nesse contexto, transcende seus muros para atuar como um catalisador de mudanças positivas, promovendo o desenvolvimento local e regional de forma sustentável e inclusiva. Finalmente, a contribuição para a formação integral dos estudantes envolvidos é um pilar central. O programa oferece aos universitários a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais, desenvolver habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e responsabilidade social. Essa experiência prática enriquece a formação acadêmica, preparando-os para serem profissionais éticos, engajados e conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A troca de experiências entre estudantes de diferentes cursos e com a comunidade gera um aprendizado mútuo inestimável, moldando cidadãos mais completos e preparados para os desafios do futuro.


Objetivos

Geral: Consolidar e expandir o ecossistema de pesquisa e difusão digital do projeto "Histórias em Redes", aprofundando a conexão entre a universidade e a comunidade por meio de ações de educação patrimonial e produção de narrativas digitais sobre a história e a cultura de Diamantina. Específicos: (1) Ampliar a Ação Pedagógica com a rede escolar; (2) Aprofundar a Produção de Conteúdo digital; (3) Realizar o 3º Seminário "Histórias em Redes"; (4) Promover a Colaboração com Guias de Turismo Locais; (5) Desenvolver Parcerias para Acesso à Informação com instituições de memória; (6) Estruturar Ações de Extensão para Cursos Online; (7) Fortalecer a Curadoria Digital; (8) Publicar um Produto Acadêmico Síntese.


Metas

Envolver no mínimo 5 novas escolas da rede pública em ações pedagógicas. Produzir 4 minidocumentários e 3 novos roteiros em áudio (audioguias). Realizar 1 seminário com publicação de anais. Realizar 2 oficinas de formação com guias de turismo e co-criar 1 roteiro turístico. Firmar 1 parceria com instituição de memória e lançar 1 produto digital. Submeter e aprovar 1 projeto de curso online e ofertar sua primeira turma. Publicar 1 e-book ou dossiê temático com os resultados do projeto.


Metodologia

A proposta do programa "Histórias em Redes" se articula em quatro eixos estratégicos, cada um com objetivos bem definidos para garantir a construção e difusão de conhecimento sobre o patrimônio cultural. O primeiro eixo, de Pesquisa e Curadoria de Conteúdo é a base do Programa e é um eixo em avançado processo de desenvolvimento, cujos resultados parciais podem ser encontrado no Caderno Pedagógico (https://heyzine.com/flip-book/aca65c671e.html). Ele envolve um meticuloso levantamento de fontes primárias e secundárias, incluindo documentos históricos, iconografia, relatos orais e outras formas de registro cultural, com informações relevantes que servirão de subsídio para a criação dos produtos finais, garantindo a solidez e a precisão do conteúdo a ser compartilhado. O segundo eixo de Ação Pedagógica e Comunitária foca na capacitação e no engajamento direto com diferentes públicos. Serão realizadas oficinas direcionadas a professores, utilizando como material didático o Caderno Pedagógico, disponível em https://heyzine.com/flip-book/aca65c671e.html. Essas oficinas visam instrumentalizar os educadores para que possam integrar o patrimônio cultural em suas práticas pedagógicas. Além disso, serão estabelecidos grupos de trabalho com guias de turismo, com o intuito de aprimorar a interpretação e a construção de narrativas dos roteiros turísticos, valorizando as histórias locais e a identidade cultural das comunidades. O terceiro eixo, Produção e Difusão Digital, é responsável pela materialização e alcance do programa. Abrange a gravação e edição de diversos materiais audiovisuais e textuais, transformando o conteúdo pesquisado em formatos acessíveis e atrativos. Esta etapa inclui também a gestão estratégica das redes sociais e outras plataformas digitais, garantindo a ampla difusão dos produtos criados e a interação com o público. O objetivo é utilizar as ferramentas digitais para alcançar um número significativo de pessoas, democratizando o acesso ao conhecimento e às histórias. Por fim, o eixo de Parcerias e Expansão em Rede busca a sustentabilidade e o crescimento do programa. Trata-se da formalização de colaborações com instituições, organizações e outros projetos, visando à criação de produtos inovadores que facilitem o acesso a acervos culturais e o desenvolvimento de cursos online. Essas parcerias são fundamentais para ampliar o escopo do programa, enriquecer o conteúdo oferecido e garantir a continuidade das ações, construindo uma rede colaborativa para a valorização e preservação do patrimônio cultural.


Referências Bibliográficas

FONSECA, Vitoria Azevedo; DA CONCEIÇÃO SOUZA, Andreza. Castelos de Helena nas histórias em redes: o livro Minha Vida de Menina em roteiro histórico turístico. Intersecoes: Revista de Estudios Interdisciplinares, v. 26, n. 1, 2024. FONSECA, Vitória Azevedo, GIL, Carmem Z.Vargas. Caderno Pedagógico: Histórias em Redes: propostas metodológicas. Diamantina, MG: UFVJM, [2024]. Disponível em: https://heyzine.com/flip-book/aca65c671e.html. MOURÃO, Jéssica Fernandes; DA FONSECA, Vitória Azevedo. Isidoro: memórias e resistências. Faces de Clio, v. 11, n. 20, p. 214-231, 2024.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação é o pilar fundamental do programa "Histórias em Redes", permeando todas as suas iniciativas e garantindo uma construção horizontal do conhecimento. Esta abordagem colaborativa manifesta-se de diversas formas. Em primeiro lugar, a co-criação de roteiros com escolas e guias de turismo é um dos eixos centrais. Por meio dessa parceria, o programa não apenas oferece conteúdo, mas também desenvolve, em conjunto com os parceiros educacionais e turísticos, narrativas e percursos que são relevantes e alinhados às necessidades e interesses de cada público. Essa colaboração assegura que os roteiros sejam pedagogicamente eficazes e culturalmente ricos, transformando a experiência de aprendizado e visitação em algo imersivo e significativo. Em segundo lugar, a coleta de narrativas da comunidade é um elemento vital que enriquece o programa com a voz e a memória local. O programa poderá buscar registrar e valorizar as histórias, tradições e experiências dos moradores, reconhecendo-os como detentores de um conhecimento empírico valioso. Essa prática não só preserva a identidade cultural da região, mas também empodera os membros da comunidade, tornando-os protagonistas no processo de construção e disseminação do conhecimento. Em terceiro lugar, a abertura de canais de participação via redes sociais e eventos é crucial para ampliar o alcance e a engajamento do programa. As plataformas digitais servem como espaços dinâmicos para a troca de informações, o compartilhamento de histórias e a promoção de debates, permitindo que um público diversificado contribua e interaja. Da mesma forma, a realização de eventos presenciais, como rodas de conversa, oficinas e exposições, fortalece os laços comunitários e cria oportunidades para a interação direta e a vivência das narrativas. Todas essas estratégias garantem que o conhecimento seja construído de forma horizontal, rompendo com o modelo tradicional de transferência unilateral da universidade para a sociedade. O "Histórias em Redes" propõe um diálogo contínuo e um intercâmbio de saberes, onde a academia e a comunidade se encontram em pé de igualdade, enriquecendo mutuamente suas perspectivas e experiências. Este modelo participativo não apenas democratiza o acesso ao conhecimento, mas também gera um sentimento de pertencimento e co-responsabilidade, fundamental para a sustentabilidade e o impacto duradouro do programa.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta do programa Histórias em Redes transcende as fronteiras disciplinares ao integrar profissionais e estudantes de campos diversos, como História, Educação, Comunicação, Turismo, Design e Artes Visuais. Essa união estratégica fomenta uma abordagem verdadeiramente multifacetada e holística do patrimônio cultural, permitindo que diferentes perspectivas e metodologias se entrelacem para uma compreensão mais rica e aprofundada. Além da diversidade interna, o programa se fortalece através da colaboração com profissionais externos. Guias de turismo, por exemplo, trazem para o projeto uma expertise prática na interpretação e apresentação do patrimônio para o público, enquanto arquivistas contribuem com seu conhecimento na pesquisa, organização e preservação de documentos históricos. Essa troca de saberes e experiências enriquece significativamente tanto a prática das atividades desenvolvidas quanto os resultados alcançados pelo projeto, garantindo uma conexão sólida com a realidade e as demandas do campo cultural. Essa sinergia entre acadêmicos e profissionais do mercado não apenas otimiza a qualidade do trabalho realizado, mas também cria um ambiente de aprendizado contínuo e inovação, onde a teoria se encontra com a prática para gerar soluções criativas e eficazes na valorização e difusão do patrimônio cultural.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O programa materializa este princípio fundamental ao empregar a pesquisa histórica como alicerce robusto para o desenvolvimento de todos os seus conteúdos. Através de uma investigação aprofundada e rigorosa, buscou-se não apenas coletar dados, mas também interpretá-los criticamente, contextualizando eventos e processos para oferecer uma compreensão abrangente do passado. Em seguida, o programa propõe dedicar a aplicar e validar esses conteúdos na extensão, estabelecendo um contato direto e significativo com a comunidade. Esta etapa é crucial para que o conhecimento gerado na pesquisa não permaneça restrito ao ambiente acadêmico, mas se torne acessível e relevante para a sociedade. Por meio de atividades interativas, oficinas, palestras e outras iniciativas, a comunidade tem a oportunidade de dialogar com os resultados da pesquisa histórica, participando ativamente da construção e disseminação do conhecimento. Assim, todo esse processo é transformado em um campo de formação prática para o ensino, envolvendo diretamente estudantes de graduação e pós-graduação. Ao participarem das etapas de pesquisa e extensão, os estudantes adquirem uma experiência valiosa, aplicando os conhecimentos teóricos em situações reais e desenvolvendo habilidades essenciais para sua futura atuação profissional. Este ciclo integrado de pesquisa, extensão e ensino garante que o programa não apenas gere conhecimento e o compartilhe, mas também forme novos pesquisadores, educadores e cidadãos engajados, capazes de compreender e atuar sobre as dinâmicas históricas de suas comunidades.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os participantes do programa terão a oportunidade de desenvolver habilidades em pesquisa histórica e análise crítica de fontes, bem como na produção e disseminação de mídias digitais para comunicar conhecimentos. A prática da comunicação científica será abordada, visando a apresentação de ideias a diferentes públicos, e a educação patrimonial oferecerá ferramentas para a criação de projetos de valorização cultural e ambiental. Além disso, a experiência poderá incluir a gestão de projetos, com concepção, planejamento e execução de iniciativas, e o trabalho em equipe com comunidades externas, buscando promover a colaboração e o diálogo intercultural. Essa vivência prática pode contribuir para a formação acadêmica, conectando os estudantes a aspectos da realidade social e às demandas do mercado. Simultaneamente, pode fortalecer a cidadania, incentivando o engajamento cívico, a ética profissional e uma consciência crítica sobre o papel da história. O programa visa preparar os participantes para alguns dos desafios do mercado de trabalho, que demanda profissionais com diversas competências, e da sociedade, que busca cidadãos ativos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a justiça social.


Impacto e Transformação Social

O programa gera um impacto social significativo ao fornecer recursos pedagógicos gratuitos e de qualidade para as escolas locais, sejam por meio da criação e distribuição de materiais didáticos inovadores, e atividades interativas, o programa enriquece o currículo escolar, estimula o aprendizado e oferece ferramentas valiosas para educadores e alunos. Esses recursos são elaborados conjuntamente para serem acessíveis e relevantes, abordando temas culturais e históricos de Diamantina e região, o que contribui para uma educação mais contextualizada e engajadora. Além disso, ao buscar qualificar a oferta do turismo cultural em Diamantina, o programa atua na capacitação de guias turísticos, operadores de agências e profissionais do setor, oferecendo treinamentos que aprofundam o conhecimento sobre a história, arte e tradições locais. Além disso, desenvolve roteiros turísticos temáticos e experiências imersivas que valorizam o patrimônio cultural material e imaterial da cidade, atraindo visitantes interessados em uma vivência autêntica e enriquecedora, e, consequentemente, impulsionando a economia local. Paralelamente, fortalece o sentimento de pertencimento e a identidade cultural da comunidade, ao promover as suas atividades o programa incentiva a participação ativa dos moradores. Essas ações colaborativas reforçam os laços comunitários, valorizam as narrativas locais e contribuem para que as novas gerações reconheçam e se orgulhem de suas raízes e herança cultural. A proposta busca também democratizar o acesso à memória e ao patrimônio por meio de plataformas digitais abertas. O programa cria e mantém repositórios digitais, museus virtuais e bases de dados online com informações sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural de Diamantina. Ao disponibilizar esse acervo de forma gratuita e acessível a qualquer pessoa com acesso à internet, rompe barreiras geográficas e sociais, garantindo que a riqueza cultural da cidade seja conhecida, estudada e apreciada por um público muito mais amplo, incluindo pesquisadores, estudantes e entusiastas de todo o mundo.


Divulgação

A divulgação dos resultados deste programa de extensão será realizada de forma abrangente e multifacetada, garantindo o alcance de diversos públicos. Primeiramente, os resultados serão disponibilizados e atualizados no site oficial do projeto e no seu perfil no Instagram, servindo como plataformas centrais para acesso contínuo e interativo. Além disso, a iniciativa prevê a organização de eventos abertos à comunidade, com destaque para um seminário que proporcionará um espaço de discussão aprofundada e troca de conhecimentos sobre as histórias em redes desenvolvidas. No âmbito acadêmico, o programa se empenha em produzir publicações qualificadas, incluindo artigos científicos em periódicos relevantes e um e-book, visando a disseminação do conhecimento gerado e a contribuição para a área de estudo. Por fim, para ampliar o impacto e a visibilidade das ações, será enviado material informativo para a imprensa local e regional, buscando noticiar as atividades e conquistas do projeto para um público mais amplo.


Público-alvo

Descrição

Professores e estudantes de escolas públicas e privadas de Diamantina.

Descrição

Guias de turismo, agentes de viagem e profissionais do setor hoteleiro de Diamantina.

Descrição

Turistas nacionais e internacionais que visitam Diamantina.

Descrição

Moradores de Diamantina e região interessados em história, cultura e patrimônio.

Descrição

Estudantes universitários, pesquisadores, professores e interessados de todo o Brasil.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 740 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Contato inicial com gestores escolares, apresentação da proposta e planejamento das ações pedagógicas.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de encontros formativos com os professores das escolas parceiras para apresentação do Caderno Pedagógico e das metodologias do projeto.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ciclo de oficinas e grupos de trabalho para troca de saberes e desenvolvimento conjunto de um novo roteiro turístico-pedagógico.

Carga Horária 100 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Pesquisa histórica e iconográfica em parceria com estudantes, comunidades e em cursos para a criação de novos roteiros temáticos para a cidade.

Carga Horária 200 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Roteirização, gravação, edição e finalização dos conteúdos audiovisuais e audioguias através de projeto específico para isso.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Articulação com outras instituições, desenvolvimento do plano de curso, produção do material didático e oferta alinhada com disciplinas de Laboratório de Ensino de História da UFVJM.

Carga Horária 200 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planejamento, organização, execução e publicação dos anais do evento.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Atividade de extensão contínua de mediação dos roteiros urbanos com turmas de estudantes das escolas parceiras.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Organização dos artigos, revisão e diagramação do material para publicação final do projeto.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Atividades administrativas, reuniões de equipe e elaboração dos relatórios parcial (2026) e final (2027) para submissão no sistema SIEXC.