Visitante
Histórias em Redes: Memória, Patrimônio e Narrativas Digitais em Diamantina
Sobre a Ação
202104000139
042021 - Programa
Programa
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
29/10/2025
11/10/2027
Dados do Coordenador
vitoria azevedo da fonseca
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Educação
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial
Regional
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Youtube: @historiasemredes
Membros
A proposta visa consolidar e expandir o programa "Histórias em Redes". A Fase II (2025-2027) aprofundará a conexão universitária-comunidade através de parcerias escolares e institucionais, co-criação de roteiros com guias, desenvolvimento de produtos digitais (minidocumentários, exposições virtuais) e cursos online nacionais. O programa integra ensino, pesquisa e extensão para promover a educação patrimonial e difundir o conhecimento histórico.
Cidade, História Pública Digital; Educação Patrimonial; Memória Social; Turismo Cultural; Diamantina-MG.
.O programa "Histórias em Redes" é uma proposta ampla e abrangente que articula pesquisa, ensino e extensão, com foco na memória e no patrimônio cultural de Diamantina, Minas Gerais. Em resposta à necessidade de uma estrutura clara, o programa atua como o eixo central que abriga e promove a sinergia entre projetos de pesquisa e ações de extensão devidamente registrados. Atualmente, esta estrutura se fundamenta nos seguintes projetos de pesquisa: "HISTÓRIAS EM REDES CONTINUADA: ELABORAÇÃO DE ROTEIROS HISTÓRICOS TURÍSTICOS TEMÁTICOS" (7902025) e "ROTA DA TIPOGRAFIA" (7202408). Complementarmente, as ações de extensão vinculadas — como o curso "Do Arquivo à Imagem: documentação histórica e remediação visual" (202203001504) e a "Oficina de Edição Audiovisual: Construindo narrativas a partir de memórias da tipografia em Diamantina" (202203001503) — garantem que os produtos gerados pela pesquisa sejam aplicados e difundidos na comunidade, além das outras ações que serão submetidas posteriormente. Justificado pela necessidade de aprofundar o impacto social já consolidado e expandir seu alcance para novos públicos e comunidades, o programa tem como objetivo geral consolidar e ampliar este ecossistema de pesquisa e difusão digital. Busca-se, com isso, fortalecer a conexão entre a universidade e a sociedade por meio de ações de educação patrimonial, produção de narrativas digitais e colaborações estratégicas com a rede escolar e os guias de turismo locais. Para alcançar tais objetivos, a metodologia se articula em eixos estratégicos que se complementam. A estratégia parte da pesquisa e curadoria de conteúdo para garantir a base acadêmica das ações; avança para a ação pedagógica e comunitária, que engaja diretamente professores e agentes locais; materializa-se na produção e difusão digital, que traduz o conhecimento em formatos acessíveis; e assegura sua continuidade através de parcerias e expansão em rede, visando a sustentabilidade e o crescimento do programa.
A continuidade do programa "Histórias em Redes" se justifica por múltiplos fatores estratégicos e sociais. Primeiramente, há uma necessidade premente de aprofundar o impacto social e educacional já consolidado. As ações prévias demonstraram um potencial transformador significativo, e agora, a meta é otimizar e intensificar esses resultados, alcançando um nível mais profundo de engajamento e transformação nas comunidades atendidas. Em segundo lugar, a expansão do alcance é um objetivo fundamental. Isso implica em levar as ações para novas escolas, atingindo um público mais amplo e diversificado, podendo incluir comunidades rurais e quilombolas, que muitas vezes possuem acesso limitado a recursos educacionais e culturais. Essa expansão não é apenas geográfica, mas também demográfica, visando envolver diferentes faixas etárias e contextos sociais. Adicionalmente, a inovação nos formatos de conteúdo digital é crucial para manter a relevância e o dinamismo do programa. Em um cenário de constante desenvolvimento tecnológico, é essencial explorar novas plataformas, metodologias interativas e linguagens digitais que captem a atenção e promovam a participação ativa dos jovens e da comunidade em geral. Isso inclui o desenvolvimento de podcasts, vídeos interativos, jogos educativos, realidade aumentada e outras ferramentas que potencializem a experiência de aprendizagem e a construção de narrativas. Esta nova fase do programa "Histórias em Redes" tem como visão não apenas manter as conquistas anteriores, mas ampliar substancialmente a interação dialógica com a comunidade. Isso significa promover espaços de diálogo, escuta ativa e construção coletiva de conhecimento, onde as vozes da comunidade sejam valorizadas e integrem as ações do programa. O objetivo é criar um ciclo virtuoso de troca, onde a universidade aprende com a comunidade tanto quanto a comunidade se beneficia da universidade. Ao fortalecer o papel da UFVJM como agente de transformação social e cultural na região, o programa reafirma o compromisso da instituição com a extensão universitária em sua essência mais profunda. A universidade, nesse contexto, transcende seus muros para atuar como um catalisador de mudanças positivas, promovendo o desenvolvimento local e regional de forma sustentável e inclusiva. Finalmente, a contribuição para a formação integral dos estudantes envolvidos é um pilar central. O programa oferece aos universitários a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais, desenvolver habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e responsabilidade social. Essa experiência prática enriquece a formação acadêmica, preparando-os para serem profissionais éticos, engajados e conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. A troca de experiências entre estudantes de diferentes cursos e com a comunidade gera um aprendizado mútuo inestimável, moldando cidadãos mais completos e preparados para os desafios do futuro.
Geral: Consolidar e expandir o ecossistema de pesquisa e difusão digital do projeto "Histórias em Redes", aprofundando a conexão entre a universidade e a comunidade por meio de ações de educação patrimonial e produção de narrativas digitais sobre a história e a cultura de Diamantina. Específicos: (1) Ampliar a Ação Pedagógica com a rede escolar; (2) Aprofundar a Produção de Conteúdo digital; (3) Realizar o 3º Seminário "Histórias em Redes"; (4) Promover a Colaboração com Guias de Turismo Locais; (5) Desenvolver Parcerias para Acesso à Informação com instituições de memória; (6) Estruturar Ações de Extensão para Cursos Online; (7) Fortalecer a Curadoria Digital; (8) Publicar um Produto Acadêmico Síntese.
Envolver no mínimo 5 novas escolas da rede pública em ações pedagógicas. Produzir 4 minidocumentários e 3 novos roteiros em áudio (audioguias). Realizar 1 seminário com publicação de anais. Realizar 2 oficinas de formação com guias de turismo e co-criar 1 roteiro turístico. Firmar 1 parceria com instituição de memória e lançar 1 produto digital. Submeter e aprovar 1 projeto de curso online e ofertar sua primeira turma. Publicar 1 e-book ou dossiê temático com os resultados do projeto.
A proposta do programa "Histórias em Redes" se articula em quatro eixos estratégicos, cada um com objetivos bem definidos para garantir a construção e difusão de conhecimento sobre o patrimônio cultural. O primeiro eixo, de Pesquisa e Curadoria de Conteúdo é a base do Programa e é um eixo em avançado processo de desenvolvimento, cujos resultados parciais podem ser encontrado no Caderno Pedagógico (https://heyzine.com/flip-book/aca65c671e.html). Ele envolve um meticuloso levantamento de fontes primárias e secundárias, incluindo documentos históricos, iconografia, relatos orais e outras formas de registro cultural, com informações relevantes que servirão de subsídio para a criação dos produtos finais, garantindo a solidez e a precisão do conteúdo a ser compartilhado. O segundo eixo de Ação Pedagógica e Comunitária foca na capacitação e no engajamento direto com diferentes públicos. Serão realizadas oficinas direcionadas a professores, utilizando como material didático o Caderno Pedagógico, disponível em https://heyzine.com/flip-book/aca65c671e.html. Essas oficinas visam instrumentalizar os educadores para que possam integrar o patrimônio cultural em suas práticas pedagógicas. Além disso, serão estabelecidos grupos de trabalho com guias de turismo, com o intuito de aprimorar a interpretação e a construção de narrativas dos roteiros turísticos, valorizando as histórias locais e a identidade cultural das comunidades. O terceiro eixo, Produção e Difusão Digital, é responsável pela materialização e alcance do programa. Abrange a gravação e edição de diversos materiais audiovisuais e textuais, transformando o conteúdo pesquisado em formatos acessíveis e atrativos. Esta etapa inclui também a gestão estratégica das redes sociais e outras plataformas digitais, garantindo a ampla difusão dos produtos criados e a interação com o público. O objetivo é utilizar as ferramentas digitais para alcançar um número significativo de pessoas, democratizando o acesso ao conhecimento e às histórias. Por fim, o eixo de Parcerias e Expansão em Rede busca a sustentabilidade e o crescimento do programa. Trata-se da formalização de colaborações com instituições, organizações e outros projetos, visando à criação de produtos inovadores que facilitem o acesso a acervos culturais e o desenvolvimento de cursos online. Essas parcerias são fundamentais para ampliar o escopo do programa, enriquecer o conteúdo oferecido e garantir a continuidade das ações, construindo uma rede colaborativa para a valorização e preservação do patrimônio cultural.
FONSECA, Vitoria Azevedo; DA CONCEIÇÃO SOUZA, Andreza. Castelos de Helena nas histórias em redes: o livro Minha Vida de Menina em roteiro histórico turístico. Intersecoes: Revista de Estudios Interdisciplinares, v. 26, n. 1, 2024. FONSECA, Vitória Azevedo, GIL, Carmem Z.Vargas. Caderno Pedagógico: Histórias em Redes: propostas metodológicas. Diamantina, MG: UFVJM, [2024]. Disponível em: https://heyzine.com/flip-book/aca65c671e.html. MOURÃO, Jéssica Fernandes; DA FONSECA, Vitória Azevedo. Isidoro: memórias e resistências. Faces de Clio, v. 11, n. 20, p. 214-231, 2024.
A interação é o pilar fundamental do programa "Histórias em Redes", permeando todas as suas iniciativas e garantindo uma construção horizontal do conhecimento. Esta abordagem colaborativa manifesta-se de diversas formas. Em primeiro lugar, a co-criação de roteiros com escolas e guias de turismo é um dos eixos centrais. Por meio dessa parceria, o programa não apenas oferece conteúdo, mas também desenvolve, em conjunto com os parceiros educacionais e turísticos, narrativas e percursos que são relevantes e alinhados às necessidades e interesses de cada público. Essa colaboração assegura que os roteiros sejam pedagogicamente eficazes e culturalmente ricos, transformando a experiência de aprendizado e visitação em algo imersivo e significativo. Em segundo lugar, a coleta de narrativas da comunidade é um elemento vital que enriquece o programa com a voz e a memória local. O programa poderá buscar registrar e valorizar as histórias, tradições e experiências dos moradores, reconhecendo-os como detentores de um conhecimento empírico valioso. Essa prática não só preserva a identidade cultural da região, mas também empodera os membros da comunidade, tornando-os protagonistas no processo de construção e disseminação do conhecimento. Em terceiro lugar, a abertura de canais de participação via redes sociais e eventos é crucial para ampliar o alcance e a engajamento do programa. As plataformas digitais servem como espaços dinâmicos para a troca de informações, o compartilhamento de histórias e a promoção de debates, permitindo que um público diversificado contribua e interaja. Da mesma forma, a realização de eventos presenciais, como rodas de conversa, oficinas e exposições, fortalece os laços comunitários e cria oportunidades para a interação direta e a vivência das narrativas. Todas essas estratégias garantem que o conhecimento seja construído de forma horizontal, rompendo com o modelo tradicional de transferência unilateral da universidade para a sociedade. O "Histórias em Redes" propõe um diálogo contínuo e um intercâmbio de saberes, onde a academia e a comunidade se encontram em pé de igualdade, enriquecendo mutuamente suas perspectivas e experiências. Este modelo participativo não apenas democratiza o acesso ao conhecimento, mas também gera um sentimento de pertencimento e co-responsabilidade, fundamental para a sustentabilidade e o impacto duradouro do programa.
A proposta do programa Histórias em Redes transcende as fronteiras disciplinares ao integrar profissionais e estudantes de campos diversos, como História, Educação, Comunicação, Turismo, Design e Artes Visuais. Essa união estratégica fomenta uma abordagem verdadeiramente multifacetada e holística do patrimônio cultural, permitindo que diferentes perspectivas e metodologias se entrelacem para uma compreensão mais rica e aprofundada. Além da diversidade interna, o programa se fortalece através da colaboração com profissionais externos. Guias de turismo, por exemplo, trazem para o projeto uma expertise prática na interpretação e apresentação do patrimônio para o público, enquanto arquivistas contribuem com seu conhecimento na pesquisa, organização e preservação de documentos históricos. Essa troca de saberes e experiências enriquece significativamente tanto a prática das atividades desenvolvidas quanto os resultados alcançados pelo projeto, garantindo uma conexão sólida com a realidade e as demandas do campo cultural. Essa sinergia entre acadêmicos e profissionais do mercado não apenas otimiza a qualidade do trabalho realizado, mas também cria um ambiente de aprendizado contínuo e inovação, onde a teoria se encontra com a prática para gerar soluções criativas e eficazes na valorização e difusão do patrimônio cultural.
O programa materializa este princípio fundamental ao empregar a pesquisa histórica como alicerce robusto para o desenvolvimento de todos os seus conteúdos. Através de uma investigação aprofundada e rigorosa, buscou-se não apenas coletar dados, mas também interpretá-los criticamente, contextualizando eventos e processos para oferecer uma compreensão abrangente do passado. Em seguida, o programa propõe dedicar a aplicar e validar esses conteúdos na extensão, estabelecendo um contato direto e significativo com a comunidade. Esta etapa é crucial para que o conhecimento gerado na pesquisa não permaneça restrito ao ambiente acadêmico, mas se torne acessível e relevante para a sociedade. Por meio de atividades interativas, oficinas, palestras e outras iniciativas, a comunidade tem a oportunidade de dialogar com os resultados da pesquisa histórica, participando ativamente da construção e disseminação do conhecimento. Assim, todo esse processo é transformado em um campo de formação prática para o ensino, envolvendo diretamente estudantes de graduação e pós-graduação. Ao participarem das etapas de pesquisa e extensão, os estudantes adquirem uma experiência valiosa, aplicando os conhecimentos teóricos em situações reais e desenvolvendo habilidades essenciais para sua futura atuação profissional. Este ciclo integrado de pesquisa, extensão e ensino garante que o programa não apenas gere conhecimento e o compartilhe, mas também forme novos pesquisadores, educadores e cidadãos engajados, capazes de compreender e atuar sobre as dinâmicas históricas de suas comunidades.
Os participantes do programa terão a oportunidade de desenvolver habilidades em pesquisa histórica e análise crítica de fontes, bem como na produção e disseminação de mídias digitais para comunicar conhecimentos. A prática da comunicação científica será abordada, visando a apresentação de ideias a diferentes públicos, e a educação patrimonial oferecerá ferramentas para a criação de projetos de valorização cultural e ambiental. Além disso, a experiência poderá incluir a gestão de projetos, com concepção, planejamento e execução de iniciativas, e o trabalho em equipe com comunidades externas, buscando promover a colaboração e o diálogo intercultural. Essa vivência prática pode contribuir para a formação acadêmica, conectando os estudantes a aspectos da realidade social e às demandas do mercado. Simultaneamente, pode fortalecer a cidadania, incentivando o engajamento cívico, a ética profissional e uma consciência crítica sobre o papel da história. O programa visa preparar os participantes para alguns dos desafios do mercado de trabalho, que demanda profissionais com diversas competências, e da sociedade, que busca cidadãos ativos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a justiça social.
O programa gera um impacto social significativo ao fornecer recursos pedagógicos gratuitos e de qualidade para as escolas locais, sejam por meio da criação e distribuição de materiais didáticos inovadores, e atividades interativas, o programa enriquece o currículo escolar, estimula o aprendizado e oferece ferramentas valiosas para educadores e alunos. Esses recursos são elaborados conjuntamente para serem acessíveis e relevantes, abordando temas culturais e históricos de Diamantina e região, o que contribui para uma educação mais contextualizada e engajadora. Além disso, ao buscar qualificar a oferta do turismo cultural em Diamantina, o programa atua na capacitação de guias turísticos, operadores de agências e profissionais do setor, oferecendo treinamentos que aprofundam o conhecimento sobre a história, arte e tradições locais. Além disso, desenvolve roteiros turísticos temáticos e experiências imersivas que valorizam o patrimônio cultural material e imaterial da cidade, atraindo visitantes interessados em uma vivência autêntica e enriquecedora, e, consequentemente, impulsionando a economia local. Paralelamente, fortalece o sentimento de pertencimento e a identidade cultural da comunidade, ao promover as suas atividades o programa incentiva a participação ativa dos moradores. Essas ações colaborativas reforçam os laços comunitários, valorizam as narrativas locais e contribuem para que as novas gerações reconheçam e se orgulhem de suas raízes e herança cultural. A proposta busca também democratizar o acesso à memória e ao patrimônio por meio de plataformas digitais abertas. O programa cria e mantém repositórios digitais, museus virtuais e bases de dados online com informações sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural de Diamantina. Ao disponibilizar esse acervo de forma gratuita e acessível a qualquer pessoa com acesso à internet, rompe barreiras geográficas e sociais, garantindo que a riqueza cultural da cidade seja conhecida, estudada e apreciada por um público muito mais amplo, incluindo pesquisadores, estudantes e entusiastas de todo o mundo.
A divulgação dos resultados deste programa de extensão será realizada de forma abrangente e multifacetada, garantindo o alcance de diversos públicos. Primeiramente, os resultados serão disponibilizados e atualizados no site oficial do projeto e no seu perfil no Instagram, servindo como plataformas centrais para acesso contínuo e interativo. Além disso, a iniciativa prevê a organização de eventos abertos à comunidade, com destaque para um seminário que proporcionará um espaço de discussão aprofundada e troca de conhecimentos sobre as histórias em redes desenvolvidas. No âmbito acadêmico, o programa se empenha em produzir publicações qualificadas, incluindo artigos científicos em periódicos relevantes e um e-book, visando a disseminação do conhecimento gerado e a contribuição para a área de estudo. Por fim, para ampliar o impacto e a visibilidade das ações, será enviado material informativo para a imprensa local e regional, buscando noticiar as atividades e conquistas do projeto para um público mais amplo.
Público-alvo
Professores e estudantes de escolas públicas e privadas de Diamantina.
Guias de turismo, agentes de viagem e profissionais do setor hoteleiro de Diamantina.
Turistas nacionais e internacionais que visitam Diamantina.
Moradores de Diamantina e região interessados em história, cultura e patrimônio.
Estudantes universitários, pesquisadores, professores e interessados de todo o Brasil.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 740 h
- Manhã;
- Tarde;
Contato inicial com gestores escolares, apresentação da proposta e planejamento das ações pedagógicas.
- Manhã;
- Tarde;
Realização de encontros formativos com os professores das escolas parceiras para apresentação do Caderno Pedagógico e das metodologias do projeto.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Ciclo de oficinas e grupos de trabalho para troca de saberes e desenvolvimento conjunto de um novo roteiro turístico-pedagógico.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Pesquisa histórica e iconográfica em parceria com estudantes, comunidades e em cursos para a criação de novos roteiros temáticos para a cidade.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Roteirização, gravação, edição e finalização dos conteúdos audiovisuais e audioguias através de projeto específico para isso.
- Tarde;
- Noite;
Articulação com outras instituições, desenvolvimento do plano de curso, produção do material didático e oferta alinhada com disciplinas de Laboratório de Ensino de História da UFVJM.
- Tarde;
- Noite;
Planejamento, organização, execução e publicação dos anais do evento.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Atividade de extensão contínua de mediação dos roteiros urbanos com turmas de estudantes das escolas parceiras.
- Manhã;
Organização dos artigos, revisão e diagramação do material para publicação final do projeto.
Gestão e Elaboração de Relatórios
10/05/2026
10/10/2027
- Manhã;
Atividades administrativas, reuniões de equipe e elaboração dos relatórios parcial (2026) e final (2027) para submissão no sistema SIEXC.