Detalhes da ação

Programa de Qualificação Profissional e de Mentoria Técnica das Indústrias de Teófilo Otoni - PQMITO

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000598

Tipo da Ação

Prestação de Serviço

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/11/2023

Data Fim

31/10/2024


Programa Vínculado

202104000026 - Trabalho, Tecnologia e Educação - Indicadores e Contexto Regional


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

adriano roberto de queiroz santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@ufvjmicet
Outras Redes Sociais

@profadrianoqueiroz

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Resumo

O programa tem por objetivo é contribuir para a melhoria dos processos produtivos das indústrias de Teófilo Otoni identificadas no projeto de Pesquisa cadastrado na PRPPG 2622022 e no grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ/MEC, através de implantação de um programa de treinamento aos gestores e de uma programa de Mentoria supervisionada de tais indústrias por meio da parceria da ACE-Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni/MG.


Palavras-chave

Indústrias, treinamento, mentoria, Processos Produtivos, Desempenho, Teófilo Otoni


Introdução

As indústrias representam a base propulssora para o desenvolvimento econômico e social de uma região, localidade ou país (TUBINO, 2007). Pemeiando desde a indústria de base até a indústria de consumo, o fortalecimento e o crescimento do setor industrial possibilita o impulsionamento de outros setores da economia, desde a agricultura e pecuária (setor primário) até os setores de comércio e serviços (setor terciário), (TUBINO,2009). Enfatiza-se nesse contexto, que a eficiência do planejamento e controle da produção, da gestão aprimorada dos custos produtivos e a aplicação de técnicas de controle da qualidade do processo produtivo são essenciais para que as indústrias possam se estruturar de tal modo a fortalecer suas operações e contribuir para a sua atuação no mercado e consequente crescimento econômico local (TUBINO (2009); PALADINI (2011); RAMOS et al., (2013)). Diante das perspectivas de tais autores, e considerando a pesquisa realizada no parque industrial de Teófilo Otoni/MG, em que identificou-se que a maioria das empresas pertencentes a tal parque industrial não possuem planejamento e controle da produção, gerenciamento dos custos produtivos e gestão da qualidade dos processos produtivos, o respectivo projeto de extensão permitirá que as indústrias locais, o cursos do ICET/UFVJM e ACE/TO trabalhem em conjunto para melhorar a qualificação profissional e a melhoria do desempenho das industrias da cidade de Teófilo Otoni/MG.


Justificativa

A implantação deste projeto justifica-se primeiramente pela possibilidade de proporcionar as indústrias de Teófilo Otoni qualificação técnica para que os gestores e funcionários que atuam nessas indústrias melhores seus processos de planejamento e controle da produção, gerenciamento de custos e gestão da qualidade das etapas de produção. Para além disso, o presente projeto ainda se justifica pela oportunidade de contribuir com a melhoria do desempenho operacional e gerencial das indústrias locais, o que consequentemente permite a melhoria dos seus resultados destas empresas, o crescimento do setor industrial local e, desenvolvimento social e econômico da região do Vale do Mucuri de Minas Gerais. O respectivo projeto ainda se justifica pela oportunidade das indústrias locais integrarem ao ICET/UFVJM, permitindo que o corpo docente e discente da instituição estabeleçam um caminho de troca de conhecimentos e aprendizagem mútuas, possibilitando melhor correlação entre teoria e prática, ou seja, universidade e mercado.


Objetivos

Contribuir para a melhoria dos processos produtivos das indústrias de Teófilo Otoni identificadas no projeto de Pesquisa cadastrado na PRPPG n.2622022 através de implantação de um programa de treinamento aos gestores/funcionários de tais indústrias. Qualificar a mão-de-obra das indústrias locais com a qualificação profissional nas áreas de planejamento e controle da produção, gerenciamento e controle de custos e gerenciamento e controle da qualidade. Realizar programa de mentoria junto as indústrias locais, por meio do corpo discente, supervisionado pelo corpo docente do ICET/UFVJM, em parceria com a ACE/TO.


Metas

Treinar 40 funcionários de 40 indústrias diferentes pertencentes ao painel das indústrias identificadas no projeto de pesquisa cadastrado na PRPPG n.2622022 e no grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ/MEC em (03) três cursos: PCP - Planejamento e Controle da Produção, Gestão e controle de custos de produção e Gestão e Controle da Qualidade da produção. Implantar programa de mentoria para 10 indústrias locais por meio do corpo discente, supervisionado pelo corpo docente do ICET/UFVJM, com o apoio da ACE/TO.


Metodologia

A metodologia para realização de treinamentos baseia-se primeiramente em treinamento teóricos com aulas expositivas a serem realizadas pelo corpo docente do ICET/UFVJM conforme cronograma. Além disso, será utilizada a metodologia ativa de ensino aprendizagem com a aplicação prática de caso de ensino pelo corpo docente conforme cronograma. Paralelo a essas metodologias, as 10 (dez) melhores indústrias que obtiverem os melhores desempenhos nos processo de avaliação definidos pelo corpo docente pertencente ao projeto, irão realizar um processo de mentoria com o corpo discente do ICET, supervisionado pelos professores durante 3 meses para prestar assessoria a tais indústrias.


Referências Bibliográficas

PALADINI, Edson P. Avaliação estratégica da qualidade. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011. xiv, 234 p. TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo, SP: Atlas, 2007. 190 p TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009. xii, 190 p. RAMOS, Edson Marcos Leal Soares; ALMEIDA, Silvia dos Santos de; ARAÚJO, Adrilayne dos Reis. Controle estatístico da qualidade. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013. xv, 160 p


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto possibilitará uma interação entre a universidade e o mercado por meio de cursos qualificação técnica que irão integrar discentes, docentes e profissionais que atuam nas micro e pequenas indústrias de Teófilo Otoni/MG.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto irá integrar e interagir diversas disciplinas do curso de Engenharia de Produção tais como: PCP, GEPEP, Pesquisa Operacional, Sistemas de Controle de Qualidade, Custos Industriais, dentre outras; de forma que tais conhecimentos destas disciplinas permitam o desenvolvimento da interprofissionalidade dos discentes, uma vez que, eles estarão em contato com mercado de trabalho ao atuarem com ações dentro das indústrias locais.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As ações do respectivo projeto integram os eixos ensino, pesquisa e extensão, haja vista que, tal projeto é oriundo de um projeto de pesquisa cadastrado na PRPPG e no Grupo de Pesquisa GEPMPI cadastrado no MEC/CNPQ, no qual permitirá que teorias e técnicas absorvidas nas disciplinas do curso de Engenharia de Produção possam ser vivenciadas na prática.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O graduando em Engenharia de Produção do ICET/UFVJM poderão atuar como facilitadores nos cursos de qualificação a serem ofertados aos funcionários das empresas participantes com a supervisão dos docentes, bem como, ainda poderão atuar como estagiários nos processos de suporte técnico orientado pelos docentes do curso.


Impacto e Transformação Social

O respectivo projeto irá permitir que os egressos de Engenharia de Produção possam ingressar no mercado de trabalho criando network com as indústrias da região, abrindo campos e vagas de trabalho e mão-de-obra acessível também para as organizações da região.


Divulgação

A ação será divulgada nas redes sociais do ICET, no site da UFVJM, bem como, nas redes sociais dos parceiros como ACE.


Público-alvo

Descrição

40 gestores e funcionários das indústrias de Teófilo Otoni/MG 10 discentes 10 docentes

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Divulgação do projeto; Convocação das empresas pertencentes ao painel do projeto, e; Fomento financeiro de bolsas para o corpo discente.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 405 h

Carga Horária 45 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Treinamentos de qualificação profissional

Carga Horária 360 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Mentoria supervisionada de discentes pelos docentes nas indústrias com melhor desempenho no programa de qualificação profissional nas áreas/temas treinados.