Visitante
Programa de Qualificação Profissional e de Mentoria Técnica das Indústrias de Teófilo Otoni - PQMITO
Sobre a Ação
202203000598
032022 - Ações
Prestação de Serviço
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/11/2023
31/10/2024
202104000026 - Trabalho, Tecnologia e Educação - Indicadores e Contexto Regional
Dados do Coordenador
adriano roberto de queiroz santos
Caracterização da Ação
Engenharias
Tecnologia e Produção
Educação
Educação Profissional
Municipal
Não
Sim
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
@profadrianoqueiroz
Membros
O programa tem por objetivo é contribuir para a melhoria dos processos produtivos das indústrias de Teófilo Otoni identificadas no projeto de Pesquisa cadastrado na PRPPG 2622022 e no grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ/MEC, através de implantação de um programa de treinamento aos gestores e de uma programa de Mentoria supervisionada de tais indústrias por meio da parceria da ACE-Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni/MG.
Indústrias, treinamento, mentoria, Processos Produtivos, Desempenho, Teófilo Otoni
As indústrias representam a base propulssora para o desenvolvimento econômico e social de uma região, localidade ou país (TUBINO, 2007). Pemeiando desde a indústria de base até a indústria de consumo, o fortalecimento e o crescimento do setor industrial possibilita o impulsionamento de outros setores da economia, desde a agricultura e pecuária (setor primário) até os setores de comércio e serviços (setor terciário), (TUBINO,2009). Enfatiza-se nesse contexto, que a eficiência do planejamento e controle da produção, da gestão aprimorada dos custos produtivos e a aplicação de técnicas de controle da qualidade do processo produtivo são essenciais para que as indústrias possam se estruturar de tal modo a fortalecer suas operações e contribuir para a sua atuação no mercado e consequente crescimento econômico local (TUBINO (2009); PALADINI (2011); RAMOS et al., (2013)). Diante das perspectivas de tais autores, e considerando a pesquisa realizada no parque industrial de Teófilo Otoni/MG, em que identificou-se que a maioria das empresas pertencentes a tal parque industrial não possuem planejamento e controle da produção, gerenciamento dos custos produtivos e gestão da qualidade dos processos produtivos, o respectivo projeto de extensão permitirá que as indústrias locais, o cursos do ICET/UFVJM e ACE/TO trabalhem em conjunto para melhorar a qualificação profissional e a melhoria do desempenho das industrias da cidade de Teófilo Otoni/MG.
A implantação deste projeto justifica-se primeiramente pela possibilidade de proporcionar as indústrias de Teófilo Otoni qualificação técnica para que os gestores e funcionários que atuam nessas indústrias melhores seus processos de planejamento e controle da produção, gerenciamento de custos e gestão da qualidade das etapas de produção. Para além disso, o presente projeto ainda se justifica pela oportunidade de contribuir com a melhoria do desempenho operacional e gerencial das indústrias locais, o que consequentemente permite a melhoria dos seus resultados destas empresas, o crescimento do setor industrial local e, desenvolvimento social e econômico da região do Vale do Mucuri de Minas Gerais. O respectivo projeto ainda se justifica pela oportunidade das indústrias locais integrarem ao ICET/UFVJM, permitindo que o corpo docente e discente da instituição estabeleçam um caminho de troca de conhecimentos e aprendizagem mútuas, possibilitando melhor correlação entre teoria e prática, ou seja, universidade e mercado.
Contribuir para a melhoria dos processos produtivos das indústrias de Teófilo Otoni identificadas no projeto de Pesquisa cadastrado na PRPPG n.2622022 através de implantação de um programa de treinamento aos gestores/funcionários de tais indústrias. Qualificar a mão-de-obra das indústrias locais com a qualificação profissional nas áreas de planejamento e controle da produção, gerenciamento e controle de custos e gerenciamento e controle da qualidade. Realizar programa de mentoria junto as indústrias locais, por meio do corpo discente, supervisionado pelo corpo docente do ICET/UFVJM, em parceria com a ACE/TO.
Treinar 40 funcionários de 40 indústrias diferentes pertencentes ao painel das indústrias identificadas no projeto de pesquisa cadastrado na PRPPG n.2622022 e no grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ/MEC em (03) três cursos: PCP - Planejamento e Controle da Produção, Gestão e controle de custos de produção e Gestão e Controle da Qualidade da produção. Implantar programa de mentoria para 10 indústrias locais por meio do corpo discente, supervisionado pelo corpo docente do ICET/UFVJM, com o apoio da ACE/TO.
A metodologia para realização de treinamentos baseia-se primeiramente em treinamento teóricos com aulas expositivas a serem realizadas pelo corpo docente do ICET/UFVJM conforme cronograma. Além disso, será utilizada a metodologia ativa de ensino aprendizagem com a aplicação prática de caso de ensino pelo corpo docente conforme cronograma. Paralelo a essas metodologias, as 10 (dez) melhores indústrias que obtiverem os melhores desempenhos nos processo de avaliação definidos pelo corpo docente pertencente ao projeto, irão realizar um processo de mentoria com o corpo discente do ICET, supervisionado pelos professores durante 3 meses para prestar assessoria a tais indústrias.
PALADINI, Edson P. Avaliação estratégica da qualidade. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011. xiv, 234 p. TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo, SP: Atlas, 2007. 190 p TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009. xii, 190 p. RAMOS, Edson Marcos Leal Soares; ALMEIDA, Silvia dos Santos de; ARAÚJO, Adrilayne dos Reis. Controle estatístico da qualidade. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013. xv, 160 p
O projeto possibilitará uma interação entre a universidade e o mercado por meio de cursos qualificação técnica que irão integrar discentes, docentes e profissionais que atuam nas micro e pequenas indústrias de Teófilo Otoni/MG.
O projeto irá integrar e interagir diversas disciplinas do curso de Engenharia de Produção tais como: PCP, GEPEP, Pesquisa Operacional, Sistemas de Controle de Qualidade, Custos Industriais, dentre outras; de forma que tais conhecimentos destas disciplinas permitam o desenvolvimento da interprofissionalidade dos discentes, uma vez que, eles estarão em contato com mercado de trabalho ao atuarem com ações dentro das indústrias locais.
As ações do respectivo projeto integram os eixos ensino, pesquisa e extensão, haja vista que, tal projeto é oriundo de um projeto de pesquisa cadastrado na PRPPG e no Grupo de Pesquisa GEPMPI cadastrado no MEC/CNPQ, no qual permitirá que teorias e técnicas absorvidas nas disciplinas do curso de Engenharia de Produção possam ser vivenciadas na prática.
O graduando em Engenharia de Produção do ICET/UFVJM poderão atuar como facilitadores nos cursos de qualificação a serem ofertados aos funcionários das empresas participantes com a supervisão dos docentes, bem como, ainda poderão atuar como estagiários nos processos de suporte técnico orientado pelos docentes do curso.
O respectivo projeto irá permitir que os egressos de Engenharia de Produção possam ingressar no mercado de trabalho criando network com as indústrias da região, abrindo campos e vagas de trabalho e mão-de-obra acessível também para as organizações da região.
A ação será divulgada nas redes sociais do ICET, no site da UFVJM, bem como, nas redes sociais dos parceiros como ACE.
Público-alvo
40 gestores e funcionários das indústrias de Teófilo Otoni/MG 10 discentes 10 docentes
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Divulgação do projeto; Convocação das empresas pertencentes ao painel do projeto, e; Fomento financeiro de bolsas para o corpo discente.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 405 h
- Noite;
Treinamentos de qualificação profissional
- Manhã;
- Tarde;
Mentoria supervisionada de discentes pelos docentes nas indústrias com melhor desempenho no programa de qualificação profissional nas áreas/temas treinados.