Detalhes da ação

A qualidade da educação em discussão: cooperação e colaboração entre os entes federados.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000608

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

10/09/2023

Data Fim

19/09/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mara lúcia ramalho

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

A proposta visa realizar conferências municipais para fortalecer a colaboração entre União, Estado e Município. As conferências ocorrerão em Polos como Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Guanhães, Pedra Azul, Taiobeiras e Teofilo Otoni. Estes locais foram escolhidos pela facilidade de deslocamento para gestores vizinhos. O objetivo é criar indicadores que auxiliem na elaboração de um Programa de Formação para profissionais da educação.


Palavras-chave

Cooperação - Profissionais da educação - Conferências municipais - Formação continuada


Introdução

A presente proposta para a realização de um evento intitulado "A qualidade da educação em discussão: cooperação e colaboração entre os entes federados", é fruto de uma articulação realizada entre as prefeituras municipais e a UFVJM, por meio da realização de conferências municipais, visto que a organização pactuada entre municípios garante o fortalecimento da cooperação intermunicipal, o que segundo Linhares (2011) favorece o fortalecimento de políticas que tenham como pilares estruturantes a cooperação entre os entes públicos, em prol ao objetivo comum. Pretende-se com esta ação estimular a organização de arranjos de Desenvolvimento da Educação, entendido como agrupamentos de municípios geograficamente próximos e que possuam "características sociais e econômicas semelhantes", mas para o desenvolvimento de um trabalho integrado, propõe a ação intermunicipal, necessariamente com a participação do Estado e da União, incluindo ou não instituições privadas e não governamentais, "sem que haja para isso transferência de recursos públicos para tais instituições e organismos privados”. (OLIVEIRA; GANZELI, 2013). Neste contexto, a realização de conferências municipais emerge como uma estratégia para aprimorar a cooperação entre os entes federados, vez que a que [...] a formação de redes cooperativas vem ganhando cada vez mais espaço na gestão das políticas públicas. Um sistema trabalhando em rede favorece a inovação, como consequência da experimentação, e a interação cooperativa entre os diferentes tipos de organização. Diante a este cenário é que se propõe a organização de Arranjos de Desenvolvimento que levem em conta a construção de um olhar para o território que possa considerar valores de múltiplas naturezas: culturais, antropológicos, econômicos, sociais, financeiros (SOUZA, 2005), pois é notória a necessidade de inserção da universidade, nesse contexto, para apoiar intervenções com intuito de auxiliar na melhoria da qualidade da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) da região.


Justificativa

A educação é um dos pilares centrais para o desenvolvimento sustentável e equilibrado de qualquer sociedade. No entanto, garantir uma educação de qualidade exige mais do que apenas esforços individuais de instituições ou governos isolados. Nesse sentido, o fortalecimento da cooperação e colaboração entre os entes federados torna-se crucial para o estabelecimento de políticas públicas educacionais eficientes e adaptadas às peculiaridades locais. Conforme Oliveira e Ganzeli (2013) destacam, não se trata meramente de transferir recursos públicos, mas de promover um trabalho conjunto e integrado que pode incluir, ou não, instituições privadas e não governamentais, sempre com o foco em resultados palpáveis e melhoria educacional. O cenário atual, marcado pela crescente formação de redes cooperativas na gestão das políticas públicas, mostra uma tendência de integração e cooperação, sendo a inovação e a interação cooperativa elementos-chave dessa dinâmica. A escolha dos polos para as conferências municipais, como Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Guanhães, Pedra Azul, Taiobeiras e Teofilo Otoni, não foi aleatória. Estes locais foram estrategicamente escolhidos tendo em vista a facilidade de deslocamento para gestores vizinhos e a presença de características sociais e econômicas semelhantes. Isso possibilita a troca de experiências, aprendizados e boas práticas de forma mais efetiva, visando a melhoria coletiva da qualidade educacional. Além disso, a inserção da universidade, especificamente a UFVJM, nesse contexto de cooperação, é fundamental. A universidade, com sua expertise acadêmica e científica, pode fornecer subsídios teóricos e práticos que auxiliam na tomada de decisões e na elaboração de estratégias pedagógicas mais eficazes para a educação básica. Assim, a proposta de realização dessas conferências municipais busca, em sua essência, criar um espaço de diálogo e construção coletiva, que permita não só o compartilhamento de saberes, mas também a elaboração conjunta de indicadores e programas de formação voltados para os profissionais da educação, garantindo que a educação básica em nossa região alcance patamares cada vez mais elevados de qualidade e excelência.


Objetivos

Objetivo Geral Estimular a organização de Arranjos de Desenvolvimento da Educação, de forma cooperativa entre os municípios localizados nas regiões: Vales do Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Rio Doce e Alto Rio Pardo. Objetivos específicos I- Organizar conferências envolvendo os municípios que serão considerados Polos de Formação: Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Guanhães, Pedra Azul, Taiobeiras e Teofilo Otoni. II- Identificar indicadores que possam auxiliar na elaboração de um Programa de Extensão Universitária, com bases pactuadas, para a formação de profissionais da educação. III- Contribuir na consolidação de redes colaborativas entre os municípios, por meio da utilização de Arranjos de Desenvolvimento da Educação.


Metas

Metas: 1. Efetivar a realização de sete conferências em cada um dos polos mencionados (Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Guanhães, Pedra Azul, Taiobeiras e Teofilo Otoni) até o final do ano de 2023. 2. Garantir a participação de, no mínimo, 80% dos gestores educacionais dos municípios vizinhos em cada conferência. 3. Desenvolver e validar um conjunto de, pelo menos, dez indicadores-chave até o final do segundo semestre do ano de 2023 , que serão usados para avaliar e melhorar a qualidade da educação nas regiões envolvidas. 4. Utilizar os indicadores-chave para criar e lançar um Programa de Formação para profissionais da educação até o final do ano de 2023, com capacidade para treinar pelo menos 500 profissionais da educação no primeiro ano de implementação. 5. Estabelecer, até o final do ano 2023 , cinco redes cooperativas intermunicipais focadas na melhoria da educação, envolvendo União, Estado e Municípios. 6. Estabelecer dois arranjos de Desenvolvimento da Educação, considerando as características culturais, antropológicas, econômicas, sociais e financeiras da região, até o final do ano 2023.


Metodologia

A realização do evento em questão prevê a organização de conferências, que serão realizadas nos municipais: Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Guanhães, Pedra Azul, Taiobeiras e Teófilo Otoni e prevê a participação de representações das cidades circunvizinhas. O evento terá como temática para discussão: a cooperação entre os entes federados. No evento em questão será realizada uma palestra seguida de uma discussão sobre a temática, objeto da discussão em questão, que terá a duração de 2horas para exposição e 2horas para diálogo com as representações locais, tendo como princípio estruturante a organização de um Arranjo de Desenvolvimento Educacional entre os municípios. espera-se certificar uma participação de um universo de 100 participantes.


Referências Bibliográficas

OLIVEIRA, C. DE; GANZELI, P. Relações intergovernamentais na educação: fundos, convênios, consórcios públicos e arranjos de desenvolvimento da educação. Educação & Sociedade, v. 34, p. 1031–1047, 1 dez. 2013. LINHARES, P. T. F. S. Evolução da Cooperação Intermunicipal no Brasil. In: IV Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2011, Brasília. Anais do IV Congresso CONSAD de Gestão Pública, Brasília, 2011, p. 34-123.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Baseado na proposta apresentada, podemos afirmar que a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade possui características fundamentais que buscam superar as barreiras tradicionais e promover a integração de saberes, experiências e práticas em prol da educação. Neste sentido, a interação dialógica proposta como metodologia para a realização das Conferências pauta-se na abordagem em que ambas as partes, a comunidade acadêmica e a sociedade, devem participar ativamente da construção e compartilhamento de conhecimentos. No contexto da proposta, essa interação é central, uma vez que busca envolver gestores, educadores, acadêmicos e a comunidade em geral nas conferências municipais, gerando uma troca de experiências e conhecimentos. O reconhecimento do valor e das contribuições de cada parte é essencial. Enquanto a comunidade acadêmica traz abordagens teóricas, pesquisas e estudos, a sociedade, em especial os profissionais da educação e gestores locais, contribui com experiências práticas, desafios reais e compreensão profunda das peculiaridades regionais. Diante ao exposto, os polos de formação selecionados, não são apenas espaços de realização, mas se tornam protagonistas, uma vez que refletem as necessidades, desafios e características de suas respectivas regiões. Essa escolha permite que as soluções e discussões propostas sejam mais alinhadas às realidades locais. A proposta destaca ainda a importância de envolver diferentes níveis de gestão, como a União, o Estado e o Município, promovendo uma visão holística e integrada dos desafios da educação. Isso favorece a construção de políticas públicas mais robustas e alinhadas com as demandas de diferentes esferas da sociedade. Ao propor que se considere um olhar para o território que englobe múltiplas naturezas (culturais, antropológicas, econômicas, entre outras), há um reconhecimento da complexidade e da riqueza da interação entre academia e sociedade. De tal forma, a interação dialógica, por natureza, promove a inovação. Ao conectar a teoria com a prática, novas soluções podem emergir, e a proposta reconhece isso ao enfatizar o papel das redes cooperativas e do trabalho em rede.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta ressalta a importância da colaboração e cooperação entre diversos atores e instituições, trazendo à tona conceitos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Estes são fundamentais para uma abordagem integrada e eficaz em relação à qualidade da educação. De tal forma, a interdisciplinaridade favorece a convergência de Saberes. e ainda a interação entre diferentes campos do conhecimento que se convergem para entender e abordar as complexidades da educação. Assim, a interação entre as prefeituras municipais e a UFVJM revela uma tentativa de unir diferentes áreas do conhecimento acadêmico para tratar da questão educacional. Não é apenas a área de educação que está envolvida, mas também áreas que estudam economia, cultura, antropologia, entre outras. Olhar necessário, ao se pensar que para entender o território é preciso conhecer as suas peculiaridades. O que exige uma abordagem que vá além de uma única disciplina. Para realmente entender e abordar os desafios e oportunidades de um território, é necessário integrar conhecimentos das diferentes áreas do conhecimento.. Diante ao exposto é que faz-se necessária a Participação de Múltiplos Atores, vez que a proposta ressalta a cooperação entre União, Estado e Município, além da possível inclusão de instituições privadas e não governamentais. Isso implica na colaboração entre diferentes profissionais da educação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um pilar fundamental das universidades, especialmente das instituições públicas de ensino superior. Esta indissociabilidade significa que essas três atividades não devem ser vistas como separadas ou independentes, mas como partes integrantes e complementares da missão educacional. Ao analisar a proposta apresentada, é possível perceber que esses três elementos estão implícitos e são essenciais para sua efetivação. Assim, a proposta em pauta demonstra claramente a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O ensino é a base para a formação de profissionais qualificados; a pesquisa busca entender e propor soluções para os desafios educacionais das regiões envolvidas; e a extensão é o mecanismo de aplicação e interação do conhecimento acadêmico com a realidade social. Juntos, esses três pilares garantem uma abordagem holística e integrada que pode conduzir a uma transformação significativa na qualidade da educação nas regiões mencionadas na proposta.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação de graduandos em ações de extensão, contribui para a formação dos mesmos a medida que viabiliza o contato com atividades formativas que fazem interface entre a integração entre a teoria e a prática, desenvolvimento de competências transversais, conexão com a comunidade, estímulo a pesquisa e a inovação e viabiliza a participação em redes profissionais que possam integrar o futuro profissional no mercado de trabalho.


Impacto e Transformação Social

A proposta busca ir além de simplesmente abordar questões educacionais; ela visa transformar comunidades através da educação. Ao promover a cooperação entre entes federados, investir na formação de educadores, e integrar universidades na prática educacional local, a proposta tem potencial para promover uma transformação social profunda, beneficiando não apenas estudantes, mas toda a comunidade nas regiões abordadas. O sucesso desta iniciativa poderia servir como modelo para outras regiões do Brasil, mostrando que a colaboração e a abordagem focada no local podem resultar em avanços educacionais significativos e, por extensão, em transformação social.


Divulgação

A divulgação será realizada via e.mail, whatsapp e redes sociais. O convite poderá ser acessado no link a seguir: https://drive.google.com/file/d/15qyDwhM-AihwjsXv_ULFDZRNXbhdcLYc/view.


Programação do Evento

Local

Araçuaí

Data

11/09/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Realização de conferência na cidade de Araçuaí com a participação de representantes das cidades circunvizinhas.

Local

Taiobeiras

Data

12/09/0203

Horário de Início

09:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Realização de conferência na cidade de Taiobeiras com a participação de representantes das cidades circunvizinhas.

Local

Pedra Azul

Data

13/09/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Realização de conferência na cidade de Pedra Azul com a participação de representantes das cidades circunvizinhas.

Local

Teofilo Otoni

Data

14/09/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Realização de conferência na cidade de Teófilo Otoni com a participação de representantes das cidades circunvizinhas.

Local

Capelinha

Data

15/09/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Realização de conferência na cidade de Capelinha com a participação de representantes das cidades circunvizinhas.

Local

Guanhães

Data

19/09/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Realização de conferência na cidade de Guanhães com a participação de representantes das cidades circunvizinhas.

Local

Januária

Data

22/09/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

13:00


Descrição

Realização de conferência na cidade de Januária com a participação de representantes das cidades circunvizinhas.

Público-alvo

Descrição

Serão contemplados pela ação: diretores, supervisores, professores da educação básica, servidores das secretarias municipais de Educação.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Capelinha - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Pedra Azul - MG

Município

Guanhães - MG

Município

Januária - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 32 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A conferência será realizada na cidade de Araçuaí.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Conferencia de Educação na cidade de Taiobeiras,

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A conferência será realizada na cidade de Pedra Azul.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A conferência será realizada na cidade de Teófilo Otoni.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A conferência será realizada na cidade de Capelinha.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A conferência será realizada na cidade de Guanhães.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A conferência será realizada na cidade de Diamantina.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A conferência será realizada na cidade de Januária.