Detalhes da ação

II ECONOMIA E SOCIEDADE EM DEBATE

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000624

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

05/10/2023

Data Fim

04/01/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

janaína elisa patti de faria

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

A organização de evento extensionista em conjunto com a comunidade externa à UFVJM é parte da disciplina obrigatória ECO084, cujo objetivo é fomentar a discussão coletiva sobre temáticas de grande relevância social em sua interface com as Ciências Econômicas e estimular a reflexão dos discentes sobre suas pesquisas a partir desta interação. Já na disciplina obrigatória ECO085, os discentes devem apresentar um capítulo da monografia em caráter extensionista; atividade esta contemplada no evento.


Palavras-chave

Economia e Sociedade; Tripé Ensino-Pesquisa-Extensão; Relação UFVJM-Campus Mucuri e Comunidade Externa


Introdução

A organização do evento de extensão “II Economia e Sociedade em Debate” se dá no âmbito da disciplina obrigatória ECO084 Pesquisa e Extensão em Economia (PEE) - que possui carga horária total de 120h, das quais 100h são dedicadas à extensão - e da disciplina obrigatória ECO085 Trabalho de Conclusão de Curso I (TCCI) - que possui carga horária total de 120h, das quais 40h são dedicadas à extensão. As disciplinas, conforme projeto pedagógico vigente, direcionam-se ao atendimento do item 12.7 da meta 12 da Lei no13.005, de 25/06/2014 (Plano Nacional de Educação), que determina que seja assegurado, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em ações de extensão universitária, sendo tal meta regulamentada na UFVJM pela Resolução no 2 do Consepe, de 18/01/2021. Conforme consta no Anexo 6 - Quadro Descrição da Natureza de Extensão do Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Econômicas, a disciplina obrigatória Pesquisa e Extensão em Economia se insere num conjunto de unidades curriculares do eixo teórico-prático, as quais visam o aprendizado gradual dos estudantes sobre a prática da pesquisa científica e a apreensão das ferramentas necessárias para a elaboração de suas monografias. Prevista para o oitavo período da grade, PEE tem como pré-requisito a disciplina obrigatória Técnicas de Pesquisa em Economia, ofertada no sétimo período, momento em que os estudantes escolhem um tema de pesquisa, elaboram um projeto e formalizam a relação de orientação da monografia, em acordo mútuo com um docente-orientador. Isso permite que, em PEE, sob coordenação do(s) docente(s) responsável(eis) pela disciplina, os estudantes participem ativamente da concepção, organização, divulgação, desenvolvimento e balanços parciais e final das ações de extensão que discutam questões de pesquisa e/ou temas afins de grande relevância social, articulando conhecimentos acadêmicos com saberes e experiências de atores sociais de referência em seus diversos campos de atuação. Tais ações devem ser exequíveis durante o semestre letivo e devem contar com a participação de convidados acadêmicos e não-acadêmicos, preferencialmente tanto como palestrantes, oficineiros e facilitadores das atividades, quanto como público. Espera-se que a imersão dos estudantes em discussões acadêmicas em articulação e diálogo com a comunidade externa no decorrer de PEE provoque uma reflexão sobre suas pesquisas, potencialmente influenciando em seus rumos, em acordo com seus orientadores. A disciplina de PEE é pré-requisito da unidade curricular obrigatória TCCI, prevista para o nono período do curso, quando os estudantes devem avançar em suas pesquisas e desenvolver um capítulo ou o equivalente a 1/3 de suas monografias. Espera-se que a imersão dos estudantes em discussões acadêmicas em articulação e diálogo com a comunidade externa no decorrer de PEE provoque uma reflexão sobre suas pesquisas, potencialmente influenciando em seus rumos, em acordo com seus orientadores. A maior parte da carga horária de TCCI é dedicada ao avanço na redação da monografia e a reuniões com o docente-orientador. As quarenta horas (40h) dedicadas à extensão se referem à apresentação e discussão com a comunidade externa de: (i) seus projetos de pesquisa no início da disciplina, possivelmente aprimorados desde a primeira versão apresentada ao docente de TPE no sétimo período; (ii) dos resultados do avanço da pesquisa com a finalização da redação do capítulo ou o equivalente a 1/3 de suas monografias. Esse compartilhamento com a comunidade externa dos projetos e resultados parciais da pesquisa de graduação dos estudantes poderá se dar na forma de eventos, rodas de conversa, oficinas ou cursos, permitindo, assim, a continuidade da interação dialógica iniciada em PEE. No semestre letivo vigente (2023/2), a totalidade da carga horária da disciplina PEE (120h) bem como a carga horária de extensão de TCCI (40h) estão sob responsabilidade da Profª Drª Janaína de Faria, lotada no Departamento de Ciências Econômicas. Neste semestre, foram articuladas as parcerias com a Casa dos Movimentos Populares de Teófilo Otoni – que abriga diversas organizações da sociedade civil, como o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), a Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO) e o Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM) – e também com o SLAM Recitando Vidas e com o Centro Acadêmico Celso Furtado (CACE). As parcerias se estendem a todas as atividades de extensão no âmbito das disciplinas PEE e TCCI, desde a concepção até sua realização e finalização, que prevê balanços de avaliação das atividades. Nesse sentido, as atividades de extensão já estão em curso, o que pode ser ilustrado com algumas definições organizacionais do evento, realizadas em reuniões preparatórias coletivas, como a seleção do público-alvo (estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos-EJA de escolas públicas de Teófilo Otoni), do eixo norteador a ser considerado (Território e Questão Indígena) em interface com as Ciências Econômicas, bem como da necessidade de incorporar atividades artístico-culturais como forma de estimular a reflexão dos temas discutidos a partir de diferentes linguagens.


Justificativa

Há um amplo leque de temas tradicionalmente estudado e discutido pelo campo das Ciências Econômicas e Ciências Sociais Aplicadas que é, por um lado, tido como estritamente técnico ou descolado do cotidiano da maior parte da população, mas, por outro, está intimamente lastreado nos principais dilemas da complexa realidade social, seja em nível global, continental, nacional, regional ou local. A título de ilustração, mencionam-se temas como: desemprego; inflação; taxa de juros; endividamento; políticas e investimentos públicos em educação, saúde, habitação, previdência, meio ambiente e cultura; impactos políticos, econômicos e ambientais de transformações tecnológicas de produção, transporte, informação e comunicação; crises econômicas; tributação; desigualdade socioeconômica, racial e de gênero; globalização; relações internacionais e geopolítica etc. Ao passo que a comunidade externa à universidade se beneficia ao se apropriar e se inserir ativamente em discussões qualificadas sobre temáticas de extrema relevância social, os estudantes se beneficiam pelo diálogo com a comunidade externa sobre os problemas sociais e desafios vividos pela população, o que os estimula à reflexão a partir de variados prismas e diferentes saberes durante o processo de desenvolvimento de suas pesquisas de monografia. Espera-se que, numa era de desinformação e fake news, essa interação contribua para o processo de conscientização de classe e fomente o acesso da comunidade externa às pesquisas de qualidade, para potencialmente fundamentar as demandas políticas de movimentos sociais e populares ou as proposições da sociedade em termos de políticas institucionais, auxiliando na transformação social, sobretudo na esfera local. Nesse sentido, as ações do evento de extensão “II Economia e Sociedade em Debate”, vinculado às disciplinas Pesquisa e Extensão em Economia e Trabalho de Conclusão de Curso I, buscam estimular discussões de questões socioeconômicas, ao mesmo tempo que contribuem para divulgar as atividades desenvolvidas pela UFVJM-Campus do Mucuri. Neste semestre letivo, a temática "Território, Questão Indígena e Capitalismo", bem como os conferencistas Sueli Maxakali (doutora por Notório Saber pela UFMG e liderança do povo Tikmũ’ũn, que atualmente reside em área rural de Teófilo Otoni) e Prof. Dr. Maracajaro Mansor (Ciências Econômicas, UFRRJ), já foram definidos em reuniões preparatórias com as instituições parceiras e estudantes das disciplinas ECO084 e ECO085.


Objetivos

O objetivo geral do evento é viabilizar a troca de saberes entre os membros da comunidade interna e externa à UFVJM ao promover atividades de reflexão e discussão coletiva sobre os problemas sociais e econômicos atuais do capitalismo, do país e da comunidade local, construindo coletivamente o conhecimento e democratizando-o. Objetivos Específicos a) Definir, em conjunto com parceiros externos, os temas a serem explorados nas ações vinculadas ao evento; b) Realizar pesquisas bibliográficas que fundamentam as ações a serem promovidas durante a realização do evento; c) Definir, em conjunto com parceiros externos, quais serão as/os conferencistas convidadas/os para o evento, bem como o público-alvo das ações; d) Realizar atividades de engajamento e preparação do público-alvo com os parceiros externos; e) Construir roteiros para a preparação das intervenções vinculadas ao evento; f) Elaboração, por parte de discentes matriculados na disciplina ECO084 Pesquisa e Extensão em Economia, de uma síntese acerca das atividades realizadas, relacionando-as com sua formação acadêmica e pesquisa; g) Apresentação, por parte de discentes matriculados na disciplina ECO085 Trabalho de Conclusão de Curso I, do capítulo ou 1/3 da monografia em seminário de extensão; h) Elaborar relatório final contendo as informações pertinentes ao evento.


Metas

- Realização de atividade de formação preparatória com os estudantes secundaristas e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre tema de relevância social da Economia, a ser definido em diálogo com as organizações comunitárias parceiras e preparado em conjunto com os discentes matriculados em ECO084; - Realização de um evento com o público previsto de 40 estudantes de Ensino Médio e da EJA, também aberto a toda comunidade acadêmica, centralmente aos estudantes do curso de Ciências Econômicas, envolvendo os discentes matriculados em ECO084 e parceiros externos na concepção e organização do evento; - Estimular o interesse de cerca de 100 estudantes de Ensino Médio e da EJA a conhecer o Campus do Mucuri-UFVJM e refletirem sobre a importância do estudo da economia para compreensão da realidade social em que estão inseridos; - Promover a divulgação extensionista dos resultados parciais das pesquisas dos discentes matriculados em ECO085 junto às instituições parceiras e demais interessados.


Metodologia

O princípio metodológico que norteia a organização do evento “II Economia e Sociedade em Debate” é a articulação entre Ensino-Pesquisa-Extensão no campo das Ciências Econômicas. No que se refere ao Ensino, é importante destacar que, além do evento ser parte constitutiva de disciplinas obrigatórias, os discentes nestas etapas da grade curricular já cumpriram uma quantidade significativa de créditos, o que lhes permite elaborar suas visões críticas a partir de diversos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula. Quanto à Pesquisa, os discentes matriculados em PEE e TCCI devem dar continuidade aos seus projetos para elaboração de suas monografias, sob acompanhamento de seus respectivos orientadores. A sólida formação dos estudantes nas atividades de ensino e pesquisa enriquece a interação com os conhecimentos e saberes da comunidade externa durante as atividades de Extensão das disciplinas de PEE e TCCI. A construção coletiva de evento acadêmico-extensionista não apenas contribui para a divulgação das atividades de transmissão e produção de conhecimento acadêmico na área das Ciências Econômicas, mas fundamentalmente avança em sua democratização, já que possibilita o diálogo sobre temas econômicos de grande relevância social. As atividades de extensão são realizadas preferencialmente no(s) dia(s) e horário(s) das aulas de PEE e TCCI (terça-feira em período noturno no semestre 2023/2), com o intuito de viabilizar a participação efetiva dos discentes em todas as etapas de planejamento, desenvolvimento e finalização das ações, respeitando as especificidades de cada disciplina. A princípio, conta-se primordialmente com a infraestrutura do Campus do Mucuri (salas de aula e de reuniões, miniauditórios, auditórios, projetores, computadores, internet, impressora, etc.) para a realização das ações, mas é possível que atividades sejam desenvolvidas em instalações fora do campus, a depender da natureza de cada ação, de diálogos com potenciais parceiros e suas capacidades infraestruturais. No semestre letivo vigente, foram necessárias diversas reuniões preparatórias com as organizações parceiras e com os discentes, que ocorreram na UFVJM e nas instalações da Casa dos Movimentos Populares. Destarte, foram definidos o público-alvo - estudantes secundaristas de escolas públicas periféricas - e possíveis temáticas para discussão, bem como formato das atividades e conferencistas para o evento. Para estabelecer vínculos com o público-alvo, com o objetivo de engajá-los na atividade formativa e para convidá-los ao evento, visitas a duas escolas - E.E. Ione Lewick (Educação de Jovens e Adultos) e E.E. Tancredo Neves já foram planejadas. Tais visitas contam com a participação ativa dos discentes de PEE e de representantes das instituições parceiras, que coletivamente elaboraram o roteiro de apresentação para os estudantes secundaristas nas escolas, que inclui manifestações artísticas. Os discentes de TCCI compartilharam as experiências das visitas às escolas realizadas no semestre anterior (quando estavam matriculados em PEE em 2022/2) e contribuíram com a concepção do roteiro. A ideia é a de que as visitas às escolas promovam um primeiro contato e constituam uma atividade de formação antes da participação desses estudantes no evento na UFVJM. A preparação da atividade de formação nas escolas contará com levantamento bibliográfico e de dados realizados com a participação dos estudantes matriculados em PEE, em articulação com os parceiros, que possuem ampla experiência em dinâmicas com jovens da região. As atividades preparatórias visam o engajamento e formação, fazendo com que o público-alvo se sinta mais acolhido para se inserir nas discussões do evento acadêmico extensionista “II Economia e Sociedade em debate”, que contará com a participação de conferencistas convidados de referência na temática definida coletivamente. Para estimular os vínculos e interação entre comunidade acadêmica e comunidade externa durante o evento, a proposta é de que o evento seja realizado no Campus do Mucuri-UFVJM, com a presença de cerca de 40 estudantes secundaristas e dos representantes das instituições parceiras, além dos estudantes do Curso de Ciências Econômicas e demais interessados. O evento "II Economia e Sociedade em debate" também contemplará o seminário de apresentação dos resultados parciais das pesquisas de monografia dos estudantes de TCCI, que será realizado na Casa dos Movimentos Populares, contando como público as representantes das instituições parceiras e os estudantes de PEE, além de demais interessados. Após a realização do evento, uma reunião de balanço será realizada e os estudantes matriculados em PEE e TCCI serão especialmente estimulados a sistematizar os conhecimentos e experiências como parte da avaliação da disciplina, conforme Plano de Ensino.


Referências Bibliográficas

BACA, Andrea S.; FARIA, Thamires R.; PAULA, Luís R. (2022) "O mandato de desenvolvimento às comunidades indígenas e a imposição da sociabilidade capitalista: uma aproximação a partir de Marx e da experiência Guarani e Kaiowa". Revista Pesquisa e Debate, v.35, n. 2(62). DE PAULA, João Antônio (2013) “A Extensão Universitária: história, conceitos e propostas”. Interfaces-Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. GIL, Gilberto (2022) “Brilho da ciência e da cultura vai nos tirar da escuridão”. Opinião - Folha de São Paulo, 25/06/2022. MARX, Karl (2011) "A assim chamada acumulação primitiva de capital". In O capital: crítica da economia política: o processo de produção de capital (livro I). Editora Boitempo. MAXAKALI, Sueli & MAXAKALI, Isael (2021) Kõnãg kox me mõg: seguir o caminho do rio: a saga de um povo em busca de água e terra. Questões Indígenas, Revista Piauí, Edição 181, Outubro 2021. MEDEIROS, João Leonardo (2013) A Economia diante do horror econômico. Editora UFF. OSÓRIO, Lígia M. (2023) "Capital e Desigualdades". Palestra proferida no Painel I do XXVIII Encontro Nacional de Economia Política. Canal no YouTube da SEP TV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bFWkO1InUW4. Acesso em: 20/09/2023. Resolução CNE/CP nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 25/03/2023. UFVJM. Resolução Consepe 06/2009. Aprova política de Extensão da UFVJM. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/158- .html?limit=10 & order=hits & dir=DESCe lang=pt_BR.utf8%2C+ pt_BR.UT & start=35. Acesso em 25/03/2023. UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/prograd/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4378&Itemid=15. Acesso em: 25/03/2023. Lei nº13.005, de 25/06/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25- junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 25/03/2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O evento visa fomentar o aprendizado de mão-dupla proveniente da interação entre o conhecimento, experiências e saberes populares da comunidade externa e o conhecimento acadêmico, impulsionando a construção coletiva do conhecimento. A comunidade externa à universidade se beneficia das ações de Extensão ao se apropriar e se inserir ativamente em discussões qualificadas sobre temáticas de extrema relevância social, contribuindo, dessa forma, para a produção do conhecimento ao compartilhar saberes construídos em sua prática cotidiana, profissional ou vivência comunitária. A comunidade acadêmica (docentes/ técnicos/ discentes) contribui para a divulgação de conhecimentos científicos e se beneficia pelo diálogo com a comunidade externa sobre a complexidade das questões, desafios e anseios sociais contemporâneos, estimulando o conjunto da comunidade acadêmica à reflexão sobre as potenciais formas de colaboração em sua atuação profissional e social. Espera-se, nesse sentido, que as ações extensionistas constituam uma contribuição relevante no desenvolvimento cultural, educativo, político e científico da sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade é uma característica fundamental das Ciências Econômicas, em particular, e das Ciências Sociais Aplicadas, em geral. Tal característica reflete a própria complexidade da realidade social, que requer a mobilização de diferentes áreas do conhecimento para a sua apreensão, como a história, matemática, sociologia, política, estatística, geografia, etc. A interdisciplinaridade é um traço, portanto, da grade curricular das Ciências Econômicas, que abarca diversas e divergentes vertentes teóricas. O evento extensionista, por ser calcado em discussões de temáticas de grande relevância social, em sua interface com seus aspectos econômicos, requer a articulação com profissionais, acadêmicos e organizações sociais e populares atuantes em diferentes setores. As trocas de saberes através das interações dialógicas entre a universidade e a comunidade externa propostas neste evento da disciplina são, nesse sentido, atravessadas pela interdisciplinaridade e interprofissionalidade, contribuindo assim para a formação multidimensional dos discentes.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As disciplinas Pesquisa e Extensão em Economia e Trabalho de Conclusão de Curso I, obrigatórias da grade curricular do Curso de Ciências Econômicas, envolvem uma integração orgânica entre os três elementos do tripé universitário – Ensino Pesquisa-Extensão. As referidas unidades curriculares estão inseridas em uma cadeia de disciplinas (Ensino) que visa o aprendizado gradual dos estudantes sobre a prática da pesquisa científica e a apreensão das ferramentas necessárias para a elaboração de suas monografias (Pesquisa). A incorporação de atividades extensionistas nestas disciplinas por meio da realização de um evento com parcerias externas busca, por sua vez, fortalecer a troca de saberes nesse ciclo formativo entre os estudantes e a comunidade externa à UFVJM, contribuindo para construção coletiva e dialógica do conhecimento (Extensão). Observa-se ainda que tanto o desenvolvimento das pesquisas de monografia dos estudantes, como as temáticas a serem tratadas nas ações de Extensão dialogam com os conteúdos teóricos ministrados dentro da sala de aula (ensino). Os estudantes assumem, assim, um papel protagonista na identificação da complementaridade e articulação dos diversos conhecimentos apreendidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão em seu processo de formação.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A interação com a sociedade permitirá ao estudante aprimorar sua pesquisa, conhecer melhor a complexidade de seu objeto de estudo, entender os anseios e preocupações da sociedade em relação ao seu papel como cientista social e economista, tendo em vista a interação da comunidade externa no processo de desenvolvimento de sua pesquisa. Além disso, o estudante terá a oportunidade de apreender melhor a pluralidade das Ciências Econômicas, de ter acesso a opiniões distintas e melhorar suas habilidades de relação interpessoal e de comunicação oral e escrita. Vale mencionar que entre as diversas áreas de atuação dos economistas estão várias atividades que envolvem elaboração de relatórios e análises econômicas das mais diversas, que demandam uma boa expressão escrita e oral.


Impacto e Transformação Social

A troca de saberes entre a comunidade externa à UFVJM e os membros internos da UFVJM aprofunda o conhecimento coletivo sobre temas importantes das Ciências Sociais Aplicadas, como pobreza, fome, desigualdade social, racial e de gênero, entre outros, além de difundir junto a diferentes segmentos sociais conhecimentos sobre questões econômicas mais específicas, como inflação, taxa de juros, política fiscal, política monetária, entre outros, que impactam de sobremaneira nas condições gerais de vida de toda a população. Numa era de desinformação e fake news, essa interação contribuirá para o processo de conscientização de classe e fomentará o acesso da comunidade externa a pesquisas de qualidade para potencialmente fundamentar as demandas políticas de movimentos sociais e populares ou as proposições da sociedade em termos de políticas institucionais, auxiliando na transformação social, sobretudo na esfera local.


Divulgação

A divulgação do evento será feita à comunidade interna da UFVJM pelo e-mail institucional e ao público alvo através dos veículos de comunicação das escolas visitadas. Serão utilizados também, de forma ampla, as redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, através dos perfis dos parceiros, do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas; como também na página da UFVJM.


Programação do Evento

Local

Aldeia-­Escola-Floresta

Data

28/10/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

18:30


Descrição

Visita dos estudantes de ECO084 e ECO085 e conferencistas convidados a Aldeia-Escola-Floresta do povo Tikmũ’ũn. A possibilidade de estudantes de outros períodos participarem da visita dependerá de vagas no transporte.

Local

Auditório do NIPE

Data

30/10/2023

Horário de Início

15:30

Horário de Término

18:30


Descrição

Mini-curso com conferencistas externos convidados, aberto à participação de todos os estudantes do Curso de Ciências Econômicas e demais interessados.

Local

Auditório Esmeralda - campus Mucuri

Data

31/10/2023

Horário de Início

19:00

Horário de Término

19:30


Descrição

Recepção de estudantes de Ensino Médio e convidados da Aldeia-Escola-Floresta Inscrição

Local

EE Ione Lewick

Data

03/10/2023

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Visita à EE Ione Lewick com os estudantes de ECO084 e representantes de instituições parceiras para realização de oficina e convite para participarem da atividade do dia 31/10 na UFVJM.

Local

EE Tristão da Cunha

Data

10/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Visita à EE Triatão da Cunha com os estudantes de ECO084 e representantes de instituições parceiras para realização de oficina e convite para participarem da atividade do dia 31/10 na UFVJM.

Local

EE Tancredo Neves

Data

17/10/2023

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Visita à EE Tancredo Neves com os estudantes de ECO084 e representantes de instituições parceiras para realização de oficina e convite para participarem da atividade do dia 31/10 na UFVJM.

Local

Auditório Esmeralda - campus Mucuri

Data

31/10/2023

Horário de Início

19:30

Horário de Término

20:00


Descrição

Abertura do evento com atividade cultural e representantes da UFVJM e do projeto

Local

Auditório Esmeralda - campus Mucuri

Data

31/10/2023

Horário de Início

20:00

Horário de Término

21:30


Descrição

Palestras com conferencistas convidados, rodadas de discussão com o público e encerramento.

Local

Casa dos Movimentos Populares

Data

21/11/2023

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:30


Descrição

Seminário de apresentação do capítulo da monografia elaborado por estudantes de ECO085-TCCI

Local

Casa dos Movimentos Populares

Data

28/11/2023

Horário de Início

19:00

Horário de Término

22:30


Descrição

Reunião de Balanço das Atividades de Extensão realizadas

Público-alvo

Descrição

O evento de extensão será também aberto a toda comunidade acadêmica da UFVJM, estudantes egressos, membros das instituições parceiras e da comunidade em geral, buscando interação e trocas que possibilitem ampliar assim o alcance de seus resultados, enriquecendo e estabelecendo relações entre a universidade e a comunidade externa. Será especialmente estimulada a participação dos discentes do Curso de Ciências Econômicas no evento.

Descrição

Membros da Aldeia-Escola-Floresta, do povo Tikmũ’ũn.

Descrição

O público-alvo do evento constitui-se por jovens e adolescentes estudantes do ensino médio; e jovens e adultos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas de Teófilo Otoni-MG, em especial da periferia da cidade. A partir de um contato inicial, realizado mediante a visita às Escolas Estaduais, esse público será convidado a participar do evento de extensão “II Economia e Sociedade em Debate” na UFVJM. Espera-se atingir 100 estudantes durante as visitas às escolas e viabilizar, dentres esses, a participação de 40 estudantes na atividade a ser realizada na UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Casa dos Movimentos Populares abriga diversas organizações sociais, dentre as quais o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), a Associação dos Bairros de Teófilo Otoni (ABTO) e o Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM) são parceiras do evento de extensão "II Economia e Sociedade em Debate", vinculado à disciplina Pesquisa e Extensão em Economia e Trabalho de Conclusão de Curso I. Essas instituições trabalham em colaboração e contribuirão em todas as etapas da organização do evento. Ressalta-se principalmente a articulação da Casa dos Movimentos Populares com as escolas estaduais e com aldeias indígenas, sendo fundamental para a orientação das atividades com o público alvo, dada a ampla experiência nesse campo de atuação.

Participação da Instituição Parceira

SLAM Recitando Vidas é uma organização de natureza cultural composta por jovens e que contribuirá com apresentações artísticas com o intuito de engajar e mobilizar os estudantes secundaristas para as discussões do evento.

Participação da Instituição Parceira

Os representantes do Centro Acadêmico Celso Furtado (CACE), organização estudantil dos graduandos em Ciências Econômicas-UFVJM, participarão das visitas às escolas estaduais e nas atividades de organização do evento. Destaca-se em especial a atuação do CACE na mobilização dos discentes do curso de Ciências Econômicas a participarem do evento através de ações de divulgação entre os pares.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 100 h

Carga Horária 18 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Preparação das visitas e intervenções nas escolas secundaristas junto às instituições parceiras e estudantes, tanto na UFVJM como na Casa dos Movimentos Populares. Levantamento bibliográfico e de dados pelos estudantes de PEE sobre a temática do evento acordado coletivamente. Fechamento das datas das visitas às escolas. Reunião de planejamento com a comunidade indígena da visita dos estudantes de PEE e TCCI à aldeia, bem como convite à ida de membros da aldeia à UFVJM.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Visitas com os estudantes de PEE e parceiros às escolas estaduais para realização de dinâmica com estudantes do Ensino Médio e EJA para fomentar reflexões que incentivem os estudantes a participarem do evento do dia 31/10 na UFVJM.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visita a Aldeia-Escola-Floresta com parceiras, estudantes de PEE e TCCI

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Minicurso sobre epistemologia nas Ciências Econômicas com conferencista convidado

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Articulação para realização da mesa principal do evento na UFVJM, com a participação de membros da Aldeia- Escola-Floresta, estudantes de Ensino Médio e EJA, com falas de representante da aldeia e conferencista convidado, mediadas pela coordenação do evento.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Apresentações dos projetos de monografia dos estudantes de PEE e apresentações dos capítulos desenvolvidos pelos estudantes de TCCI, realizadas na Casa dos Movimentos Populares em caráter extensionista.

Carga Horária 14 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reunião na Casa dos Movimentos Populares para realização de balanço das atividades desenvolvidas, com as instituições parceiras e estudantes de PEE e TCCI. Discussão em sala com os estudantes de PEE sobre as avaliações das atividades de extensão e redação da versão preliminar do relatório pelos estudantes.