Detalhes da ação

ELABORAÇÃO DE BOLETINS FARMACOEPIDEMIOLÓGICOS A SEREM DISPONIBILIZADOS PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE DIAMANTINA

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000629

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

27/11/2023

Data Fim

26/11/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

gabriel silva marques borges

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 18 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Resumo

O projeto buscará produzir boletins com informações sobre medicamentos para atividades de educação continuada de estudantes e profissionais de saúde de Diamantina. O projeto busca aumentar o conhecimento sobre novas aplicações, efeitos adversos e características epidemiológicas de medicamentos, especialmente aqueles recentemente aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), entre estudantes e profissionais de saúde de Diamantina.


Palavras-chave

EDUCAÇÃO EM SAÚDE; FARMACÊUTICOS; FARMACOPEDEMIOLOGIA; FARMACOLOGIA; EFEITOS ADVERSOS; SAÚDE PÚBLICA; VIGILÂNCIA SANITÁRIA.


Introdução

A cidade de Diamantina, localizada no estado de Minas Gerais, apresenta uma população de 47.702 habitantes de acordo com o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) (IBGE, 2023). De acordo com os dados dos conselhos profissionais, a cidade é residência de 184 médicos registrados no CRM (Conselho Regional de Medicina) (CFM, 2023), 66 farmacêuticos registrados no CRF (Conselho Regional de Farmácia) (CRF-MG, 2023), 210 dentistas registrados no CRO (Conselho Regional de Odontologia) (CFO, 2023). Além disso, conta com 33 estabelecimentos de saúde (IBGE, 2010), bem como outros profissionais de saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de farmácia, dentre outros. É relatado que a falta de conhecimento em medicamentos, incluindo erros de prescrição e dispensação, gera aumento da inefetividade de tratamentos e da ocorrência de efeitos adversos, além de aumento de custos (VILELA et al., 2018). Dessa forma, é de fundamental importância a realização de projetos de educação continuada para a melhora das abordagens terapêuticas medicamentosas. Visto que a única instituição de ensino superior do Alto Jequitinhonha que oferece o curso de Farmácia é a UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), é fundamental que o Departamento de Farmácia desta universidade forneça atividades que visem a melhora dos conhecimentos sobre medicamentos dos profissionais de saúde de Diamantina. Este presente projeto busca realizar atividades informativas sobre medicamentos através da produção de boletins produzidos pelos estudantes de graduação, que serão disponibilizados aos estudantes e profissionais de saúde de Diamantina.


Justificativa

Terapia medicamentosa ineficaz, com falhas na efetividade do tratamento e ocorrência de eventos adversos, são amplamente relatadas na literatura científica, inclusive na cidade de Diamantina (PINTO et al., 2012). Dessa forma, atividades de educação continuada são essenciais para garantir uma terapia medicamentosa mais eficaz e segura (BERTOLIN, CORDEIRO, 2022; KIMURA, ASSIS, 2013). Com isso, este projeto de extensão busca suprir essa deficiência de educação continuada em medicamentos para profissionais e estudantes da área da Saúde em Diamantina.


Objetivos

Objetivo geral: Fornecer educação continuada em medicamentos para profissionais e estudantes da área da Saúde de Diamantina através de boletins produzidos por alunos de graduação em Farmácia. Objetivos específicos: - Preparo de boletins com informações farmacológicas e epidemiológicas sobre medicamentos pelos alunos da disciplina de “Farmacoepidemiologia” da UFVJM; - Criação de páginas em redes sociais para divulgação dos boletins; - Divulgar, para estudantes e profissionais de saúde de Diamantina, os sítios eletrônicos onde os boletins estão disponibilizados.


Metas

- Permitir o desenvolvimento de competências e habilidade nos participantes do projeto, mediante a integração dos conhecimentos, experiências e vivências com temas relevantes para a farmacologia e epidemiologia; - Estimular e amplificar o conhecimento dos profissionais de saúde para melhora da saúde da comunidade; -Fomentar a troca mútua de conhecimento entre a Universidade e os profissionais de saúde da comunidade, fortalecendo as práticas extensionistas; - Reforçar para a comunidade a importância do conhecimento científico como orientador das ações e atitudes; - Divulgar os resultados do projeto de extensão em evento científicos.


Metodologia

O projeto será desenvolvido por uma equipe composta de docentes do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UFVJM, com colaboração dos discentes da disciplina de Farmacoepidemiologia. As ações de educação em saúde serão desenvolvidas conforme as seguintes etapas: 1. Revisão da literatura científica e de documentos oficiais sobre os fármacos que serão abordados no projeto; 2. Elaboração de boletins informativos individualizados para cada fármaco; 3. Divulgação dos boletins na internet em páginas próprias; 4. Diálogo com a comunidade externa nas páginas criadas, visando obter sugestões sobre os conteúdos a serem abordados; 5. Divulgação dos sites da internet onde os boletins estão presentes; 6. Organização dos dados obtidos para divulgação em eventos de extensão. A participação do público-alvo será medida de acordo com o acesso dos participantes externos às páginas da internet (por exemplo: likes, compartilhamentos, curtidas, comentários) e pelo retorno na forma de comentários e sugestões. No final do projeto, haverá a organização dos dados obtidos para divulgação em eventos. Além disso, serão elaborados os relatórios devidos.


Referências Bibliográficas

BERTOLIN, I. C.; CORDEIRO, B. C. Educação permanente em farmácias ambulatoriais e comunitárias: uma revisão integrativa, Research, Society and Development, v. 11(6), 146111629066, 2022. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA (CFO). https://website.cfo.org.br/dados-estatisticos-de-profissionais-e-entidades-ativas-por-localidade/, acessado em 29 de setembro de 2023. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFF). https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/, acessado em 29 de setembro de 2023. CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE MINAS GERAIS (CRF-MG). https://www.crfmg.org.br/site/Institucional/Estatisticas#, acessado em 29 de setembro de 2023. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/mg/diamantina.html, acessado em 29 de setembro de 2023. KIMURA, L. Y.; ASSIS, M. A. Erros de medicação: intervenções adotadas pelos enfermeiros de educação continuada, Enfermagem Brasil, v. 12(1), p. 29-36, 2013. PINTO, M. C. X.; FERRÉ, F.; PINHEIRO, M. L. P. Potentially inappropriate medication use in a city of Southeast Brazil, Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 48(1), p. 79-86, 2012. VILELA, R. P. B.; POMPEO, D. A.; JERICÓ, M. C.; WERNECK, A. L. Custo do erro de medicação e eventos adversos à medicação na cadeia medicamentosa: uma revisão integrativa, Jornal Brasileiro de Economia da Saúde, v. 10(2), p. 179-189, 2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O presente projeto de extensão permitirá o desenvolvimento de relações dialógicas entre o conhecimento científico advindo da universidade com os conhecimentos, as vivências, os anseios e as necessidades dos profissionais de saúde de Diamantina, onde o curso de Farmácia da UFVJM está inserido. A equipe buscará proporcionar um ambiente de diálogo entre a universidade e comunidade, em especial com os profissionais da área da Saúde que atuam diretamente com medicamentos. Durante a execução do projeto, o público-alvo poderá apresentar demandas não planejadas, possibilitando a adoção de novos métodos de trabalho para os extensionistas. Isso será buscado através de um diálogo constante nas páginas de internet criadas, onde buscar-se-á criar canais de comunicação, para que a comunidade externa faça sugestões e comentários sobre os temas abordados. Isso permitirá que o projeto atinja maior relevância, bem como gere mais interesse da comunidade externa.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O desenvolvimento do presente projeto de extensão poderá ser um estímulo a interdisciplinaridade e interprofissionalidade no processo de formação em saúde do profissional farmacêutico, uma vez que possibilitará a interação entre diferentes áreas do conhecimento, como Farmacologia, Epidemiologia e Saúde Pública. Além disso, ao aproximar os estudantes de profissionais de saúde já graduados, proporcionará a formação de um profissional farmacêutico mais completo e com maior visão sobre os desafios da prática profissional e dos desafios da profissão. Por fim, apesar dos membros serem do Departamento de Farmácia, o projeto não foca apenas no profissional farmacêutico, havendo possibilidade de participação e trocas com outros estudantes e profissionais de outras áreas da Saúde, levando a uma visão mais integrada e interdisciplinar do cuidado ao paciente.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A articulação da extensão, com o ensino e a pesquisa é fundamental para que as demandas sociais sejam respondidas, promovendo uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade. O presente projeto terá a participação efetiva dos discentes da disciplina de “Farmacoepidemiologia”, onde poderão aplicar os conhecimentos aprendidos para a execução adas atividades de extensão. Ademais, o contato próximo com os profissionais de saúde de Diamantina levará a um maior conhecimento de possíveis deficiências e demandas que podem ser alvos de projetos de pesquisa que visam a compreender e mitigar possíveis problemas da saúde pública local.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O desenvolvimento deste projeto poderá impactar positivamente na formação profissional do estudante de Farmácia participante. Ele possibilitará, ao participante, vivências extramuros (fora das salas de aulas), tornando-o mais crítico e reflexivo acerca da realidade e do contexto social em que está inserido. Além disso, permitirá o enriquecimento da formação acadêmica e profissional do discente envolvido, abrindo espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. Ademais, agregará conhecimento científico e técnico sobre medicamentos à formação do discente, em uma área tão importante na sua formação como farmacêutico.


Impacto e Transformação Social

O presente projeto de extensão reafirma a Extensão como estratégia na qual se estabelece a interrelação da Universidade com outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e as necessidades da população, e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas. Este projeto de extensão buscará contribuir para um melhor atendimento em Saúde para a população de Diamantina, bem como estimular a educação continuada dos profissionais de Saúde da região, o que pode levar a maiores ganhos no serviço oferecido à população.


Divulgação

Divulgação do material informativo nas mídias sociais em espaços físicos.


Público-alvo

Descrição

Estudantes dos cursos da área de Saúde da UFVJM e profissionais da área da saúde de Diamantina que terão acesso aos boletins farmacoepidemiológicos produzidos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 72 h

Carga Horária 6 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Revisão bibliográfica sobre aspectos farmacoepidemiológicos e epidemiológicos dos medicamentos

Carga Horária 6 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Reunião com os participantes sobre o andamento das atividades

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração do boletins farmacoepidemiológicos pelos participantes do projeto

Carga Horária 15 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Criação de páginas na internet para divulgação dos boletins produzidos e divulgação dessas páginas em meios físicos e eletrônicos.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Escrita do relatório final sobre as atividades desenvolvidas durante o projeto