Detalhes da ação

Demonstrações experimentais: ação de extensão universitária em prol do engajamento com a sociedade

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000630

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

26/10/2023

Data Fim

22/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ugo nogueira castañon

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Resumo

Esta ação de extensão universitária faz parte das atividades referentes à curricularização da extensão no âmbito do curso de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da UFVJM e estão previstas no plano de ensino da disciplina CTT172 - Introdução à Ciência, Tecnologia e Engenharias.


Palavras-chave

Curricularização da extensão, Demonstrações experimentais, Ensino Médio


Introdução

As visitas externas para demonstrações experimentais compõe o conjunto de ações realizadas pelos alunos da unidade curricular CTT172 - Introdução à Ciência, Tecnologia e Engenharias, para atendimento aos requisitos de curricularização da extensão. Além desta atividade também estão previstos cursos de instrução e mesas-redondas com egressos dos cursos de engenharia do ICET.


Justificativa

As visitas externas para demonstrações experimentais, assim como o diálogo com egressos em atuação profissional se justificam na medida que proporciona aos discentes, já no estágio inicial da vida acadêmica, uma oportunidade de promover o engajamento com a sociedade, seja a partir da inserção em escolas, seja a partir de experiências relatadas por egressos em seu ambiente de trabalho . Deste modo os discentes poderão tomar consciência sobre as perspectivas e adversidades vivenciadas pelos indivíduos, quer sejam estudantes secundaristas, componentes de comunidades tradicionais ou engenheiros. Deste modo, poderão refletir sobre a modificação da realidade a partir do conhecimento adquirido durante a formação superior.


Objetivos

Fornecer aos discentes informações sobre atividades específicas das áreas de conhecimento relacionadas aos cursos de graduação do ICET Sensibilizar os discentes sobre a realidade das comunidades educativas de ensino médio em Teófilo Otoni. Promover o engajamento com as escolas públicas que oferecem ensino médio em Teófilo Otoni.


Metas

Visitação às escolas escolas públicas em Teófilo Otoni. Replicação de demonstrações experimentais nas turmas de ensino médio Realização de debates com egressos em atividade profissional de engenharia. Realização de discussões sobre as experiências adquiridas


Metodologia

A. Treinamento dos alunos para realização de experimentos B. Visita in loco (demonstrações) C. Realização de debates D. Produção de relatório


Referências Bibliográficas

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 270 p., 1988. PHILIPPI JR, A.; FERNANDES, V. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. São Paulo: Manole, 2011. E-book. 7. BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve história da ciência moderna: Convergência de Saberes. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. v.1. E-book. UFVJM; Resolução nº 01 – Regulamento das ações de extensão universitária. CONSEPE, 17 de outubro de 2008.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Pode-se afirmar que haverá uma imensa sinergia a partir da interação entre os acadêmicos e os demais atores envolvidas nesta ação. Por um lado, os discentes poderão tomar ciência do cotidiano dos profissionais (i.e., engenheiros civis, engenheiros hídricos e engenheiros de produção) e das realidades das escolas . Por outro lado, as comunidades educativas receptora da ação poderão intensificar suas relações com a UFVJM de maneira a tornar mais provável a hipótese de que seus egressos estejam inseridos na própria comunidade acadêmica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Tais perspectivas podem ser verificadas na abordagem transversal que se aplicará no curso de introdução à ciência, tecnologia e engenharias.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade da tríade na qual esta assente a concepção contemporânea de universidade encontra respaldo no fato de que, a partir da realização desta ação, esta a ser cumprida a determinação de fortalecimento e difusão da extensão universitária no currículo acadêmico.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Considerando-se que os discentes envolvidos nesta ação encontram-se no início de seu percurso acadêmico, pode-se dizer que o impacto fulcral é justamente a iniciação à extensão.


Impacto e Transformação Social

O potencial de transformação social desta ação baseia-se no fato de que, a partir deste contato inicial com a extensão, o acadêmico compreenda as possibilidades de aplicação do conhecimento adquirido durante a formação superior para que, num momento posterior, esteja mais receptivo à participação nos projetos e programas de extensão que poderão surgir ao longo de seu percurso acadêmico.


Divulgação

Não há (a ação de extensão ocorre no âmbito da disciplina CTT172).


Programação do Evento

Local

UFVJM

Data

17/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Treinamento sobre o uso de impressoras 3D e suas aplicações.

Local

UFVJM

Data

23/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

treinamento sobre leitura e interpretação de projetos de engenharia e a aplicação de tecnologias de realidade aumentada.

Local

UFVJM

Data

31/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Treinamento sobre o uso de arduíno para a aferição de temperatura.

Local

UFVJM

Data

07/11/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Treinamento sobre uso e aplicação de veículos aéreos não tripulados na engenharia.

Local

ESCOLAS DE TEÓFILO OTONI

Data

14/12/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Replicação dos experimentos elaborados a partir dos treinamentos recebidos. Esta atividade deverá ocorrer nas Escolas envolvidas nesta ação de extensão, especificamente nas turmas de ensino médio. Esta atividade consumirá o restante da carga horária relativa às atividades de extensão da disciplina, (aquela que não foi usada para treinamentos e debates), isto é 21h. Apesar da previsão do calendário respeitar as datas e horas da disciplina, clarifica-se que há dependência da disponibilidade das escolas envolvidas.

Local

Auditório do ICET

Data

05/10/2023

Horário de Início

15:30

Horário de Término

17:30


Descrição

DEBATE

Público-alvo

Descrição

Alunos de ensino médio das escolas públicas de Teófilo Otoni (regular e EJA) E.E. PRESIDENTE TANCREDO NEVES 43 (E.M.); 162 (EJA) fonte: censo ESCOLAR 2022, INEP.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Receberá a demonstração de experimentos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 35 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Mesa-redonda com egressos dos cursos de engenharia do ICET.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinamento sobre o uso de impressoras 3D e suas aplicações. Treinamento sobre leitura e interpretação de projetos de engenharia e a aplicação de tecnologias de realidade aumentada. Treinamento sobre o uso de arduíno para a aferição de temperatura. Treinamento sobre uso e aplicação de veículos aéreos não tripulados na engenharia.

Carga Horária 21 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Replicação dos experimentos elaborados a partir dos treinamentos recebidos. Esta atividade deverá ocorrer nas Escolas envolvidas nesta ação de extensão, especificamente nas turmas de ensino médio. Esta atividade consumirá o restante da carga horária relativa às atividades de extensão da disciplina, (aquela que não foi usada para treinamentos e debates), isto é 21h. Apesar da previsão do calendário respeitar as datas e horas da disciplina, clarifica-se que há dependência da disponibilidade das escolas envolvidas.