Visitante
Demonstrações experimentais: ação de extensão universitária em prol do engajamento com a sociedade
Sobre a Ação
202203000630
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
26/10/2023
22/12/2023
Dados do Coordenador
ugo nogueira castañon
Caracterização da Ação
Engenharias
Educação
Educação
Comunicação estratégica
Municipal
Não
Não
Sim
Fora do campus
Tarde
Sim
Membros
Esta ação de extensão universitária faz parte das atividades referentes à curricularização da extensão no âmbito do curso de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da UFVJM e estão previstas no plano de ensino da disciplina CTT172 - Introdução à Ciência, Tecnologia e Engenharias.
Curricularização da extensão, Demonstrações experimentais, Ensino Médio
As visitas externas para demonstrações experimentais compõe o conjunto de ações realizadas pelos alunos da unidade curricular CTT172 - Introdução à Ciência, Tecnologia e Engenharias, para atendimento aos requisitos de curricularização da extensão. Além desta atividade também estão previstos cursos de instrução e mesas-redondas com egressos dos cursos de engenharia do ICET.
As visitas externas para demonstrações experimentais, assim como o diálogo com egressos em atuação profissional se justificam na medida que proporciona aos discentes, já no estágio inicial da vida acadêmica, uma oportunidade de promover o engajamento com a sociedade, seja a partir da inserção em escolas, seja a partir de experiências relatadas por egressos em seu ambiente de trabalho . Deste modo os discentes poderão tomar consciência sobre as perspectivas e adversidades vivenciadas pelos indivíduos, quer sejam estudantes secundaristas, componentes de comunidades tradicionais ou engenheiros. Deste modo, poderão refletir sobre a modificação da realidade a partir do conhecimento adquirido durante a formação superior.
Fornecer aos discentes informações sobre atividades específicas das áreas de conhecimento relacionadas aos cursos de graduação do ICET Sensibilizar os discentes sobre a realidade das comunidades educativas de ensino médio em Teófilo Otoni. Promover o engajamento com as escolas públicas que oferecem ensino médio em Teófilo Otoni.
Visitação às escolas escolas públicas em Teófilo Otoni. Replicação de demonstrações experimentais nas turmas de ensino médio Realização de debates com egressos em atividade profissional de engenharia. Realização de discussões sobre as experiências adquiridas
A. Treinamento dos alunos para realização de experimentos B. Visita in loco (demonstrações) C. Realização de debates D. Produção de relatório
BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. V. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 2. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 270 p., 1988. PHILIPPI JR, A.; FERNANDES, V. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. São Paulo: Manole, 2011. E-book. 7. BRAGA, M.; GUERRA, A.; REIS, J. C. Breve história da ciência moderna: Convergência de Saberes. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. v.1. E-book. UFVJM; Resolução nº 01 – Regulamento das ações de extensão universitária. CONSEPE, 17 de outubro de 2008.
Pode-se afirmar que haverá uma imensa sinergia a partir da interação entre os acadêmicos e os demais atores envolvidas nesta ação. Por um lado, os discentes poderão tomar ciência do cotidiano dos profissionais (i.e., engenheiros civis, engenheiros hídricos e engenheiros de produção) e das realidades das escolas . Por outro lado, as comunidades educativas receptora da ação poderão intensificar suas relações com a UFVJM de maneira a tornar mais provável a hipótese de que seus egressos estejam inseridos na própria comunidade acadêmica.
Tais perspectivas podem ser verificadas na abordagem transversal que se aplicará no curso de introdução à ciência, tecnologia e engenharias.
A indissociabilidade da tríade na qual esta assente a concepção contemporânea de universidade encontra respaldo no fato de que, a partir da realização desta ação, esta a ser cumprida a determinação de fortalecimento e difusão da extensão universitária no currículo acadêmico.
Considerando-se que os discentes envolvidos nesta ação encontram-se no início de seu percurso acadêmico, pode-se dizer que o impacto fulcral é justamente a iniciação à extensão.
O potencial de transformação social desta ação baseia-se no fato de que, a partir deste contato inicial com a extensão, o acadêmico compreenda as possibilidades de aplicação do conhecimento adquirido durante a formação superior para que, num momento posterior, esteja mais receptivo à participação nos projetos e programas de extensão que poderão surgir ao longo de seu percurso acadêmico.
Não há (a ação de extensão ocorre no âmbito da disciplina CTT172).
Programação do Evento
UFVJM
17/10/2023
14:00
17:00
Treinamento sobre o uso de impressoras 3D e suas aplicações.
UFVJM
23/10/2023
14:00
17:00
treinamento sobre leitura e interpretação de projetos de engenharia e a aplicação de tecnologias de realidade aumentada.
UFVJM
31/10/2023
14:00
17:00
Treinamento sobre o uso de arduíno para a aferição de temperatura.
UFVJM
07/11/2023
14:00
17:00
Treinamento sobre uso e aplicação de veículos aéreos não tripulados na engenharia.
ESCOLAS DE TEÓFILO OTONI
14/12/2023
14:00
17:00
Replicação dos experimentos elaborados a partir dos treinamentos recebidos. Esta atividade deverá ocorrer nas Escolas envolvidas nesta ação de extensão, especificamente nas turmas de ensino médio. Esta atividade consumirá o restante da carga horária relativa às atividades de extensão da disciplina, (aquela que não foi usada para treinamentos e debates), isto é 21h. Apesar da previsão do calendário respeitar as datas e horas da disciplina, clarifica-se que há dependência da disponibilidade das escolas envolvidas.
Auditório do ICET
05/10/2023
15:30
17:30
DEBATE
Público-alvo
Alunos de ensino médio das escolas públicas de Teófilo Otoni (regular e EJA) E.E. PRESIDENTE TANCREDO NEVES 43 (E.M.); 162 (EJA) fonte: censo ESCOLAR 2022, INEP.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Receberá a demonstração de experimentos.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 35 h
- Tarde;
Mesa-redonda com egressos dos cursos de engenharia do ICET.
- Tarde;
Treinamento sobre o uso de impressoras 3D e suas aplicações. Treinamento sobre leitura e interpretação de projetos de engenharia e a aplicação de tecnologias de realidade aumentada. Treinamento sobre o uso de arduíno para a aferição de temperatura. Treinamento sobre uso e aplicação de veículos aéreos não tripulados na engenharia.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Replicação dos experimentos elaborados a partir dos treinamentos recebidos. Esta atividade deverá ocorrer nas Escolas envolvidas nesta ação de extensão, especificamente nas turmas de ensino médio. Esta atividade consumirá o restante da carga horária relativa às atividades de extensão da disciplina, (aquela que não foi usada para treinamentos e debates), isto é 21h. Apesar da previsão do calendário respeitar as datas e horas da disciplina, clarifica-se que há dependência da disponibilidade das escolas envolvidas.