Visitante
I Encontro do Artesanato do Alto Jequitinhonha
Sobre a Ação
202203000632
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
04/10/2023
04/10/2023
Dados do Coordenador
cláudio marinho
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Trabalho
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial
Municipal
Não
Não
Não
Dentro do campus
Tarde
Não
Membros
O evento faz parte do projeto de pesquisa cadastrado na PRPPG , intitulado Fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: cadeia apícola e cadeia produtiva e criativa do artesanato. O objetivo do evento é reunir os atores da cadeia do artesanato, especialmente os artesãos, mas também lojistas e fornecedores de insumos. Durante o evento teremos uma oficina de cerâmica e uma mesa redonda com experiências de associações e cooperativas.
artesanato, Vale do Jequitinhonha, cadeia produtiva
O artesanato na região do Vale do Jequitinhonha vem tendo um forte crescimento ao longo dos últimos anos, aumentando sua participação relativa na produção nacional. Esta região apresenta grande potencial produtivo, devido às tradições culturais e artísticas. Dados da literatura afirmam que o Vale do Jequitinhonha apresenta um grande potencial para produção do artesanato integrado com o turismo. Existe, portanto uma cadeia produtiva com todos os seus atores, articulada na região do Vale do Jequitinhonha e alcançando outros estados e países: artesãos, fornecedores de insumos, empresas revendedoras e galerias de arte, prefeituras, empresas de extensão rural, cooperativas e associações, instituições de ensino e pesquisa, entre outros. Entretanto, para o desenvolvimento do artesanato, são necessários a fonte da matéria prima (barro, couro, fibras, minerais, entre outros), os ateliês de produção e as feiras para venda. A feira de artesanato é o principal local onde o artesanato é comercializado, presente em quase todos os municípios do Vale do Jequitinhonha. Sendo de grande importância para a adequada comercialização dos diversos produtos artesanais. Portanto, a presente proposta pretende verificar, a partir das principais diretrizes da Politica do Artesanato Brasileiro- PAB (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato) o alcance atual do artesanato do Vale do Jequitinhonha e as peculiaridades da cadeia produtiva e criativa no território do Jequitinhonha. A informalidade no processo produtivo, o mau uso ou a ausência da tecnologia, a falta de políticas públicas são os maiores entraves que interferem nos níveis de sucesso da atividade artesanal (LIMA, 2021). A produção relaciona-se diretamente com a disponibilidade de matéria prima e com a tradição cultural de cada município ou região.
A articulação entre artesãos, as associações e o mercado comprador do artesanato, no atacado ou varejo, definem o estágio de evolução da cadeia produtiva. Em algumas comunidades onde essa articulação funciona, os resultados são promissores, tendo como exemplos as comunidades de Campo Alegre e Campo Buriti, em Turmalina. Nessa proposta, queremos sistematizar essa articulação nos municípios do Vale do Jequitinhonha com maior destaque no artesanato. O artesanato hoje além de fonte de renda é uma atividade de ocupação e trabalho e, consequentemente provoca uma melhoria nas condições de vida das famílias que nele encontram seu sustento. Portanto, a importância do desenvolvimento do artesanato numa estrutura articulada com associações, cooperativas, poder público e privado é um fator motivacional para o artesão melhorar seu desempenho e consequentemente sua produtividade e sua renda, bem como, se engajar no desenvolvimento sustentável.
Objetivo geral: - Identificar e caracterizar a cadeia produtiva e criativa do artesanato no Alto do Vale do Jequitinhonha, a partir da participação de associações, cooperativas, lojistas e artesãos. Objetivos específicos: - Identificar o nível de produtividade e organização social da cadeia do artesanato por município; - Identificar os atores locais, as técnicas de produção, de gerenciamento e as estratégias de comercialização. Selecionar as melhores práticas identificadas de produção e organização coletiva da produção do artesanato; – Criar uma proposta de valorização dos mestres artesãos, a partir de estudos sobre seu reconhecimento social em sua comunidade;
Participação de no mínimo 30 pessoas. Cadastramento de artesãos, associações e cooperativas Registro das propostas levantadas pelos atores da cadeia produtiva. Registro audiovisual do encontro
Essa é uma pesquisa de caráter exploratório que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Quanto ao procedimento, essa pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, um estudo profundo e exaustivo, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento. (GIL, 2017). Quanto à natureza este projeto é de avaliação da cadeia produtiva e criativa do artesanato, procurando caracterizar os atores que fazem parte dessa cadeia. A criação de uma estratégia de fortalecimento coletivo do artesanato no Vale do Jequitinhonha é um desafio para os artesãos. Muitos artesãos improvisam a cozinha de casa ou constroem um cômodo para conciliar sua atividade produtiva com as tarefas domésticas. O poder público, principalmente a partir dos anos 2000 criou um arcabouço legal e políticas públicas voltadas para o artesanato. No território do Jequitinhonha tivemos várias ações em prol do artesanato lideradas pela UFMG e por programas do governo do estado. Haverá a divulgação nas redes sociais e o envolvimento dos projetos da universidade
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017. LIMA, Jonathan Gurgel de. Artesãos-Artistas contemporâneos: D. Izabel Mendes da Cunha e o legado aos mestres ceramistas de Santana do Araçuaí (MG). 2021. Tese (Doutorado em Estética e História da Arte) - Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/T.93.2021.tde-02082021-160333. Acesso em: 2022-08-03.
Essa será uma oportunidade para que a comunidade acadêmica possa dialogar com os artesãos de vários municípios. Além do relato de experiências, será a oportunidade de identificar as pesquisas e ações necessárias para o fortalecimento da cadeia produtiva.
Durante o encontro haverá a participação de vários cursos e áreas do conhecimento envolvidas. Temos o aspecto cultural como preponderante, porém a tônica da geração de trabalho e renda possibilita discussões mais amplas e interdisciplinares. Do ponto de vista da interprofissionalidade, destaca-se a possibilidade de integração de vários saberes oriundos de várias experi~encias.
O evento tem o potencial de aglutinar ensino, pesquisa e extensão em sua totalidade, pois os alunos da graduação serão convidados a participar, os bolsistas do projeto de pesquisa estãrão envolvidos e a comunidade externa tem participação garantida.
Os estudantes poderão ter contato com os artesãos para identificarem o potencial do artesanato para valorização cultural e geração de trabalho e renda.
Espera-se que os participantes do evento obtenham informações e conhecimentos que contribuam para o fortalecimento da cadeia produtiva e criativa do artesanato.
A divulgação será feita pelas redes sociais, especialmente nos grupos de artesãos.
Programação do Evento
Auditório da reitoria
20/09/2023
08:00
12:00
Oficina de cerâmica
Auditório da reitoria
20/09/2023
14:00
18:00
Mesa Redonda : Relatos de experiências
Público-alvo
Artesãos que atuam de forma individual ou em associações.
Os estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelados poderão participar do evento e desenvolver habilidades e competências para desenvolvimento de projetos na cadeia do artesanato.
Temos docentes que já têm projetos de pesquisa e de extensão envolvendo artesanato com foco na cultura. Neste encontro eles poderão ouvir relatos de experiência e discutir projetos.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Serro - MG
São Gonçalo do Rio Preto - MG
Felício dos Santos - MG
Gouveia - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 8 h
- Tarde;
Encontro com atores da cadeia produtiva e criativa do artesanato