Visitante
Reciclando o Presente, Construindo o Futuro
Sobre a Ação
202203000633
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
07/08/2023
29/12/2023
Dados do Coordenador
grazielle isabele cristina silva sucupira
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Saúde
Meio Ambiente
Questões ambientais
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Este projeto visa estabelecer relação entre saúde pública e resíduos sólidos. A iniciativa foca na conscientização da população e trabalhadores sobre práticas seguras de gerenciamento de resíduos, incluindo coleta seletiva e descarte adequado. Atividades educacionais, reuniões com autoridades locais e campanhas digitais serão implementadas para prevenir doenças associadas a resíduos sólidos, promovendo uma comunidade mais saudável e ambientalmente consciente.
Resíduos sólidos, saúde pública, reciclagem, prevenção de doenças.
A realidade dos municípios situados nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, assim como em muitas outras regiões do Brasil, reflete desafios significativos no que diz respeito à saúde pública e à gestão adequada dos resíduos sólidos. A interconexão entre esses dois elementos, muitas vezes subestimada, desempenha um papel fundamental na qualidade de vida das comunidades locais. A saúde pública é um direito fundamental de todos os cidadãos, e sua promoção e preservação dependem, em grande parte, da qualidade do ambiente em que vivem. Ao mesmo tempo, a gestão eficaz dos resíduos sólidos é um dos pilares para garantir um ambiente saudável e sustentável. Infelizmente, a falta de conscientização e a negligência na gestão de resíduos têm contribuído para uma série de problemas de saúde pública nesses municípios, incluindo a propagação de doenças, a contaminação da água e do solo, além da degradação do ambiente. Há muito tempo os municípios de Minas Gerais vêm sofrendo com excesso de lixo acumulado em áreas inadequadas, dificultando a separação apropriada dos materiais recicláveis pelos catadores da região. Esse problema não afeta somente os indivíduos que estão envolvidos diretamente nesse processo, mas toda a população, principalmente os moradores das redondezas onde o lixo é descartado, trazendo para suas residências insetos, roedores, além do cheiro desagradável dos resíduos. Devido a essa situação, iniciou-se um processo de gerenciamento de resíduos sólidos em alguns municípios visando o descarte adequado destes, promovendo ecopontos distribuídos em diversos locais e a implementação da coleta seletiva. Nesse cenário, este projeto de extensão visa alertar a população da região sobre a importância da reciclagem, do trabalho dos catadores e da disposição correta dos resíduos. Por conseguinte, o projeto contribuirá no combate a doenças, como febre amarela, leishmaniose, entre outras, conscientizando para uma prática responsável e para a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O projeto nasce da visão de que é possível e necessário promover mudanças nessa realidade, sendo a educação e a sensibilização da população ferramentas poderosas para transformar as comunidades, destacando a importância da gestão adequada de resíduos sólidos para a melhoria da saúde pública.
A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e determinou que todos os rejeitos do país deveriam ter uma disposição final ambientalmente adequada. No entanto, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ainda se encontra em fase de implementação em muitos municípios e problemas devido a gestão inadequada dos resíduos são constantes e alvo de muitas reclamações da população. Por isso, ainda faz-se necessário alertar a população sobre o risco de doenças causadas pelos resíduos sólidos descartados de forma inadequada, com vistas a evitar a proliferação de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, que são causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, além de outras doenças como leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose, causadas pelos ratos (EMBRAPA, 2023). O projeto surge da necessidade de abordar questões interligadas de saúde pública e gestão inadequada de resíduos sólidos nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nessas regiões, a falta de coleta adequada de resíduos e a disposição inadequada têm consequências diretas na saúde das comunidades, contribuindo para a propagação de doenças transmitidas pelo lixo e custos crescentes para o sistema de saúde. Além disso, os desafios na gestão de resíduos são exacerbados pela falta de infraestrutura e conscientização da população. O projeto também visa abordar esses desafios por meio da educação e conscientização, discutindo com a população local a importância da gestão adequada de resíduos sólidos. Isso não apenas pode ajudar na melhoria da saúde pública, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, atraindo investimentos e fortalecendo a economia local. Além disso, o projeto oferece uma oportunidade valiosa para o engajamento dos estudantes, preparando-os para atuarem como agentes de mudança e promovendo a integração entre teoria e prática.
Realizar ações visando a conscientização da população quanto a importância da gestão correta de resíduos sólidos para melhoria da saúde pública Identificar e informar ao gestor público municipal sobre pontos estratégicos para a instalação de lixeiras e sugestão de estratégias para melhoria da coleta
• Realizar reunião com representantes da Secretaria de Obras e Meio Ambiente para obter informações sobre a gestão de resíduos no município; • Elaborar e distribuir panfletos; • Criar e divulgar materiais nas mídias digitais; • Elaborar um relatório a partir do levantamento de demandas da comunidade, constando pontos estratégicos para a instalação de lixeiras e sugestão de estratégias para melhoria da coleta aos órgãos competentes; • Realizar visitas em escolas para conscientização de estudantes. • Realizar a divulgação das ações do projeto nos Polos da DEAD;
No Projeto de extensão “Reciclando o Presente, Construindo o Futuro” a metodologia utilizada prevê a realização das seguintes etapas: • Realizar um diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no município, identificando os principais problemas, desafios e oportunidades para a gestão adequada dos mesmos. • Elaborar um plano de ação participativo, envolvendo diversos atores sociais, como prefeitura, cooperativa/associações de catadores, organizações não governamentais e a comunidade em geral. • Elaborar materiais relacionados ao tema do projeto, com foco na gestão correta de resíduos sólidos para melhoria da saúde pública • Desenvolver atividades educativas e de sensibilização sobre a importância da reciclagem, do trabalho dos catadores e da disposição correta dos resíduos, utilizando diferentes meios de comunicação, como cartilhas, vídeos, palestras, oficinas, exposições e campanhas digitais. • Sistematizar os resultados das atividades realizadas
BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Presidência da República, Departamento da Casa Civil. Brasília, 2010. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. EMBRAPA. Doenças provocadas por animais, 2023. Disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/doencas. Acesso em: 09 out. 2023. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Manaus – AM. Maio de 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf Acesso em: 29 set. 2023. UFVJM. Política de Extensão da UFVJM – Anexo da resolução nº 06-CONSEPE, de 17 de abril de 2009.
A interação dialógica pode ser entendida como o desenvolvimento de relações entre a universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla e pela troca de saberes (FORPROEX, 2001). À vista disso, entende-se que este projeto de extensão atuará como uma fonte de troca de informações segura acerca do descarte adequado dos resíduos e os benefícios deste para a saúde pública, possibilitando aos alunos dialogar com a comunidade o conhecimento científico construído no meio universitário e as experiências da população local. Ainda, as ações realizadas nas comunidades e nas escolas propiciarão aos alunos compreender os principais problemas vividos pela população, sensibilizando-os quanto à necessidade urgente de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida. Além disso, os alunos, ao procurarem os órgãos públicos para a coleta de informações e ao participarem de reunião com a associação de catadores, por exemplo, poderão entender a dinâmica dessas instituições e o seu funcionamento na prática, adquirindo experiências que poderão utilizar futuramente como gestores. Assim, o projeto oferece uma oportunidade para fomentar a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade local, pois ao envolver estudantes do curso de bacharelado em Administração Pública, coloca os futuros profissionais em contato direto com as necessidades e desafios reais enfrentados pelas comunidades nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o que cria uma ponte entre a academia e a vida prática, permitindo que os estudantes apliquem seu conhecimento teórico em situações do mundo real. Além disso, o projeto promove a conscientização e a educação da população local sobre questões de saúde pública e gestão de resíduos sólidos. Essa conscientização é essencial para estimular o diálogo e a participação ativa da comunidade na busca por soluções sustentáveis. A interação dialógica é, portanto, uma via de mão dupla, onde a comunidade acadêmica aprende com as perspectivas e conhecimentos locais, enquanto a sociedade se beneficia do conhecimento e da capacidade de implementação dos estudantes e professores. Essa troca enriquecedora de informações e experiências fortalece o compromisso mútuo de enfrentar os desafios da saúde pública e dos resíduos sólidos de forma colaborativa e sustentável, contribuindo para uma comunidade mais engajada e capacitada.
O projeto "Reciclando o Presente, Construindo o Futuro" tem o potencial de promover a interdisciplinaridade e interprofissionalidade de várias maneiras. Primeiramente, ao envolver estudantes do curso de bacharelado em Administração Pública, cria-se uma base sólida para a interdisciplinaridade, uma vez que esses estudantes trazem uma variedade de conhecimentos e habilidades para o projeto. Eles podem ainda contar com a colaboração de profissionais de diferentes áreas, como saúde, meio ambiente, educação e engenharia, para abordar os complexos desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos e saúde pública. A interprofissionalidade é promovida à medida que estudantes e profissionais de diversas áreas trabalham juntos em equipes para enfrentar os desafios do projeto. Eles aprendem a comunicar e colaborar de maneira eficaz, reconhecendo a importância das contribuições de cada profissão envolvida. Por exemplo, administradores públicos podem colaborar com profissionais de saúde para desenvolver estratégias de conscientização e políticas de saúde pública relacionadas aos resíduos sólidos.
A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão é um importante princípio garantido na Constituição Federal de 1988 (Art. 207) e também consta nos projetos político-pedagógicos das universidades, que traz o ensino, a pesquisa e extensão como equivalentes, não sendo plausível trabalhar os três eixos de forma separada. Como descrito na Resolução da Política de Extensão da UFVJM, a indissociabilidade é um princípio fundamental da extensão universitária, o fazer acadêmico existe quando considera o ensino, a pesquisa e a extensão como atividades dentro da universidade que interagem e se complementam (UFVJM, 2009). A pesquisa e a extensão estão interligadas quando a produção de conhecimento pode ajudar para a mudança da sociedade; ensino e extensão quando entende-se que a aprendizagem é baseada na experiência, tendo o aluno como sujeito do ato de aprender e a extensão busca interagir com a sociedade sendo um componente importante no funcionamento da teoria e prática. Neste trabalho esse princípio aparecerá quando os alunos, sujeitos no ato de aprender, aplica teoria e prática, na conscientização da sociedade, através de palestras, entregas de panfletos, divulgação nas mídias sociais. E para desenvolver essas práticas será necessária a busca do conhecimento, com isso estarão construindo o conhecimento por meio da experiência. Assim, o projeto promoverá a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois os alunos serão incentivados a aplicar os conhecimentos construídos no curso na pesquisa de campo e nas ações de extensão, sendo uma iniciativa que oferece uma oportunidade valiosa para que eles apliquem o conhecimento teórico em situações do mundo real. Isso não apenas fortalece sua compreensão acadêmica, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise. Além disso, a pesquisa será utilizada para embasar as estratégias de conscientização e intervenção, garantindo que as ações sejam baseadas em evidências científicas.
A participação dos estudantes neste projeto de extensão terá um impacto significativo em sua formação acadêmica. Eles terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação, além de adquirir uma compreensão mais profunda das questões ambientais e de saúde pública. Essa experiência contribuirá para sua formação como cidadãos conscientes e profissionais preparados para lidar com desafios complexos da sociedade. Além disso, a participação ativa em ações de extensão é valorizada como um diferencial em seus currículos acadêmicos e profissionais. O projeto de extensão é uma experiência enriquecedora na formação dos acadêmicos envolvidos, pois, além de proporcionar o contato direto com a comunidade, estimula o acadêmico à criatividade, à responsabilidade e à organização na busca pelo conhecimento. Assim, a extensão favorece o desenvolvimento de novos conhecimentos na formação dos estudantes e de todos os envolvidos no projeto. Assim, a participação direta dos estudantes proporciona uma oportunidade única para aplicação prática do conhecimento desenvolvido no decorrer do curso. Ao enfrentar desafios reais relacionados à saúde pública e gestão de resíduos sólidos, os estudantes desenvolvem habilidades práticas essenciais, como resolução de problemas, tomada de decisões e liderança, fomenta o desenvolvimento de habilidades interpessoais, comunicação eficaz e trabalho em equipe. Os estudantes aprendem a colaborar com profissionais de diferentes áreas, bem como a se envolver com a comunidade local de forma empática e culturalmente sensível. Essas competências interpessoais são essenciais para suas carreiras futuras, independentemente do campo escolhido.
Segundo a Política de Extensão da UFVJM, "as ações de extensão devem buscar uma relação social de impacto, ou seja, estabelecer uma relação entre a universidade e outros setores da sociedade" (UFVJM, 2009, p. 4). Sendo assim, o impacto e transformação social que o projeto de extensão busca alcançar é a conscientização da população acerca dos cuidados com o meio ambiente, através da reciclagem e do descarte apropriado dos resíduos sólidos, que previne a proliferação de doenças associadas ao descarte inadequado dos resíduos sólidos e preserva o meio ambiente. Espera-se que este projeto não apenas melhore a gestão de resíduos sólidos, mas também transforme atitudes e ajude a promover uma comunidade mais saudável e consciente, pois a conscientização resultante pode contribuir com práticas mais sustentáveis, melhorando a qualidade de vida e preservando o meio ambiente para as futuras gerações. Melhorias relacionadas a esse campo de interação da saúde pública e da gestão de resíduos sólidos, podem contribuir diretamente para a qualidade de vida das pessoas, reduzindo a incidência de doenças relacionadas ao lixo e criando ambientes mais saudáveis e seguros. Ainda, de forma mais ampla, a conscientização trabalhada no projeto pode ajudar a estimular uma mudança cultural, promovendo a responsabilidade ambiental e cívica. Comunidades mais engajadas na gestão de resíduos e práticas sustentáveis tornam-se mais resilientes e capazes de enfrentar futuros desafios ambientais. Essa transformação social não apenas melhora a qualidade de vida no presente, mas também constrói uma base sólida para um futuro mais sustentável e equitativo, onde a preservação do meio ambiente e o bem-estar coletivo são prioridades compartilhadas. Espera-se ainda que ações como essas contribuam para um aumento no volume de materiais recicláveis coletados pelas cooperativas ou associação de catadores, dos municípios onde houver as ações, possibilitando uma crescimento na renda dos trabalhadores destas entidades.
As ações e o material produzido serão divulgados nas redes sociais do curso de Bacharelado em Administração Pública bem como dos integrantes do projeto e parceiros
Este projeto integra o Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales – número de inscrição 202104000135. Destaca-se que este projeto faz parte da curricularização da extensão desenvolvido pelo curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância. Está sendo realizado dentro da Unidade Curricular “EADADP074 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública I” no semestre 2023/2. A proposta foi construída coletivamente pelos discentes, que definiram a temática, as ações e os municípios onde estas se realizarão, o que envolve polo(s) de apoio presencial e locais onde residem. Assim, dada que esta é a primeira experiência de extensão desenvolvida pelos discentes e pelo curso após a integralização da extensão como componente obrigatório, o processo envolveu até o momento de submissão do projeto no SIEXC, a discussão do conceito, normativos e especificidades da extensão universitária; discussão e identificação de demandas e aderência pessoal e coletiva dos discentes sobre as temáticas a serem trabalhadas no âmbito da UC; e elaboração conjunta da proposta do projeto com o acompanhamento de tutores(as) e docente da referida UC. Ressalta-se que dentre os membros do projeto encontra-se um servidor TA da UFVJM, mas sua participação se dará enquanto tutor do curso de Administração Pública bolsista UAB, com carga horária de 20hs semanais na tutoria e não enquanto servidor da UFVJM em sua carga horária de trabalho, o que justifica a não inclusão do FORMULÁRIO DE ANUÊNCIA DA CHEFIA IMEDIATA.
Público-alvo
Trata-se das pessoas alcançadas pelas publicações nas redes sociais, incluindo diversas faixas etárias.
Trata-se de estudantes da rede pública de ensino, englobando crianças e adolescentes
Municípios Atendidos
Padre Paraíso - MG
Teófilo Otoni - MG
Januária - MG
Taiobeiras - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Noite;
Discussão sobre extensão, curricularização da extensão e atividades de extensão dentro do conteúdo programático da Unidade Curricular. Levantamento de demandas e construção de proposta de ações de extensão a serem realizadas nos polos pelos discentes. Construção coletiva do projeto de extensão submetido. Realização de atividades de levantamento inicial de dados sobre o tema do projeto.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Esta etapa envolve a parte mais prática, como levantamento de dados/informações necessários para realizar as ações propostas, organização das etapas e realização das ações previstas, incluindo, por exemplo: • Diagnóstico do problema através do levantamento de informações com moradores, funcionários e gestores dos municípios; • Reunião com gestores e com associação de catadores para compreensão do panorama atual; • Pesquisa a respeito do tema em leis, normas e artigos científicos para adoção de melhores estratégias de conscientização; • Recolhimento dos resíduos sólidos flutuantes em rios. • Criação de mídias digitais e divulgação através da rede social do projeto com temas relacionados à saúde pública e gestão de resíduos sólidos; • Elaboração e impressão de panfletos para distribuição durante as visitas nas escolas; • Elaboração e entrega de ofícios para os órgãos públicos com sugestões para a melhoria da coleta seletiva, como a indicação de locais estratégicos para instalação de lixeiras;
- Noite;
Esta etapa consiste na finalização, documentação e divulgação das ações após a realização das etapas previstas em cada uma, bem como avaliação das ações e do projeto.