Detalhes da ação

1ª Mostra Nacional da OBBiotec: produzindo e compartilhando conhecimento

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000644

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

15/11/2023

Data Fim

15/05/2024


Programa Vínculado

202104000125 - Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leida calegário de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Biológicas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/channel/UCWxU-b_geyQ6HHePxj6bCCA

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Resumo

Esse evento é uma das ações propostas para o fechamento da 1ª edição da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, OBBiotec, sendo o objetivo principal a divulgação dos resultados dos 29 bolsistas da OBBiotec, além de discussões na área do ensino em biotecnologia. Serão realizadas palestras de forma remota.


Palavras-chave

Ensino, Educação e Tecnologia, Biotecnologia, Educação Básica, Ensino Técnico.


Introdução

É por meio do processo educativo que o ser humano pode atingir sua potencialidade e desenvolver seus talentos, habilidades, atitudes, como agente integrado à sociedade e ao país. Portanto, é imperativo que o processo educacional esteja em constante processo de mudança, de atualização, para que seja realmente efetivo e construa cidadãos engajados com a transformação da realidade. Nessa perspectiva, o evento “1ª Mostra Nacional da OBBiotec: produzindo e compartilhando conhecimento” busca ampliar as discussões sobre a área de biotecnologia com os bolsistas de iniciação científica júnior de todas as regiões do Brasil, estudantes da educação básica, bem como do ensino técnico e a comunidade acadêmica. A programação será composta por atividades ministradas por pesquisadores e extensionistas renomados, bem como por atividade cultural, culminando com a apresentação dos bolsistas a partir dos resultados obtidos com o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa vinculados à OBBiotec. Os convidados foram pensados para a temática da biotecnologia e ferramentas digitais de ensino. Será organizado um ambiente virtual (metaverso) específico para o evento, sendo que a data para essa ação será nos dias 05, 06 e 07 de março de 2024.


Justificativa

A importância deste evento está em contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica, além de possibilitar a identificação de potencialidades dentre os jovens em curso do ensino fundamental e médio. Tem potencial ainda de promover uma maior aproximação das escolas, bem como de seu corpo docente das instituições públicas de educação superior, o que pode levar ao estabelecimento de parcerias, ao desenvolvimento de novos projetos e à melhoria da formação dos profissionais em termos de pós-graduação.


Objetivos

Objetivo Geral: Discutir o tema biotecnologia, bem como divulgar os resultados obtidos a partir do desenvolvimento dos 29 projetos de Iniciação Científica Júnior dos estudantes da educação básica e ensino técnico. Objetivos Específicos: Gerar discussões sobre as diversas áreas da biotecnologia; Difundir conhecimentos acerca do uso do metaverso como estratégia para discussão e aproximação do público-alvo da comunidade acadêmica; Permitir aos demais estudantes o conhecimento acerca dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas de Iniciação Científica Júnior da OBBiotec e os resultados obtidos pelos mesmos; Divulgar a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia; Estimular a participação dos estudantes, escolas e professores na terceira edição da OBBiotec.


Metas

• Envolver aproximadamente 50 pessoas no evento; • Construção de um ambiente virtual no formato de metaverso, específico para o evento.


Metodologia

Nesse evento serão realizadas palestras e apresentações dos resultados dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior da OBBiotec, de forma remota. Cada convidado terá entre 30 e 45 minutos de explanação (convidados externos) ou 15 minutos de apresentação (bolsistas) e depois abriremos às perguntas. Faremos cartaz digital para o evento e teremos uma apresentação cultural na abertura. PROGRAMAÇÃO: Dia: 05/03/24 Local: formato remoto - YouTube e Metaverso Horário: 08h30 às 16h30, com intervalo para o almoço Mediadoras: Marina e Milena (manhã); Kênia e Kemilly (tarde). Transmissão no YouTube: Aline, Daniele e Ronaldo (manhã e tarde). Metaverso: Dâmaris, Gabriel e Josiane (manhã e tarde). Descrição das atividades: • 08h30 às 08h45: abertura com a coordenadora do evento Leida Calegário de Oliveira, docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, que irá expor os objetivos da “1ª Mostra Nacional da OBBiotec: produzindo e compartilhando conhecimento” e divulgará a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia que ocorre anualmente. • 08h45 às 09h00: apresentação cultural com participação especial dos cantores Léo Lages e Málter Ramos. • 09h00 às 10h00: Palestra: Título a ser definido. Hamilton Cabral (Professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo) – participação confirmada • 10h00 às 11h00: Palestra Título a ser definido. Maria Elena de Lima Perez Garcia (Faculdade Santa Casa de Belo Horizonte, MG) – participação confirmada • 11h00 às 12h00: Palestra: Título a ser definido. Lucas Zanandrez (Criador do canal do YouTube Olá, Ciência) – aguardando confirmação • 13h30 às 16h30: apresentação dos trabalhos realizados por 09 bolsistas previamente selecionados. As apresentações serão gravadas anteriormente e transmitidas de forma remota a cada 15 minutos. Dia: 06/03/24 Local: formato remoto - YouTube e Metaverso Horário: 09h00 às 16h30, com intervalo para o almoço Mediadores: Aline e Dâmaris (manhã); Daniele e João (tarde). Transmissão no YouTube: Ronaldo e Josiane. Metaverso: Gabriel e Fabíula. Descrição das atividades: • 09h00 às 10h00: Palestra Título a ser definido. Franco Schinatto. Facultad de Agronomía (Uruguai) – participação confirmada • 10h00 às 11h00: Palestra Título a ser definido. Paola A. Alves Ferreira (Doutoranda em Ciências da Saúde. UFVJM) – participação confirmada • 11h00 às 12h00: Palestra Título a ser definido. Filipe Soares de Freitas e Rafaela Paula Carvalho Pontes (Doutorandos em Biocombustíveis. UFVJM) – participações confirmadas • 13h30 às 16h30: apresentação dos trabalhos realizados por 10 bolsistas de Iniciação Científica Júnior da OBBiotec. As apresentações serão gravadas anteriormente e transmitidas de forma remota a cada 15 minutos Dia: 07/03/24 Local: formato remoto - YouTube e Metaverso Horário: 09h00 às 16h30 Mediadores: Marina e Nathalia (manhã); Transmissão no YouTube: Aline e Ronaldo (manhã e tarde). Metaverso: Josiane e João. Descrição das atividades: • 09h00 às 10h00: Palestra Título a ser definido. Thaís Furtado Nani (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) – aguardando confirmação • 10h00 às 11h00: Palestra Título a ser definido. Dario Grattapaglia (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) – aguardando confirmação • 13h30 às 16h30: apresentação dos trabalhos realizados por 10 bolsistas de Iniciação Científica Júnior da OBBiotec. As apresentações serão gravadas anteriormente e transmitidas de forma remota a cada 15 minutos Gravação e edição dos vídeos: Arthur Calegário de Sá Teles Organização do livro: Izabela Letícia Simões Salvador, João Paulo Silva Meira, Nathalia Souza Carvalho


Referências Bibliográficas

ALMEIDA, A. C. et al. Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível. Rev. Bras. Educ. 27. Rio de Janeiro, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xMBy9RnHnzzycxh4GjXkBcC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 de agosto de 2022. ERTHAL, J. P. C.; VIEIRA A. S. VINTE ANOS DE OBA: uma análise da evolução do exame ao longo dos anos. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia – RELEA, n. 27, p. 35-54, 2019. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/379. Acesso em: 22 de agosto de 2022. FILHO, I. T. F. A. Por que participar de Olimpíadas Científicas? 2011. Disponível em: http://olimpiadascientificas.org/olimpiadas/por-que-participar/. Acesso em: 22 mai. 2022. JONHSON, D. W.; JONHSON, R. T. Learning together and alone: Cooperative, competitive, and individualistic learning, Asia Pacific Journal of education, VOL 22, pp 95-105. Needham Heights: Allyn and Bacon, 1999. Acesso em: 09 de out. de 2022. NASCIMENTO, M. G.; PALHANO, D. OEIRAS, J. Y. Y. Competições escolares: uma alternativa na busca pela qualidade em educação. In: Workshop em Informática na Educação, SBIE 2007. Anais. São Paulo, 2007. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/article/view/674. Acesso em: 25 de agosto de 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O evento será aberto para as escolas participantes da primeira e segunda edições da OBBiotec, justamente, para proporcionar uma maior interação e diálogo com a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Caracteriza-se por uma formação interdisciplinar e antenada com as demandas atuais, prioritariamente aquelas decorrentes do ensino no contexto da biotecnologia. A programação foi estruturada em eixos para garantir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade nas mais diversas áreas da biotecnologia.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Trata-se de uma ação integrada com o ensino e a pesquisa, tendo o envolvimento de discentes da graduação e da pós-graduação. Assim, garante-se a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a soma de esforços para que a via de mão-dupla necessária às ações de extensão realmente seja efetivada. Os projetos de pesquisa dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior foram desenvolvidos durante o ano de 2023 e seus resultados serão agora apresentados à sociedade, de modo que outros estudantes, que não tiveram tal oportunidade, também sejam beneficiados com a oportunidade de conhecer o que foi produzido.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Estudantes de diversos cursos de graduação poderão participar deste projeto. A formação do estudante da UFVJM estará em consonância com os tópicos trabalhados no projeto, de modo que este possa contribuir com o processo de formação dos docentes e dos estudantes da educação básica participantes. Além disso, os discentes da UFVJM estarão sob tutoria de um docente, de modo que o estudante possa aprender sobre a análise de problemas enfrentados, bem como possa contribuir com a proposição de possíveis soluções, tornando-se mais engajado com a realidade da comunidade externa, bem como tornando-se mais proativo. Desta forma, antes da realização das atividades no projeto, os discentes serão capacitados e acompanhados pelos docentes-tutores, bem como pela coordenação do projeto. Os discentes acompanharão e participação de todas as etapas do projeto, quais sejam sua organização, desenvolvimento e análise de dados, bem como redação de artigo/relatórios. A participação e envolvimento dos discentes serão avaliadas pelos docentes tutores, bem como pela coordenação do projeto.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o evento venha contribuir com a reflexão no ensino de biotecnologia, gerar mais visibilidade para a UFVJM e para a OBBiotec e que seja um momento de refletir sobre a formação dos profissionais e suas ações nas comunidades.


Divulgação

A divulgação será amplamente realizada por meio das redes sociais, e-mails das escolas participantes e outras mídias.


Público-alvo

Descrição

Estudante da educação básica e ensino técnico

Municípios Atendidos

Município

Manaus - AM

Município

Maués - AM

Município

Águas Belas - PE

Município

Anadia - AL

Município

Diamantina - MG

Município

Três Pontes - SP

Município

Rio Negro - RS

Município

Águas Frias - SC

Município

Brasília - DF

Município

Água Nova - RN

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 130 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organização do evento

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Divulgação

Carga Horária 24 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização do evento

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Criação de página para a mostra no site da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia

Carga Horária 26 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final e lista de certificados para os participantes