Detalhes da ação

Avaliações em larga escala em pauta

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000648

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

25/10/2023

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

josiane magalhaes teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Resumo

Este projeto pretende desenvolver ações que permitam oferecer a gestores educacionais e professores da rede pública, à partir dos resultados das avaliações em larga escala,informações e orientações que os apoiem nas decisões, formulações e práticas pedagógicas. De forma geral o objetivo é oferecer análises, interpretações e discussões dos resultados das avaliações externas, visando melhorar a qualidade da educação básica.


Palavras-chave

Avaliação educacional em larga escala, desempenho, indicadores educacionais, interpretação pedagógica, qualidade da educação.


Introdução

Dentre as políticas de avaliação implementadas pelo sistema público brasileiro, destacam-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a nível nacional; e o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE), a nível estadual. O SAEB foi implantado no Brasil nos anos 90 (FRANCO; KLEIN; FONTANIVE, 1995), tendo como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. O SAEB ocorreu até 2005 de forma amostral como uma avaliação de âmbito nacional, objetivando conhecer principalmente a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes brasileiros. Em 2005, foi acrescentada ao sistema, a Prova Brasil, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e em Matemática, em cada unidade escolar (BRASIL, 2009). Todos esses instrumentos contribuem para a elaboração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, criado em 2007, para monitorar o andamento das políticas públicas pela análise combinada do desempenho dos alunos nos exames Prova Brasil e SAEB e das taxas de aprovação de cada escola (FERNANDES, 2007). A alfabetização passou a ser especialmente avaliada a partir de 2013 com a criação da Avaliação da Alfabetização (ANA), conforme previsto no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Dessa maneira, os estudantes do 3 º ano do ensino fundamental passaram a ser avaliados em leitura, escrita e matemática. A partir de 2019, o SAEB foi reestruturado para se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, a BNCC tornou-se referência na formulação dos itens das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental, e de Ciências da Natureza e Ciências Humanas do 9º ano do Ensino Fundamental (BRASIL; 2018). A avaliação da alfabetização passou a ser realizada no 2º ano do Ensino Fundamental, começando a avaliação da Educação Infantil, como estudo piloto, incluindo questionários eletrônicos respondidos pelos professores, diretores, secretários municipais e estaduais (BRASIL, 2019). À partir das informações do SAEB e de outras avaliações em larga escala o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias estaduais e municipais de educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. Em Minas Gerais, foi criado o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE), instituído pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em 2000 (FRANCO e CALDERÓN, 2017). Ele é composto por dois programas: o Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), ambos de caráter censitários, cujas avaliações são promovidas pela SEE/MG e realizadas por instituições externas vinculadas a universidades federais sediadas em Minas Gerais. Da mesma forma que o SAEB, objetiva-se que os resultados do SIMAVE sejam utilizados como instrumentos importantes para a gestão do sistema público de educação em Minas Gerais, uma vez que alude a um diagnóstico sistemático da rede pública de ensino e fornece informações para subsidiar a definição de políticas educacionais e o planejamento de suas ações (MINAS GERAIS, 2019). O objetivo é oferecer análises, interpretações e discussões dos resultados das avaliações externas, visando melhorar a qualidade da educação básica. Este projeto visa criar um conjunto de materiais que possam ser usado pelos gestores educacionais e educadores de cada escola para desenhar intervenções escolares apropriadas aos diferentes alunos atendidos, vislumbrando a melhoria da qualidade da educação bem como promover oficinas para capacitá-los.


Justificativa

As avaliações dos sistemas de ensino em larga escala avançaram muito nas últimas décadas, sobretudo na produção das medidas do aprendizado dos alunos e como componentes das políticas educacionais. Entretanto, o uso dos resultados das avaliações para as práticas pedagógicas nas escolas tem sido menos disseminado. A formação inicial dos professores nem sempre os habilita a entender e utilizar essa modalidade de avaliação. No contexto atual, há ainda muitas dúvidas sobre como elas são feitas e a relação dos conteúdos dos testes com o currículo escolar. Embora as avaliações externas se restrinjam a aspectos mensuráveis dos conteúdos escolares, elas avaliam muitas habilidades importantes que os alunos devem dominar. Infelizmente, os resultados das avaliações mostram que apenas uma parcela dos alunos tem alcançado níveis esperados de desempenho. O uso desses resultados, junto com as avaliações realizadas pelos professores sobre cada um de seus alunos, pode ser uma ferramenta importante para melhorar o desempenho dos alunos da rede pública. O objetivo desta proposta é oferecer aos gestores educacionais e professores da rede pública ações com informações e orientações que, a partir dos resultados das avaliações em larga escala, os apoiem nas decisões, formulações e práticas pedagógicas. As avaliações externas e as experiências escolares de avaliação não são contraditórias. Idealmente, deveriam se complementar. As avaliações em larga escala não medem muitos aspectos importantes do currículo escolar, porque muitas dessas coisas não são mensuráveis ou passíveis de padronização. Elas também não são referência para todas as atividades e experiências de aprendizagem que os alunos são expostos durante o tempo que estão na escola. Estes são domínio das escolas e dos professores. No entanto, há um conjunto de habilidades fundamentais medidas pelos testes das avaliações em larga escala que muitos alunos, sobretudo os de origem social menos favorecida, não dominam. Isto não deveria ser negligenciado. Pesquisas dessa natureza são importantes para auxiliar os gestores e professores a compreenderem e interpretarem melhor o desempenho dos alunos em termos de habilidades e competências consolidadas, superando a perspectiva usual de se calcular apenas índices de desempenho desprovidos de uma interpretação pedagógica. Portanto, este projeto se justifica ao prever ações extensionistas propostas pelos professores vinculados à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que alcancem os professores e gestores da educação básica, com o principal objetivo de analisar, compreender e melhorar o desempenho dos estudantes da rede pública de ensino a partir dos resultados das avaliações externas. Este projeto de extensão se vincula ao Grupo de Avaliação e Pesquisas Educacionais (GAPE/UFVJM). Trata-se de um grupo de pesquisa interdisciplinar, liderado pela Profa. Dra. Stella Maris Lemos Nunes, devidamente registrado no CNPq e na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - UFVJM, que tem por missão elaborar análises, estudos e pesquisas que redundem na melhoria das condições gerais da oferta da educação na região do Vale do Jequitinhonha, ao mesmo tempo em que auxilie na diminuição das desigualdades de acesso e desempenho a ela associadas (vide Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8082044800613077).


Objetivos

O principal objetivo deste projeto é oferecer aos gestores educacionais e professores da rede pública ações com informações e orientações que, a partir dos resultados das avaliações em larga escala, os apoiem nas decisões, formulações e práticas pedagógicas. De forma específica, pretende-se: Realizar oficinas de análise dos dados; Entender a relevância dos indicadores educacionais produzidos pelo INEP na avaliação da qualidade educacional ofertada, em diferentes perspectivas. Realizar workshops sobre as avaliações em larga escala; Proporcionar reflexão sobre as relações entre os resultados das avaliações externas, os indicadores educacionais e a melhoria da qualidade da educação ofertada.


Metas

• Capacitar professores da rede pública de Diamantina e região a interpretarem pedagogicamente os resultados das avaliações em larga escala; • capacitar gestores da rede pública de Diamantina e região a interpretaram a interpretarem pedagogicamente os resultados das avaliações em larga escala;


Metodologia

O projeto será desenvolvido em três etapas: 1ª - Sistematização de conceitos importantes na análise dos dados das avaliações externas (proficiência, habilidades medidas, padrões de respostas, análise de itens e da população avaliada) para produção de documento conceitual; 2ª – Realização de workshop para discussão e apropriação dos resultados das avaliações em larga escala; 3ª - Realização de oficinas com professores e/ou gestores para interpretação pedagógica dos resultados de avaliações em larga escala.


Referências Bibliográficas

BRASIL. PDE/Prova Brasil. Plano de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB; INEP, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Educação Básica: SAEB: Histórico. Brasília, MEC, INEP, 2019. FERNANDES, R. Índice de desenvolvimento da educação básica. – Série Documental. Brasília: INEP, 2007. FRANCO, C. KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. Avaliação em larga escala: uma proposta inovadora. Em Aberto, v.66, p.29-35. 1995. FRANCO, K. L., CALDERÓN, A. I. O Simave à luz das três gerações de avaliação da educação básica. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 28, n. 67, p. 132-159, jan./abr. 2017. MINAS GERAIS, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. SIMAVE. 2019. Disponível em: http://simave.educacao.mg.gov.br/#!/colecoes.2019. Acesso em: maio de 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Pretende-se oportunizar momentos de discussão a respeito da qualidade da educação básica, bem como dos resultados das avaliações em larga escala.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As ações do projeto visam integrar os conhecimentos adquiridos pelos discentes envolvidos nas disciplinas de Estatística, Fundamentos I e II com a sua atuação na educação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As ações a serem desenvolvidas dentro desse projeto estão vinculadas aos produtos educacionais gerados no PPGECMat, tais como videos e outros materiais a serem utilizado nas oficinas e workshop.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

As ações a serem desenvolvidas se mostram como oportunidade para que os pós-graduandos possam publicizar os produtos educacionais desenvolvidos no PPGECMat.


Impacto e Transformação Social

As ações a serem propostas nesse projeto visam levar informação científica de uma forma facilmente assimilável para professores da rede publica e gestores educacionais, estabelecendo uma inter-relação da Universidade setores da educação básica, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades existentes.


Divulgação

A divulgação das ações a seres desenvolvidas nesse projeto serão realizadas através de mídias sociais, cartas convite, emails


Público-alvo

Descrição

Professores e gestores da rede pública de ensino das cidades de Diamantina e região.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Lavras - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 8 h

Carga Horária 1 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização workshop com professores e/ou gestores para apresentação da análise dos resultados de avaliações em larga escala.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização de oficinas com professores e/ou gestores para interpretação pedagógica dos resultados de avaliações em larga escala.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Sistematização de conceitos importantes na análise dos dados das avaliações externa

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento de workshops e oficinas com definições de ações a serem executadas e elaboração de conteúdo.