Detalhes da ação

Encontro de Saberes 2023: a circularidade dos povos que curam

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000001

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

29/12/2023


Programa Vínculado

202104000008 - Encontro de Saberes: construindo pontes e ações entre os saberes de matrizes indígenas, afrodescendentes e populares com a produção do conhecimento científico


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana flávia andrade de figueiredo

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

encontrodesaberes_ufvjm
Outras Redes Sociais

Pelas páginas de facebook do Encontro de Saberes da UEMG e pela página do Facebook do NELAS - Núcleo de Estudos em Literaturas, Artes e Saberes (ambos parceiros da referida ação).

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Resumo

O curso que aqui se propõe será dividido em módulos e conduzido especialmente por mestras e mestres da tradição, de modo que os saberes de comunidades tradicionais possam ser refletidos e transmitidos por seus principais representantes, garantindo seu protagonismo e o diálogo pluriepstêmico entre saberes tradicionais e saberes científicos. O trabalho seguirá a metodologia de trabalho proposta pelas mestras e mestres, em parceria dos professores envolvidos com a Comissão Encontro de Saberes.


Palavras-chave

encontro de saberes, mestres e mestras, conhecimento tradicional, cura, comunidades quilombolas


Introdução

A proposta de curso modular que aqui defendemos se apresenta como mais uma das ações da Comissão Encontro de Saberes na UFVJM, instituída pelas portarias Nº 1421, de 23 de maio de 2018, e Nº 3686 de 19 de dezembro de 2019. A UFVJM, ao implementar o Encontro de Saberes, passa a integrar a Rede Nacional de IES parceiras do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI/CNPq) e, juntamente com este, passa a realizar a meta proposta pela então Câmara Interministerial de Educação e Cultura, regulamentada por Portaria Normativa Interministerial em 2007, de incorporar os mestres de ofício e das artes tradicionais nos vários níveis de ensino. Um dos principais pilares da Política do Encontro de Saberes é a inclusão de mestras e mestres e seus saberes como protagonistas de atividades de ensino, pesquisa e extensão em nossas instituições de ensino, promovendo espaços de diálogo e fortalecimento de laços entre universidade e seus principais territórios de abrangência. Desde sua formação, a Comissão tem desenvolvido várias ações e eventos no âmbito da extensão, ensino e pesquisa. Em 2019, ofertamos a disciplina presencial intitulada “Artes da Cura” no âmbito da pós-graduação, em caráter livre para alunos dos diversos campos e áreas de conhecimento. Naquela ocasião, realizamos o registro simultâneo na extensão para que pudéssemos oportunizar a comunidade externa acesso a este potente momento de troca de saberes e circulação de conhecimentos ancestrais. Em 2021, ofertamos o curso em formato on-line Soberania, resistência e conhecimentos tradicionais, pois atravessamos a pandemia pelo COVID-19. Em 2022, ofertamos a disciplina (registrada no PPGAS/UFVJM) simultânea ao formato de curso para a comunidade externa e alunos de graduação, intitulada "Encontro de Saberes: encantarias dos Vales do Jequi". Todas as ações que propomos ao longo destes anos, foram protagonizadas por mestras e mestres do Vale do Jequitinhonha, prioritariamente, além de outras regiões. O curso que aqui se propõe será dividido em módulos e conduzido especialmente por mestres e mestras da tradição, de modo que os saberes de comunidades tradicionais possam ser refletidos e transmitidos por seus principais representantes, garantindo seu protagonismo e o diálogo pluriepstêmico entre saberes tradicionais e saberes científicos. O trabalho seguirá a metodologia de trabalho proposta pelos mestres e mestras convidados, em parceria dos professores envolvidos com a Comissão Encontro de Saberes da UFVJM. Os mestres de saberes planejarão e produzirão as aulas previamente, de maneira que a sua experiência seja transmitida com qualidade, podendo inclusive, apresentar as suas práticas realizadas nos agroecossistemas e nas comunidades tradicionais nas atividades de campo do curso. Assim, os estudantes terão a oportunidade de ouvir e aprender com os mestres e de interagir com eles por meio de debates, perguntas e diálogos de experiências. Registre-se que o pagamento de bolsas aos mestres e mestras desta edição está sendo possível pela parceria travada com a UEMG (Edital Proexc Nº4/2022 Programa Encontro de Saberes/UEMG).


Justificativa

Diante de um cenário político institucional no qual universidades brasileiras e estrangeiras têm implementado com êxito políticas que visam valorizar os saberes de povos tradicionais, a UFVJM tem uma responsabilidade indiscutível de protagonizar este movimento na porção centro-norte do Estado de Minas Gerais, e nas demais áreas de sua abrangência. O Projeto Encontro de Saberes nas Universidades Brasileiras é uma proposta de inclusão epistêmica por meio da presença de mestres das tradições populares como docentes em disciplinas de diferentes áreas e departamentos. Na UFVJM, os mestres vêm para ministrar aulas em disciplinas na pós-graduação (ofertadas também para a comunidade externa) na qualidade de professores visitantes, que, junto com o professor parceiro (dos quadros da universidade), oferecem e desenvolvem as metodologias e ementas práticas pedagógicas. O Projeto Encontro de Saberes responde aos artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988 no que tange à garantia do Estado aos direitos culturais, acesso às fontes da cultura nacional e proteção ao patrimônio imaterial; e aos artigos 26 e 43 (em especial os incisos III, IV, VII) da Lei de Diretrizes e Bases Para Educação Nacional – LDBEN (Lei n. 9.394/1996). Realiza a meta proposta pela Câmara Interministerial de Educação e Cultura, regulamentada pela Portaria Normativa Interministerial nº 1 de 04 de outubro de 2007, de incorporar os mestres de ofício e das artes tradicionais aos vários níveis de ensino. A iniciativa é baseada no sentido do reconhecimento e valorização de mestras e mestres de notório saber nas várias áreas de ensino, pesquisa, criação e realização bem como na promoção de diálogos e integração entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes tradicionais das culturas populares, indígenas e quilombolas no âmbito das universidades. Cerca de vinte universidades públicas já aderiram ao programa (incluindo a UFVJM). A importância desta política assenta-se no fato de que as comunidades tradicionais frequentemente têm seus saberes ameaçados pela presente situação de vulnerabilidade econômica e cultural às quais estão expostas pela lógica neoliberal. Além disso, por até hoje, serem roubadas, invisibilizadas, desacreditadas em seus saberes, cabe à universidade um compromisso ético e político de mitigar esta dívida histórica, por meio da transmissão e da circulação dos saberes dos povos tradicionais, prioritariamente, por seus mestres e mestras. Deste modo, fortalecer a imagem pública de uma instituição de ensino superior que preza pela circulação de várias epistemes, é comprometer-se com os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e com seus demais territórios de abrangência, Janaúba e Unaí, pois é fato que esta instituição está localizada nos territórios das comunidades tradicionais. Este compromisso está em consonância com a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (Decreto 6177, de 1º de agosto de 2007) que, entre seus objetivos: “reafirma a convicção de que o diálogo intercultural é o meio mais adequado para a promoção da paz, da tolerância e do respeito à diferença”. Segundo documento que versa sobre a Política de Extensão da UFVJM, consta como um dos princípios básicos presentes na plataforma política de extensão universitária, desde 1987: "A ação cidadã das universidades não pode prescindir da efetiva difusão dos saberes nelas produzidos, de tal forma que as populações cujos problemas tornam-se objeto de pesquisa acadêmica sejam também consideradas sujeito desse conhecimento, tendo, portanto, pleno direito de acesso às informações resultantes dessas pesquisas (p.02)" A presente proposta se alinha a tal princípio, assim como às suas diretrizes estabelecidas, tais como a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão; ao impacto e transformação social (pois estreita uma relação direta da universidade com outros setores historicamente silenciados em prol de uma instituição diversa e pluriepistêmica); à interação social, pois como consta do documento: "A extensão universitária deve desenvolver relações entre a universidade e outros setores da sociedade marcada pelo diálogo e pela interação com a comunidade, privilegiando metodologias que busquem a participação de todos os agentes envolvidos e a troca de saberes, superando o discurso da hegemonia acadêmica. Escutar, compreender, discutir, buscar inovações, criar novos conhecimentos são possibilidades e oportunidades para todos que participam do processo, sem visões hierárquicas de conhecimentos, mas compreendendo-os como diferentes e, ou, distintos. A extensão possibilita a produção de conhecimento resultado do confronto com a realidade e a participação comunitária, ocorrendo a troca entre o saber sistematizado e o saber popular" (p.05) Cabe salientar que a presente proposta também está assentada no atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFVJM 2017-2021): o incentivo à relação entre a comunidade universitária e a sociedade para o desenvolvimento e sustentabilidade da Pesquisa e Pós-graduação; o estabelecimento de relações entre a Universidade e os diversos setores da sociedade; a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade; a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade; a valorização da diversidade cultural; a efetiva indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; a qualificação da extensão e do impacto das ações de extensão na sociedade e na própria instituição; no aprofundamento da cultura da extensão junto à comunidade universitária. A inserção da UFVJM nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Janaúba e Unaí, traz o grande desafio de formar sujeitos capazes de respeitar as diversas identidades culturais, étnicas e raciais, por meio da inclusão, não apenas dos sujeitos no interior da instituição, como também de seus saberes, historicamente silenciados. Justificamos também, desde já, o início do curso anterior à disponibilização de bolsas pela Pró-Reitoria de Extensão, pois este curso já estava previamente agendado a ser iniciado no mês de outubro.


Objetivos

Geral: Realizar um curso com mestras e mestres do Vale do Jequitinhonha, que tenham reconhecida atuação em suas comunidades, movimento ou povos, em articulação com a UEMG e a UFVJM Específicos: * Realizar três módulos de formação independentes sobre território, memória, saúde e cultura com mestres e mestras quilombolas do Vale do Jequitinhonha; * Envolver a comunidade acadêmica da UFVJM e a comunidade externa à UFVJM; * Realizar atividades formativas nas comunidades dos mestres e mestras (na perspectiva da pedagogia da alternância) * Realizar um evento de encerramento da ação dentro da programação do Sintegra 2023 (a proposta será ainda submetida)


Metas

* Formar cerca de 120 participantes (comunidade interna e externa) nos três módulos formativos (cada módulo tem 40 vagas), além de um módulo facultativo que ocorrerá na Aldeia Cinta Vermelha Jundiba (não contemplada pelo edital da UEMG pois este versava apenas para comunidades, movimentos e povos quilombolas). * Realizar dois módulos (sendo um facultativo) a partir também da pedagogia da alternância, com aulas a serem realizadas nas próprias comunidades. * Realizar evento de Encerramento do Curso dentro da programação do Sintegra/UFVJM


Metodologia

O curso será ofertado simultaneamente à comunidade externa com a oportunidade de discentes de toda a graduação e pós graduação também se matricularem, proporcionando ricas trocas de experiências e saberes. A presença dos mestres também proporciona serem pensados projetos e ações de extensão COM os mesmos, representantes fundamentais de suas comunidades de origem. O curso, intitulado “Encontro de Saberes 2023: Encantarias que curam”, terá duração de 80 horas e será ofertado entre outubro e dezembro de 2023. Propõe-se a realização de três módulos com três encontros presenciais e duas viagens para as comunidades (sendo uma delas em módulo facultativo). Para tal, os mestres de saberes planejarão e produzirão as aulas previamente, de maneira que a sua experiência seja transmitida com qualidade, podendo inclusive, apresentar a sua prática realizada no agroecossitema e comunidades nas atividades de campo que serão planejadas junto com os mestres. Os cursos e as Unidades Curriculares (disciplinas) desenvolvidas no âmbito Encontro de Saberes são concebidas em Regime de Alternância, que prevê a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão em módulos organizados em tempos-espaços formativos (TEFs) distintos e integrados, denominados Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC). Ambos os tempos-espaços integralizam a carga horária estabelecida para as disciplinas, com destaque ao fato de que o TC, na Alternância, não se configura como carga horária à distância, visto que este tempo-espaço é integrado à unidade curricular por meio de vivências com mestres e mestras em seus próprios territórios, experienciando-se diretamente seu(s) saber(es). Nesse sentido, em cada módulo ou disciplina ofertada, considerando-se a integração de dois tempos/espaços formativos próprios do Regime e da Pedagogia da Alternância (o Tempo Universidade e o Tempo comunidade), é possível criar um espaço/tempo plural e integrado, que permita um encontro e um compartilhamento de saberes. Um lugar que torna possível uma conexão integradora entre diferentes experiências e modos de vida, como uma proposta de aprendizado recíproco; um lugar em que os conhecimentos acadêmicos possam permear e serem permeados de conhecimentos, saberes e fazeres tradicionais, ancestrais; um lugar em que se promova o Encontro de Saberes, que, em si, constitui e institui processos de inclusão étnico-raciais em consonância com políticas afirmativas implementadas nas duas derradeiras décadas em universidades brasileiras. E assim, por meio de encontros integrados e integradores, põe-se em evidência o (re)conhecimento dos diversos saberes que emanam dos povos ancestrais, das comunidades, dos territórios. E a reflexão sobre os encontros de saberes ergue processo mais amplos de ocupação e transformação dos espaços acadêmicos nos quais se tem visto um crescente ingresso de estudantes de comunidades tradicionais, negros(as), camponeses, indígenas (etc.). Este profícuo movimento de integração e Alternância de saberes evidencia o que José Jorge de Carvalho e Letícia Vianna chamam de intervenções no mundo acadêmico em várias dimensões: “de inclusão étnico-racial, política, pedagógica, institucional, administrativa e epistêmica” (Carvalho e Vianna, 2020, 27). Assim, os estudantes e comunidade externa terão a oportunidade de ouvir e aprender com os mestres, mas também de interagir com eles por meio de debates, perguntas e diálogos de experiências. A aula inaugural será realizada de forma mais “teórica” para que todos os participantes possam se preparar da melhor forma para este ciclo de experiências, compreendendo o Encontro de Saberes, inclusive como importante política de cotas epistêmicas em nossas instituições. As metodologias específicas de cada aula serão desenvolvidas por cada mestre de forma autônoma com o apoio do professor colaborador, chamado de “parceiro afetivo” no Encontro de Saberes.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Resolução 02/2015. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2015. CARTA DAS CULTURAS POPULARES. Disponível em: http://culturadigital.br/setorialculturaspopulares/files/2010/02/2005-CARTA-DAS-CULTURAS POPULARES -DE-BRASILIA-SID.pdf DECRETO Nº 6.177, DE 1º DE AGOSTO DE 2007. CARVALHO, José J. “Por um mundo Pluriepistêmico: as quatro dimensões do Encontro de Saberes”. Cadernos de Inclusão (no prelo). CARVALHO, José J.; ÁGUAS, Carla L. P. (2015). “Encontro de Saberes: um desafio teórico, político e epistemológico”, in Teresa Cunha & Boaventura Santos (orgs.), Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul- Norte e Norte-Sul - Atas, Coimbra: Centro de Estudos Sociais, pp.1017-1027. CARVALHO, José J.; FLÓREZ, Juliana F. (2014a). “Encuentro de Saberes: proyecto para decolonizar el conocimiento universitário eurocêntrico”, in Nómadas, nº 41, pp.131-147. CARVALHO, José Jorge & VIANNA, Letícia. 2020. “O Encontro de Saberes nas Universidades. Uma Síntese dos Dez Primeiros Anos”, Revista Mundaú, n. 9:23-49. DECRETO Nº 5.051, DE 19 DE ABRIL DE 2004. Promulga a Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre Povos Indígenas e Tribais. INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E NA PESQUISA (INCTI/UNB/CNPq). Encontro de Saberes: bases para um diálogo interepstêmico. Brasília, 2005. LEI 11.645/2008, que alterou a LEI 10.639/2003 e que obriga o ensino da Cultura Afrobrasileira e da História da África e o ensino das Culturas Indígenas no ensino básico. SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significações. 2ª ed. Brasília, Associação de Ciências e Saberes para o Etnodesenvolvimento AYÔ, 2019. TUGNY, Rosângela Pereira de; GONÇALVES, Gustavo. (orgs). Universidade popular e encontro de saberes. Capa de Zé Antoninho Maxakali. Salvador: EDUFBA; Brasília: Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa - UNB, 2020. 652 p


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação entre comunidade acadêmica com a sociedade se dará tanto pela construção ativa do curso COM os mestres convidados, assim como a participação da comunidade externa simultânea com nossos estudantes, especialmente nas aulas no campus e nas comunidades, em que a oportunidade dos debates e trocas de experiência serão potencializados.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O Encontro de Saberes parte de uma abordagem interdisciplinar, intercientífica e intercultural, uma vez que as mestras e mestres da cultura popular tem formações a partir da complexidade e sem a disciplinaridade caraterística do conhecimento acadêmico. Como o curso será ofertado à comunidade externa e alunos de diferentes cursos e campos do conhecimento, defendemos que a interdisciplinaridade é alicerce da presente proposta. O Encontro de Saberes tradicionais com o conhecimento científico, assim como a presença de múltiplas trajetórias a partir da presença de um público diverso também potencializa uma formação profissional mais integral pautada na interprofissionalidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O curso será ofertado simultaneamente à comunidade externa e a alunos da graduação e da pós-graduação de diversos cursos da UFVJM. Com a presença dos mestres e seu protagonismo, são pensadas ainda ações e projetos de extensão a partir das vivências e trocas estabelecidas nos módulos.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A oportunidade de tomar contato com saberes que são polímatas, ou seja, não especializados em áreas de conhecimento fragmentadas, proporciona um impacto na formação do estudante, especialmente sobre formas de sentir e agir profissional mais complexas, ou seja, que não fragmenta na sua ação o próprio ser humano e o mundo que o cerca. Para o estudante participante, oportunizará um aprendizado prático acerca - muito especialmente - do exercício profundo que é a construção dialógica de conteúdos. Além disso poderá ampliar seu conhecimento acerca da Política do Encontro de Saberes e seus potenciais impactos sociais e acadêmicos, comunicação virtualizada, técnicas de transmissão e registro. Caberá à(ao) discente bolsista, a ser definida(o) a partir de sua trajetória acadêmica, voltada a uma formação comprometida com os princípios e objetivos do presente projeto: • Participar ativamente das reuniões de orientação; desenvolvimento de leituras de forma aprofundada; chamar reuniões, construir pauta, registrar a memória da reunião e aulas, sistematizar os dados que forem sendo levantados; * edição e alimentação dos canais de divulgação dos materiais coletados; • participação na organização do evento de culminância do projeto convidando alguns mestres e mestras partícipes, a fim de incluí-los na dinâmica da construção do conhecimento acadêmico. • Faz parte de suas responsabilidades institucionais, a elaboração de relatório parcial e final do projeto. Os estudantes voluntários serão diretamente beneficiados por se tornarem agentes ativos dos mapeamentos de seus próprios territórios de referência ancestral e de seus mestres e mestras, reconhecidos por sua própria comunidade. Também serão convidados a participar de todas as etapas de estudo, preparação para o campo, edição dos materiais e planejamento e organização do evento final. Importante destacar que todos os discentes, bolsistas e voluntários, serão acompanhados pela equipe de docentes e participarão também de todas as etapas de avaliação


Impacto e Transformação Social

Uma universidade pluriepstêmica e pluriontológica, tal qual defendida pelo Projeto Encontro de Saberes, e aqui oportunizada por mais esta ação, torna-se espaço de emancipação sociopolítica que se pauta na contracorrente de uma educação excludente, individualista e reprodutora do sistema hegemônico. O curso que aqui propomos amplia significativamente o espectro de temas, cosmologias, epistemes e pedagogias acessíveis. Além disso, proporciona o estreitamento do diálogo entre universidade, docentes, discentes, comunidade externa e as maestrias de nossos territórios de abrangência. É notório que tais momentos se desdobram numa formação profissional mais humanizada e não utilitarista, o que nos aponta para uma transformação estruturante, pois descontrói a lógica destes sujeitos e saberes como “objetos de pesquisa” ou ouvintes, para coparticipes na construção científica e de projetos e políticas públicas.


Divulgação

A divulgação será realizada em redes sociais como grupos de whatsapp, entre contatos de antigos participantes, entre cursos de graduação e pós graduação da instituição, secretarias municipais de educação, cultura e saúde, em escolas do município, pelo nosso instagram e pelo site oficial da instituição.


Informações Complementares

A ação começará a ser divulgada no mês de outubro pois já estava pré-programada a ser iniciada neste mês. Já incluiremos todos os logos de parceiros e parceiras nos cards de divulgação.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

80

Conteúdo Programático

Aula Inaugural - 16 de outubro - "Encontro de Saberes 2023: a circularidade dos povos que curam!" – 4h 1º Módulo - dias 19 a 22 de outubro - Alternância do Encontro na comunidade quilombola de Espinho (Gouveia) com Mestra Ana Luiza e Mestre Sebastião (mas toda a comunidade também estará envolvida) – 30h 2º Módulo - 30, 31 de outubro e 01 de novembro - Plantando e Bordando alegrias de cura (Mestras Mila - Comunidade Quilombola - Tocoiós e Marli - Comunidade Quilombola do Curtume) – 12h presencial na UFVJM + 4h - em bairro de Diamantina com projetos ligados a jogos de versos, trabalhos com idosas, bordados... = 16h 3º Módulo - ida à Aldeia Cinta Vermelha Jundiba para mutirão na escola indígena e saberes grafismos e linguagens pankararu/pataxó – 14h na pedagogia da alternância (de 03 a 05 de novembro) 4º Módulo - 08 e 09 de novembro - Mestra Maria das Graças (comunidade quilombola Mutuca de Cima, Coronel Murta) – 8h Encerramento com o Círculo de Cultura dia 04 ou 05 ou 06 de dezembro no Sintegra (evento científico da UFVJM) - reunião das mestras e mestres da disciplina – 4h Total = 76 + 4h previstas aos alunos e alunas produzirem relatos finais pela participação

Atividades Específicas

As atividades específicas serão construídas em conjunto com as mestras e mestres envolvidos. Aulas serão ministradas em formato circular na Ágora do Centro de Humanidades e nas próprias comunidades. Envolverão apresentação de trajetórias de vida, memória territorial, o cuidado com a terra e o ambiente, jogos de verso, batuques, saberes que envolvem processos de cura individuais e comunitários. Reforçamos que o curso se iniciará antes da possibilidade de aquisição de bolsas e recursos por ter sido gestado com bastante antecedência para ser iniciado em outubro. O que não acarretará prejuízos para cursantes nem para a execução das atividades. Caso sejamos contemplados, faremos a seleção de bolsistas e submissão de plano de trabalho. Aula Inaugural - 16 de outubro - "Encontro de Saberes 2023: a circularidade dos povos que curam!" – 4h 1º Módulo - dia 18 de outubro presencial na UFVJM e 19 a 22 de outubro - Alternância do Encontro nas comunidades quilombolas de Espinho (Gouveia) Mestra Ana Luiza e Mestre Sebastião – 4 presencial + 30h na comunidade = 34 2º Módulo - 30, 31 de outubro e 01 de novembro - "Algodão, fiação e tecelagem" - Mestra Maria Emília (Mestra MIla) - Comunidade Quilombola - Tocoiós. "Plantas, Cantos e Versos" - Mestra Marli - Comunidade Quilombola do Curtume) – 12h presencial na UFVJM + 4h - em bairro de Diamantina com projetos ligados a jogos de versos, trabalhos com idosas, bordados... = 16h 3º Módulo - 08 e 09 de novembro - Mestra Maria das Graças (comunidade quilombola Mutuca de Cima, Coronel Murta) – 8h Módulo facultativo - ida à Aldeia Cinta Vermelha Jundiba para mutirão na escola indígena e saberes grafismos e linguagens pankararu/pataxó – 14h na pedagogia da alternância (provável data: 10 a 12 de novembro) Encerramento com o Círculo de Cultura dia 04 ou 05 ou 06 de dezembro no Sintegra (evento científico da UFVJM) - reunião das mestras e mestres da disciplina – 4h Após o encerramento, será solicitado aos participantes Relatos de Experiência de forma escrita ou em pequenos vídeos a serem posteriormente transformados em produtos a serem publicados e disponibilizados para amplo acesso. Estes também serão repassados aos mestres. Em seguida, faremos uma avaliação geral do curso com todes envolvidos e realizado o relatório final a ser inserido no Siexc até 29 de dezembro.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Será solicitado aos participantes Relatos de Experiência de forma escrita ou em pequenos vídeos a serem posteriormente transformados em produtos a serem publicados e disponibilizados para amplo acesso. Estes também serão repassados aos mestres.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Após a construção dos relatórios, em dezembro, realizaremos avaliação geral do curso com todes envolvidos e realizado o relatório final a ser inserido no Siexc até 29 de dezembro.

Público-alvo

Descrição

Professores da rede municipal e estadual de ensino. Docentes universitários. Profissionais ligados ao Patrimônio Cultural. Profissionais da Saúde etc

Descrição

Estudantes de graduação e pós graduação da UFVJM e de outras instituições

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Francisco Badaró - MG

Município

Tocoiós de Minas - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Coronel Murta - MG

Município

Jenipapo de Minas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

É via edital da UEMG que será realizado o pagamento das mestras e mestres convidados e selecionados para a ação. Ou seja, é esta instituição que realizará o pagamento mensal de quatro bolsas no valor de R$700,00 para cada mestra e mestre envolvida. A seleção foi realizada por edital PROEXC Nº4/2022 do Programa Encontro de Saberes desta instituição. Conseguimos aprovar a bolsa para cinco de nossas mestras e mestres, envolvidos nos três módulos centrais da ação.

Participação da Instituição Parceira

O Curso de Turismo arcará com o transporte para o módulo facultativo previsto

Participação da Instituição Parceira

O programa arcará com o transporte das mestres e mestres de um módulo previsto na ação

Participação da Instituição Parceira

A Tingui é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de projetos sócio-culturais e sócio-ambientais visando proporcionar melhoria na qualidade de vida de moradores de comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha em situação de risco social e econômico. Nesta curso, a Tingui se torna parceira na mediação de duas mestras e comunidades com as quais já atua há muitos anos: Comunidade Quilombola de Tocoóis e Comunidade Quilombola do Curtume. Também atua como parceira no acolhimento de outros mestres e mestras envolvidos na ação.

Participação da Instituição Parceira

A Casa do Elefante participa aqui como parceiro na mediação do Tempo comunidade com as mestras e mestres da Comunidade do Espinho e na acolhida dos mesmos no tempo universidade que se dará durante o Sintegra 2023

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Tempo Universidade: "Encontro de Saberes 2023: a circularidade dos povos que curam!". Neste encontro serão repassados o histórico da Política de Cotas Epistêmicas (Encontro de Saberes) nas instituições de ensino superior brasileiras e na UFVJM. Também serão debatidas questões teóricas e práticas acerca da política, assim como iremos apresentar o curso como um todo.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Tempo Comunidade do Encontro de Saberes na comunidade quilombola de Espinho (Gouveia) com Mestra Ana Luiza e Mestre Sebastião (mas toda a comunidade também estará envolvida). As aulas das mestras e mestres serão ministradas na própria comunidade e os cursantes também poderão se inscrever em outras atividades oferecidas pelo I Festival Quilombola do Espinho. Organizado em parceria com A Casa Do Elefante, parceiro da Comissão Encontro de Saberes na presente proposta.

Carga Horária 16 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O Módulo "Plantando e Bordando alegrias de cura" com Mestra Mila - Comunidade Quilombola - Tocoiós e e Mestra Marli - Comunidade Quilombola do Curtume tem previsto 12h presencial na UFVJM + 4h - em bairro de Diamantina com projetos ligados a jogos de versos, trabalhos com idosas, bordados... = 16h

Carga Horária 14 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

3º Módulo - Tempo Comunidade na Aldeia Cinta Vermelha Jundiba, Araçuaí, tem previsto um mutirão na escola indígena e o repasse, por suas lideranças, de saberes acerca de grafismos e linguagens pankararu/pataxó – 14h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

4º Módulo - Tempo Universidade - 08 e 09 de novembro - Mestra Maria das Graças (comunidade quilombola Mutuca de Cima, Coronel Murta) – 8h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encerramento com Círculo de Cultura - Tempo Universidade - dia 04 ou 05 ou 06 de dezembro no Sintegra (evento científico da UFVJM) - reunião das mestras e mestres da disciplina – 4h (a data exata irá depender da programação do evento)

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

4h previstas aos alunos e alunas produzirem relatos finais pela participação