Detalhes da ação

Sarau Literário

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000011

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cilma renata borges

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Resumo

Trata-se de um evento desenvolvido para apresentar à comunidade acadêmica a iniciativa de publicar um livro elaborado por crianças do 4º ano da Educação Básica da Escola Municipal Belita Tameirão de Diamantina. Por iniciativa da Professora Sarah, o projeto foi construído e a escola e Secretaria Municipal de Educação ofereceram todo apoio e suporte para a realização do projeto. Foi construído por crianças num diálogo com obras de arte famosas e mediado por versos autorais.


Palavras-chave

livro literário, lançamento, autógrafos, autoria


Introdução

O ensino da leitura e escrita nos anos iniciais tem muitos desafios, contudo, maiores são as surpresas e descobertas. A formação de um leitor crítico e consciente da realidade, tempo e espaço dos fatos é o objetivo primordial do ensino, principalmente, nos anos iniciais. Mas, o que justificaria um bom trabalho de leitura sem o seu espelhamento na produção escrita? Tão importante quanto a leitura, é a consequente interlocução e materialização através da escrita de seu ponto de vista, sua interpretação, sua criatividade... cada tipo de texto vai nos permitir estimular a criança a autonomia na autoria de textos que representem o seu posicionamento nas situações cotidianas, nos diálogos, na expressam de seus sentimentos, etc. A proposta é associar a vivência de manifestações artísticas ao ensino de leitura e produção de texto. A arte tem o poder de encantar e estimular a criatividade e ludicidade tão presente nas crianças das séries iniciais da Educação Básica. Enquanto a abordagem literária nos permite uma viagem a um mundo fantástico, onde podemos ser quem quisermos, a abordagem objetiva trazida pelos textos científicos e jornalísticos, dentre outros, nos permite o posicionamento nas questões cotidianas como a defesa de nossos direitos, a consciência de necessidade do cumprimento de regras e respeito ao outro e às suas crenças e valores. Por isso, a Base Nacional Curricular Comum - BNCC, apresenta eixos temáticos que envolvem cada um desses aspectos a serem trabalhados com as crianças de acordo com a sua maturidade e idade cronológica, buscando ampliar o repertório vocabular oral e escrito, mas sobretudo, garantindo a permanência do encantamento pela leitura através da arte, da exposição dos seus sentimentos e do prazer pela descoberta. Nesse sentido, não é possível trabalhar expressão oral e escrita sem a sua correspondente interlocução com a leitura.


Justificativa

Ensinar escrita a crianças é uma arte. Possibilitar que a expressão oral, primeiramente, e depois escrita para o público da educação infantil é antes de tudo incentivar a leitura prazerosa através de diferentes tipos de textos e suportes para o aprendizado valorizando a descoberta por meio de atividades permitem a autonomia na criação. A arte está presente em todos os espaços e sua vivência oportunizará às crianças espaço fértil para desenvolver a criatividade e a aprendizado acontecerá de forma lúdica. A percepção de autoria é muito importante na materialização da escrita. A valorização do reconhecimento como autor produtor, é o aspecto motivador para que a criança dê asas à sua criatividade, através do uso de rimas, da sua linguagem naturalmente pura, da fantasia, etc. A finalidade da proposição desse programa é oportunizar escolas públicas, inicialmente municipais a incentivarem o trabalho da leitura-escrita nas primeiras séries do ensino fundamental, valorizando sobretudo o autor - produtor autônomo, através da confecção e impressão de livros produzidos pelas próprias crianças.


Objetivos

* Motivar os alunos a ler e escrever; * Promover a aproximação escola/família; * Incentivar a escrita direcionada à publicação do livro literário; Divulgar o trabalho das criança para motivá-las à continuar produzindo textos de qualidade.


Metas

* Promover novas edições do projeto Desbravadores Literários: um olhar de apreciação e autoria; * Motivar os alunos a continuarem escrevendo com o objetivo de produção de um livro; * Firmar Parcerias com instituições privadas para o financiamento da publicação dos livros literários produzidos.


Metodologia

Será feito o lançamento do Livro Literário produzido pelos alunos do 4º ano da Educação Básica da Escola Municipal Belita Tamerião, em Diamantina, confeccionados durante o ano de 2023. Os livros foram produzidos pelos alunos através da releitura de obras de arte mundialmente conhecidas, por meio da escrita de uma poesia. A proposta foi a elaboração de 6 versos rimados à partir do olhar das crianças sobre as obras literárias. O lançamento será feito com a participação dos autores que declamarão uma de suas poesias na presença da comunidade local, comunidade escolar, Secretaria Municipal de Educação, PROEXC, e UFVJM.


Referências Bibliográficas

________BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/pdf. Acesso em: 22 nov. 2019. MORAES, A. S; DIONÍSIO, A. P.. “O entorno dos pôsteres acadêmicos”. In: Anais do XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE, Recife, 2009. RIBEIRO, Lourdes; PINTO, Gerusa R. O real do construtivismo: práticas pedagógicas e experiências inovadoras. 10ª edição. Volume 6. Belo Horizonte: Editora Fapi Ltda, 1997. ________BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. BNCC, p. 140. Brasília, DF: MEC, 2018. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988. Educação Financeira para Crianças: https //escoladainteligencia.com.br/educacao-financeira-para-criancas-e-adolescentes-como-desenvolver/ acesso em 03 de fevereiro. Educação Financeira para Crianças – https://www.youtube.com/watch?v=fxzTXCsbgZ4 acesso em 03 de fevereiro.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade é confirmada através da troca de saberes e experiências entre sociedade e conhecimentos técnicos científicos trazidos pela comunidade acadêmica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade se confirma através do entremeado de conteúdos língua portuguesa, artes, literatura, educação patrimonial, dentre outros. A comunidade acadêmica tendo a vivência de um trabalho executado dessa forma tem ampliado horizonte profissional para atuação interprofissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O tripé ensino-pesquisa-extensão acontece concomitantemente durante toda a realização desse evento, tendo em vista que todos os aspectos do ensino, pesquisa e extensão são abordados.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A comunidade acadêmica terá acesso a um trabalho inovador e criativo no ensino de leitura e produção de textos para alunos das séries iniciais da Educação Básica.


Impacto e Transformação Social

A sociedade se transforma no contato com a comunidade acadêmica que trará novos olhares e perspectivas sobre o assunto.


Divulgação

A divulgação do evento será feita nas mídias sociais da PROEXC e da Escola Municipal Belita Tameirão


Programação do Evento

Local

Campus I

Data

05/12/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

11:00


Descrição

Manhã de autógrafos dos autores do livro literário produzido à partir no projeto: Desbravadores Literários: um olhar de apreciação e autoria, desenvolvido durante todo esse ano com os alunos do 4º Ano da Educação Básica, da Escola Belita Tameirão de Diamantina.

Público-alvo

Descrição

Alunos do 4º Ano da Escola Municipal Belita Tameirão, em Diamantina

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Escola Municipal Belita Tameirão participará de toda a organização do evento através da atuação no envolvimento com o projeto dentro e fora da escola, dos pais e responsáveis, da articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Diamantina e na busca de Parceiros externos para o financiamento da publicação dos livros literários.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 64 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Esse evento será preparado pelos professores e alunos do 4º Ano da Escola Municipal Belita Tameirão, em Diamantina. Contando com a participação dos pais e responsáveis, da Escola Municipal Belita Tameirão e da Secretaria Municipal de Educação.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Será realizada, no auditório do Campus I, a Manhã de Autógrafos, a Profa. Sarah apresentará o projeto realizado, momento em que os autores declamarão uma de suas composições, e todos os professores envolvidos falarão dos desafios enfrentados e perspectivas para as futuras edições do projeto. Essa atividade contará com a presença da comunidade local, pais e responsáveis pelas crianças, comunidade escolar, comunidade acadêmica da UFVJM, Secretaria Municipal de Educação.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Será montado um material digital de divulgação do evento e realização da manhã de autógrafos pelos autores dos livros literários.