Visitante
Lendas ao Entardecer
Sobre a Ação
202304000021
042023 - Cursos e/ou Eventos
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
08/11/2023
02/01/2024
Dados do Coordenador
daniela luciana braga santiago teixeira
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Cultura
Comunicação
Artes Cênicas
Regional
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Emails geral Cartazes Redes sociais particulares
Membros
O evento "Lendas ao Entardecer” é uma ação integrada no contexto do SÍNTEGRA-UFVJM em parceria com a Cia de Teatro Reconto para promover atividades de integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa da UFVJM, com destaque para a área cultural. As produções serão divulgadas nos canais oficiais da UFVJM.
LENDAS-SÍNTEGRA-CULTURA-UFVJM
A ação consiste em apresentar um cortejo artístico cultural para compor a programação da SINTEGRA- UFVJM, com os integrantes do grupo de Teatro Universitário Diamantinense em parceria com a Cia de Teatro Reconto. O grupo de teatro universitário faz parte do projeto de extensão na modalidade de fluxo continuo de número 202203000332 formado por acadêmicos e pessoas da comunidade externa, tem sido preparado através de oficinas e apresentações teatrais como treinamento para apresentações cênicas buscando atingir uma plateia diversificada. Para aprimorar a oficina e preparar o Grupo Universitário para o cortejo que vislumbramos a parceria com a Cia a qual irá proporcionar e aprimorar cursos de aperfeiçoamento em performances teatrais para um público de grande porte e nos auxiliar na produção do cortejo. O cortejo será apresentado em espaços públicos, onde outra relação ator-espectador se estabelece, criando uma atmosfera envolvente de alegria, vínculo e arrebatamento, pois se verifica que barreira que impedem o acesso da população a arte, entre outras, a dificuldade de deslocamento e a ausência de recursos financeiros, são quebradas, pois o teatro vai até o publico e não o inverso (NUNES E LIMA). Este evento foi criado diante da necessidade de se estimular a democratização e difusão da arte e da história para as diferentes classes sociais, possibilitando o reconhecimento de memórias e patrimônios materiais e imateriais como substrato das nossas identidades coletivas. Além disso, o “Cortejo Lendas ao Entardecer” possibilita divulgar histórias diamantinenses para o público acadêmico e comunidade externa, fomentando outros olhares e relações com o contexto no qual estamos inseridos. Vale ressaltar que por ser um evento de grande porte será necessário 8 bolsistas para compor a equipe de trabalho.
Durante muito tempo, no Brasil, se falou em patrimônio histórico como sendo somente Igrejas, prédios antigos, sítios arqueológicos, e obras de arte canonizadas, como quadros e esculturas. Nas últimas décadas, no entendo, observa-se a nível de políticas públicas a ampliação da percepção sobre bens patrimoniais. Na Constituição de 1988, nosso documento maior, já fica bem expresso isso. Ela fala não mais de patrimônio histórico e artístico, mas, de patrimônio cultural, como sendo conjunto dos bens materiais e imateriais, valores, tradições e costumes herdados do passado e reapropriados no presente, e que irão compor identidades brasileiras de forma múltipla e diversa. No caso do Patrimônio Imaterial, trata-se das nossas heranças que não podem ser tocadas ( daí, também, ser chamado de patrimônio intangível), mas, que se sentem com o coração, que se imaginam, que se encontram no imaginário das pessoas. Essas manifestações imateriais, todavia, só conseguem se compreendidas pelas pessoas se tivermos uma representação material sobre elas. No entanto, em Diamantina, verifica-se ausência de alternativas no que se refere a atividades culturais que envolvam com mais frequência manifestações imateriais no que diz respeito a histórias tanto reais quanto imaginárias de Diamantina. Nessa perspectiva a ação de extensão, aqui proposta como evento, vincula-se a um projeto elaborado buscando envolver pessoas da comunidade acadêmica e externa, aliando-se ao incentivo ao conhecimento local e como contribuição para divulgação do nosso patrimônio cultural para diamantinenses, turistas e estudantes. Em vista disso, como forma de contribuição para o reconhecimento da cultura de que fazemos parte, propomos um Cortejo Artístico Cultural : “Lendas ao Entardecer” como forma de contribuir para a divulgação do nosso patrimônio imaterial (TEIXEIRA,Daniela)
O objetivo geral desse projeto é de contribuir para apoiar no desenvolvimento artístico, cultural e social do jovem estudante, afim de ser um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social, proporcionando aos indivíduos o acesso á arte, á fluência de ideias e experiências que vêm contribuir para a promoção da cidadania , da divulgação do nosso patrimônio, contribuindo para a popularização da arte por meio de apresentações cênicas em pontos estratégicos da cidade , na transformação em espaços de experimentação e reflexão. Específicos Valorizar a cultura e identidade local diamantinense Despertar o interesse pelos bens imateriais, formando um senso critico e a partir daí, fazer uma leitura da identidade diamantinense. Despertar a comunidade para o conhecimento e problematização da sua própria cultura e identidade. Incentivar estudos e pesquisas sobre o patrimônio histórico cultural. Ocupar o tempo dos jovens para que eles não se envolvam em coisas ilícitas.( o mundo do crime , da droga, da bebida etc). Despertar a auto-estima, a improvisação , a criatividade o estar no mundo, o poder de decisão de falar em público, de expor ideias . Desenvolver a importância da participação individual no contexto coletivo, o conhecimento sobre espaço, tempo e ritmo, o desenvolvimento das potencialidades de raciocínio, percepção e criatividade. Promover a expressão da estética do corpo, através da linguagem cênica, e dos conteúdos culturais simbolizados pelos alunos; ampliando a segurança pessoal e expressividade e elaborando, seus conteúdos, a fim de alargar os horizontes culturais.
Apresentar na SINTEGRA Aperfeiçoar profissionalmente os integrantes do grupo de teatro universitário em cursos com artistas e produtores da região como a Cia de teatro Reconto. Estreitar a relação acadêmica e comunidade externa Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Permitir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Aumento da formação de publico. Realizar apresentações permanentes em eventos culturais na cidade de Diamantina. Levar a nossa cultura imaterial para outras regiões.
A programação será construída de forma articulada com a SINTEGRA, em diálogo com iniciativas em curso na comunidade interna e externa da UFVJM. O grupo de teatro será preparado através de oficinas especificas voltada para apresentação do cortejo cultural. Será feita ampla divulgação da agenda de atividades pelos canais oficiais da UFVJM. Os participantes receberão certificados das atividades realizadas. A “SINTEGRA” é destinada ao público em geral, comunidade acadêmica ou externa à UFVJM.
1- ALVES, Ana Claudia. O patrimônio cultural brasileiro: novos instrumentos de preservação. Brasília: MinC: IPHAN:DID, 2002. Memorando 151. 2- ARANTES, Antônio Augusto. “Patrimônio imaterial e referências culturais”. In.:__Tempo Brasileiro: Patrimônio Imaterial, Out-Dez, nº 147. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001. 3- Eduardo Amos e Ingrid D. Koudela. S.P. Perspectiva, 1999. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. 4- FORPROEX - FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. 5- GUINSBURG, J.; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela Alves de (Coord.). Dicionário do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: SESC/SP, 2006. 6- LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Das Vanguardas à Tradição: Arquitetura, Teatro & Espaço Urbano. Rio de Janeiro, 7Letras, 2006. 7- NUNES, Alessandra Leite; LIMA, José Milton. Projeto alegria: teatro como instrumento de reflexão e interação social. In: Congresso de Extensão Universitária. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2005. p. 029. 8- PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. 9- PESAVENTO, Sandra Jatahy (Coord.). O Espetáculo da Rua. Porto Alegre: UFRGS, 1996. _______________________________. História & História Cultural. Belo Horizonte. 10- RESOLUÇÃO No. 26 - CONSEPE, DE 19 DE OUTUBRO DE 2012 10- SPOLIN, Viola. Jogos teatrais no livro do diretor. Apresentação: Ingrid Dormien Koudela Tradução: 11- TEIXEIRA, Daniela Luciana Braga Santiago. Letramento literário: uma sequência expandida com lendas diamantinenses. 2019. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2019. 12- Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.
De acordo com (Teixeira, Daniela) além de ser uma premissa legalmente instituída, a abordagem pedagógica das produções artísticas materiais e imateriais pode levar o aluno a conhecer a sua história, ou seja, as raízes culturais da sociedade em que pertence, com o propósito da formação da identidade. Para que possamos nos apropriar da herança cultural de uma localidade, é necessário revisitar a história, aproximar o passado do presente e, assim, aprender a valorizar as expressões da cultura regional. Isso faz com que o patrimônio imaterial, como as lendas diamantinenses, torne-se mais vivo por meio de novas interpretações e adaptações que são divulgadas nas mídias, em vez de perder-se no esquecimento. Diamantina traz em sua história marcas da religiosidade herdada dos portugueses pela imposição da religião católica apostólica romana. Aproveitando da religiosidade do povo, a Igreja Católica cerceava as pessoas, provocando-lhes o medo de inferno e almas de outro mundo (PAULA, 2000). Essas superstições foram apropriadas pelos diferentes grupos sociais que compunham a sociedade do antigo arraial do Tijuco. Repassadas de geração a geração como tradições da cultura oral, ainda hoje, com a difusão do conhecimento por meio das novas mídias digitais, as lendas diamantinenses persistem e ganham destaques em blogs e sites de turismo da cidade. Acreditamos que através do cortejo artístico cultural estaremos estreitando as relações entre a universidade e a comunidade, uma vez que o teatro forma um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e integração social, proporcionando aos indivíduos a troca de experiências entre duas realidades acadêmica e publico externo.
A SINTEGRA organizada de forma coletiva entre as pró-reitoras e diretorias, é, em sua natureza interdisciplinar. As atividades promovidas colocam em diálogo, de forma particular, os campos da saúde, da cultura, da comunicação, da assistência social, dentre outros. Essas interlocuções visam contribuir para uma formação profissional transversal e ampla, considerando os múltiplos aspectos demandados pela sociedade atual. O cortejo de forma especifica representa formas de expressão que por meio do teatro irá permitir a interdisciplinaridade e interprofissionalidade em vários sentidos, a saber, pela diversidade da temática, pela integração de outras áreas artísticas, como a música , dentre outras.
O cortejo artístico cultural visa promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois irá favorecer a aproximação entre universidade e sociedade na montagem do espetáculo assim como o espaço para apresentação do cortejo ira possibilitar a troca de experiências entre a comunidade externa e acadêmica.Entretanto, as ações do presente projeto visam a integração e permitirão a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e as comunidades de abrangência da UFVJM, ao passo que todos poderão ter conhecimento das produções e formas de manifestação nas mais diversas áreas da cultura em especial, as lendas diamantinenses.
Os estudantes irão desempenhar e auxiliar, de acordo com a sua área de definição: 1- No controle de presença dos participantes. 2- Adquirir conhecimentos na area de teatro através da oficina minsitrada pelo grupo de atores da Cia Reconto 2- Na preparação do espaço para as apresentações do cortejo. 3- Na preparação de materiais que serão usados . 4- No planejamento e execução e participação dos ensaios. 5- Na preparação do seu personagem. 6- Confecção do figurino. 7- Organização da sonoplastia. As oficinas de teatro ministradas pela Cia de Teatro Reconto poderão auxiliar os estudantes na formação acadêmica, pois o teatro é uma grande ferramenta pedagógica por trazer inúmeras contribuições para o desenvolvimento acadêmico, como despertar a criatividade, a desenvoltura o falar em publico e outras.Entretanto o evento propiciará a participação dos estudantes e comunidade externa em diversos formatos de espetáculos teatrais , dentre eles, o teatro de rua. , acompanhamento da execução e finalização torna-se possível estimular os estudantes universitários a vivenciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo e ampliando a sua experiência e desenvolvimento cultural durante a sua formação acadêmica. Vale ressaltar que por ser um evento de grande porte será necessário 8 bolsistas para compor a equipe de trabalho.
De acordo com ( TEIXEIRA, Daniela) "Ademais, o trabalho com esses textos poderá levar o leitor a revisitar Diamantina com outro olhar; ao passar por alguns lugares da cidade, como as ruas tortuosas, ao se deparar com a arquitetura dos casarões ou entrar em uma igreja, ele poderá perceber que cada canto “grita” uma lenda. Em relação ao aspecto arquitetônico dos casarões, as treliças (traço barroco na arquitetura das cidades coloniais) presentes na maior parte das janelas, contam uma história lendária, como é o caso de A moça e a vela, assim como representam a forma de um pensamento conservador em uma sociedade da época. A igreja repleta de ouro remete à época dos diamantes, ao surgimento das primeiras pedras preciosas na Lenda da Acayaca, além de remontar ao passado de escravidão, de torturas aos escravos e de tesouro escondido, como na lenda O Tesouro do padre Brazão. Algumas igrejas construídas em Diamantina trazem em si histórias com temas variados, como a de assombração na lenda A Noiva das Mercês, assim como também de mistérios como o surgimento de uma árvore que nasceu por cima de uma cruz em frente à igreja do Rosário.De acordo com o FORPROEX, 2012 "A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.". O cortejo será representado por alunos da UFVJM e pessoas da comunidade externa que integram o grupo teatral universitário. E será apresentado para a comunidade externa e no âmbito da UFVJM no intuito de estreitar relações entre essas duas esferas possibilitando uma troca de conhecimentos e interação social buscando favorecer com isso o trabalho de extensão. É fundamental para a Diretoria de Cultura: * Fomentar as diversas formas de expressão artística e cultural dos membros da comunidade universitária e sua interação com as expressões culturais e artísticas das comunidades externas. * Estimular a criação e o funcionamento de grupos artísticos e culturais na comunidade universitária em interação com a comunidade externa.
O evento e o resultado final serão divulgadas nos canais oficiais da UFVJM.
Vale ressaltar que por ser um evento de grande porte será necessário 8 bolsistas para compor a equipe de trabalho. Vinculação com projeto de extensão : Lendas ao Entardecer está vinculado com o projeto de extensão Grupo de Teatro Universitário Diamantinense de número 202203000332.
Programação do Evento
RUAS DE DIAMANTINA
07/12/2023
17:30
19:00
Cortejo artístico cultural "Lendas ao Entardecer " que será apresentado pelo Grupo de Teatro Universitário em parceria com a Cia de Teatro Reconto . O cortejo será direcionado pelo grupo de atores em formato de procissão levando o público para pontos estratégicos da cidade de Diamantina nos quais serão apresentadas as lendas de maior relevância diamantinense.
Público-alvo
Acadêmicos do âmbito da UFVJM . 2- Comunidade externa para maiores de 18 anos.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Projeto de Extensão :Grupo de Teatro Universitário Diamantinense de número 202203000332 Parceria com a Cia de Teatro Reconto
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 160 h
- Tarde;
Período de realização Tarde; Descrição da Atividade Descrição das Atividades: Novembro: Escrita do texto teatral Definição do trajeto do cortejo. Reunião com a Cia de Teatro Reconto. Reunião com o Grupo de Teatro Universitário para divisão dos papeis que serão interpretados na performance do cortejo. Oficinas preparatórias com a Cia Reconto. Ensaios Preparação do figurino. Preparação da sonoplastia. Preparação dos efeitos especiais. Ensaios Dezembro: Apresentação Reflexões Criticas e sugestões Avaliação final