Visitante
PALMAS PARA TODOS
Sobre a Ação
202304000026
042023 - Cursos e/ou Eventos
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
08/11/2023
31/12/2023
202104000128 - Centro de Extensão Tecnológica da Engenharia de Alimentos (CET/EAL)
Dados do Coordenador
tatiana nunes amaral
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Tecnologia e Produção
Saúde
Desenvolvimento regional
Local
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
O curso virtual PALMAS PARA TODOS é uma proposta para disseminação de conhecimento técnico em linguagem acessível sobre o uso da palma forrageira na alimentação humana de forma segura e agradável. Esse curso é voltado para a população de Diamantina e região, tendo como objetivo divulgar conhecimento sobre as características nutricionais da palma forrageira, as técnicas de higiene e manipulação segura.
Engenharia de Alimentos, Extensão, Palma forrageira, Plantas alimentícias não convencionais, Saúde
As plantas alimentícias não-convencionais (PANCs) são aquelas que possuem uma ou mais partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas que não estão incluídas em nosso cardápio cotidiano. Estas com o passar do tempo perderam seu espaço para outras hortaliças. Podem ser consideradas como uma alternativa alimentar e uma forma de diversificação cultural para a agricultura familiar, pode-se destacar que a exploração dessas espécies contribui para uma renda alternativa mesmo não sendo produzidas em escala comercial (KINUPP & BARROS, 2008; KINUPP & LORENZI, 2014; ROCHA et al., 2008; MIRANDA et al., 2009). Um exemplo das PANCs é a palma forrageira. A palma forrageira (Opuntia fícus-indica e Nopalea cochenillifera) é caracteristicamente utilizada nas regiões Áridas e Semiáridas do Brasil como fonte de alimento na atividade pecuária, sendo uma variedade resistente à estiagem e reservatório de água. Rica em minerais, vitaminas A, C, complexo B, fibras e aminoácidos essenciais, a palma tem também seu espaço na alimentação humana, sendo típica no México desde antes da colonização espanhola. Suas características nutricionais evidenciam que a palma é uma alternativa eficaz para combater a fome e a desnutrição (NUNES, 2011 ; Malainine et al., 2003). Segundo Evangelista (2021) a produção de alimentos com uso da palma para o consumo humano no Brasil ainda se faz discreta e pouco popular, fato que pode estar relacionado com a escassez de pesquisas focadas na percepção do consumidor para esse tipo de produto já que a palma tem características propícias para se popularizar, pois é um vegetal de boa composição nutricional, pode ser produzida em abundância e com boa relação custo/benefício. Diamantina (MG) e região encontram-se no Semiárido mineiro e têm a presença natural e cultivada da palma forrageira. Ainda com a cultura de consumo animal, apresenta grande potencial para o consumo humano. Neste contexto, o curso proposto tem o objetivo de difundir o conhecimento do processamento da palma forrageira para consumo humano.
O curso é justificado pela busca em oferecer técnicas para redução da desnutrição, melhoria da qualidade da alimentação e potencial desenvolvimento econômico de Diamantina e região.
O objetivo geral do projeto é o repasse de conhecimento sobre uso da palma forrageira no consumo humano através de curso virtual. Os objetivos específicos são aplicar curso virtual abordando: características da palma forrageira, boas práticas de manipulação de alimentos e técnicas de preparo de palma.
Meta 1: Levantamento bibliográfico. Meta 2: Definição das formulações. Meta 3: Elaboração do roteiro do curso. Meta 4: Elaboração de material digital. Meta 5: Aplicação do curso online. Meta 6: Avaliação da atividade pelo público-alvo e pela equipe organizadora.
Meta 1: Pesquisa bibliográfica sobre as características da palma forrageira e suas possíveis aplicações na alimentação humana através de artigos científicos. Meta 2: Testes das formulações dos produtos à base de palma forrageira em laboratório. Meta 3: Elaboração do roteiro do curso baseando no estudo realizado na Meta 1 atentando à linguagem adequada ao público-alvo. Meta 4: Elaboração do material digital baseado no roteiro e montado por vídeos produzidos no laboratório. Meta 5: Aplicação do curso virtual disponibilizando no You Tube e divulgado nas mídias sociais da Engenharia de Alimentos e PPGCTA. Meta 6: Avaliação da ação pelos membros da organização e pelo público-alvo através de formulário virtual.
EVANGELISTA, José Vitor Santos. Opinião do consumidor acerca do uso cladódio de palma forrageira com alimento. 2021. Trabalho de conclusão de curso, Engenharia de Alimentos, UFPB. KINUPP, V. F.; BARROS, I. B. I. Teores de proteína e minerais de espécies nativas, potenciais hortaliças e frutas. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, v. 28, n.4, p.846-857, out./dez., 2008. KINUPP, V.F.; LORENZI, H. Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Nova Odessa: Ed. Plantarum, 768p. 2014. MALAININE, M. E.; DUFRESNE, A. DUPEYRE, D.; MAHROUZ, M.; VOUNG, R; VIGNON, M. R. Struture and morphology of cladodes and spines of Opuntia ficus-indica. Cellulose extraction and characterization. Carbohydrate Polymers, v. 51, p. 77-83, 2003. MIRANDA, M. R. M.; CORREA, E. J. A.; GUIMARÃES, G.; PEREIRA, P. R. G. O potencial da ora-pro-nóbis na diversificação da produção agrícola. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n. 2, 2009. NUNES, C. S. Uso e aplicações da palma forrageira como uma grande fonte de economia para o semiárido nordestino. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. v. 6, n. 1 p. 58-66, 2011.
O projeto apresentará característica dialógica pela busca por passar o conhecimento sobre aplicação de palma forrageira para consumo humano em uma linguagem adequada ao correto e bom entendimento do público-alvo, desenvolvendo relações sociais entre a UFVJM e a comunidade.
O tema a ser abordado no curso, aplicação de palma forrageira para consumo humano, traz uma base de conhecimentos acadêmicos interdisciplinar. Os fundamentos de conhecimento sobre vegetais, tecnologias de alimentos, legislações e qualidade de alimentos serão importantes para a elaboração do curso. O repasse destes conhecimentos também se encaixa como interprofissional por tanger atividades de diversas profissões como engenheiros de alimentos e nutricionistas.
O projeto é fundamentalmente indissociável em Ensino - Pesquisa - Extensão. O caráter de Ensino está presente tanto nos estudos teóricos acerca do tema do curso quanto na didática a ser aplicada na execução do curso. A pesquisa será aplicada na definição em laboratório das formulações a serem incluídas no curso. Extensão estará caracterizada pelo fundamento de interação com a comunidade através da aplicação do curso.
Os discentes terão a possibilidade de absorção de conhecimento teórico interdisciplinar, além da interação com realidades distintas de cunho social, vivendo as realidades da comunidade. Este contato trará maior experiência na forma de comunicação, conteúdo e diálogo com idosos.
O curso trará conhecimento imprescindível para oferecer opção de melhoria de qualidade nutricional e possibilitará o desenvolvimento econômico.
Divulgação por Whatsapp, E-mails, Instagram (PPGCTA, UFVJM), entre outros.
Caracterização do Curso ou Oficina
Iniciação
2
- Plantas alimentícias não convencionais - Características físicas e nutricionais da palma forrageira - Aplicação da palma forrageira 1 - Aplicação da palma forrageira 2
Disponibilização de teste via formulário remoto com questões sobre o curso para liberação de certificado.
Aplicação de formulário digital para os participantes com o levantamento de informações como: adequação da carga horária, conhecimento do palestrante, relevância do tema, se teriam interesse em outras atividades do gênero, adequação da linguagem.
Público-alvo
Pessoas com acesso à internet e com a presença da Palma Forrageira na sua comunidade.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos juntamente com o curso de Engenharia de Alimentos (ambos UFVJM) têm projeto fomentado com estudos sobre a Palma Forrageira (CNPq APQ 421777/2021-4) e dentre seus objetivos traz uma ação extensionista. A presente proposta será uma resposta à demanda do projeto.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 42 h
- Manhã;
- Tarde;
Levantamento de informações teóricas para a realização do curso.
- Manhã;
- Tarde;
Testes em laboratório dos alimentos a serem apresentados no curso à base de palma.
- Manhã;
- Tarde;
Filmagem e edição dos vídeos e textos dos cursos.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Disponibilização virtual do curso.