Detalhes da ação

Corpos entre Luz e Sombra: Performance Artística em Estado de Pesquisa

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000028

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

29/12/2023


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

melissa monteiro guimaraes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Artes Cênicas

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

habracospoeticos

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 144 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 144 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 144 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 144 h
Resumo

Esta ação tem o intuito apresentar, na UFVJM uma performance intitulada "Corpos entre Luz e Sombras". O Grupo de Pesquisa e Criação em Dança tem realizado estudos cênicos com o objetivo de estabelecer composições e processos criativos que priorizem a investigação e a estética do corpo-espaço cotidianos, ancorados em princípios da Técnica Klauss Vianna-TKV. A presente performance ocorrerá em estado de pesquisa cênica dos tópicos da TKV: 1) Apoio-Ativo, 2) Resistência e 3) Oposições.


Palavras-chave

Performance artística, Processo Criativo, Saúde, Arte, Técnica Klauss Vianna


Introdução

Sobre a Educação Somática e Técnica Klauss Vianna: Entendemos por educação somática práticas como a de Alexander, de Feldenkrais, os Fundamentals de Bartenieff, a Ideokinesis de Mabel Toddy, Lulu Sweigard e Irene Dowd, a Eutonia de Gerda Alexander, o Body-Mind-Centering de Bainbrigde-Cohe; e, no Brasil, a Técnica Klauss Vianna (TKV) e o trabalho de José Antônio Lima. O Termo cunhado "Educação Somática" foi definido pelo norte-americano Thomas Hanna, em 1983. (Strazzacappa, 2013). Os principais fundamentos que ancoram o conhecimento e a prática da Educação Somática são: 1) Toda pesquisa partiu de uma lesão do próprio criador da técnica. 2) A pesquisa corporal coloca em questão a medicina normalmente aplicada. 3) Considera-se parte do processo prático o corpo e o espírito juntos. 4) Prática empírica para a teorização posterior. 5) A conscientização corporal é a base da pesquisa corporal. 5) Parte de um profundo estudo da anatomia humana. 6) É um trabalho preventivo e não necessariamente curativo. O dançarino, coreógrafo e preparador corporal mineiro Klauss Vianna foi o pioneiro na Educação Somática no Brasil. A partir da própria percepção e identificação de sua assimetria corporal e dificuldade em se estabelecer no Balé Clássico ele desenvolveu a sua forma de auto-investigação reconhecendo, pesquisando e colocando em prática em outros bailarinhos, atores e todos os tipos de pessoas que buscavam por suas aulas, princípios que ele mesmo elegeu como balizadores e estruturantes para a consciência corporal e o desenvolvimento de uma singularidade expressiva do movimento. Diante disso, a sua maneira de ensinar e despertar os corpos sejam de artistas ou outras pessoas, foi sistematizada pela família Vianna (seu filho, Rainer Vianna, sua esposa Angel Klauss Vianna e Neide Neves sua nora). O processo da escrita dessa sistematização foi parte do trabalho de mestrado da artista e professora Jussara Miller e foi denominado de TKV. Os princípios da técnica resumem o caminho didático para a formação auto-investigativa do corpo e do movimento; podendo essa ferramenta ser utilizada como um recurso preventivo e ampliação do autoconhecimento corpo-vida tão bem como ser utilizada como fundamento para formação do artista e de sua singularidade expressiva. Diante disso, a TKV trabalha de forma intencional com a confluência interdisciplinar dos campos do conhecimento entre saúde e a arte. E é aí que nasce o projeto de extensão em arte, cultura e "saúde" já há alguns anos em desenvolvimento. Sobre o projeto Há Braços Poéticos e sua parceria com a presente prosposta de apresentação cênica: O projeto Há Braços Poéticos: Saúde Corpo-Mente-Mundo através da Dança e da Poesia nasceu durante a pandemia e hoje está ampliando seu campo de estudo e atuação. No ano de 2023, o projeto Há Braços Poéticos pretendeu manter o propósito de trazer novos "respiros” e despertar dos espaços internos a fim de potencializarem a dinâmica equilibrada entre corpo-mente e suas relações com o contexto cotidiano de vida e/ou artístico dos participantes do projeto. Durante o ano foram oferecidas oficinas artísticas-culturais geradoras de crítica, reflexão e atividades práticas que favoreçam um maior bem-estar, consciência corporal e potencial criativo. A ideia do projeto é promover não só o desenvolvimento artístico envolvido nas ações supracitadas; mas, essencialmente, assumir uma atitude sensível de autonomia e co-responsabilidade na manutenção da saúde físico-mental individual e coletiva; além de favorecer a formação social para aqueles que vislumbrem; no próprio fazer artístico e artesanal, uma possibilidade de retorno econômico. Desse modo estamos dando um passo a frente no projeto, expandindo sua atuação para a montagem de uma apresentação cênica com alunos bolsistas da universidade. A proposta dessa montagem não se aplica apenas ao produto final sugerido aqui (ou seja: a apresentação em si) , mas principalmente todo o desenvolvimento da obra ancorado nos princípios da TKV, o que promoverá ao bolsista e aos participantes um caminho para o despertar do processo artístico e compreensão apurada do soma (o corpo em primeira pessoa). O estudo ancorado na TKV irá despertar o corpo do participante artista no processo de composição e dramaturgia a fim de que diferentes linguagens artísticas possam dialogar entre si, diversificar e potencializar a experiência formativa do participante e do público envolvido.


Justificativa

Dentro de uma universidade é de extremo valor para a formação humana e social o desenvolvimento de eventos artísticos culturais que sejam estruturados e embasados dentro de processo artístico de pesquisa e valorização do processo criativo para a composição da obra mais do que o estímulo à cópia de caminhos coreográficos automatizados. A TKV tem como premissa o desenvolvimento da inteligência corporal pelos princípios da atenção, da escuta corporal, da consciência e da plasticidade estética provocada pela auto-pesquisa em composição e processos criativos. O encontro entre a saúde, o autoconhecimento, a singularidade, e a arte propulcionará produções artístico-culturais que estejam alinhados com o desenvolvimento da interdisciplinaridade e mais do que isso; com o cerne cultural e com a formação da identidade da universidade como um todo. Para além do conhecimento técnico e teórico, a universidade deve se desdobrar para cultivar mentes e espíritos criativos e inovadores. Só se alimenta esse cerne estruturante do indivíduo oportunizando-o com atividades e experiências que despertem a própria potência de cada um pertencente àquela instituição conduzindo-o no desenvolvimento de um olhar artístico mais ativo, plural passando assim também por um processo de auto formação, questionamento e desenvolvimento de auto-crítica. Uma das premissas contemporâneas é a necessidade de realizar atividades corporais para o benefício da saúde, uma vez que o corpo já não é suficientemente ‘usado’ em muitas funções cotidianas, haja vista a quantidade de recursos tecnológicos que substituem o trabalho corporal. Além disso, o estilo de vida moderno potencializou o estresse causado por ansiedade e/ou depressão, aumentando a possibilidade de vir ocorrer doenças, especialmente as cardiovasculares. Assim, é imprescindível a prática de atividade física para fins de conquista e melhoria da saúde. Neste sentido, a Técnica Klauss Vianna é uma técnica de educação somática de grande impacto que vincula o fazer artístico, a processo criativo em dança à saúde e ao autoconhecimento. Se trata de uma prática concebida por um artista e preparador corporal brasileiro (Klauss Vianna) e que provoca uma forma de inteligência corporal, capaz de desenvolver capacidades físicas aliadas ao cultivo do autoconhecimento. O objetivo é dirigir-se à própria essência aprendendo a conhecer e a respeitar os limites e possibilidades do próprio corpo. Para que uma prática de expressão artística e corporal possa ser benéfica para a saúde, é preciso que ocorra a presença atuante do artista-praticante e a observação da dosagem correta quando da realização da prática. Nesta concepção de saúde atrelada a conscientização pelo/no movimento, é preciso aprender a conhecer e a zelar pela preservação do vigor físico e mental, ou seja, respeitar os limites e possibilidades do próprio corpo. A realização dessa obra visa contribuir para concretização e ampliação de ações de arte cultura vinculados à pesquisa acadêmica e à auto-investigação do movimento. Além disso, esse evento visa fortalecer e avançar na prática de técnicas corporais terapêuticas baseadas na Educação Somática no contexto da UFVJM, com fins de possibilitar não somente a produção artística mas também o despertar da prática corporal, do auto-investigação como prevenção e manutenção da saúde dos bolsistas, acadêmicos e membros externos da universidade envolvidos na realização da obra.


Objetivos

Geral Apresentar para comunidade interna à UFVJM e externa uma performance artístico-cultural pesquisada e concebida a partir do processo criativo-compositivo do movimento ancorado no estudo prático de princípios da Técnica Klauss Vianna (TKV) Específicos: Realizar estudos e preparo corporal a partir dos eixos balizados da TKV Desenvolver processos criativos e compositivos individuais e coletivos dentro do roteiro norteador da obra Realizar grupos de discussão e estudo teórico-prático do tema corporal pesquisado dentro da obra, a citar: o uso do peso, mapas de apoios, resistência e oposições ósseas. Provocar a singularizar e autonomia artística a partir do desenvolvimento criativo e compositivo do ator-bolsista e participantes da performance Estruturação individual dos mapas coreográficos Realização da performance


Metas

Todo o processo que gira em torno do estudo prático e realização da obra proposta repercute diretamente no desenvolvimento de novas formas de experimentar o corpo, a mente, a expressão artística, as relações de grupo e com o espaço. Se trata de uma performance que tem o propósito e criar oportunidades para que as pessoas se aprofundem no autoconhecimento do corpo cotidiano e artístico, que fortaleça a dimensão artístico-poético e o desenvolvimento da singularidade e autonomia, despertando no indivíduo a possibilidade de fazer outras escolhas corporais e novos caminhos de movimento. Oferecer o reconhecimento integral do corpo, mente e do ambiente como uma unidade em diálogo constante com a auto-investigação, com as experiências e limitações de cada um dentro do processo. Os impactos indiretos desse trabalho são direcionados a todos aqueles que diretamente ou indiretamente participará do desenvolvimento e realização da obra, e que terão acesso ao produto artístico produzido e registros do trabalho. O desenvolvimento do presente trabalho também tem como metas: Favorecer o realização de atividades culturais e artísticas de qualidade, gratuitos e abertos a toda comunidade Proporcionar a integração entre os diversos setores da universidades (alunos, técnicos, terceirizados) com a comunidade. Promover aos acadêmicos-bolsistas envolvidos um espaço interdisciplinar de vinculação entre o ensino de técnicas e a experiência do exercício profissionalizante. Ampliar a formação do olhar artístico do público e dos alunos-participantes co-criadores da performance. Desenvolver obras artísticas culturais que estejam vinculadas à pesquisas do corpo cênico, da estética do corpo cotidiano e do movimento. Promover a integração entre campos do conhecimento (Saúde e Arte), a prática corporal e a pesquisa do movimento.


Metodologia

A produção e realização da performance proposta leva em consideração: 1) A preparação corporal dos atores bolsistas dentro dos príncipios da Técnica Klauss Vianna (TKV), 2) Roteiro da obra a ser realizada e discussão coletiva do mesmo 3) Encontros prático do grupo para vinculação da preparação corporal dentro da TKV e desenvolvimento do roteiro 4) Execução da obra para o público. 1) A preparação corporal dos atores bolsistas dentro dos princípios da Técnica Klauss Vianna (TKV): Os bolsistas e participantes serão inicialmente selecionado através de edital para participar da realização da performance. Uma vez constituído o grupo serão realizados encontros para o estudo dos princípios da TKV, a citar o elementos pertencentes ao Processo Lúdico do Movimento (inserido na Sistematização da TKV). O Processo Lúdico é constituído por sete tópicos de estudo potencializadores da escuta, consciência e expressão corporal: 1) Presença, 2) Articulações, 3) Peso, 4) Apoios, 5) Resistência Corporal, 6) Oposições. Considerando a apresentação vinculado à pesquisa do Roteiro descrito abaixo, será enfatizado o estudo prático dos seguintes tópicos do processo lúdico: 1) uso do peso e suas qualidades, 2) identificação dos mapas de apoio e uso do apoio ativo, 3) trabalho com os músculos agonistas e antagonistas através da resistência, 4) trabalho de expansão dos espaços articulares a partir do estudo das oposições Sobre o Roteiro para realização da performance: Mapeamento e estudo da expressão corporal: 1) Pela lateral direita da biblioteca (lado oposto à porta de entrada): entrar um a um sondando, perscrutando M I N U C I O S A MENTE, rastreando a película (a parede). sempre em contato com uma parte da parede, do chão, do teto do céu. O CORPO SENDO LAMBIDO PELA PELÍCULA DO ENTRE. NOS VESTINDO “DO ENTRE” e nos tornando cada vez mais densos. Sendo ATRAÍDOS, nesse sondagem, pelos “corpos sutis” das palavras de dentro da CAIXA-BRANCA ( a biblioteca) de dentro da biblioteca uma pessoa vem experimentando o “arrastar” da mesa com uma corda pelo lado esquerdo da BIBLIOTECA. Ela aparece aos poucos. Toda a parede da biblioteca é tomada pelos “corpos-entre” pelos “corpos-películas” pelos corpos-entre (todos do grupo estão em estado de estudo de equilíbrio-desequilíbrio entre as tensões, os chamados de dentro e de fora, os significados de dentro e fora). A possibilidade de tomar nas costas, nos braços, nos cotovelos, nas ancas…. o peso da caixa branca. Estudar a tentativa de arrancar e alavancar a caixa-branca daquele lugar. Aos poucos nos viramos todos de frente ao sol : DESCOBRIMOS A LUZ e vamos BEMMMM LENTAMENTE em direção à luz. EM UNÍSSONONO (EM UM BLOCO. A PELÍCULA CARREGADA DE TENSÕES SE DESCOLA COMO UM GRUDE DA PAREDE DA CAIXA. ESTUDO FINO E ATENTO DA CONEXÃO DE GRUPO NESSES TRÊS PASSOS A FRENTE DA PAREDE DA BIBLIOTECA. Em UNIDADE DE BLOCO, AO INTERAGIR COM A LUZ DO SOL TIRAMOS COM NOSSA MÃO E DE DENTRO DE NOSSOS CORPOS “A LARANJA”. A MÃO QUER PEGAR A LARANJA …MAS ELA (A LARANJA) QUER VOAR (…uma laranja surge…esvoaça). Um a um vai conseguindo se descolar (deixar de ser película, deixar de ser o entre) das forças e sentidos tensionadores do corpo. A laranja é considerada aqui o gatilho para esse desprendimento do corpo. Quando a laranja ganha a oposição entre a mão que quer segurá-la e ela que quer se desprender: nosso corpo é projetado no espaço (fora das muralhas da cidade). Plock plock plock: cada um vai se descolando da tensão entre os “ossos das palavras” e a “possibilidade dos sentidos das mesmas”. Imaginem uma bolha de brigadeiro que no fervor da panela se desprende do fundo da panela e vence a película de tensão alcançando o ar…o respiro. Cada um sai se desprendendo desse jogo de forças com movimentos súbitos. JOGO DE PAUSA E GOLPEAR DO ESPAÇO. COMO SE TIVESSE VENCENDO O ESPAÇO DENSO. NA PAUSA (ENTRE OS GOLPES): REGURGITAR DE VOZES: O TEXTO EM MOVIMENTO: (A PAUSA TEM VOZ. A PAUSA TEM MOVIMENTO) trechos do texto (1: uma cabeça de vidro, 2: pelo lado menos sombrio do pensamento 3: um homem abre a mão. 4: Uma laranja surge. 5: Esvoaça. 6: a mão inteligente do homem que possui uma cabeça transparente. 7: as cidades ardem. 8: os ossos tristes das palavras 9) as estrelas mortas das cidades imaginadas 10) o último coração do sonho. 11)a pele porosa de sua própria escrita. 12: olha absorto a laranja. 13: a queda da laranja provocará o poema 14: e se a laranja cair. 15) e o poema em forma de laranja? 16) e o poema com a laranja a cair 17) e se eu comer a laranja? 18) estarei a devorar o poema 19) e a laranja voará sem a palavra laranja? 20) e a laranja existirá sem a palavra laranja? 21) estarei a devorar o poema 22) servirá o brilho da laranja para iluminar as cidades a muito mortas? 23) onde está a vida do homem que escreve? 24) a vida da laranja 25) a vida do poema NA PAUSA O CORPO SE VÊ SOMBRA NA PAREDE: AOS POUCOS A SOMBRA ACALMA O REGURGITAR DE VOZES E OS CORPOS DANÇAM LUZ E SOMBRA: ESTUDO DO LIGAR O MOVIMENTO (MOVER FLUIDO). A DANÇA DAS SOMBRAS (DAS SOBRAS, DO QUE NOS RESTA) O TOQUE ENTRE AS MÃOS. O CONTATO. A PELE DO CORPO A PELÍCULA DO ABRAÇO (EM MEIO ÀQUELES QUE ESTÃO SENTADOS NOS TAPETES) O CAMINHAR E A PAUSA (CONVITE) EM DIREÇÃO À LUZ (AO SOL): CONVITE ÀS PESSOAS PARA SE VIRAR PARA ASSISTIR O POR DO SOL ESTUDO DE CENÁRIO 1) Laranjas inteiras, partidas, fracionadas, descascadas, semi-descascadas, “feridas”, suculentas, secas, murchas, penduradas, 2) cheiro cítrico “da fruta” 3) fios de nylon 4) corda (para puxar uma mesa de estudo) 5) mesa de madeira (de cabeça para baixo) 6) sapatilhas 7) tapetes 8) faquinhas para cortar laranja 9) retroprojetor ou data show FIGURINO: 1) Roupas escuras (SOMOS A PELÍCULA DO ENTRE, A SOMBRA QUE SERÁ LAMBIDO PELA PELÍCULA (PAREDE) DO ENTRE : SEREMOS TINGIDOS, LAMBIDOS, VESTIDOS PELA PAREDE-PELÍCULA DA BIBLIOTECA) 2) Por baixo das roupas escuras, escolher uma peça (de cima ou de baixo) em uma cor que remeta à laranja (amarelos, alaranjado, vermelho carmim) Pesquisa de Som e Vozes: O estudo da música, sonoridades e vozes está vinculado ao roteiro citado da obra, à pesquisa prévia da dramaturgia envolvida e dos tópicos do Processo Lúdico do Movimento aplicados à presente obra (a citar: o uso dos apoios, da resistência e das oposições): Movimento 1: Suite No-1-Movement 3 (Edouard Cheritel) Movimento 2: Mémoires du futur (René Aubry) Movimento 3: I lay down (Tony Dupé) Movimento 4: Burn (Meredith Monk) Movimento 5: Estudo de vozes a capela (pausa e movimento) Movimento 6: Tree Song (René Aubry) Movimento 7: C'est l'amour (Clara Luciani), Nada Além (Orlando Silva) Poema para estudo de vozes: PREFÁCIO PARA UM LIVRO DE POEMAS conheci um homem que possuía uma cabeça de vidro,
víamos — pelo lado menos sombrio do pensamento — todo o sistema planetário. víamos o tremelicar da luz nas veias e o lodo das emoções na ponta
dos dedos. o latejar do tempo na humidade dos lábios.
e a insónia, com seus anéis de luas quebradas e espermas ressequidos.
as estrelas mortas das cidades imaginadas.
os ossos tristes das palavras. a noite cerca a mão inteligente do homem que possui uma cabeça transparente. em redor dele chove.
podemos imaginar uma chuva espessa, negra, plúmbea.
depois, o homem abre a mão, uma laranja surge, esvoaça. as cidades (como em todos os livros que li) ardem. incêndios que destroem o último coração do sonho.
mas aquele que se veste com a pele porosa da sua própria escrita olha, absorto, a laranja. a queda da laranja provocará o poema?
a laranja voadora é, ou não é, uma laranja imaginada por um louco?
e um louco, saberá o que é uma laranja?
e se a laranja cair? o poema? e o poema com uma laranja a cair?
o poema em forma de laranja?
e se eu comer a laranja, estarei a devorar o poema? a ficar louco?
e a palavra laranja existirá sem a laranja?
e a laranja voará sem a palavra laranja?
e se a laranja se iluminar a partir do seu centro, do seu gomo mais
secreto, e alguém a esquecer no meio da noite — servirá o brilho da laranja para iluminar as cidades há muito mortas?
e se a laranja se deslocar no espaço — mais depressa que o pensamento, e muito mais devagar que a laranja escrita — criará uma ordem no caos? o homem que possui uma cabeça de vidro habita o lado de fora das muralhas da cidade. foi escorraçado
e na desolação das terras, noite dentro, vigia os seus próprios sonhos
e pesadelos. os seus próprios gestos — e um rosto suspenso na solidão. onde mora o homem que ousou escrever com a unha na sua alma, no seu sexo, no seu coração?
e se escreveu laranja na alma, a alma ficará mais saborosa?
e se escreveu laranja no coração, a paixão impedi-lo-á de morrer? e se escreveu laranja no sexo, o desejo aumentará? onde está a vida do homem que escreve, a vida da laranja, a vida do poema — a Vida, sem mais nada — estará aqui?
fora das muralhas da cidade?
no interior do meu corpo? ou muito longe de mim — onde sei que possuo uma outra razão ... e me suicido na tentativa de me transformar em poema e poder, enfim, circular livremente.
(AL BERTO)


Referências Bibliográficas

1) FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo Movimento. 2) VIANNA, Klauss. A Dança. 2005. 8a Edição. 3) LASZLO, Cora Miller. Outros Caminhos da Dança. 2018. 1a Edição. 4) MILLER, Jussara Corrêa. A Escuta do Corpo. 2007. 3a Edição. 5) MILLER, Jussara Corrêa. Qual é o Corpo que Dança. 1a Edição. 2012. 6) AL BERTO. O Medo. Poema: Prefácio para um livro de poemas. 7) DA SILVEIRA. Juliana Carvalho Franco. Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch. Editora UFMG. 1a Edição. 2015 8) NEVES, Neide. Klauss Vianna: Estudo para uma Dramaturgia Corporal. 1a Edição. Cortez Editora. 2008 9) STRAZZACAPPA, Márcia. Educação Somática e Artes Cênicas: Princípios e Aplicações. 1a Edição. Editora Papirus. 2013


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto proporciona a integração entre universidade e a comunidade externa onde aproxima os aspectos culturais, regionais e artísticos fortalecendo um movimento plural e comunitário. Os aspectos poéticos potencializam a dinâmica equilibrada entre corpo-mente e mundo. Será ofertada ações artísticas-culturais geradoras de crítica, reflexão e atividades práticas que favoreçam um maior bem-estar, consciência corporal e potencial criativo.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A presente proposta de apresentação e desenvolvimento de uma performance artística em estado de pesquisa dialoga em dois campos do conhecimento: um deles a arte e o outro a saúde. A própria estratégia de abordagem da TKV dentro do processo criativo e compositivo da obra favorece o entrelaçar entre esses dois campos e, colocam os participantes em contato direto e prático com o tangenciamento entre essas áreas. Além disso, por se tratar de alunos-bolsistas que nào necessariamente estarão atuando tecnicamente no campo da arte, o processo de aprendizado e exploração dos princípios da TKV permitirão o reconhecimento entre o que se explora artísticamente e suas reverberações na aquisição de autonomia e formação humana dentro de sua própria escolha profissional. Hoje mais profissionais do campo da saúde como médicos, nutrólogo, enfermeiros e fisioterapeutas buscam formação especializada na Educação Somática (pela TKV).


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Este projeto integra o ensino, pesquisa e extensão, onde são aplicados competências e habilidades tipica da docência os participantes ainda experienciam vivencias sob a luz da pesquisa em técnicas corporais e a práxis intelectual, estendendo-se a expressões artísticas e proporcionando o caráter extensionista onde haverá o alcance da comunidade externa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Considerando a formação profissional, esse projeto proporcionará aos acadêmicos envolvidos um espaço interdisciplinar de vinculação entre o ensino de técnicas, produções artísticas e também de experimentação do exercício profissionalizante, já que estarão aprendendo a desenvolver competências e habilidades científicas e cênicas lidando com técnicas corporais na promoção da saúde da mente e do corpo.


Impacto e Transformação Social

O impacto do projeto se dará na possibilidade das pessoas terem acesso gratuito a oficinas, encontros, rodas de conversa e atividades artístico-culturais que giram em torno da dança, poesia, percepção e expressão corporal. Desenvolvendo o potencial sensorial, perceptivo e expressivo humano, através da oferta de oficinas de dança e linguagem direcionadas à comunidade.


Divulgação

A divulgação dará por meio de cartazes e mídias sociais.


Informações Complementares

IMPORTANTE INFORMAÇÃO SOBRE O NÚMERO DE BOLSISTAS Para o presente evento serão necessários oito (8) bolsistas para o desenvolvimento e realização da apresentação cênica. Caso esse projeto seja aprovado e haja excedente de bolsas, gostaria também de deixar o interesse para um número maior de acadêmicos- Co-criadores da performance. Estarei a disposição para dialogar nesse sentido caso haja esse possibilidade também. Caso o número de oito bolsistas não seja possível um número menor pode ser admitido, nesse caso adaptações no Roteiro da Performance será alterado para adaptar ao número menor de bolsistas. SOBRE A PARCERIA COM O PROJETO HÁBRAÇO POÉTICOS: Esse evento tem parceria com o projeto Ha Braços Poéticos (aprovado pelo edital Procarte 02/2023). A seguir em anexo encontra-se a carte de parceria com o citado projeto.


Propriedade(s) Intelectual

Relato de Experiência

Programação do Evento

Local

Campus JK

Data

11/12/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

A apresentação será no gramado da biblioteca, onde os integrantes dançarão e recitarão poemas ao som de musicas. A performance é construída a em cima da investigação e a estética do corpo-espaço cotidianos, ancorados em princípios da Técnica Klauss Vianna-TKV. O cenário será decorado em menção ao poema estudado, preenchendo o cenário com os corpos em ação, corpos que falam e dançam, onde o telespectador é aguçado para alem da compreensão mas a imersão dos sentidos, estimulado pelos cinco sentidos que serão despertados pela apresentação.

Público-alvo

Descrição

Todos os docentes, alunos e técnicos que tenham interesse na prática e no desenvolvimento do autoconhecimento e fortalecimento do eixo corpo-mente e sua inter-relação com o mundo irão se beneficiar dos encontros realizados.

Descrição

Adultos que demonstrem o interesse em realizar as práticas e participar do grupo.

Descrição

8 bolsistas acadêmicos de diferentes áreas e departamentos da UFVJM que tenham o interesse em concorrer às bolsa para realização como artista co-criador do processo criativo coreográfico da presente performance a ser executada na UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O projeto Há Braços Poéticos aprovado pelo edital 02/procarte-2023 estabelece vínculo com essa proposta, pois foi partindo dos acadêmicos participantes voluntários desse projeto que surgiu a demanda do envio dessa proposta de evento, com o intuito de concorrer ao edital para seleção oito bolsas para estudantes da UFVJM durante o período dos estudos e da apresentação cênica.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 58 h

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontros para estudo prático dos tópicos do processo lúdico presentes na Técnica Klauss Vianna: Encontros da primeira semana: estudo e uso do peso e das articulações Encontros da segunda semana: estudo dos apoios Encontros da terceira semana: estudo da resistência Encontros da quarta semana: estudo da oposição

Carga Horária 6 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizados encontros para discussão e análise do roteiro da performance.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação artística da performance. Será necessário que todos os participantes que irão apresentar estejam presentes para auxilio na organização do cenário e ajustes pertinentes ao dia específico da apresentação. A performance está prevista para ser realizada a céu aberto no campus JK. Caso esteja chovendo ou será alterado o local (para um espaço fechado) ou o dia da apresentação.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizados encontros para processo criativo-expressivo e estudo do mapa coreográfico discutido a partir do roteiro e do estudo dos tópicos da TKV.