Detalhes da ação

Bioética em saúde

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000029

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jairo evangelista nascimento

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@Ppsufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

A ciência, saúde e moral encontram-se no termo da bioética, que, é de suma necessidade para justiça, segurança e não maleficência no que tange os campos supracitados. Com isso, o curso surgiu pela necessidade de se propagar o conhecimento acerca do tema em um mundo globalizado que a cada dia evolui de forma exorbitante no saber, e surge com questões envolvendo a vida e saúde dos indivíduos.


Palavras-chave

Saúde, Bioética, Pesquisa, Moral


Introdução

Bioética é um neologismo que vem das palavras gregas bios (vida) e ethos (relativo à ética), estudando justamente as questões éticas que envolvem a vida. As teses nesse campo começaram a solidificar-se seguidas do marco histórico da Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, em que as práticas abusivas de médicos nazistas em nome da ciência alarmaram o mundo ocidental, fazendo com que medidas que limitassem estudos relacionados fossem implantadas ao passo que se disseminou que a vida humana é mais importante que a ciência. Hodiernamente, é justo afirmar que a área pesquisa está em evolução (Genevieve Conley, 2023), principalmente no âmbito da saúde em que questões controversas muitas vezes são levadas em pauta, considerando seus usos, aplicações e meios que levarão a um fim estimado. A exemplo, um levantamento realizado pelo instituto Pew Research Center trouxe que 63% dos 4,7 mil adultos entrevistados demonstraram preocupação em relação a pesquisas envolvendo sangue sintético, que propõem melhoria de qualidade de vida e otimizaçção de resistência e força. Assim sendo, o exemplo lista uma das diversas pesquisas que permeiam a moral e a saúde, gerando discussões acerca de até onde a ciência pode ir, de modo a ser válido elucidar a Conferência Geral da UNESCO, de outubro de 2005, que adotou a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, consolidando os princípios fundamentais da bioética e visando definir e promover um quadro ético normativo comum que possa a ser utilizado para a formulação e implementação de legislações nacionais. Relacionado a isso, a bioética assume caráter legislativo ao ponto que, no artigo 5º inciso IX da Constituição Federal de 1988, proclama a liberdade da atividade científica como um dos direitos fundamentais, sem deixar de penalizar qualquer ato perigoso (imperícia) na relação médico-paciente e imperícia do cientista. Ao considerar o artigo elencado, é perceptível que além da área da pesquisa, a bioética encontra-se guiando a relação do profissional da saúde com o paciente, de modo que direitos sejam assegurados e a moral prevaleça relacionada ao atendimento na saúde. Com isso, constata-se que é necessário que tais profissionais tenham conhecimentos acerca do tema e ajam em concordância com os princípios da ética em saúde.


Justificativa

A bioética traz a necessidade de discussões sobre temas controversos envolvendo a saúde e a moral, de modo que a evolução humana no âmbito do conhecimento seja incentivado, mas que limites envolvendo a saúde e a vida não sejam transpassados, assegurando os princípios do próprio termo: beneficência, não maleficência, autonomia e justiça. Somado a discussão de pautas controversas e estabelecimento de fronteiras à pesquisa, tem-se ainda a bioética modulando a relação do profissional da saúde com os pacientes, de modo que faz-se necessário a propagação do saber, principalmente na área em questão, a fim de garantir que a moral permeie esse setor e os direitos do paciente sejam assegurados ao passo que o atendimento humanizado se faça presente.


Objetivos

Objetivo geral: Estimular a reflexão e debate acerca dos conceitos, temas e direitos no intuito de conscientizar e capacitar os profissionais de saúde como atores ativos na proficiência da bioética, incentivando a pesquisa e o atendimento guiado pela moral. Objetivos específicos: • Capacitar profissionais da saúde para promoção de atendimento humanizado, valorizando os princípios éticos • Retratar a importância da bioética em pesquisa • Retratar a importância da bioética em atendimentos na área saúde • Incentivar a pesquisa • Discutir pautas controversas acerca da saúde • Discutir fatores que exercem ação sobre a bioética • Promover conhecimento em relação aos direitos dos pacientes


Metas

Considerando a necessidade de se conhecer acerca da bioética, a meta desse curso, é apresentar e atualizar ao público de saúde sobre os conceitos, normas, diretrizes e reflexões sobre o tema. Espera-se que os participantes sejam capazes ao final de refletir, conhecer e planejar-se perante a pesquisa e atendimentos cientes dos limites que a bioética traz. No mais, anseia-se que o conhecimento sobre o assunto seja expandido e traga mais interesse sobre a pauta. Espera-se ainda que o público local, institucional, tanto discentes, docentes e técnicos, priorizem tal capacitação, visando na melhoria no atendimento dentro dos cursos de saúde e de parceiros. E que tais ações tornem rotina diária na vida profissional.


Metodologia

Trata-se de um curso de formação único sobre Bioética na Saúde, que contará com o público alvo discentes, docentes e demais profissionais vinculados à área de saúde, atuantes direta ou indiretamente. As inscrições ocorrerão via Google forms. Os módulos contarão com palestras, vídeos e literatura complementar pertinente ao tema. O curso ocorrerá através da plataforma digital Google Classroom, onde ficarão disponíveis os temas com seus conteúdos. O conteúdo em vídeo será ministrado por profissionais de saúde e areas correlatas, alunos de extensão sob a supervisão de professores coordenadores e professores visitantes, que deverão assinar o termo de consentimento livre e o termo de distribuição das imagens, pois serão gravados e disponibilizados para visualização pelos cadastrados na plataforma de sala de aula para quem já terminou o curso. O curso terá dez aulas, ministradas semanalmente. Quanto à avaliação, ao final de cada aula será aplicado um questionário de avaliação abrangendo os tópicos abordados. Ao final do curso, será aplicado um questionário final contendo questões objetivas de todo o conteúdo para avaliar o aprendizado do aluno. Para ser aprovada, a atividade deve ser concluída dentro do prazo estabelecido e atingir a pontuação mínima de 60% na atividade proposta. Para medir a satisfação dos participantes, ao final da décima aula, será aplicado um questionário de satisfação.


Referências Bibliográficas

Referências: 1- “Bioética”. Estude Sem Fronteiras, https://www.estudesemfronteiras.com/novo/cursos/bioetica/3936?gad=1&gclid=CjwKCAjw9- 6oBhBaEiwAHv1QvDP8IwE6UvaXDh6RPlT_aX7aETN6AK_rXW7Nk5La9Jtr4pbM5XUI_Ro CPKkQAvD_BwE. Acessado 3 de outubro de 2023. 2- Lilian. “Qual a importância da Bioética na Saúde?” EEP - Ecommerce, 9 de junho de 2021, https://eephcfmusp.org.br/portal/online/importancia-bioetica-na-saude/. 3- Redação sobre Bioética. https://www.educabras.com/redacao/pormenor/professor/redacao_sobre_bioetica. Acessado 3 de outubro de 2023. 4- Vargas, Pedro. “A Pesquisa Não Está Morrendo, Está Evoluindo”. Medium, 16 de maio de 2023, https://brasil.uxdesign.cc/a-pesquisa-n%C3%A3o-est%C3%A1-morrendo-est%C3%A1- evoluindo-523dea9a173f. 5- Bioética - Instituto Parresia. https://institutoparresia.eadplataforma.app/curso/bioetica. Acessado 3 de outubro de 2023. 6- https://rledo.jusbrasil.com.br/artigos/459380316/biodireito Acesso em: 03 out. 2023


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

No país que possui o maior sistema público de saúde do mundo, com um exorbitante número de profissionais, que ainda assim não consegue atender a demanda de forma proficiente e por vezes acabam por transcorrer a moral, estabelecer um diálogo entre a universidade e a sociedade torna-se fundamental, pois por meio dessa ação é possível, não só obter informações sobre saúde e ética, como refletir e agir nesse âmbito. Assim, a realização das atividades descritas no plano tem como objetivo sensibilizar e informar os profissionais vinculados aos serviços de saúde e pesquisa, bem como a própria academia (estudantes e profissionais de saúde) para uma melhor reflexão e ação dentro normas de bioética na saúde. Ademais, a formação dos profissionais de saúde nesse contexto visa transformá-los em profissionais humanizados e potenciais pesquisadores em saúde.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta deste projeto visa atingir indivíduos de diferentes áreas do conhecimento na área da saúde e oferecer conhecimento, autonomia e proatividade na temática de saúde, ética e pesquisa, por meio da interdisciplinaridade, a partir das relações estabelecidas entre os envolvidos. Nesse caso, como os participantes podem ser profissionais e estudantes de diversos tipos de cursos e ambientes relacionados à saúde, é desejável estabelecer a interprofissionalidade para que todos possam atuar na construção de saberes e na reflexão sobre a temática.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A comunidade que a proposta do curso online irá atingir, pretende ser composta por membros da academia e profissionais de saúde. À luz dessa afirmação, as inter-relações entre os participantes fornecerão caminhos para alcançar o escopo do estudo e ampliar, avançando, assim, na compreensão da bioética na saúde. Além disso, todos os participantes aprendem não apenas com a teoria apresentada, mas muito além disso,com o ensino prático das mais diversas disciplinas relevantes para o currículo. Os materiais didáticos disponibilizados podem ser compartilhados com outros membros da sociedade, permitindo a disseminação do conhecimento fora do ambiente escolar online.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A apresentação deste curso é de grande valia para a formação acadêmica dos graduandos participantes da construção da proposta. Dessa forma, espera-se que, ao participar do desenvolvimento deste projeto, os graduandos conheçam os processos de ensino e aprendizagem teórico-práticos do tema em questão, ampliando seus conhecimentos teóricos da disciplina, bem como seus consciência crítica e sensibilidade ao abordar a sociedade, melhorar a capacidade de participação e a difusão pedagógica do conhecimento. Espera-se que essa oportunidade seja importante para que os alunos aprofundem seus estudos sobre o assunto e continuem seus estudos durante a graduação. De posse desse conhecimento, ele também poderá contribuir para a melhoria da prática e da qualidade nos ambientes institucionais, recomendando, propondo e implementando ações para melhorar. Deseja-se também que os discentes troquem experiências com os membros colaboradores, além disso, que desenvolvam habilidades, como liderança, comunicação, trabalho em equipe, entre outros.


Impacto e Transformação Social

Os participantes que concluírem o curso devem compreender a importância da bioética na saúde. Esse ponto pode garantir um melhor desempenho para estudantes e profissionais de saúde, aumentando ainda mais sua interação com a sociedade e impactando positivamente na assistência ao paciente. Em breve, à medida que todos perceberem como funciona a bioética na saúde e sua importância, um ambiente clínico mais harmônico poderá ser alcançado, bem como potenciais pesquisadores poderão contribuir com os conhecimentos científicos em saúde.


Divulgação

O curso será divulgado através dos meios de comunicação vinculados à instituição de ensino superior (UFVJM), nas redes sociais (@Ppsufvjm). Por ser uma curso aberto aos acadêmicos e profissionais em saúde, enviaremos aos coordenadores de cursos em saúde e prefeituras, para divulgação e captação do público-alvo.


Informações Complementares

As redes sociais, próprias para o projeto, serão criadas a partir da aprovação do mesmo.


Propriedade(s) Intelectual

Elaboração de um Ebook e podcast

Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Atualização

Carga Horária Total

30

Conteúdo Programático

01 Apresentação do curso - 3h 02. Introdução a Bioética: Conceito, fundamentação e princípios da Bioética - 3h 03. Bioética e Direitos humanos - 3H 04. Ética Aplicada à Pesquisa em Saúde - 3H 05. Bioética: Início e Fim da Vida - 3H 06. Ética no uso das tecnologias e mídias sociais - 3H 07. Pesquisa clínica - 3H 08. Código de ética profissional – Deontologia - 3H 09. Dilemas Bioéticos - 3h 10. Fechamento e considerações/Reflexões finais - 3h

Atividades Específicas

Serão realizados debates por meio de fóruns afim de se fomentar a construção dos saberes dentro da interdisciplinaridade. Além disso, haverá avaliação de cada módulo.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Serão realizados debates por meio de fóruns afim de se fomentar a construção dos saberes dentro da interdisciplinaridade. Ao final de cada aula será aplicado um questionário de avaliação abrangendo os tópicos abordados. Ao final do curso, será aplicado um questionário final contendo questões objetivas de todo o conteúdo para avaliar o aprendizado do aluno. Para ser aprovada, a atividade deve ser concluída dentro do prazo estabelecido e atingir a pontuação mínima de 60% na atividade proposta.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Para medir a satisfação dos participantes, ao final do décimo módulo, será aplicado um questionário de satisfação. Para medir a efetividade da disseminação do conhecimento e alcance dos objetivos e metas será realizado um questionário online no inicio e no final do curso.

Público-alvo

Descrição

Discentes, docentes e técnicos do curso da saúde

Descrição

Profissionais da área da saúde do setor público e privado

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 85 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração do material informativo pelos discentes: bolsista e voluntários. Será confeccionado material de divulgação.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Informações e conteúdo sobre o assunto e nivelamento da equipe. Auto avaliação da equipe sobre o curso e dinâmicas de aprendizagem

Carga Horária 15 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Como o projeto terá início em novembro de 2023, a divulgação será previamente organizada e iniciada para que o cronograma do curso possa ser cumprido em tempo hábil.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Inclusão material plataforma, feedback alunos, interação e reunião equipe

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Analise dos dados e escrita dos relatórios finais.